Novo inquilino: Ratazano [Fotos actualizadas]

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

quarta ago 13, 2008 11:16 pm

Boas!! Hoje fui buscar o meu ratazaninho gentilmente cedido pelo Rui Romão...que já agora agradeço de novo :D
Quando cheguei a casa fui apresentá-lo aos meus dois irmãos (que fizeram agora um ano) que o receberam normalmente..com muitas cheiradelas e "cocegas"...
No entanto ainda não os juntei...pois como estou na casa de férias trouxe apenas a gaiola antiga dos meus dois (por ser mais pequena) e uma outra caso não os pudesse juntar logo.
Mais tarde juntei um a um para conhecerem o menino...um deles tratou-o muito bem..mas o outro insiste em chatea-lo mesmo...e eu tenho medo que o chegue a aleijar!!
Ãgora estão em gaiolas separadas..mas..será normal por ser ainda muito cedo...?
Preciso que me dêem opiniões e dicas de como junta-los... Eu tenho-o feito csempre com supervisão...
Depois posto fotos do reguila..é lindíssimo...
Cumps :) :D
Última edição por Sapos em quinta ago 21, 2008 4:23 pm, editado 3 vezes no total.
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quinta ago 14, 2008 12:10 am

Deves observar para nao se ferirem a serio, mas geralmente nunca chegam a isso, estabelecem hierarquias sem grandes teimosias e passam a entender-se bem rapidamente..boa sorte ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta ago 14, 2008 12:57 am

Sapos Escreveu:Boas!! Hoje fui buscar o meu ratazaninho gentilmente cedido pelo Rui Romão...que já agora agradeço de novo :D
Quando cheguei a casa fui apresentá-lo aos meus dois irmãos :o :o (que fizeram agora um ano) que o receberam normalmente..com muitas cheiradelas e "cocegas"...
No entanto ainda não os juntei...pois como estou na casa de férias trouxe apenas a gaiola antiga dos meus dois (por ser mais pequena) e uma outra caso não os pudesse juntar logo.
Mais tarde juntei um a um para conhecerem o menino...um deles tratou-o muito bem..mas o outro insiste em chatea-lo mesmo...e eu tenho medo que o chegue a aleijar!!
Ãgora estão em gaiolas separadas..mas..será normal por ser ainda muito cedo...?
Preciso que me dêem opiniões e dicas de como junta-los... Eu tenho-o feito csempre com supervisão...

Depois posto fotos do reguila..é lindíssimo...
Cumps :) :D
Hein?????? Tambem tenho ratas novas...... mas o meu irmão não se pronunciou....nem tem nada com isso.....

Desculpa mas não resisti..... :lol: :lol:
Sofia
Siwain
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 3:48 pm
Hamster Sírio: Lillebjørn
Gato: My-Kai

quinta ago 14, 2008 8:38 am

Hein?????? Tambem tenho ratas novas...... mas o meu irmão não se pronunciou....nem tem nada com isso.....

Desculpa mas não resisti..... :lol: :lol:
Imagino que os dois irmãos sejam as duas outras ratazanas, irmãos um do outro. :wink:

Quanto às apresentações, só posso dizer as regras do costume:

Juntá-los num território neutro, onde nenhum deles costuma andar solto, e deixá-los resolver as coisas, que em princípio acabam por se entender.

Quando vir que corre tudo bem em território neutro; juntá-los num território "pertencente" aos machos mais velhos. Deixar tempo para que se habituem à presença do mais pequeno no seu território. Se vir que não ocorrem problemas; lave muito bem a gaiola onde viverão os três juntos para tirar qualquer cheiro dos residentes e junte-os na gaiola.

Estas são as regras na teoria. Na prática bem sei como se sente. O meu macho mais velho também consegue ser muito chato com o mais novinho da casa, e o mais novo já foge com medo!

Mas no meu caso são duas personalidades distintas que entram um bocado em choque: o Bóris é demasiado persistente e chato; o Chuck é hipersensível e assusta-se muito facilmente.

