lampadas!!

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

sexta ago 22, 2008 5:17 pm

Sinceramente não percebo porque ainda existem dúvidas sobre o facto de os répteis verem ou não "luz vermelha ou avermelhada". Eu não tenho qualquer dúvidas que eles conseguem visualizar este tipo de luz, até porque não acredito que os répteis que tenho, que são por enquanto apenas 2, sejam dotados de poderes especiais.

Se a questão for a reacção deles às luzes ou o impacto que uma luz vermelha tem no comportamento dos répteis tudo bem, é discutivel. Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

sexta ago 22, 2008 5:19 pm

limao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?
Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminar :wink:
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta ago 22, 2008 5:21 pm

Blood_TAster Escreveu:
limao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?
Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminar :wink:
obrigado pelo esclarecimento :D
Thorgarth
Membro Veterano

sexta ago 22, 2008 5:26 pm

Blood_TAster Escreveu:
Não é bem assim... as lâmpadas tipo Repti glo 5.0, 8.0 ou 10.0 têm como principal missão emitirem UVB e UVAs, não tendo características, pelo cumprimento das ondas emitidas, próprias para uma iluminação completa e correcta no espectro visual normal. Têm uma luminosidade visivel muito deficiente, pelo que é aconselhável ter uma lâmpada que emita uma luz mais natural, que normalmente é conseguida através da lâmpada utilizada como Basking spot (caso emita luz) ou com a utilização de uma Repti Glo 2.0.
P_R
Membro Veterano
Registado: quarta jul 21, 2004 6:52 pm

sexta ago 22, 2008 5:33 pm

Thorgarth Escreveu: Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
Nao é bem assim, thorgarth...

Eu passei por uma experiencia aqui ha uns meses atras que comprova que a luz vermelha, se é vista (que acredito que sim), é muito pouco!

Havia uma cobra que so se alimentava sem ninguem em frente dela! E eu usava uma luz vermelha de presépio (yeap, daquelas pintadas por fora) e a cobra já nao me via e comia na boa ratos das pinças. ;)
Se acendesse a luz normal da sala, ela via-me e mandava-me comer a mim o rato ;)
E nao reagia á luz vermelha, tipo, acendia a luz e ela nem se mechia e quando estava activa, rodava a lampada á volta dela e ela nao reagia! So quando lhe apresentava o ratinho quente á frente é que ela começava a farejar e ia até ao rato...

Mas o que está em questao aqui nem é isso, porque eu acredito que eles vejam muito pouco a luz vermelha, mas acredito que vejam qualquer coisa, por muito pouco que seja, e isso possa molestar alguns animais. O que esta aqui em questão é que luz infravermelha, aquilo nao me parece nada! Parece-me mais luz vermelha...
Última edição por P_R em sexta ago 22, 2008 5:37 pm, editado 2 vezes no total.
Blood_TAster
Membro Veterano
Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm

sexta ago 22, 2008 5:35 pm

Falando por aquilo que acontece comigo. Eu utilizo um UVB 10.0 de 24w e ilumina o terrário todo... tipo não noto praticamente diferença quando ligo ou desligo a Spot... Com as de 13w se calhar a luz será mais fraca, mas pelo menos com a de 24w o terrário fica bem iluminado.
<p><strong>Est&aacute; a pensar comprar um c&atilde;o/gato? V&aacute; a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..s&atilde;o est&uacute;pidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles d&atilde;o as respostas todas erradas.</strong></p>
Thorgarth
Membro Veterano

sexta ago 22, 2008 5:41 pm

P_R Escreveu:
Thorgarth Escreveu: Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.

Eu passei por uma experiencia aqui ha uns meses atras que comprova que a luz vermelha, se é vista (que acredito que sim), é muito pouco!

Havia uma cobra que so se alimentava sem ninguem em frente dela! E eu usava uma luz vermelha de presépio (yeap, daquelas pintadas por fora) e a cobra já nao me via e comia na boa ratos das pinças. ;)
Se acendesse a luz normal da sala, ela via-me e mandava-me comer a mim o rato ;)
E nao reagia á luz vermelha, tipo, acendia a luz e ela nem se mechia e quando estava activa, rodava a lampada á volta dela e ela nao reagia! So quando lhe apresentava o ratinho quente á frente é que ela começava a farejar e ia até ao rato...
Era daltónica, e com o devido respeito ela não precisava de te ver para saber que estavas ali, especialmente tão perto :twisted: . Quer o meu DB quer a minha Holbrooki acusam a luz vermelha. i.g. A minha máquina fotográfica tem um luz de aviso vermelha intermitente, que dispara assim que se prime o botão para focar e se está a utilizar flash. Pois assim que essa luz vermelha dispara ambos reagem.
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sexta ago 22, 2008 5:49 pm

