Como é que querem que se deixe de abandonar animais?

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Miguelpacheco
Membro
Registado: sábado set 24, 2005 7:10 pm
Localização: 3 Gatos; 3 periquitos; 1 caturra; 1 tartaruga; 6 mandarins.

quinta jun 12, 2008 8:57 pm

Boas

Infelizmente acabei de vir de um vet pois tenho o gato bastante mal e ainda não se sabe ao certo o que tem.
Já não é a primeira vez que ele vai ao vet pois tem problemas respiratórios o que o leva a visitar o vet algumas vezes desta vez é diferente. Com isto da visita de ontem e com a de hoje ao vet já se foram 77 euros. Mais as vezes anteriores onde este também esteve internado já vai com uma conta alta. Se pensarmos bem se não gostasse dele metia-o na rua e ele tratava de si (atenção que não era capaz), outra coisa que pensei foi em familias menos desfavorecidas em que inclusive gostam do seu animal mas que quando chega a hora de pagar no vet não tem dinheiro ou se tem é o dinheiro que era para a comida ou roupas. Depois queixam-se que existe muitos animais abandonados :( eu penso deste modo não sei outras pessoas...
Amanha ele vai voltar lá e vai ser mais dinheiro felizmente ainda posso pagar, mas fico com pena de pessoas que dizem e que eu próprio já ouvi que gosta muito do animal mas que não tem dinheiro para pagar o tratamento :( .
Não sei quanto a vocês mas eu pelo menos já vi umas 4 situações em que soube de pessoas que não podiam pagar a castração e depois ficaram com gatos a mais e meteram todos na rua... Eu já ajudei uma pessoa mas também não posso fazer muito mais.

Considerem isto como um desabafo pois é uma coisa que me preocupa. Peço desculpa pelo texto.

Os meus cumprimentos.
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

quinta jun 12, 2008 9:27 pm

É por tudo isso que a adopção deve ser um acto responsável.
Não é só, é lindo, vem para casa. Não, existe o outro lado, a despesa, o tempo a investir, mas que eles nos compensam, isso sim.
Quem não pode, mais vale que não adopte, para mim pior que um animal na rua é ele ser habituado a confiar e depois ser largado na rua, por sua conta e risco. :cry:
Vivendo e aprendendo
Rubita
Membro
Registado: sexta abr 04, 2008 12:45 am

quinta jun 12, 2008 11:19 pm

As pessoas devem pensar no dinheiro que tem, antes de adoptar um animal. Não depois! Isso para mim é imperdoável. Ai e tal, o Bolinhas afinal dá muitas despesas, gosto muito dele mas tenho de o abandonar. Pensasse nisso antes :evil: .
Depois os animaizinhos inocentes é que pagam as favas :( :( :(
<p align="center"><strong>&ldquo;A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o e o seu progresso moral, podem ser avaliados pela forma como tratam os seus animais&rdquo; Ghandi</strong></p>
<p align="center">&nbsp;</p>
Patraka
Membro
Registado: sábado abr 05, 2003 4:45 pm

sexta jun 13, 2008 2:59 pm

Concordo plenamente com o k ja foi dito, acho que quando uma pessoa decide ter um animal deve pensar se tem condiçoes para o ter, se tem espaço, tempo, paciencia para ensinar, e dinheiro para gastos no vet e alimentaçao...
Eu não tenho muito dinheiro mas tenho o suficiente para cuidar do meu gato e da minha cadela...ja tive que deixar um bom dinheiro no vet por causa da luna, mas perferi nao comprar roupa e outras coisas que sao nao sao necessarias todos os dias...entretanto perferi passar dificuldade em vez de a por na rua ou deixa la a sofrer...
E do que denpender de mim nunca lhe vai faltar nada...
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sexta jun 13, 2008 4:04 pm

Percebo antes os "lados":
A adopção deve ser um acto pensado e bem ponderado

Existem pessoas que não pensam adoptar mas recolhem um animal da rua por estar em risco/doente e depois vêem-se sem meios ou por não castrarem veem-se com animais a mais.
1º nestes casos que o recolhe duvido que o consiga abandonar por isso não acredito que esta seja razão de abandono nestes casos.
2º existem alternativas muito economicas para controlo de natalidade.Claro que não são as ideais mas existem como por ex a pilula Ou castrações a preços muito baixos em canis das cidades Ou pagamento faseado num vet
3º A despesa pode ser factor de abandono mas normalmentenestes casos abatem.
Se repararmos normalmente os animais abandonados são saudáveis por isso não terão sido as despesas a principal razão.