Durante as apresentações tenha atenção a qualquer comportamento agressivo.
oOoANAoOo
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 8:53 pm
Localização: uma cadelita, uma furas, 4 "ratazanos", duas caturras e alguns piriquitos =)

quinta ago 14, 2008 10:01 am

Olá olá!
Parabéns plo menino é mesmo giro! O meu tá a ficar mais parecido co teu, já não tá tão azul &#61514;
Bem, como sabes eu tenho um irmão do teu, e tenho mais dois “ratazanos” em casa, com 8 meses, e ambos o receberam muito bem, nunca existiu nenhum sinal de agressividade, porém, um cheirava-o com mais entusiasmo que o outro, e por ser um pouco maior e mais bruto, chegava a virar o pequenito quase de pernas para o ar para o cheirar, nunca foi pa lhe fazer mal, mas ele tinha um pouco de força a mais para o pequenito,o grandalhão é super meigo mas nunca lhe fizeram mal nenhum, a apresentação deles correu muito bem. Soltei-os num sitio onde eles não costumavam andar, um de cada vez com o pequenito, noutro dia juntei os 2 com o pequenito, e fiz este ritual apenas por 2 dias, depois de lavar muito bem toda a gaiola e acessórios dos mais velhos coloquei lá o mais novo com os 2, eu preferi tirar os tubos, a casinha e outras coisas onde se pudessem esconder para ver sempre o que se passa e como está o pequenino. Dentro da gaiola correu tudo bem, mas no primeiro dia que o coloquei na gaiola não o deixei lá de noite (tinha receio).
Os conselhos que já te deram aqui, acho que são os que deves seguir &#61514;
O meu já está cá em casa à quase um mês e está totalmente integrado, brinca imenso com os outros, coça-los, os mais velhos não lhe roubam comida (que era uma mania que um deles tinha, felizmente perdeu, já antes do pequenito vir) e estão todos muito bem, o mais novo já os deixa virados de pernas po ar e tudo ;)
Espero que corra tudo bem!
<p>** Ana Ferreira</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Visitem <a href="http://trapilhos-da-ana.blogs.sapo.pt/" ... /</a>&nbsp; :D Act a 9 de Setembro
</p>
Sapos
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 10:53 am

Epa tenho muito medo que nºao os consiga juntar...até através das grades o moony tenta agarrar o pequenino...e acho que o aleijaria mesmo=S )eu tenho as gaiolas juntas)...
Hoje a tarde vou junta-las num quarto onde nenhum deles foi para ver como corre..porque realmente as coisas so se tornaram mais agressivas quando o pequeno foi para a gaiola dos grandes.
Este moony é que teima em tentar apanhá-lo fogo..porque o outro trata-o bem....
Tenho memso muito medo que nao se deem...fogo..o moony e mesmo uma personagem teimozissima...
Obrigada pela ajuda!!
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta ago 14, 2008 11:03 am

Sapos Escreveu:Epa tenho muito medo que nºao os consiga juntar...até através das grades o moony tenta agarrar o pequenino...e acho que o aleijaria mesmo=S )eu tenho as gaiolas juntas)...
Hoje a tarde vou junta-las num quarto onde nenhum deles foi para ver como corre..porque realmente as coisas so se tornaram mais agressivas quando o pequeno foi para a gaiola dos grandes.
Este moony é que teima em tentar apanhá-lo fogo..porque o outro trata-o bem....
Tenho memso muito medo que nao se deem...fogo..o moony e mesmo uma personagem teimozissima...
Obrigada pela ajuda!!
Se tivesses uma doninha então aí verias o que é ser teimoso.... GOD DAMN :twisted:

Como o pessoal mais experiente te disse, o comportamento do moony encaixa-se no previsto. Como tu verificas, ele é mais atrevido e agressivo quando está dentro da SUA gaiola, que é o seu território.

