Olá, gostaria de solicitar a vossa ajuda para o seguinte:
nesta férias ofereceram às minhas filhas dois exemplares de Cágados-mediterrânicos. Sei que é esta a espécie pois assim que cheguei a casa vim a este forúm à procura de informação.
Após a leitura de alguns posts fico com a sensação de que estou a infringir a lei. Os ditos animais foram oferecidos tendo em atenção o facto de ter um jardim relativamente grande que permitiria um bom tratamento dos mesmos e numa listagem que consultei na altura, esta espécie - Mauremys leprosa - não surge como estando ameaçada. Afinal, estou ou não a infringir a lei?
Outra situação para a qual peço a vossa ajuda prende-se com o facto de querer construir um habitat o mais semelhante ao real, pelo que estava a pensar em construir um cercado com um pequeno lago e zonas de sombra. Alguém tem ideias para partilhar? Especialmente em termos de dimensões.
Muito obrigado e até breve.
Ajuda com cágados!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm
se forem ilegais, que deve ser o caso deve telefonar ou dirigir se as organizaçoes que de momento nao me lembro do nome, mas ja lhe vao dizer
<p>1.0.0 carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Sim está a infringir a Lei.
Apesar de não constar como em extinção a nossa lei diz que é estritamente proibido a manutenção de animais que ocorram naturalmente no território nacional.
Se as Mauremys ocorrem naturalmente, logo está a infringir a lei.
Devolva-os á natureza ou entregue-os no ICNB sem complicações.
Em ultimo caso entre em contacto com a APT que eles ajudam-no de certeza.
Apesar de não constar como em extinção a nossa lei diz que é estritamente proibido a manutenção de animais que ocorram naturalmente no território nacional.
Se as Mauremys ocorrem naturalmente, logo está a infringir a lei.
Devolva-os á natureza ou entregue-os no ICNB sem complicações.
Em ultimo caso entre em contacto com a APT que eles ajudam-no de certeza.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
e Biodiversidade (ICNB) e não ICN.dinodane Escreveu:É ilegal manter essa espécie em Portugal. Deve entregá-los no Instituto de Conservação da Natureza ou libertá-los no local onde foram recolhidos.