canil no Minho?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 05, 2003 3:33 pm

Olá

Pronto, já acabou a tempestade? É que isto de fazer tempestadas em copos de água às vezes é um sarilho porque o copo pode partir-se :lol:

Daqui por dez anos, se o fórum ainda existir (e nós também) ainda andamos a discutir as diferenças de tratamento dos cães entre o campo e a cidade.

Arcanus, não se crucifixe mais. Quase se põe de joelhos e não há motivos para isso. Eu fui um dos que disse que a sua participação foi infeliz mas, que diabo, não leve assim as coisas a peito. Houve uma reacção generalizada ao que disse mas isso é natural.
Sabe o que penso no meio de tudo isto? Se a sua intervenção não tivesse sido um pouco polémica, o tópico já tinha dado o berro e não dava para se ponderar um pouco mais atentamente, e através de várias sensibilidades, essa questão do encarar o cão.
É que a forma de o ter, de o tratar, de gostar dele tem muito, mas muito que se lhe diga. Isto não é linear. Há muitos factores envolvidos.
Sobre isso eu tenho defendido uma teoria (discutível como todas as teorias, claro) de que as pessoas do interior não gostam nem mais nem menos dos cães do que as da cidade. Existe aqui realmente um grande equívoco. O que têm é uma forma de encarar o cão completamente distinta. Em grande parte dos casos o cão da cidade é muito mais infeliz. Basta o facto de passar 99% do tempo enfiado dentro de casa e quando sai à rua é amarrado por uma trela. Isto para não falar das horas e horas em que fica sozinho quando o dono vai trabalhar. Será mesmo feliz um cão nestas circunstâncias?
As pessoas do campo também não são nem mais nem menos sensíveis do que as da cidade. Aliás, como se sabe, um elevado número de habitantes citadinos provem do interior.
O que há, realmente, é uma cultura diferente, nem melhor nem pior, aliada a condições de habitabilidade completamente distintas.
Pondo as coisas noutros termos, o cão na província tem uma função prática, a de guarda ou da caça. Entre o dono e o cão existe uma relação mais distante do que na cidade. O cão na cidade também tem uma função, que é a de satisfazer a solidão do dono, é dar-lhe afectos e dedicação que dificilmente ele obtém dos seus semelhantes. Na cidade há uma muito maior relação de dependência entre dono e cão. Mas quem gere e explora a satisfação dessa dependência é sempre o dono conforme a sua vontade, a sua disponibilidade, os seus caprichos, mesmo que para tal se sujeite o cão à condição de não ser cão, que é o de ser mais ou menos humano ou mais ou menos cão conforme as conveniências do dono. Ora este afecto é egoísta e hipócrita. Verifica-se na cidade mas no campo não.

Mas isto não é só preto nem é só branco. É por isso que as generalizações são arriscadas. Há muitos cambiantes pelo meio.
De qualquer modo, sempre considerei este tema fascinante. Faz-nos pensar se de facto merecemos bem o afecto e a dedicação que os nossos bichos nos têm.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quinta jun 05, 2003 7:00 pm

Arcanus Escreveu: Viva! Pelos vistos continuam a haver certas pessoas que ou não leram as minhas mensagens de desculpas ou não as quiseram levar em conta. Já que assim é, eu conto-vos o que aconteceu
Como a maior parte das pessoas sabem, eu tenho uma Rott que há pouco tempo teve Parvovirose, mas já veio para casa. Pois quando eu vim para aqui, tinha acabado de ver a minha cadela a vomitar-se toda, a ter convulsões, e cheia de sofrimento. Vim para aqui para tentar esquecer esta cena, e procurar apoio. Só pensava nisso e nem me apercebi da BARBARIDADE que escrevi. Acho que todas as pessoas que me acompanharam em todos os tópicos não me julgassem e atacassem desta maneira, pois penso que depois de tudo o que escrevi, eu NUNCA seria capaz de descriminar NINGUÉM pois respeito muito toda a gente, e sempre fui contra preconceitos, ou descriminações, ou generalizações só porque um indíviduo é mau. Eu apenas me referia a pessoas mais antigas, daquelas aldeias que se vêm na televisão, que não têm outra maneira de comunicar que não seja por carta, e raramente por telefone.
Por favor, peço que me desculpem. Não imaginam como é difícil para mim nesta altura, em que eu precisava de descansar da longa luta que eu fiz para ajudar a minha cadela, e só precisava de apoio. Sei que errei, sei que lendo assim parece uma coisa, mas acreditem em mim, POR FAVOR, eu não descrimino ninguém nem queria magoar, ofender ninguém. Nesta altura não quero discussões, por isso se esta se alongar, eu terei que abandonar o Fórum até estar restabelecido. Por favor, desculpem-me.
( ( ( ( ( ( ( ( ( cry cry cry

Arcanus:

Eu não queria que pedisse desculpa, e não posso dizer que fiquei ofendida, e sim um pouco triste com a sua intervenção.
Mas nem pense em deixar de vir aqui mostrar o seu ponto de vista, porque toda a gente tem direito a ter umas saídas mais "infelizes" e dias piores.

