Duvida !

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
magik
Membro
Registado: sexta jul 25, 2008 7:22 pm

quarta ago 13, 2008 11:31 pm

Boas
Tipo eu comprei um fio de aquecimento ha 1 dia e ta avariado pelos visto, tenho de ir troca-lo ...
Mas o como diz que o Pedro diz que lampada ceramica é melhor nao entendo ???
O animal afinal precisa é de aquecimento, eu acho que ele nao se vai aperceber de tal coisa, se o calor vem de cima ou de baixo, ta quente ele poe-se la.. É o mais logico acho eu =S
E ate pq eu nao vejo forma como coloca-la no terrario, teria de fazer um corte no vidro ou arranjar ventosas bem fortes =S
Talvez aposte num tapete termico...
Depois o material indispensavel se eu me esquecer corrigam-me !!

Lampada Uvb (talvez);
Lampada Nocturna (talvez);
O tapete de aquecimento;
Termostato;
3 Tocas, uma delas humida;
Substrato Relva Sintectica;
bebedouro pequeno;
Alimento (claro); 8)
Vitaminas;
E acho que é tudo ...
Se falhei em algo corrigam-me sff .
Cumprimentos João Costa
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quarta ago 13, 2008 11:53 pm

o facto de calor vir de cima ou baixo ser igual nao é bem assim,
o calor que temos no nosso planeta vem por cima, do sol, e nao do interior da terra. em relaçao ás lampadas de aquecimento, estou a esperimentar um novo metodo, visto que as lampadas de ceramicas sao um pouco caras, e como me sobrou um pouco de argila de um projecto que fiz recentemente...acabei por revestir uma lampada normal de casa de 60 w com argila, liguei á corrente e deixei algumas horas pa ver o que acontece... parece estar a funcionar bem... se der certo é mais uma soluçao economica e uma mais valia para muitos utilizadores!
Brake
Filipa_Cunha
Membro
Registado: quarta nov 30, 2005 2:30 pm

quinta ago 14, 2008 7:56 am

sim a lâmpada não é má ideia mas cuidado! Para que não esteja ao alcance do bichito. Se ele lhe toca pode lhe causar graves queimaduras.
<strong>" Espelhe o seu bom ser no seu animal.. pois n&atilde;o existe c&atilde;es perigosos... apenas pessoas perigosas mesmo que sem o querer terem sido..."</strong>
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta ago 14, 2008 8:34 am

Quanto a lampada de ceramica ser cara... isso é errado, arranjas bem baratas e em Portugal, até 18€ compras entre 100watts a 250watts!

O aquecimento varia para cada tipo de animal, se por acaso for uma cobra, não há mal algum ser feito por cabo, mas quanto aos lagartos (que se encontram sempre com a cabeça longe do solo), onde o sensor se encontra, não vai identificar que está quente demais, uma vez que um tapete/cabo normalmente serve para aquecer uma zona do terrario, e não para aquecer o ambiente, logo a opção mais válida para Saurios é sem duvida, lampada de aquecimento, seja ela de ceramica ou normal, para aquecimento nocturno, uma vez que as temperaturas só necessitam de estar no minimo a 20º/22º (depende do lagarto), podes facilmente usar o tapete para aquecimento nocturno dimado ou com termostato!
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta ago 14, 2008 10:30 am

Em relação ao aquecimento de espécies não arboricolas, e/ou terrarios de pequena ou media dimensão um set up com um tapete ou um cordão térmico (ligado a um termóstato) E uma lâmpada de spot ligada permanentemente (ou pontualmente) durante o dia pode dar-te perfeitamente a temperatura que o teu animal necessita, e de forma mais englobante, recebendo uma carga térmica de cima e de baixo. Este é o setup que utilizo no meu DB, se bem que, como tenho um dual top, com uas tubulares repti glo e uma spot light secundaria, o que contribui para o aumento da temperatura ambiente, direccionada da parte superior.

