lampadas!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Sinceramente não percebo porque ainda existem dúvidas sobre o facto de os répteis verem ou não "luz vermelha ou avermelhada". Eu não tenho qualquer dúvidas que eles conseguem visualizar este tipo de luz, até porque não acredito que os répteis que tenho, que são por enquanto apenas 2, sejam dotados de poderes especiais.
Se a questão for a reacção deles às luzes ou o impacto que uma luz vermelha tem no comportamento dos répteis tudo bem, é discutivel. Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
Se a questão for a reacção deles às luzes ou o impacto que uma luz vermelha tem no comportamento dos répteis tudo bem, é discutivel. Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm
Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminarlimao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?

<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
obrigado pelo esclarecimentoBlood_TAster Escreveu:Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminarlimao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?

-
- Membro Veterano
Não é bem assim... as lâmpadas tipo Repti glo 5.0, 8.0 ou 10.0 têm como principal missão emitirem UVB e UVAs, não tendo características, pelo cumprimento das ondas emitidas, próprias para uma iluminação completa e correcta no espectro visual normal. Têm uma luminosidade visivel muito deficiente, pelo que é aconselhável ter uma lâmpada que emita uma luz mais natural, que normalmente é conseguida através da lâmpada utilizada como Basking spot (caso emita luz) ou com a utilização de uma Repti Glo 2.0.Blood_TAster Escreveu:Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminarlimao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
Nao é bem assim, thorgarth...Thorgarth Escreveu: Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
Eu passei por uma experiencia aqui ha uns meses atras que comprova que a luz vermelha, se é vista (que acredito que sim), é muito pouco!
Havia uma cobra que so se alimentava sem ninguem em frente dela! E eu usava uma luz vermelha de presépio (yeap, daquelas pintadas por fora) e a cobra já nao me via e comia na boa ratos das pinças.

Se acendesse a luz normal da sala, ela via-me e mandava-me comer a mim o rato

E nao reagia á luz vermelha, tipo, acendia a luz e ela nem se mechia e quando estava activa, rodava a lampada á volta dela e ela nao reagia! So quando lhe apresentava o ratinho quente á frente é que ela começava a farejar e ia até ao rato...
Mas o que está em questao aqui nem é isso, porque eu acredito que eles vejam muito pouco a luz vermelha, mas acredito que vejam qualquer coisa, por muito pouco que seja, e isso possa molestar alguns animais. O que esta aqui em questão é que luz infravermelha, aquilo nao me parece nada! Parece-me mais luz vermelha...
Última edição por P_R em sexta ago 22, 2008 5:37 pm, editado 2 vezes no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm
Falando por aquilo que acontece comigo. Eu utilizo um UVB 10.0 de 24w e ilumina o terrário todo... tipo não noto praticamente diferença quando ligo ou desligo a Spot... Com as de 13w se calhar a luz será mais fraca, mas pelo menos com a de 24w o terrário fica bem iluminado.
<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
-
- Membro Veterano
Era daltónica, e com o devido respeito ela não precisava de te ver para saber que estavas ali, especialmente tão pertoP_R Escreveu:Nao é bem assim, thorgarth...Thorgarth Escreveu: Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
Eu passei por uma experiencia aqui ha uns meses atras que comprova que a luz vermelha, se é vista (que acredito que sim), é muito pouco!
Havia uma cobra que so se alimentava sem ninguem em frente dela! E eu usava uma luz vermelha de presépio (yeap, daquelas pintadas por fora) e a cobra já nao me via e comia na boa ratos das pinças.
E nao reagia á luz vermelha, tipo, acendia a luz e ela nem se mechia e quando estava activa, rodava a lampada á volta dela e ela nao reagia! So quando lhe apresentava o ratinho quente á frente é que ela começava a farejar e ia até ao rato...

obrigado thorgarthThorgarth Escreveu:Não é bem assim... as lâmpadas tipo Repti glo 5.0, 8.0 ou 10.0 têm como principal missão emitirem UVB e UVAs, não tendo características, pelo cumprimento das ondas emitidas, próprias para uma iluminação completa e correcta no espectro visual normal. Têm uma luminosidade visivel muito deficiente, pelo que é aconselhável ter uma lâmpada que emita uma luz mais natural, que normalmente é conseguida através da lâmpada utilizada como Basking spot (caso emita luz) ou com a utilização de uma Repti Glo 2.0.Blood_TAster Escreveu:Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminarlimao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?

