Caderneta de Saúde
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 23, 2002 12:18 pm
Bom dia!
Estando o meu pai reformado e, portanto, com mais tempo, pedi-lhe qe fosse á Junta de Freguesia tratar da Licença do Verdi. Foi ele (o meu pai) que me contou o que relato a seguir (daí a falta de alguns detalhes).
Levou a Caderneta Internacional de Saúde / Boletim Sanitário (da Merial, passo a publicidade), que me fora fornecida pelo criador, com o registo das primeiras vacinas, e onde têm vindo a ser registadas todas as posteriores vacinas.
Na Junta, informaram-no de que esta caderneta não era "legal". Isto é, servia para o registo das vacinas, do chip e da licença, mas, se por acaso o Verdi se metesse nalgum sarilho complicado que, ao complicar-se ainda mais, fosse parar a tribunal, esta caderneta não teria qualquer valor como prova e atestado da saúde do cão.
Disse a senhora que, os veterinários usam estas cadernetas, porque pelas outras teriam de pagar.
"As outras" a que se referia a senhora veterinária são o Modelo nº1552, a adquirir na Impressa Nacional Casa da Moeda, SA.
Alguém me pode explicar se "isto" é assim e porquê?
Obrigada, desde já....
Estando o meu pai reformado e, portanto, com mais tempo, pedi-lhe qe fosse á Junta de Freguesia tratar da Licença do Verdi. Foi ele (o meu pai) que me contou o que relato a seguir (daí a falta de alguns detalhes).
Levou a Caderneta Internacional de Saúde / Boletim Sanitário (da Merial, passo a publicidade), que me fora fornecida pelo criador, com o registo das primeiras vacinas, e onde têm vindo a ser registadas todas as posteriores vacinas.
Na Junta, informaram-no de que esta caderneta não era "legal". Isto é, servia para o registo das vacinas, do chip e da licença, mas, se por acaso o Verdi se metesse nalgum sarilho complicado que, ao complicar-se ainda mais, fosse parar a tribunal, esta caderneta não teria qualquer valor como prova e atestado da saúde do cão.
Disse a senhora que, os veterinários usam estas cadernetas, porque pelas outras teriam de pagar.
"As outras" a que se referia a senhora veterinária são o Modelo nº1552, a adquirir na Impressa Nacional Casa da Moeda, SA.
Alguém me pode explicar se "isto" é assim e porquê?
Obrigada, desde já....
Última edição por rutefcamacho em sexta jun 06, 2003 11:16 am, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Bom Rute, eu só lhe posso relatar o meu caso.
Este ano, em contrário ao ano passado, já não é preciso aquele segundo boletim e o papel. O boletim novo tem uma zona para o registo dos cães...e o Veterinário deu-nos os novos boletins para a Zeta e a Riskas. Registamos e não houve qualquer problema...nem nunca mencionaram isso ser ilegal e ter que se comprar um boletim na Casa da Moeda...
Mas se for como diz, tenho que me informar, não vá andar por aí a pensar que está tudo bem e depois...pimba toma lá multa ou coisa pior... 
Este ano, em contrário ao ano passado, já não é preciso aquele segundo boletim e o papel. O boletim novo tem uma zona para o registo dos cães...e o Veterinário deu-nos os novos boletins para a Zeta e a Riskas. Registamos e não houve qualquer problema...nem nunca mencionaram isso ser ilegal e ter que se comprar um boletim na Casa da Moeda...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,
Eu ainda tenho os Boletins antigos, o de Vacinas e o de licenciamento ( coma s vacinas da raiva e onde se colocava o selo municipal).
Mas este mês é altura de vacinas e de tirar a licença, por isso quando for com os cães ao Vet, vou pedir os novos boletins.
Ainda não vi nenhum, mas creio que nestes boletins tem lugar para as vacinas e para colar os selos dos licenciamentos, é uma especie de doie em 1...hehehehe!
Espero não estar enganado, mas o boletim que se referem da Casa da Moeda deve ser precisamente este! Penso que os veterinários é que deverão tê-lo ( tal como tinham anteriormente o ouro para a vacina da raiva). Não são os donos que t~em de ir comprá-los e levá-los ao vet.
Abraços
Paulo C.
Eu ainda tenho os Boletins antigos, o de Vacinas e o de licenciamento ( coma s vacinas da raiva e onde se colocava o selo municipal).
Mas este mês é altura de vacinas e de tirar a licença, por isso quando for com os cães ao Vet, vou pedir os novos boletins.
Ainda não vi nenhum, mas creio que nestes boletins tem lugar para as vacinas e para colar os selos dos licenciamentos, é uma especie de doie em 1...hehehehe!
Espero não estar enganado, mas o boletim que se referem da Casa da Moeda deve ser precisamente este! Penso que os veterinários é que deverão tê-lo ( tal como tinham anteriormente o ouro para a vacina da raiva). Não são os donos que t~em de ir comprá-los e levá-los ao vet.
Abraços
Paulo C.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
É isso mesmo. Na parte de trás do boletim, está o espaço para os selos.PauloC Escreveu: Ainda não vi nenhum, mas creio que nestes boletins tem lugar para as vacinas e para colar os selos dos licenciamentos, é uma especie de doie em 1...hehehehe!
Ah, não se esqueçam, se tiverem os cães com Chip, de tirar o código do boletim antigo!