Penso que o répitl ter acesso a fonte de calor superior e inferior é mesmo a melhor opção, em especial para animais desérticos, onde o substrato vai acumulando uma grande carga térmica ao longo do dia.
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

quinta ago 14, 2008 12:54 pm

TM, soluçao economica é tudo o que pode poupar dinheiro, 18 euros é dinheiro, a minha experiencia pode ser um fracasso, mas se resultar, podes poupar muitos 18 euros! tentar nao custa.
Brake
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta ago 14, 2008 2:31 pm

Thorgarth Escreveu: Penso que o répitl ter acesso a fonte de calor superior e inferior é mesmo a melhor opção, em especial para animais desérticos, onde o substrato vai acumulando uma grande carga térmica ao longo do dia.
Os geckos passam o dia enfiados nas tocas, logo o solo está fresco, e qual é a ideia de manter nos terrarios o papel de cozinha quente?
De noite o clima é mais "fresco" (a areia fica fria rapidamente), logo não vejo necessidade de usar tapete!
A melhor opção é mesmo lampada de ceramica!

Só mais um coisita, Thor e esta é para ti, como es todo virado para solos nos terrarios naturais e tal, se um animal que nunca esteve na natureza tiver como substrato papel de cozinha em vez de areia, achas que ele nota diferença? E que da forma como falas em manter o solo "quente", estas quase a dizer ao forista em questão para usar areia!

Abraço
TMSurfer
Membro Veterano
Registado: quinta fev 15, 2007 4:02 am

quinta ago 14, 2008 2:50 pm

Brake, não é assim tão economico, enquanto uma lampada de ceramica dura uma vida, uma lampada normal dura meses, logo a longo prazo estás a poupar, e nao a curto prazo!

gangstar, mas com que intuito respondeste assim ? O uso do papel facilita a limpeza, eu por mim nem papel nem nada, mas fica mais dificil de limpar... o uso de qualquer substrato é apenas decorativo... nada mais, e o Thor sabe muito bem disso, realmente existem alguns animais que é obrigado o uso de substratos como os escavadores etc...
<p>Cumprimentos, Tiago Jesus</p>
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta ago 14, 2008 2:59 pm

gangstar Escreveu:
Thorgarth Escreveu: Penso que o répitl ter acesso a fonte de calor superior e inferior é mesmo a melhor opção, em especial para animais desérticos, onde o substrato vai acumulando uma grande carga térmica ao longo do dia.
Os geckos passam o dia enfiados nas tocas, logo o solo está fresco, e qual é a ideia de manter nos terrarios o papel de cozinha quente?
De noite o clima é mais "fresco" (a areia fica fria rapidamente), logo não vejo necessidade de usar tapete!
A melhor opção é mesmo lampada de ceramica!

Só mais um coisita, Thor e esta é para ti, como es todo virado para solos nos terrarios naturais e tal, se um animal que nunca esteve na natureza tiver como substrato papel de cozinha em vez de areia, achas que ele nota diferença? E que da forma como falas em manter o solo "quente", estas quase a dizer ao forista em questão para usar areia!

Abraço
Jovem pensa lá bem no que escreveste... quem te visse escrever isso poderia pensar que o uso de tapetes ou cabos termicos era irrelevante, especialmente se o substrato não fosse areia... o que não só não foi o que escrevi como não é lógico, apesar de diferentes substratos acumularem de forma diferente a carga térmica a que estão sujeitos. Seria então errado para ti usar um cabo termico num faunário (por baixo ou numa lateral), com um reptil novo, porque eles ficariam incomodados dentro da toca? Quer dizer que o uso de um cabo térmico com papel de cozinha é errado sem mais? Quer dizer que é errado usar cabo ou tapede com forest bark ou chips de faia, etc?!?!

O exemplo da toca é no mínimo estranho já que é suposto teres um gradiante de calor , e tocas espalhadas pelas várias zonas, pelo que o reptil poderá escolher o local para melhor se termoregular.

Não sei se tens algum problema pessoal ou comportamental, ou se é mesmo só com pessoas que gostam, como tu dizes, de usar substratos "naturais" (que blasfémia), ou tiveste alguma experiência menos positiva com areia, ou simplesmente gostas de reproduzir o que outras pessoas com mais conhecimentos, e por oppção pessoal, defendem, But life´s a Bitch, so get used to it.
gangstar
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 8:40 pm

quinta ago 14, 2008 4:42 pm

Para não ir a andar da arca por aqui me fico!
RIP Thor
k0zh4x
Membro
Registado: domingo nov 04, 2007 9:47 pm

quinta ago 14, 2008 6:07 pm

Pa, se for lampada é sempre melhor, pois tal como na natureza o calor vem de cima ^.^
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”