O Monstro de Olhos Verdes....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jun 05, 2003 9:24 am

O, beware, my lord, of jealousy;
It is the green-eyed monster which doth mock
The meat it feeds on...

(O ciúme é um monstro de olhos verdes, que zomba do alimento de que se sustenta)

William Shakespear - OTHELO
Acto III - Cena III
CIÚME, nm Sentimento produzido pelo receio de que a pessoa amada prefira outrem; despeito; emulação; inveja.
ENCICLOPEDIA VERBO
O Verdi não me pode ver fazer festas a outros cães que vem logo tentar afastar-me e chamar as atenções para si.

E as pessoas comentam: "Pronto, lá está ele com ciúmes"...

Será?
Estará ele verdadeiramente com ciúmes, tal como nós o entendemos, ou comentários destes não passam de tentativas nossas para humanizarmos os nossos cães?

Eu sempre achei piada a estas eufóricas manifestações de "ciúmes", mas ultimamente, tenho vindo a habituar-me a ver o cão como um animal de matilha; um descendente do lobo ancestral.

Aquilo que definimos como "ciúmes" nos nossos cães, não serão "apenas" as suas tentativas de manter/quebrar/reorganizar a hierarquia dentro da matilha?

O que me dizem?
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quinta jun 05, 2003 9:59 am

Bem visto Rute!!!!!

Has-de reparar bem na atitude de um cao com "ciumes". Normalmente tenta trepar pelo dono acima e ficar mais alto do que o outro animal. Porque será? :lol: :lol: :lol: :lol:
Sweetcookie
Membro
Registado: quarta mai 21, 2003 9:16 pm

quinta jun 05, 2003 10:12 am

Bom dia

Quando faço festas, ou falo a outro canito, a Cookie vem-me meter o focinho entre as mãos ou então dá beijinhos ao outro cão, depende, mas quase que diz:
- E eu... e eu... ? Também quero, tb sou linda!!!

Em casa é muito engraçado, se chamo o Mickey (gato) a Cookie vem a correr e vice versa. Claro que eles sabem o nome deles perfeitamente mas enfim... pode ser para ganharem um biscoitinho ou festinhas :lol: :roll:

No entanto se me zango com o Mickey, a Cookie põe-se á frente e dá beijinhos ao "mano", se me zango com a Cookie... o "mano" dá-lhe uma patada... toma é para aprenderes a portar-te bem!!!
rutefcamacho
Membro Veterano
Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm

quinta jun 05, 2003 10:18 am

Nanico Escreveu: Has-de reparar bem na atitude de um cao com "ciumes". Normalmente tenta trepar pelo dono acima e ficar mais alto do que o outro animal. Porque será? :lol: :lol: :lol: :lol:
É verdade! Tenta por-me as patas, memso por cima dos ombros (ás vezes até encosta os dentes = tapa no focinho :roll: :D ). Parece-me uma tentaiva de dominância.

No caso da Boxer da minha vizinha, que está na varanda do lado, depois de toda a euforia e de eu lhe fazer festas (se não tiver havido dentes envolvidos :roll: ), o Verdi vai ter com ela e enche-lhe o focinho de beijos.... :o
Nanico
Membro Veterano

quinta jun 05, 2003 11:02 am

Eheheheh.....

Serao mesmo "beijos"? :lol: :lol: :lol:

Vejam isto:

http://www.wagntrain.com/BodyLanguage2.htm
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jun 05, 2003 9:36 pm

Olá

Vou tentar responder a duas questões distintas neste tópico.
Poderia começar assim: eu não percebo muito do assunto, mas vou dar a minha opinião.
Ou assim: sobre isto vou dar a minha opinião.
Percebem a diferença?
Se eu me encolher humildemente cheio de medo a arriscar a minha opinião ou não me sentir suficientemente seguro e com medo que me caiam em cima eu adopto a primeira forma.
Se eu me estiver borrifando se me caem em cima ou em baixo e me sentir no direito de dar a minha opinião mesmo que não me sinta muito seguro, eu adopto a segunda forma.

Aqui há uns dias, sinceramente já não me lembro em que tópico e em que circunstâncias, isto veio à baila, isto é, criticou-se as pessoas que sistematicamente usam a primeira forma. Cairam-lhes em cima. Eu não tive oportunidade de me manifestar por falta de disponibilidade mas o assunto ficou-me atravessado.
Dá para perceber que algumas pessoas têm medo de intervir. Têm receio de manifestar a sua opinião porque não têm pachorra que lhe caiam em cima. E quando arriscam mostram logo a bandeira branca no ar não venham aí os coronéis do fórum de espada em punho.