Mas que não é barato ter um animal ai isso é que não é.

Melhoras para o seu peludinho.
Miguelpacheco
Membro
Registado: sábado set 24, 2005 7:10 pm
Localização: 3 Gatos; 3 periquitos; 1 caturra; 1 tartaruga; 6 mandarins.

sexta jun 13, 2008 8:35 pm

Boas

Eu concordo com tudo o que foi dito. Por vezes e muitas pessoas sabem que ao passar por uma loja de animais ou ao ouvir que alguém tem um animal para dar, as crianças começam a pedir aos pais e estes ficam com eles para satisfazer o filho e sem pensar nas consequências. É nestas situação que depois quando o gato está doente os donos começam a pensar no que fazer pois o dinheiro é pouco. No meu caso e quero salientar NÃO ERA CAPAZ DE FAZER pois pensei nisto antes e vim agora do veterinário e foram mais umas vacinas e mais uns comprimidos e uma escova nova para o pelo que está a largar muito pelo e são nestas coisas que se gasta muito.
Quanto á maioria dos animais abandonados estarem saudáveis ai não concordo pois já vi animais bem mal abandonados. Já me aconteceu levar um cão ao canil para ele ser tratado senão não durava muito tempo.
Em apenas 3's dias foram 95 euros mais a gasolina para o deslocamento vai aos 100 euros. Mas pelo gato faço tudo só fico triste quando penso que à pessoas que não podem sustentar o seu animal.

P.S- O gatinha encontra-se em melhor estado e agora só irá voltar ao veterinário para verificar a temperatura (antes 41,1 hoje 39 graus) ou seja o gato teve uma boa recuperação e rápida também.

Os meus cumprimentos.
Telma_Ferreira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 27, 2006 12:17 pm
Localização: 2 cães rafeiros (Alex e Bóris) e 1 hamster sirio (Bellatrix)
Contacto:

sexta jun 13, 2008 9:25 pm

Boa noite,
Pois é, os preços são elevados, mas como já foi dito, uma adopção deve ser feita conscientemente, senão já eu tinha um Zoo, porque amar eu amo e demais!
Vou contar a minha experiência...
Os cães que tive até hoje foram todos saudáveis, sem doenças, mas desta vez, fui buscar o Bóris e ele veio com uma doença já, pois é, 12 dias de desespero e sofrimento, ele não comia, fomos logo ao veterinário, pois o veterinário do canil disse que estava tudo bem, mas na realidade não estava, tinha uma gastrointrite, no dia a seguir notei que ele não comia nada de nada, então fui logo de manhã ao veterinário de urgência, onde disseram o que se passava, começei a ir de 2 em 2 dias levar soro, por cada dia deixava lá de 30 a 50 euros, mas o problema agravou-se, ele começou a tremer e a deitar uma espuma pela boca, novamente de urgência, nesse dia gastei 140 euros de veterinário, e a partir dai, todos os dias tinha de ir lá levar soro e de 4 em 4 horas tinha de lhe dar Nutri-cal por seringa ( foi horrivel, ele vomitava horas depois) só nisso deixei lá por volta de 350€ ou mais...
Pessoas que sabiam do caso diziam que mais valia abandoná-lo ou dá-lo novamente para o canil, mas eu seria capaz de tal coisa???NÃO!
E como diz o ditado " o vencedor não é aquele que ganha mas sim aquele que não deixa de lutar" hoje como podem ver no petsite dele, é um cão forte, grande e lindo!!!! <3
O meu amorzinho e hoje sinto-me bem por nunca ter desistido dele!!!
:wink:
<p>Vai em paz meu amor...</p>
<p>A dona te ama muito charles <3</p>
<p><a href="http://catinhodosanimais.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p>______________________________________</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;<a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a> Todos os apelos agora devem ser mandados para esse email =)</p>
<p>&nbsp;</p>
MissBaba
Membro Júnior
Registado: domingo abr 20, 2008 12:13 pm