Thorgarth Escreveu:
Blood_TAster Escreveu:
Não é bem assim... as lâmpadas tipo Repti glo 5.0, 8.0 ou 10.0 têm como principal missão emitirem UVB e UVAs, não tendo características, pelo cumprimento das ondas emitidas, próprias para uma iluminação completa e correcta no espectro visual normal. Têm uma luminosidade visivel muito deficiente, pelo que é aconselhável ter uma lâmpada que emita uma luz mais natural, que normalmente é conseguida através da lâmpada utilizada como Basking spot (caso emita luz) ou com a utilização de uma Repti Glo 2.0.
obrigado thorgarth :D alem de fazer bem ao animal o terrario fica com um aspecto mais luminoso e ''saudavel'', ajudando tambem depois o animal a ter a melhor precepçao do dia e noite nao?
P_R
Membro Veterano

sexta ago 22, 2008 6:12 pm

Thorgarth, ha-des experimentar com uma luz vermelha mesmo, que vais ver que eles nao tem tanta percepçao como aquela que estas a imaginar ;)
Thorgarth
Membro Veterano

sexta ago 22, 2008 6:14 pm

limao Escreveu:
Thorgarth Escreveu:
Blood_TAster Escreveu:
obrigado thorgarth :D alem de fazer bem ao animal o terrario fica com um aspecto mais luminoso e ''saudavel'', ajudando tambem depois o animal a ter a melhor precepçao do dia e noite nao?
Digamos que a visualização das cores não sofrerá tão grandes alterações. Aliás é umas das grandes razões porque quero substituir o meu set up para o DB. Neste momento tenho 8.0 e 5.0, com um mini spot e spot de aquecimento que me dão uma luz mais natural. Eu quero ver se consigo colocar se consigo colocar um conjunto de 10.0 para os UBV e 2.0 para ter uma melhor qualidade de luminusidade no espectro visual visivel.
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

sexta ago 22, 2008 7:57 pm

P_R naquele site em que dizes que compensa comprar a lãmpada com o casquilho de cerãmica eu queria saber se aquele casquilho se encaixa nalgum sitio, genero um candeeiro ou se apenas dá para estar suspenso ?
Eu ao olhar nao vi nenhum encaixe. Peço desculpa a ignorãncia
Brake
Membro Veterano
Registado: sexta jun 13, 2008 1:31 pm

sexta ago 22, 2008 8:15 pm

P_R Escreveu:

Mas o que está em questao aqui nem é isso, porque eu acredito que eles vejam muito pouco a luz vermelha, mas acredito que vejam qualquer coisa, por muito pouco que seja, e isso possa molestar alguns animais. O que esta aqui em questão é que luz infravermelha, aquilo nao me parece nada! Parece-me mais luz vermelha...
pois, eu tambem me tenho perguntado muito acerca disso, se a lampada fosse infravermelhos, nem nós (humanos) conseguia-mos ver essa luz, nao é?
Brake
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

sexta ago 22, 2008 8:19 pm

nos telemoveis tambem existiam infravermelhos para passar cenas e nao os via-mos como é óbvio, nos comandos de tv... etc. Bah deve ser uma associação manhosa do genero:

Lampada vermelha que emite calor,logo =» infravermelhos fica bem, pode ficar este nome!
P_R
Membro Veterano

sexta ago 22, 2008 9:10 pm

Romba Escreveu:P_R naquele site em que dizes que compensa comprar a lãmpada com o casquilho de cerãmica eu queria saber se aquele casquilho se encaixa nalgum sitio, genero um candeeiro ou se apenas dá para estar suspenso ?
Eu ao olhar nao vi nenhum encaixe. Peço desculpa a ignorãncia
Aquilo é um casquilho normal, so que é feito em cerâmica. Qual a duvida?

Sim brake, pelo que sei, se fosse IV apenas sentiamos o calor, como alias esta escrito na citação que coloquei -.-'

Mas no site da philips tambem existem lampadas IV. Vou tentar arranjar o grafico do espectro luminoso...
P_R
Membro Veterano

sexta ago 22, 2008 9:30 pm

NAo consegui arranjar o espectro, mas no site da philips, como lampadas Infra VErmelho so tem estas/deste tipo:

Imagem
Lâmpada halógena infravermelha de terminal duplo com revestimento Helen Gold para uso industrial. O revestimento Helen Gold faz com que se reduza a emissão de luz visível.
Imagem
Lâmpada halógena infravermelha com terminal duplo para usos industriais. Calor instantâneo, limpo e seguro. Totalmente dimerizável, longa vida útil (aprox. 5000h). O calor pode ser focado através de um refletor.
Imagem
Lâmpada halógena infravermelha de terminal duplo com filtro rubi para uso industrial. O filtro rubi faz com que se reduza a emissão de luz visível.
Friso o facto de nenhuma delas ser no formato convencional que as que estamos habituados da exoterra, todas elas tem revestimentos especiais, que devem ser bastante caros e por isso nao sao lampadas para se comercializarem a 7 euros como estamos habituados a ver, e o pior é que nenhuma delas nao emite luz visivel. Todas tem menções aos seus materiais protectores que, dizem, REDUZ a emissão de luz visivel...

Defenitivamente, luzes "IV" da exoterra nao é uma coisa que compraria para os meus animais!
8)
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”