Peço-vos ajuda...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mariapint
Membro Júnior
Registado: sexta jan 11, 2008 9:17 am

sexta ago 15, 2008 3:23 pm

Olá a todos, espero que esteja tudo bem com todos.Ora bem, venho vos pedir ajuda mais uma vez,pois já não sei o que fazer com a minha gatinha.De à uns tempos para cá tenho tido problemas com ela,ou seja ; faz chichi fora do wc, ou debaixo da mesa da cozinha, em cima do tapete tambem da cozinha,ou detrás da porta da cozinha.Pelo menos ainda não me apercebi de ser noutros locais! Tenho lhe mudado regularmente a areia, chegando ao ponto de ser dia sim dia não, tenho mudado de marca,umas vezes de areia normal, outras de silica.Tenho tudo nos conformes ; higiene, mimos,comidinha da boa... :cry: Já não sei mais o que fazer! Acho que estou a entrar em desespero.Como podem imaginar, é uma situação incomoda,e muito, pois nunca estou descansada.Esta situação é normal? :?: Existe algo que eu possa fazer para o evitar? :?: Já tentei por-lhe castigos;por exemplo não lhe dar comida húmida ,que ela tanto adora,por uns dias.Mas de nada valeu. :( Que posso eu fazer???
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta ago 15, 2008 3:37 pm

A gata não está com cio nem nada?

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
mariapint
Membro Júnior

sexta ago 15, 2008 3:39 pm

Ela já foi esterelizada.
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta ago 15, 2008 3:40 pm

Então talvez seja melhor levá-la ao vet para ver se não será algum problema urinário.
Não é nada normal esse tipo de comportamento.

<p>"Por maior que seja o buraco em que voc&ecirc; se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda n&atilde;o h&aacute; terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p>&nbsp;</p>
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

sexta ago 15, 2008 3:51 pm

A gata pode estar a marcar território... Caso seja isto, castre a gatinha.

Ou pode estar com problemas urinários... Nota-se principalmente se fizer xixi às pinguinhas, e pode haver sangue.

Também pode ser um problema comportamental, a gata pode estar em stress com algo que tenha mudado recentemente, e a dona pode nem se ter apercebido da mudança. Os gatos são animais sensíveis... Neste caso o veterinário pode aconselhar alguns calmantes (próprios para animais!) e fazer um tratamento.

Em qualquer dos casos, fale com o vet, ele há-de fazer o tratamento correcto.

Boa sorte!
Imagem
danimira
Membro
Registado: quarta abr 04, 2007 9:59 pm

sexta ago 15, 2008 3:52 pm

Upsss, não tinha visto que tinha sido esterilizada. Neste caso isso não se aplica então...
Imagem
miranda13
Membro
Registado: segunda jul 21, 2008 7:41 am

quinta ago 21, 2008 7:29 am

ela tem passado muito tempo sozinha?

e faz todas as suas necessidades fora do seu "wc" ou só as vezes?

é que o nosso fazia isso sempre que passava horas e horas sozinho , tipo, desde as 6 da manha às 10 da noite...
mariapint
Membro Júnior

quinta ago 21, 2008 11:17 am

É só de vez em quando. E ela não passa muito tempo sozinha, eu começo a achar que ela tem pancada.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 21, 2008 12:43 pm

mariapint Escreveu:É só de vez em quando. E ela não passa muito tempo sozinha, eu começo a achar que ela tem pancada.
Não são nada comuns gatos "porcos" e por vezes acontece isso a gatos que têm acesso ao exterior e não gostam de utilizar o caixote.
Eu ía ao veterinário verificar se está tudo OK. Pode ter alguma infecção ou estar ligeiramente incontinente. Não me parece de todo que tenha alguma panca.
Nunca tive problemas com xixis ou fezes fora de sitio a não ser que algum deles estivesse doente ou o caixote pouco asseado.

Impressão minha ou grande parte dos gatos da arca não anda a utilizar devidamente o caixote?...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
luskinha
Membro Júnior
Registado: quinta abr 03, 2008 1:17 pm

quinta ago 21, 2008 2:37 pm

falando da minha experiência, a única gata q eu tive q fazia os cocozinhos fora era apenas quando estava com o cio ou quando íamos de férias e ela ficava muitas horas sozinha (só lá ia uma pessoa dar-lhe comida).
<p>Não dou nem um cêntimo por um animal, <strong>adopto</strong>! O valor deles é incalculável e impossível de pagar com dinheiro.</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 21, 2008 2:50 pm

Muitas vezes é "panca" sim e panca até pode ser, p.e., de só ter um pequeno rolito de fezes na caixa e mesmo assim não querer fazer na caixa porque... :P :lol:

Agora respondendo à LuMaria:

A ser verdade do que para aí se apregoa de que os animais; neste caso gatos, são o espelho dos donos, das duas uma; ou os donos são demasiado asseados e o gato seguiu-lhe os passos e já nem quer pisar um simples cocozito já seco e tudo :P ou os donos são muito porcos e o gato fica porco também :lol: :P (claro que estou a brincar...!)

Mas há pancas sim em muitos gatos. Muitos deles é por alteração comportamental por factores alterados no seu "habitat", seja para chamar a atenção a si...usam a represália...ou seja por mania mesmo :roll: :lol:

Contudo, atente-se porque pode ser uma condição de saúde (falta dela). Nada como uma visita ao Vet.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
luskinha
Membro Júnior
Registado: quinta abr 03, 2008 1:17 pm

quinta ago 21, 2008 3:21 pm

pois, só o veterinário é que lhe pode responder a isso :!:
<p>Não dou nem um cêntimo por um animal, <strong>adopto</strong>! O valor deles é incalculável e impossível de pagar com dinheiro.</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 21, 2008 6:47 pm

leonildecarvalho Escreveu:Mas há pancas sim em muitos gatos. Muitos deles é por alteração comportamental por factores alterados no seu "habitat", seja para chamar a atenção a si...usam a represália...ou seja por mania mesmo :roll: :lol:
OK. Mas a panca não está no gato. Simplesmente mostra que não está a ser correctamente tratado. Não sei, digo eu. Nunca tive gatos a semear fezes ou urina pela casa fora. Portanto faz-me alguma confusão :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”