sexta jun 13, 2008 10:28 pm

Telma_Ferreira Escreveu:Boa noite,
Pois é, os preços são elevados, mas como já foi dito, uma adopção deve ser feita conscientemente, senão já eu tinha um Zoo, porque amar eu amo e demais!
Vou contar a minha experiência...
Os cães que tive até hoje foram todos saudáveis, sem doenças, mas desta vez, fui buscar o Bóris e ele veio com uma doença já, pois é, 12 dias de desespero e sofrimento, ele não comia, fomos logo ao veterinário, pois o veterinário do canil disse que estava tudo bem, mas na realidade não estava, tinha uma gastrointrite, no dia a seguir notei que ele não comia nada de nada, então fui logo de manhã ao veterinário de urgência, onde disseram o que se passava, começei a ir de 2 em 2 dias levar soro, por cada dia deixava lá de 30 a 50 euros, mas o problema agravou-se, ele começou a tremer e a deitar uma espuma pela boca, novamente de urgência, nesse dia gastei 140 euros de veterinário, e a partir dai, todos os dias tinha de ir lá levar soro e de 4 em 4 horas tinha de lhe dar Nutri-cal por seringa ( foi horrivel, ele vomitava horas depois) só nisso deixei lá por volta de 350€ ou mais...
Pessoas que sabiam do caso diziam que mais valia abandoná-lo ou dá-lo novamente para o canil, mas eu seria capaz de tal coisa???NÃO!
E como diz o ditado " o vencedor não é aquele que ganha mas sim aquele que não deixa de lutar" hoje como podem ver no petsite dele, é um cão forte, grande e lindo!!!! <3
O meu amorzinho e hoje sinto-me bem por nunca ter desistido dele!!!
:wink:

Bem dito sim senhor :lol:
Já começava-mos a perder as esperanças, mas aconteceu um "milagre":)
O meu também já esteve numa situação que pôs toda a família em pânico :| .

Mas nem me passou pela cabeça abandona-lo :roll: .
Eu tenho um rottweiller, um caniche e dois cockers!
Abandona-los?NUNCA :lol:

"Quanto mais conheço os humanos, mais amo os animais!"
psychon
Membro Veterano
Registado: terça mar 18, 2008 12:43 pm
Localização: 3 cães, um gato, 1 coelho, 1 canário e 1 rosela e 2 hamster

sexta jun 13, 2008 10:35 pm

Sou contra o abanono, mas entendo que certas voltas na vida de uma pessoa poem em causa a sua própria subsistência, logo mais vale encarar o facto e tratar de fazer adoptar os animais.
Arranjar outro dono para o animal, quando está em causa a própria sobrevivência eu não condeno.
Vivendo e aprendendo
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jun 13, 2008 10:55 pm

Concordando com tudo o que foi dito, só queria salientar que as principais causas de abandono são a reprodução irresponsável dos bichos, as adopções por impulso e o desconhecimento das necessidades dos animais, se não conseguirmos sensibilizar as pessoas para isto o número de animais em risco e que ninguém quer só continuará a aumentar. :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

sexta ago 15, 2008 2:37 pm

Boa tarde,
vai fazer 2 anos, este Natal, que o meu pluto nos ofereceu uma hérnia discal....como poderão imaginar, a despesa ficou bem acima dos 1000 Euros!
Estas situações surgem de surpresa....ninguém espera! Da nossa parte, felizmente, tivemos dinheiro para suportar todas as despesas necessárias à sua recuperação....e as que mais viessem (como a possibilidade de ter que fazer fisioterapia) Se não tivéssemos possibilidades, sabiamos que poderiamos contar com o apoio financeiro dos avós maternos e paternos...
Acredito que, quem não tem esta disponibilidade financeira, ou apoio da familia alargada, acabe por tomar decisões dramáticas....nomeadamente o abate....porque em Portugal tratar da saúde dos nossos meninos é um luxo....
Como diz o meu pai... "até para ser cão é preciso ter sorte :( ...."
Lambidelas do pluto
RP
ana264
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 1:42 pm

sexta ago 15, 2008 9:44 pm

Penso que o grande problema dos abandonos será mesmo a situação financeira das famílias e as tais despesas que um animal pode trazer. Acho que se houvesse mais ajuda por parte do estado talvez o panorama não fosse tão mau. Sinceramente custa-me um pouco quando se diz que para ter um animal a família tem de ter uma condição financeira + elevada (o qual teem toda razão), mas acho que toda as pessoas e principalmente as crianças teem direito a ter o seu animal, ele faz parte da família. Sempre tive muitos cães, nunca na minha vida vivi sem ter um cão, quando era criança a minha família passou por várias dificuldades financeiras, não havia dinheiro para quase nada, só o essencial, e as minhas melhores recordações são sem dúvida os momentos com os meus canitos...
Acho que as Câmaras Municipais deveriam preocupar-se mais com o problema, assim como os veterinários das próprias câmaras que a única coisa que fazem é dar as vacinas principais e de veterinário teem pouco :o talvez se a expecialização fosse melhor em vez de se continuar a pagar os olhos da cara num Vet particular as pessoas começassem a aderir ao vet da camara que é realmente mais barato. Enfim enquanto as coisas não melhorarem temos de nos aguentar :cry:
mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

