Iguana
Moderador: mcerqueira
-
- Registado: quarta ago 20, 2008 12:51 pm
Boas pessoal
Isto é um pedido de ajuda, mas o iguana não é meu. Um amiga adquiriu recentemente um iguana (já teve outro anteriormente mas teve 1 problema). O problema aqui é, o iguana que ele comprou, agora apareceu-lhe uma mancha na cauda. Não tenho como tirar foto para vos mostrar. O iguana é verde e a mancha é mais escura, digamos que um tom acastanhado. Já li que poderia ser 1 mudança de pele mal feita. Que outras hipoteses haverão? Já pesquisei mas não encontro nada que me esclareça e queria evitar ir a um vet pois a "bixinha" é agressiva.
Agradeço desde já as vossas respostas
Abraços
Cipri
Isto é um pedido de ajuda, mas o iguana não é meu. Um amiga adquiriu recentemente um iguana (já teve outro anteriormente mas teve 1 problema). O problema aqui é, o iguana que ele comprou, agora apareceu-lhe uma mancha na cauda. Não tenho como tirar foto para vos mostrar. O iguana é verde e a mancha é mais escura, digamos que um tom acastanhado. Já li que poderia ser 1 mudança de pele mal feita. Que outras hipoteses haverão? Já pesquisei mas não encontro nada que me esclareça e queria evitar ir a um vet pois a "bixinha" é agressiva.
Abraços
Cipri
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 21, 2008 10:26 pm
- Localização: 0.0.1 Iguana Iguana|1.0.0 Gato Europeu Comum|0.0.1 Tartaruga Trachemys scripta scripta|Galinhas...
A mancha esta em que zona da cauda? Na ponta? No meio?
Assim vai ser dificil ver o que pode ser... Tenta dar mais informaçoes... A foto era mesmo bom.
Mas em caso de duvida o melhor que tens a fazer é leva-la ao vet.
Assim vai ser dificil ver o que pode ser... Tenta dar mais informaçoes... A foto era mesmo bom.
Mas em caso de duvida o melhor que tens a fazer é leva-la ao vet.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Se é por isso não te preocupes que os veterinários estão habituadosCipriangel Escreveu:Boas pessoal
Abraços
Cipri

Pode ser necrose, embora sem foto é dificil saber-se... VETERINÁRIO com ela!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
há bom.....Brake Escreveu:claro que é agressividade!!!deadman Escreveu:agressividade? ou $$$$$![]()
![]()
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Que idade tem a iguana?
Em que condições é mantida a iguana, a nivel de humidades, temperaturas, tipo de lampadas, espaço, alimentação etc.? Se calhar o problema da primeira será o mesmo problema da segunda... um dono mal informado;)
Em que condições é mantida a iguana, a nivel de humidades, temperaturas, tipo de lampadas, espaço, alimentação etc.? Se calhar o problema da primeira será o mesmo problema da segunda... um dono mal informado;)
"<strong>Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
( Denis Diderot )
http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
-
ORa bem. É-me complicado dar muitas infos pk como disse o iguana não é meu e o dono está sem internet, daí estar eu a chatear-vos.
Pelo que me apercebi, o terrário deve ter uns 60cm de comprimento...uns 40 de largura por 40 de altura.
O fundo está com areao e 1 "coisa" a sair de baixo do areao onde tem água e outra onde é colocada a comida (geralmente folhas de alface)
Luz, aquecimento...o dono como é teimoso, não tem ainda. diz que é verão que não é necessário.
Idade da "pequena" não faço a menor ideia. Ele comprou-a ha sensivelmente um mês, mas ela é gorduxita, ainda deve ter uns 4...5 cm de espessura na zona da barriga (onde é mais gorda)
A tal mancha que falei, está a meio da cauda.
E é mesmo agressiva, de simpática não tem nada. Quando a vi, nem sequer me cheguei perto do terrário e mal ela me viu mandou 1 "xibatada" (se calhar sou eu que sou o monstro de lockness e assustei-a...joking). Vou ver se consigo uma foto por outros meios... entretanto vou tentar pesquisar sobre as vossas opiniões, necrose ou mudança de pele mal feita. Ver se identifico semelhanças
Pelo que me apercebi, o terrário deve ter uns 60cm de comprimento...uns 40 de largura por 40 de altura.
O fundo está com areao e 1 "coisa" a sair de baixo do areao onde tem água e outra onde é colocada a comida (geralmente folhas de alface)
Luz, aquecimento...o dono como é teimoso, não tem ainda. diz que é verão que não é necessário.
Idade da "pequena" não faço a menor ideia. Ele comprou-a ha sensivelmente um mês, mas ela é gorduxita, ainda deve ter uns 4...5 cm de espessura na zona da barriga (onde é mais gorda)
E é mesmo agressiva, de simpática não tem nada. Quando a vi, nem sequer me cheguei perto do terrário e mal ela me viu mandou 1 "xibatada" (se calhar sou eu que sou o monstro de lockness e assustei-a...joking). Vou ver se consigo uma foto por outros meios... entretanto vou tentar pesquisar sobre as vossas opiniões, necrose ou mudança de pele mal feita. Ver se identifico semelhanças
-
Pois eu sei que não, eu sou aquariofilista e sei bem que independentemente das condições exteriores, os bichinhos precisam de certas coisas, iluminação, ambiente estavel. Só estou a tentar perceber o que terá o iguana por não querer ver o bichinho morrer. Eu estive a pensar e quando ele mandou a xibatada ao ver-me, ele acerta numa abertura no vidro superior, faz algum sentido a mancha ser 1 especie de ferida. No fim de semana devo voltar a ver o iguana, caso seja uma ferida, eu li algures, que para curar usam betadine diluido em água, poderei usar isso na bixita?. eu nao que não me chego perto, mas servirá para curá-la?