Atenção! Não estou a defender a mediocridade. Nada disso. No fórum há pessoas que sabem muito, outras menos, outras assim assim e outras ainda que julgam que sabem alguma coisa. A única forma de um fórum destes ter pés e cabeça é convivermos todos ensinando e aprendendo uns com os outros. Alegre e tranquilamente se possível. Mas não sejamos mestre de escola como no tempo da ditadura. Poupem-me.

Agora indo ao tema dos ciúmes, eu não estou muito seguro do que vou dizer mas vou dar a minha opinião.
E ai de quem me cair em cima :lol:

Acho que existe alguma paranóia em relação ao conceito de humanização do cão. Julgo que há uma tendência exagerada (ou teórica/intelectualizada) de interpretar a relação dono/cão reduzindo-a sistematicamente à humanização.
Por outras palavras: há quem diga que o cão não tem ciúmes porque isso é próprio dos humanos e há um certo pudor intelectual de aceitar esse sentimento nos animais.

Bom, cão é cão e homem é homem, mas lá que eles têm um comportamento que em tudo se assemelha ao ciúme lá isso é verdade.
Chamem-lhe o que quiserem.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta jun 06, 2003 12:06 am

Embora também não seja a pessoa mais indicada para falar sobre o assunto, penso que a atitude que se assemelha às manifestações de ciúme por parte dos cães, retrata apenas uma atitude de desconfiança quanto à presença de um cão rival perante o chefe de matilha (o dono).
O facto de o nosso cão se erguer para nós perante os outros cães, demonstra a sua autoridade e o seu domínio, isto é, a seguir ao dono, segue-se ele e só depois os "rivais".
Esta é apenas a minha opinião sobre o assunto, mas como referi no início, posso estar errado.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

sexta jun 06, 2003 12:37 am

Assemelha sim senhor, nel, embora pessoalmente não creia que seja ciúme, apenas defesa da posição na hierarquia e principalmente junto do "food provider".

Aliás, antes de encarnar em cão, as almas são sujeitas a uma espécie de lavagem ao cérebro em que lhes é fortemente incutido o seguinte conceito:

"A galinha da vizinha é sempre melhor que a minha"

Depois de encarnarem, vemos as seguintes manifestações práticas dessa "lavagem":

- O brinquedo que eu quero é sempre aquele que está na boca de outro cão
- A minha ração preferida é a que está na taça daquele "gajo" (mesmo que seja excatamente a mesma)
- Se fazem mimos a outro "gajo" então eu também quero (mesmo que habitualmente não suporte a pessoa que está a fazer os mimos).

Complicados, estes cães...

Já experimentei pôr o Patolas a comer uma ração de que não gosta, usando o expediente de a colocar na taça da Hortelã...

... e vice-versa!

Enfim, putos

Cumprimentos

JoseLuis
Nanico
Membro Veterano

sexta jun 06, 2003 7:54 am

Este assunto, da "humanizacao"dos caes (aqui entendida com a interpretacao das accoes dos caes baseada em conceitos puramente humanos), e algo que me fascina!
Ainda mais facinante, e outro assunto que muitas vezes me deixa a pensar: Se nós humanizamos os caes, será que eles tambem nos "caninizam"?
O que acham? :lol: :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jun 06, 2003 8:11 am

Então vamos inverter o raciocínio.
O que é o ciúme (humano) ? O medo de se perder alguém, ou antes, a importância que se têm para alguém.
Não é também uma questão de hierárquia ? Normalmente o amante exige ser a pessoa mais importante para o outro (mais que os pais, os amigos, os "outros").
Não exige (normalmente) a exclusão dos outros, apenas a prioridade absoluta !
Veja-se, pe, o nascimento de um irmãozinho - não há ciúme ? Não é uma preocupação imediata dos pais uma "sociabilização" do filho com o novo membro da família ?
Não acontece o mesmo com um novo cão em casa ?

Penso que certo tipo de emoções são comuns a todos os animais.
Tratam-se de emoções ou sentimentos simples e não de raciocínios ou sentimentos complexos !
Devo dizer que o meu falcanito (periquito) têm ciúmes de nós em relação à piu-piu (periquita).
Protesta e faz grandes voos razantes quando ela vêm para nós (ela está muito ligada a nós).
Fica zangado com ela porque ela nos dá preferência !

Quanto à última intervenção do Dicas : sim, também têm a ver com a prioridade junto do ser amado (quem está primeiro para o ser amado, têm sempre o melhor...).
Vocês também não reservam o melhor presente para quem gostam mais ?