PauloC Escreveu: Espero não estar enganado, mas o boletim que se referem da Casa da Moeda deve ser precisamente este! Penso que os veterinários é que deverão tê-lo ( tal como tinham anteriormente o ouro para a vacina da raiva). Não são os donos que t~em de ir comprá-los e levá-los ao vet.
Foi isso que depreendi da conversa do Vet....mas mais vale um pássaro na mão....

-
- Membro Veterano
Penso que não, Paulo. E a minha dúvida está precisamente aí. É que o "meu boletim" também é dois em um. Tem o habitual espaço para as vacinas e, no final, uma página para os licenciamentos.PauloC Escreveu:
Ainda não vi nenhum, mas creio que nestes boletins tem lugar para as vacinas e para colar os selos dos licenciamentos, é uma especie de doie em 1...hehehehe!Espero não estar enganado, mas o boletim que se referem da Casa da Moeda deve ser precisamente este!
Isto leva-me a crer que existe um terceiro boletim que deveria ser adquirido na INCM, pelos Vets e depois vendidos (?) aos donos....
Aliás foi esse o motivo alegado pela tal veterinária que falou ao meu pai, para os Vets não os terem no consultório: é mais caro.

-
- Membro Veterano
- Contacto:
Como até de "falsos" microchips aqui já se ouviu falar, eu até acredito em tudo. Mas então é só quando forem ao vet verem se o novo boletim foi impresso pela INCM ou não! Se não for, não aceitem dar lá as vacinas.Isto leva-me a crer que existe um terceiro boletim que deveria ser adquirido na INCM, pelos Vets e depois vendidos (?) aos donos....
O modelo anterior onde se colocava as tarjetas da vacina da Raiva e os selos do licenciamento ( bem como o papel que o acompanhava) era um modelo oficial, e todos os veterinários o tinham. Por isso é, no minimo, estranho que alguns os veterinários o substituam por um boletim particular ( ou de uma farmacêutica).
Ou não estamos a falar do mesmo e há aqui alguma confusão, ou andam para aí veterinários desonestos! No entanto eu não compreendo a 'desonestidade', porque nem sequer se coloca a questão monetária! Se a questão é o preço do boletim, então é só cobrar esse valor ao cliente! O Veterinário não tem de pagar!
Abraços
-
- Membro Veterano
Eu também acho a história muito confusa, porque aparentemente, o novo boletim também é oficial, ou a Junta não punha lá o carimbo, não é?PauloC Escreveu: Ou não estamos a falar do mesmo e há aqui alguma confusão, ou andam para aí veterinários desonestos! No entanto eu não compreendo a 'desonestidade', porque nem sequer se coloca a questão monetária! Se a questão é o preço do boletim, então é só cobrar esse valor ao cliente! O Veterinário não tem de pagar!
Abraços
Acho que vou á Junta tirar isto a limpo....
-
- Membro Veterano
- Contacto:
Então depois não se esqueça de nos contar o que apurou ( se bem que em algumas Juntas a confusão sobre este assunto é enorme!!), porque eu também vou agora vacinar os cães para lhes tirar a licença
.

