Juntanto á incerteza de o animal ver ou não a luz, o facto de as IV durarem menos que as de cerâmica, acho que uma boa aposta sera uma de ceramica...
Eu as vezes questiono-me porque chamam a essas lampadas "infra-vermelhos" .
Supostamente INFRAvermelho, como o nome diz, é um comprimento de onda de radiações que ficam antes daquilo que vemos como VERMELHO.
Posto que:
Ainda que em vertebrados não seja percebida na forma de luz, a radiação IV pode ser percebida como calor, por terminações nervosas especializadas da pele, conhecidas como termorreceptores [1].
in: http://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A ... ravermelha
Será que as lampadas da exoterra que chamamos de IV emitem mesmo apenas luz IV? Entao como é que vemos uma luz vermelha quando elas estao a funcionar??
Se calhar elas emitem apenas LUZ VERMELHA e nao luz INFRAvermelha, e por isso causa algum disturbio aos animais.
Sabemos que os repteis nao conseguem ver muito bem a luz vermelha, e talvez por isso eles acabem por adormecer, mas creio que basta a camada de tinta que as lampadas têm se desgastar com o uso (ressequir com as oscilações de temperatura) e começar a passar um pouco mais de de ondas alem do espectro luminoso vermelho, que os animais acabam por se sentir na presença de uma luz nao natural e cause os tais disturbios já por alguns documentados.
Defenitivamente, eu nao gosto dessas lampadas... Por uma diferença de mais 7 euricos, preferia comprar uma de cerâmica que, como disse, paa alem de nao termos estas pequenas questoes em conta, acabam por durar bastante mais tempo que as tais "IV".