Acho um pouco preconceito reduzir os animais a noções muito simples : ou são "membros da matilha" ou são "para-humanos" !
Se calhar são um misto (entre uma coisa e outra) ou talvez nós sejamos mais "matilha" do que pensamos.
Não será vaidade pensarmos que somos assim tão diferentes dos restantes animais ?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jun 06, 2003 8:13 am

...repetida
Última edição por aisd em sexta jun 06, 2003 10:54 am, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta jun 06, 2003 9:32 am

Nanico Escreveu: Se nós humanizamos os caes, será que eles tambem nos "caninizam"?

Isto seria um bom tema para um tópico.
Eu acho que eles não nos caninizam (passe a palavra, que não existe no diccionário mas que dá muito jeito). Nós é que cada vez mais os humanizamos sem dar conta disso.

Ora vamos lá a ver. Em que consistiria a caninização? Em que termos e em que atitudes?
É difícil de responder, não é? É que colocarmo-nos ao nível do cão é muito complicado. Não pelo nível ser ou não elevado, mas pela dificuldade de o compreender. Muitas pessoas têm cão e ainda não se compenetraram da sua natureza na sua plenitude. Essa incapacidade leva as pessoas a condicionar o comportamento do cão a regras, hábitos, vícios, e até a conceitos morais, caindo inevitavelmente na humanização.
aisd Escreveu:Não será vaidade pensarmos que somos assim tão diferentes dos restantes animais?
É verdade. Só substituiria a palavra vaidade por presunção ou sobranceria. E porque não arrogância?
E o que é mais ridículo de contraditório no meio de tudo isto é que nos consideramos racionais, exigimos que o cão nos compreenda e afinal não o compreendemos a ele.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

sexta jun 06, 2003 9:57 am

Olá

Eu, nos meus dois cães, observo maneiras diferentes de demonstrarem "ciúme". Enquanto o meu lab, quando estou com o fila, demonstra-se, de uma maneira mais "reservada" e, em relação ás pessoas, não se manifesta, o fila, mais dominador, não o deixa aproximar, rosnando, rodando á minha volta, chegando por vezes a enxotá-lo quando consegue chegar até mim. Com as pessoas, coloca-se no nosso meio e olha desconfiado se não conheçer. Embora eu, tento sempre controlar a situação e consigo dar-lhe a volta. Com os meus filhos e marido, ele nem sequer tenta ter uma reacção menos própria porque sabe que eu não lhe consentiria tal proeza.

Reacções destas são próprias de quem vive em comunidade, poderá ser uma maneira de manter presença, de tomar posse, de obter e transmitir afecto.
susanalapa
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 4:37 pm
Contacto:

sexta jun 06, 2003 10:34 am

Pois eu estou com um problema mais grave por causa dos ciúmes do Strauss. De outros cães, nunca reparei que ele tivesse ciúmes, agora de crianças já não posso dizer o mesmo.

Já à uns tempos que tenho reparado que ele é um bocado untolerante com os amigos dos meus filhos. Mesmo quando vou buscar o mais velho à escola e o levo comigo ele ldrava um pouquinho aos miudos, mas nada de especial. Ontem veio cá um colega brincar com o Tiago e, como de costume, deixei o Strauss ir brincar com eles para o jardim. Levei-o até junto do miudo, sempre com a mão na coleira dele, para que ele o cheirasse. Quando o miudo esticou a mão para lhe fazer uma festa, o senhor Strauss simplesmente abocanhou-a a rosnar. É claro que lhe ralhei logo e apertei-lhe mesmo o focinho e dei-lhe um safanão. Assustei-me mais eu que o miudo, que só ficou com um ligeiro arranhão, mas não queria nada que isto se repetisse. Tenho notado que ele ultimamente anda muito nervoso e estou a começar a ficar apreensiva.
<p>Susana Lapa</p>
www.fawnangel.com
teresadonat
Membro Veterano
Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm

sexta jun 06, 2003 12:42 pm

Nanico Escreveu: Este assunto, da "humanizacao"dos caes (aqui entendida com a interpretacao das accoes dos caes baseada em conceitos puramente humanos), e algo que me fascina!
Ainda mais facinante, e outro assunto que muitas vezes me deixa a pensar: Se nós humanizamos os caes, será que eles tambem nos "caninizam"?
Eles tentam enquadrar-nos na matilha, noto isso porque os meus são hiper-protectores em relação a nós de casa e os nossos familiares e amigos!!! Gostam de ver onde andamos, o que estamos a fazer, etc.

Em relação aos ciúmes, os meus dois são um bocadito ciumentos... Um do outro. Quando chego vêm logo os dois, a tentarem atropelar-se mutuamente! Tento sempre fazer festinhas aos dois ao mesmo tempo, não dando assim azo a crises de ciumeira. Sei que eles não deviam agir assim, e ser mais calmos, mas não os treinei... E gosto das manifestações de carinho!!! :D

Eles também são mais mimalhos porque eu sempre lhes dei carinhos!

Mea culpa...

Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”