chins - duvida litter e desinfectar pinheiro

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

terça ago 12, 2008 9:07 pm

ola,
hoje surgiu uma duvida ao limpar gaiola de minha chin... será que na base da gaiola, por baixo do litter granulado, é boa ideia por jornais para absorver xixi? ou n é boa ideia? porque ela pode roer?

como posso desinfectar paus de pinheiro para ela roer?

quanto ao perigo do xixi, quem tem chins alguma vez teve problemas ou tomar cuidados especiais?

Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

sexta ago 15, 2008 12:36 pm

Não, jornais não... não é de todo boa ideia. Basta terem os produtos próprios para o efeito existentes no mercado (prensado de madeira, carolo de milho...)
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
chinchilavis
Membro Veterano

sexta ago 15, 2008 4:20 pm

obrigado pela resposta. :)

foi so uma ideia que se passou pela minha cabeça :D

ontem pus bocado de pinheiro ao meu chin e hoje de manhã... tinha lá uma berdadeira roedeira de arte :lol: :lol:
Di1975
Membro Veterano

sexta ago 15, 2008 7:28 pm

Eu tb quero arranjar um tronco para pôr pq elas gostam de saltar e fazer malabarismos :lol: mas quero saber como desinfectar :roll:
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de carácter e pode seguramente afirmar-se que quem é cruel para com os animais não pode ser um bom homem."
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça ago 19, 2008 12:15 pm

Papel de jornal está completamente fora de questão que seja colocado dentro da gaiola de qualquer roedor, porque contém produtos químicos e pode provocar problemas aos animais.

Em relação à desinfectação dos paus e troncos, a melhor opção é mesmo colocá-los dentro do forno à temperatura máxima durante algum tempo. Este processo apenas tem uma contradição, que é o tamanho dos paus, pois estes, se forem muito grandes não vão caber dentro do forno. :D

Boa sorte
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
jpmf
Membro Veterano
Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
Contacto:

terça ago 19, 2008 4:34 pm

Pinho? :o

Vocês dão pinho às chinchilas?????
Como tiram a resina?

Isso é que eu gostava de ver...
Depois digam que as chinchilas morrem e vocês não sabem do quê.
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

terça ago 19, 2008 5:26 pm

até parece que elas estao a mastigar pastilha, muahahahahah
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Di1975
Membro Veterano

terça ago 19, 2008 5:44 pm

jmiguel15 Escreveu:Em relação à desinfectação dos paus e troncos, a melhor opção é mesmo colocá-los dentro do forno à temperatura máxima durante algum tempo.
Boa ideia :D
Eu queria mesmo arranjar-lhe um pau ou tronco para ela se empoleirar, pois só tem a plataforma e sei que há material próprio ou que pode ser tratado para uso posterior da chin.
Obrigado jmiguel15.
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
jmiguel15
Membro Veterano
Registado: segunda ago 20, 2007 1:53 pm

terça ago 19, 2008 7:44 pm

De nada. Eu também aprendi isso aqui no fórum.

Boa sorte
<strong>Int&eacute;</strong>

Joaao Miguel Campos Costa, os prazeres ficam para depois(!)
Di1975
Membro Veterano

terça ago 19, 2008 8:11 pm

jmiguel15 Escreveu:De nada. Eu também aprendi isso aqui no fórum.

Boa sorte
e faz todo o sentido, sim... :wink:
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

terça ago 19, 2008 8:26 pm

chinchilavis Escreveu:ontem pus bocado de pinheiro ao meu chin e hoje de manhã... tinha lá uma berdadeira roedeira de arte
Pinheiro não é boa ideia... Não tinha reparado nessa parte. Também quero colocar um tronco, sim, mas não de pinheiro. Não o vou fazer sem ter a confirmação que espero acerca do material.
deadman
Membro Veterano

terça ago 19, 2008 8:59 pm

ramos de frutiferas tipo macieira ou afins, ja vi uns ramos que eram de salgueiro axo eu
chinchilavis
Membro Veterano

terça ago 19, 2008 10:06 pm

obrigado a todos pelas respostas :D

tinha lido aqui no forum que pinheireo seco, sem resina, fervido ou cozinhado no forno, tambem podia ser utilizado. nao pode?

tenho de macieira, videira... mas sao curadas 1 vez por ano. nao ha problema?

boas chinchidelas :lol: :D

e + uma vez obrigado :wink:
deadman
Membro Veterano

terça ago 19, 2008 10:15 pm

pinheirp nao sei, mas se poder cortar os ramos novos das frutiferas e lavar bem axo eu que nao ha problema
mas quando nao tenho dou lhe palitos ela adora ou entao paus das espetadas mas daqueles quew se compram sem a carne
Nadeshda
Membro
Registado: quarta ago 09, 2006 9:16 pm
Localização: 2 gatos (Negrito e Cuca) e 2 chinchilas (Pipoca e Chinchollina)

terça ago 19, 2008 10:30 pm

A videira não lhes faz mal, desde que nunca tenha levado com pesticidas/herbicidas (parece-me que é isso que quer dizer com "curada", mas posso estar errada, não percebo nada disso :P ). Qualquer árvore que tenha levado com químicos não é segura para as chins. Mas tem outras opções, como salgueiro, pereira, macieira... há uma maneira simples de saber que árvores de fruto são seguras: se a árvore der citrinos, não é segura (limoeiros, tangerineiras, laranjeiras, etc), e o mesmo caso a fruta dada pela árvore tenha um caroço grande (pessegueiros, oliveiras, ameixieiras, cerejeiras, etc). De resto, à partida, será seguro ;) Mas nunca se perde nada em confirmar se assim é, uma vez que pode haver excepções.
Responder

Voltar para “Exóticos”