Olá
Vou tentar responder a duas questões distintas neste tópico.
Poderia começar assim: eu não percebo muito do assunto, mas vou dar a minha opinião.
Ou assim: sobre isto vou dar a minha opinião.
Percebem a diferença?
Se eu me encolher humildemente cheio de medo a arriscar a minha opinião ou não me sentir suficientemente seguro e com medo que me caiam em cima eu adopto a primeira forma.
Se eu me estiver borrifando se me caem em cima ou em baixo e me sentir no direito de dar a minha opinião mesmo que não me sinta muito seguro, eu adopto a segunda forma.
Aqui há uns dias, sinceramente já não me lembro em que tópico e em que circunstâncias, isto veio à baila, isto é, criticou-se as pessoas que sistematicamente usam a primeira forma. Cairam-lhes em cima. Eu não tive oportunidade de me manifestar por falta de disponibilidade mas o assunto ficou-me atravessado.
Dá para perceber que algumas pessoas têm medo de intervir. Têm receio de manifestar a sua opinião porque não têm pachorra que lhe caiam em cima. E quando arriscam mostram logo a bandeira branca no ar não venham aí os coronéis do fórum de espada em punho.
Atenção! Não estou a defender a mediocridade. Nada disso. No fórum há pessoas que sabem muito, outras menos, outras assim assim e outras ainda que julgam que sabem alguma coisa. A única forma de um fórum destes ter pés e cabeça é convivermos todos ensinando e aprendendo uns com os outros. Alegre e tranquilamente se possível. Mas não sejamos mestre de escola como no tempo da ditadura. Poupem-me.
Agora indo ao tema dos ciúmes, eu não estou muito seguro do que vou dizer mas vou dar a minha opinião.
E ai de quem me cair em cima
Acho que existe alguma paranóia em relação ao conceito de humanização do cão. Julgo que há uma tendência exagerada (ou teórica/intelectualizada) de interpretar a relação dono/cão reduzindo-a sistematicamente à humanização.
Por outras palavras: há quem diga que o cão não tem ciúmes porque isso é próprio dos humanos e há um certo pudor intelectual de aceitar esse sentimento nos animais.
Bom, cão é cão e homem é homem, mas lá que eles têm um comportamento que em tudo se assemelha ao ciúme lá isso é verdade.
Chamem-lhe o que quiserem.