Já agora, como está a sua menina??? Espero que bem disposta! ;)

Fiquem bem
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta jun 05, 2003 8:03 pm

Viva! Sim teresadonat, a minha menina já está melhor.
Mas, já que estamos a falar disto, eu vou tentar expôr o meu ponto de vista, de forma mais correcta, e como eu realmente vejo as coisas.
A forma como os cães são tratados no Norte, é a mesma do Centro, tal como no Sul. Mas é claro que as mentalidades diferem! Existem pessoas, e não estou a falar de pessoas do Norte ou de outro lugar do país, mas sim de algumas pessoas de todo o país, que ainda têm aquela ideia que os cães ficam fora de casa, não fazem companhia, e servem só para trabalho e guarda da casa. Escová-los é "frescura", dar-lhes ração específica em vez de comida feita em casa não existe, ir com eles ao vet é ridículo, pois se mal têm dinheiro para irem elas ao médico porquê levar os cães?
Outra forma de ver as coisas é: imaginemos na cidade. Prédios, ruas perigosas, pessoas a mais que entopem as ruas... porquê ir passear o cão se ele está tão bem fechado numa varanda o dia todo? Tem sol, água, comida, sombra, para quê cansar-se a levar um cão, um animal :!: , a ir à rua? Mal passeamos os nossos filhos, quanto mais os cães... Estes são pontos de vista um bocado pessimistas... vejamos o contrário:
Os cães podem sim entrar dentro de casa. Desde que se comportem, sejam bem educados, de vez em quando virem fazer-nos companhia, porque não? Escovamo-los dia sim dia não, compramos a melhor ração do mercado, vamos com eles ao vet a qualquer hora do dia ou da noite.
Coitados... estão fechados na varanda, vamos passeá-los três vezes por dia, apesar de as ruas estarem cheias, as ruas serem perigosas, e nós estarmos cansados do trabalho. Afinal são os nossos comapanheiros, e se fazem tudo por nós, porque não sacrificarmo-nos um pouco também?
Isto dá mais do que pano para mangas, mas não me posso alongar mais. Estes são pontos de vista um pouco extremistas, mas estar a relatar tudo o que nos passa pela cabeça e tudo o que vimos... desculpem, mas isto dava para escrever um livro!!! :lol: :lol:
Fiquem bem
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

quinta jun 05, 2003 8:12 pm

Arcanus, tem toda a razão... Infelizmente é o mundo em que vivemos e temos pouco espaço de manobra para tentar mudar a mentalidade de algumas pessoas...

Podemos sim combater o preconceito em roda dos animais, e proporcionar-lhes o melhor nas suas vidas!!!

Resta-nos a esperança de um dia não assistirmos a cenas tristes e animais abandonados e maltratados e criadores pouco escrupulosos... Tenho de ler menos filosofia, acho que estou a ficar muito utópica... ;)

Sonhar é bom...

Fiquem bem
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quinta jun 05, 2003 8:18 pm

teresadonat Escreveu: Arcanus, tem toda a razão... Infelizmente é o mundo em que vivemos e temos pouco espaço de manobra para tentar mudar a mentalidade de algumas pessoas...

Podemos sim combater o preconceito em roda dos animais, e proporcionar-lhes o melhor nas suas vidas!!!

Resta-nos a esperança de um dia não assistirmos a cenas tristes e animais abandonados e maltratados e criadores pouco escrupulosos... Tenho de ler menos filosofia, acho que estou a ficar muito utópica... ;)

Sonhar é bom...

Fiquem bem
Viva! Sim, temos pouco espaço de manobra, mas nada na vida é fácil. Tudo o que conseguimos na vida é com muito trabalho, e nada nos é facilitado. Por isso eu costumo dizer que enquanto existir, hei-de lutar por tudo o que acredito, e desistir não está no meu dicionário :!: :!: :!:
Responder

Voltar para “Cães”