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Buenas tardes,
Eu neste 2ª feira fui ás "picas" com o Czar, e realmente mudaram a caderneta, visto que neste momento só essa é valida, antigamente tinha-mos o boletim de vacinas onde eram coladas a as vinhetas das vacinas dadas (que geralmente era facultado pela marca que o vet usava)e o Cartão Nacional de identificação, onde era colado aquele selo da vacina da raiva e onde era também colado o autocolante da licença da câmara; o que a Vet me informou foi que esses boletins antigos deixaram de ser validos e neste momento esses dois documentos se uniram num unico, que é o chamado Boletim Sanitario e que tem a bandeira de portuguesa e o nome do país por baixo logo na capa, em que tanto ficam coladas as vinhetas das vacinas, tanto como os autocolantes das licenças da camara. Muito sinceramente para mim até acho mais facil assim, pois temos acesso logo á informação da vacinação toda do cão...
Espero ter ajudado...
Eu neste 2ª feira fui ás "picas" com o Czar, e realmente mudaram a caderneta, visto que neste momento só essa é valida, antigamente tinha-mos o boletim de vacinas onde eram coladas a as vinhetas das vacinas dadas (que geralmente era facultado pela marca que o vet usava)e o Cartão Nacional de identificação, onde era colado aquele selo da vacina da raiva e onde era também colado o autocolante da licença da câmara; o que a Vet me informou foi que esses boletins antigos deixaram de ser validos e neste momento esses dois documentos se uniram num unico, que é o chamado Boletim Sanitario e que tem a bandeira de portuguesa e o nome do país por baixo logo na capa, em que tanto ficam coladas as vinhetas das vacinas, tanto como os autocolantes das licenças da camara. Muito sinceramente para mim até acho mais facil assim, pois temos acesso logo á informação da vacinação toda do cão...
Espero ter ajudado...

<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
- Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
- Contacto:
Desculpem a minha ignorancia neste assunto, mas eu tenho uma cachorra que vai este mês levar a vacina da Raiva, e pelo que percebi tenho que solicitar a troca do boletim de vacinas. Ela tb ainda não tem chip ( vou por este mês ou no próximo ). Esse registo na junta de freguesia é obrigatório?? E se sim como se faz? Desculpem a ignorancia 

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Boa tarde susanasaraiva!
A licença na camara municipal é obrigatorio(também geralmente se pode fazer na junta de freguesia da nossa area), mas para isso é necessario que o animal esteja vacinado contra a raiva( infelizmente é só essa vacina que é obrigatoria por lei
), neste novo Boletim Sanitario colam-se lá logo as duas coisas 1º a vinheta da vacina que o vet cola e depois quando for á câmara e tirar a licença colam lá também o autocolante correspondente á licença. Sobre o chip, eu aconselho sempre a colocarem antes de tirar a licença, assim é sempre mais um sitio que fica com o registo desse dado de identificação do cão... 
Espero ter ajudado
A licença na camara municipal é obrigatorio(também geralmente se pode fazer na junta de freguesia da nossa area), mas para isso é necessario que o animal esteja vacinado contra a raiva( infelizmente é só essa vacina que é obrigatoria por lei

Espero ter ajudado

<p>Joana Gonçalves</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 10, 2002 10:49 am
Boa tarde a todos!
O que acontece com os boletins de saúde dos cães neste momento é que desde o início deste ano a Direcção Geral de Veterinária substituiu os anteriores em que era necessário um boletim individual para as vacinas da raiva e onde se colavam as vinhetas do licenciamento municipal (a "carta verde").
Neste momento as cadernetas novas emitidas (indiferentemente de serem oferecidas por algum laboratório ao vet) têm um espaço próprio para a vacina da raiva e para os licenciamentos.
Pode ter-se dado o caso da pessoa da Junta de Freguesia onde o pai da rutefcamacho se dirigiu estar mal informada e ter dito as barbaridades que disse da caderneta ser "ilegal", bem como de um "suposto boletim adquirido na Casa da Moeda
Eu trabalho num vet e até agora apenas uma pessoa teve um caso semelhante, em que lhe pediram a declaração da vacina da raiva (o papel branco que acompanhava a "carta verde" e que era actualizado anualmente) e o que lhe dissemos foi para a pessoa da Junta de Freguesia se informar melhor e caso necessário nos telefonasse para confirmar. O que é facto é que não foi necessário...
Também nunca tinha ouvido essa novidade do "Boletim Oficial da Casa da Moeda"
Cumprimentos,
Susana
O que acontece com os boletins de saúde dos cães neste momento é que desde o início deste ano a Direcção Geral de Veterinária substituiu os anteriores em que era necessário um boletim individual para as vacinas da raiva e onde se colavam as vinhetas do licenciamento municipal (a "carta verde").
Neste momento as cadernetas novas emitidas (indiferentemente de serem oferecidas por algum laboratório ao vet) têm um espaço próprio para a vacina da raiva e para os licenciamentos.
Pode ter-se dado o caso da pessoa da Junta de Freguesia onde o pai da rutefcamacho se dirigiu estar mal informada e ter dito as barbaridades que disse da caderneta ser "ilegal", bem como de um "suposto boletim adquirido na Casa da Moeda

