Ouriço Cacheiro e a Toxoplasmose
-
- Membro
- Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm
Estive a tentar pesquisar mas não encontro nada! Alguém sabe se os ouriços podem nos transmitir toxoplasmose?
Obrigada!
Obrigada!
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois não existe cães perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 24, 2008 9:10 pm
O único animal que pode transmitir a toxoplasmose aos humanos é o gato, pois este é o hospedeiro final do protozoário. O homem pode ser usado como reservatório, tal como outros animais, mas nestas situações a patologia costuma ser assintomática.
Encontrei um artigo aqui na arca bem elucidativo sobre essa patologia.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=255
Encontrei um artigo aqui na arca bem elucidativo sobre essa patologia.
http://arcadenoe.sapo.pt/article.php?id=255
StellaR 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
De qualquer modo como os ouriços cacheiros não se podem manter em cativeiro não vejo como possam transmitir seja o que for. 

Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro
Kitten os que estão no habitat natural realmente não mas existem ouriços para venda. Estes foram criados em cativeiro.kitten Escreveu:De qualquer modo como os ouriços cacheiros não se podem manter em cativeiro não vejo como possam transmitir seja o que for.
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois não existe cães perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
mas os de venda são os africanos pigmeus ou os orelhudos!!!
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
-
- Membro
sim mas não deixam de ser ouriços!deadman Escreveu:mas os de venda são os africanos pigmeus ou os orelhudos!!!

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
pois nao, mas tirando do prencipio que os que se vendem nao têm doenças!!!
os cacheiros por andarem livres habitam o mesmo territorio que muitos outros animais
os cacheiros por andarem livres habitam o mesmo territorio que muitos outros animais
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
-
- Membro
Pois o meu problema é que soltamos o nosso algumas vezes... e como a minha mãe tem gatos... e eles andam na rua... entendes! Já agora BOM DIA!!!! 

-
- Membro
Pelos visto não!stellar1 Escreveu:Mas como eu já disse em cima, o único que possivelmente pode transmitir a patologia ao homem, é o gato...

"The life cycle of T. gondii has two phases. The sexual part of the life cycle (coccidia like) takes place only in members of the Felidae family (domestic and wild cats), which makes these animals the parasite's primary host. The asexual part of the life cycle can take place in any warm-blooded animal, like other mammals (including felines) and birds."
-
- Membro Veterano
Vamos lá ver, qual é o rigor científico da wikipédia?
Não estou a dizer que o que está escrito esteja errado, mas para procurar info científica, procurar em sítios correctos.
Chegou a ler o artigo que recomendei daqui da arca? Foi escrito por uma vet, ela deve entender algo do assunto... Leia que está muito bom e esclarecedor.
E depois nas minhas aulas de epidemiologia e de microbiologia, afirmaram e ensinaram-me isso...

Não estou a dizer que o que está escrito esteja errado, mas para procurar info científica, procurar em sítios correctos.
Chegou a ler o artigo que recomendei daqui da arca? Foi escrito por uma vet, ela deve entender algo do assunto... Leia que está muito bom e esclarecedor.
E depois nas minhas aulas de epidemiologia e de microbiologia, afirmaram e ensinaram-me isso...

StellaR 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 07, 2006 3:40 pm
Eu não sei porque animais a toxoplasmose pode ser transmitida, mas sei que confiaria mais em algo dito por um vet, do que em algo escrito na wikipédia, onde qualquer pessoa pode escrever o disparate mais absurdo. 

<p><strong>Cumps, Ricardo Lemos de Figueiredo</strong></p>
-
- Membro
sim aí tens razão! É que a minha medica de familia disse que os gatos podem transmitir. mas n m soube dizer nada acerca dos ouriços(claro)crazyboy Escreveu:Eu não sei porque animais a toxoplasmose pode ser transmitida, mas sei que confiaria mais em algo dito por um vet, do que em algo escrito na wikipédia, onde qualquer pessoa pode escrever o disparate mais absurdo.
-
- Membro Veterano
Não deixam de ser ouriços, mas não são denominados ouriços cacheiros...Filipa_Cunha Escreveu:sim mas não deixam de ser ouriços!deadman Escreveu:mas os de venda são os africanos pigmeus ou os orelhudos!!!

StellaR 

-
- Membro Veterano
Pela última vez, o único que pode eventualmente transmitir a doença é o gato (ou outros felinos), isto é, transmitir a doença na sua forma activa.Filipa_Cunha Escreveu:sim aí tens razão! É que a minha medica de familia disse que os gatos podem transmitir. mas n m soube dizer nada acerca dos ouriços(claro)crazyboy Escreveu:Eu não sei porque animais a toxoplasmose pode ser transmitida, mas sei que confiaria mais em algo dito por um vet, do que em algo escrito na wikipédia, onde qualquer pessoa pode escrever o disparate mais absurdo.
E isto não li na wikipédia, mas sim tenho como formação no curso e voltei a relê-lo no artigo.

StellaR