Não o coloques lá dentro nem tão perto que o moony o possa agarrar através das grades até eles se abituarem uns aos outros E estabelecerem uma hierarquia. Dá-lhes tempo de contacto em territorio neutro. Por outro lado o facto de o moony ser um pouco mais bruto e o querer agarrar não quer dizer automáticamente que o vá agredir ou aleijar. Está com atenção mas não te preocupes demais com uns empurrões, se não passarem disso mesmo.
Sapos
Membro Veterano

quinta ago 14, 2008 11:48 am

Boas..Eu agora estive a junta-los os tres em cima da cama...e pareceu me tudo muito na boa!! O moony lá implicou um pouco..mas nada de muito agressivo...o que me parece é que ele o quer cheirar muito..e depois começam aos empurroes..mas nada de mordidas nem nada...eu e que me assusto logo com os guinchos.
Eu agora nºao estou na minha casa e por isso nºao trouxe a gaiola grande..assim vou juntando-os algumas vezes por dia em territorio neutro...vamos ver no que dá espero que voçes tenham razao..
As gaiolas estao juntas mas ja nao se tocam...agora esta tudo calmo..
Mais logo a tarde faço outra tentativa para se irem habituando...obrigada por toda a ajuda e esperança :wink:
Cumps
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta ago 14, 2008 2:23 pm

Nunca tive dificuldade em juntar rataz, aliás acho que é dos poucos roedores que necessitam de poucas apresentações.
Os guinchinhos são unicamente medo do mais pequeno, não acredito que algum dos adultos o morda.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Vera_Carlos
Membro Veterano
Registado: segunda fev 27, 2006 4:43 pm
Localização: Trovão, Nuvem, Alf (cães); Lucky (gata); Aragon, Elfo, Pipiliri, Zeila, Miss Piggy; Afro, Selena, Ba

sexta ago 15, 2008 2:47 pm

Boas...

Como disse a Siwain, só tens que apresentá-los num sitio neutro e quando os fores juntar na gaiola dos mais velhos, antes lavas muito bem com água quente e sabão de forma a eliminar ao máximo o cheiro dos velhas guardas...

Pelo menos era oq ue fazia quando queria juntar as ratz... Primeiro apresentação num sitio neutro (há quem sugira a banheira), lava-se muito bem a gaiola dos residentes, e se na apresentação não vermos nada que nos alerte, podemos juntar todos no mesmo espaço, não descuidando a supervisão.
Fiquem bem, Vera
Sapos
Membro Veterano

sexta ago 15, 2008 3:11 pm

Boas....Todos os dias eu tenho-os juntado em cima da minha cama...sempre que estão soltos e não acontece nada de mais...o moony continua a chatea-lo mas acho que se tivesse de morder e aleijar a serio ja o tinha feito..o pequenote nao tem ferida nenhuma...
Ele guincha e o outro da-lhe assim pontapes..mas nada de mais...
Essa ideia da banheira e boa!! vou fazer isso hoje ao fim da tarde!
Obrigada pela ajuda...eu por agora tenho os em gaiolas separadas. Acham que eu lave bem a outra gaiola e experiemente junta-los a ver no que dá?
Cumps
kitten
Membro Veterano

sexta ago 15, 2008 5:50 pm

Eu já os teria juntado logo no 1º. dia.
Madalena Marques
Sapos
Membro Veterano

sexta ago 15, 2008 6:34 pm

Eu so ainda nao juntei porque naop estou em casa e so amanha e que vou reabastecer-me de feno para poder limpar a gaiola=) Mas já os juntei na banheira e sem problemas..
No entanto se eu de facto os juntar amanha e ele nao parar de chatear o pequeno separo-os ou deixo os resolver? Até agora nao me pareceu coisa seria...vamos ver..obrigada a todos=)Cumps
kitten
Membro Veterano

sexta ago 15, 2008 7:26 pm

Ele não vai quase de certeza fazer mal nenhum ao pequenino, no entanto deixe-se ficar atento já que está tão preocupado.
As ratz são animais inteligentissimos e que não se agridem em norma visto não serem muito territoriais.
Madalena Marques
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta ago 15, 2008 7:55 pm

kitten Escreveu:Eu já os teria juntado logo no 1º. dia.
Só custa a primeira vez :twisted:
Responder

Voltar para “Exóticos”