Eu trabalho num vet e até agora apenas uma pessoa teve um caso semelhante, em que lhe pediram a declaração da vacina da raiva (o papel branco que acompanhava a "carta verde" e que era actualizado anualmente) e o que lhe dissemos foi para a pessoa da Junta de Freguesia se informar melhor e caso necessário nos telefonasse para confirmar. O que é facto é que não foi necessário...
Também nunca tinha ouvido essa novidade do "Boletim Oficial da Casa da Moeda"

Cumprimentos,
Susana
-
- Membro Veterano
Boa Tarde!
tal como tinha dito, tentei falar com alguem na Junta de Freguesia de Porto Salvo, para obter mais informações a este respeito, mas não consegui falar com ninguém que me pudesse esclarecer.
Tentei, então, o departamento de Publicações da INCM.
Foi-me dito que este modelo nº1552 é muito recente e que apenas pode ser adquirido pela Direcção Geral de Veterinária, que posteriormente os "distribuirá" pelos Consultórios Veterinários. Custa Eur 0.45.
Foi-me dito igualmente que, (e, logicamente) cabe aos veterinários substituir as cadernetas antigas pelas novas. Dentro destas novas, tanto o modelo que eu possuo como o modelo 1552 (que, penso é o que a Joana referiu, com a bandeira do pais na capa), são válidos.
tal como tinha dito, tentei falar com alguem na Junta de Freguesia de Porto Salvo, para obter mais informações a este respeito, mas não consegui falar com ninguém que me pudesse esclarecer.
Tentei, então, o departamento de Publicações da INCM.
Foi-me dito que este modelo nº1552 é muito recente e que apenas pode ser adquirido pela Direcção Geral de Veterinária, que posteriormente os "distribuirá" pelos Consultórios Veterinários. Custa Eur 0.45.
Foi-me dito igualmente que, (e, logicamente) cabe aos veterinários substituir as cadernetas antigas pelas novas. Dentro destas novas, tanto o modelo que eu possuo como o modelo 1552 (que, penso é o que a Joana referiu, com a bandeira do pais na capa), são válidos.
A 1º é a caderneta internacional de saúde, a vacina da raiva esta misturada com as outras e não há um espaço para pôr o vinheta de licenciamento.

A 2º é um boletim sanitário internacional tem um espaço só para as vinhetas das vacinas da raiva e para outras vacinas e uma linha para pôr o nº de identificação nacional. E na ultima página tem um espaço para os selos/carimbos de licenciamento.
[/img]
A 3º é o Boletim sanitário, que tem á mesma uma linha para escrever o nº de identificação nacional, páginas para pôr as vinhetas da vacina da raiva e outras vacinas mas tem um espaço para pôr o código de identificação electrónica
[/img]
Este tópico é antigo mas respondi para distinguir os 3 boletins.

A 2º é um boletim sanitário internacional tem um espaço só para as vinhetas das vacinas da raiva e para outras vacinas e uma linha para pôr o nº de identificação nacional. E na ultima página tem um espaço para os selos/carimbos de licenciamento.

A 3º é o Boletim sanitário, que tem á mesma uma linha para escrever o nº de identificação nacional, páginas para pôr as vinhetas da vacina da raiva e outras vacinas mas tem um espaço para pôr o código de identificação electrónica

Este tópico é antigo mas respondi para distinguir os 3 boletins.