-
Ora, soube agora que o dono já mudou a alimentação, retirou a alface e já está a variar. Disse-me também que há uns dias a meteu numa caixa para lhe dar banho e nos breves momentos em que ela lá esteve, ao reabrir a caixa estava tudo salpicado de sangue mas no iguana não tinha sangue. Diz que é como se ela se tivesse andado a espetar com as unhas, deixando a caixa com espixos de sangue mas nela mesma não tinha nada. Parece-me uma bixa muito violenta. Ele costuma po-la na banheira quando lava o terrário, e também deixa a banheira ensanguentada.
aprendi que no mundo dos repteis é preciso termos em atençao 4 pontos.Cipriangel Escreveu:ORa bem. É-me complicado dar muitas infos pk como disse o iguana não é meu e o dono está sem internet, daí estar eu a chatear-vos.
Pelo que me apercebi, o terrário deve ter uns 60cm de comprimento...uns 40 de largura por 40 de altura.O fundo está com areao e 1 "coisa" a sair de baixo do areao onde tem água e outra onde é colocada a comida (geralmente folhas de alface)Luz, aquecimento...o dono como é teimoso, não tem ainda. diz que é verão que não é necessário.

quando penso em adquirir um reptil, estes pontos sao a primeira coisa que me vem á cabeça, o teu amigo nao respeita nenhum destes pontos, tem tudo fora das normas, logo se nao resolverem isso rapidamente, a cauda da iguana nao vai ser o vosso unico problema.
abraços
Brake
-
Sei bem disso, mas não posso fazer muito. Estou a tentar ajudar mas de repteis não percebo rigorosamente nada... a gente pode sempre aconselhar, mas o dono é ele não eu. De qualquer forma obrigada a todos. Eu julgo que seja das xicotadas, tenha causado ferida e como está sempre a dar xibatadas a ferida não cura o que causa os sapiscos de sangue onde quer que ela esteja. Mas vou levá-la ao veterinário e pferecer ao dono 1 "casa" decente para o iguana. Pelo menos fico melhor com a minha consciencia. Obrigadão pela ajuda pessoal
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Nem mais...Brake Escreveu:aprendi que no mundo dos repteis é preciso termos em atençao 4 pontos.Cipriangel Escreveu:ORa bem. É-me complicado dar muitas infos pk como disse o iguana não é meu e o dono está sem internet, daí estar eu a chatear-vos.
Pelo que me apercebi, o terrário deve ter uns 60cm de comprimento...uns 40 de largura por 40 de altura.O fundo está com areao e 1 "coisa" a sair de baixo do areao onde tem água e outra onde é colocada a comida (geralmente folhas de alface)Luz, aquecimento...o dono como é teimoso, não tem ainda. diz que é verão que não é necessário.
aquecimento
iluminaçao
alimentaçao
substrato/tamanho do terrario
quando penso em adquirir um reptil, estes pontos sao a primeira coisa que me vem á cabeça, o teu amigo nao respeita nenhum destes pontos, tem tudo fora das normas, logo se nao resolverem isso rapidamente, a cauda da iguana nao vai ser o vosso unico problema.
abraços
Esses 4 pontos que o BRAKE mencionou sao pontos fulcrais,logo se nao houver vontade de os usar, nao vejo como é que a iguana vai sobreviver...
enfim... mais um...
pobre iguana...
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
Eu estou a tentar que não seja "pobre iguana" precisamente por ter noção de tudo isso. E vocês devem saber tão bem quanto eu que uma boa percentagem de pessoas que adquire animais, sejam eles repteis ou outros, não adquire com consciencia, preocupado que o animal tem de ter 1 habitat semelhante ao natural. Simplesmente querem ter o animal X ou Y, e feliz ou infelizmente, nem este "mais um" nem vocês estão livres de cometer erros na vida, seja nesta área ou noutras. Aprendemos todos (grande partes das vezes) com os erros, e há sempre alguém que sofre com essa aprendizagem. No que puder ajudar, o iguana sobreviverá e terá uma vida saudavel e num bom ambiente e habitat. Por isso vos questionei, pedi a vossa ajuda, por não ter conhecimentos sobre a área e neste momento não ter como pegar no iguana e o levar ao veterinário. Obrigada pela tua..."simpatia" e ironia no "mais um..pobre iguana"
Espero que sejas sempre perfeitinho na tua vida, nunca cometas erros nem fazes nadinha sem pensares nas consequencias
Espero que sejas sempre perfeitinho na tua vida, nunca cometas erros nem fazes nadinha sem pensares nas consequencias