sexta ago 15, 2008 9:52 pm

As pessoas quando adoptam... tem de o fazer conscientes do que estao a fazer. E serem bem elucidadas pelas pessoas que entregam os animais... conforme ja foi dito anteriormente... acho que nao é por uma despesa inesperada que se abandona um animal...
Abandona-se porque nao se quer trabalho de arranjar novo dono para o ex-amigo...
Duvido que uma pessoa que nao possa mais ter um animal, nao tenha no seu circulo de amigos/familiares alguem que gopste de animais e que fique com ele.
Duvido que um vet, no caso de dificuldades financeiras, nao faça um preço generoso e nao aceite o pagamento do genero: "vai pagando como puder, agora vamos é tratar do animal, o pagamento depois ve se".
Duvido que contactando inumeras associaçoes, lhe fechem a porta na cara para ajudar...
Duvido que se fizerem um apelo aqui na arca... nós todos nao ajudassemos nas despesas!

E entao agora pergunta-se... porque é que se abandona um animal? PORQUE SIM!
PORQUE É MAIS "FACIL"!
PORQUE SE NAO SE QUER MAIS O ANIMAL É PORQUE NAO SE QUER TER TRABALHO... ENTAO PARA QUE SE CHATEAR A PENSAR NO QUE ACONTERA COM ELE DEPOIS DE ABANDONADO????

Em relaçao as ninhadas abandonadas... as pessoas nao estao para ir para o vet gastar dinheiro a castrar animais... a maioria deles nem vacinados, desparasitados sao sequer, quanto mais castrados... e depois pensam: alguem ha de ficar com eles!
Estes pensamentos so ocorrem a pessoas completamente alheias a realidade do nosso dia a dia...
Confesso: tive um gato ate ter 6 anos que nao era castrado e ele andava no exterior tb... nunca me apareceu em casa gravido (claro!dah!)... nunca pensei seriamente que apesar de ele nao engravidar... as gatas tb nao engravidam sozinhas! Na altura eu era tb um pouco "inocente" e so pensava em castrar femeas... so nao pensava é q se o meu estivesse castrado, pelo menos nao engravidava gatas!!!

Hoje em dia, se nao castrar algum dos meus animais... tambem garanto que eles nao tem acesso ao sexo oposto... e se por ventura alguma femea engravidar... terei de ser responsavel tb pelas crias... sei os riscos... tb sei as consequencias!!!

Graças a Deus que tenho consciencia... e de todos os animais... um dos sexos esta castrado de certeza!!! Nao ha reproduçao indesejada :)
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
acas1089
Membro Júnior
Registado: quinta ago 14, 2008 12:29 am

sexta ago 15, 2008 10:09 pm

De facto é necessario ter consiencia que adoptar´um animal é trazer um ser para a familia, e acreditem eles têm sentimentos temos de os proteger e acarinhar no bom e no mau momento, eu tive um labrador que adoptei ja sabendo dos seus problemas gastei mt dinheiro com ele quando mal tinha para mim. E nao me arrependo. Infeli. ele ja não esta ca tenho q pensar q tb ja nao esta a sofrer nao posso ser egoista e pensar nas saudd que tenho dele. Os nossos animais são nossa familia certamente n deixavam um filha, nao viravam as costas, como se diz vale a pena pensar nisso antes de adoptar aquela linda bolinha de pelo que vai crescer e fazer mt xixi. No entanto estas a adoptar momentos inesqueciveis, e um grande amigo/a.
Forte abraço para todos. :)
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sexta ago 15, 2008 11:24 pm

ana264 Escreveu:Penso que o grande problema dos abandonos será mesmo a situação financeira das famílias e as tais despesas que um animal pode trazer. :
Nâo, o grande problema é que as ´pessoas acham que os animais são descartáveis. Sabe que os abandonos aumentam 10 vezes durante as férias ? Acham que as pessoas têm menos dinheiro ? Não, cara senhora, vão de férias e os animais são úm estorvo.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”