-
- Membro Veterano
Digamos que a visualização das cores não sofrerá tão grandes alterações. Aliás é umas das grandes razões porque quero substituir o meu set up para o DB. Neste momento tenho 8.0 e 5.0, com um mini spot e spot de aquecimento que me dão uma luz mais natural. Eu quero ver se consigo colocar se consigo colocar um conjunto de 10.0 para os UBV e 2.0 para ter uma melhor qualidade de luminusidade no espectro visual visivel.limao Escreveu:obrigado thorgarthThorgarth Escreveu:Não é bem assim... as lâmpadas tipo Repti glo 5.0, 8.0 ou 10.0 têm como principal missão emitirem UVB e UVAs, não tendo características, pelo cumprimento das ondas emitidas, próprias para uma iluminação completa e correcta no espectro visual normal. Têm uma luminosidade visivel muito deficiente, pelo que é aconselhável ter uma lâmpada que emita uma luz mais natural, que normalmente é conseguida através da lâmpada utilizada como Basking spot (caso emita luz) ou com a utilização de uma Repti Glo 2.0.Blood_TAster Escreveu:Não há razão para a utilizar a menos que queiras um Spot. A lampada de UVB emite tanto UVA como UVB, como também ilumina... portanto, a menos que queiras um Spot no terrário não há necessidade de colocares uma lampada só para iluminarlimao Escreveu:tao para um DB por exemplo: 1 lampada uvb 10.0, lampada de ceramica ligada ao termostato, nao será tambem necessario uma lampada que depois emita so uva? tipo uma normal so para iluminar?alem de fazer bem ao animal o terrario fica com um aspecto mais luminoso e ''saudavel'', ajudando tambem depois o animal a ter a melhor precepçao do dia e noite nao?
P_R naquele site em que dizes que compensa comprar a lãmpada com o casquilho de cerãmica eu queria saber se aquele casquilho se encaixa nalgum sitio, genero um candeeiro ou se apenas dá para estar suspenso ?
Eu ao olhar nao vi nenhum encaixe. Peço desculpa a ignorãncia
pois, eu tambem me tenho perguntado muito acerca disso, se a lampada fosse infravermelhos, nem nós (humanos) conseguia-mos ver essa luz, nao é?P_R Escreveu:Nao é bem assim, thorgarth...Thorgarth Escreveu: Agora basta acender uma luz vermelha num ângulo de visão periférica de um réptil e vão ver que ele vai reagir de imediato.
Mas o que está em questao aqui nem é isso, porque eu acredito que eles vejam muito pouco a luz vermelha, mas acredito que vejam qualquer coisa, por muito pouco que seja, e isso possa molestar alguns animais. O que esta aqui em questão é que luz infravermelha, aquilo nao me parece nada! Parece-me mais luz vermelha...
Brake
nos telemoveis tambem existiam infravermelhos para passar cenas e nao os via-mos como é óbvio, nos comandos de tv... etc. Bah deve ser uma associação manhosa do genero:
Lampada vermelha que emite calor,logo =» infravermelhos fica bem, pode ficar este nome!
Lampada vermelha que emite calor,logo =» infravermelhos fica bem, pode ficar este nome!
Aquilo é um casquilho normal, so que é feito em cerâmica. Qual a duvida?Romba Escreveu:P_R naquele site em que dizes que compensa comprar a lãmpada com o casquilho de cerãmica eu queria saber se aquele casquilho se encaixa nalgum sitio, genero um candeeiro ou se apenas dá para estar suspenso ?
Sim brake, pelo que sei, se fosse IV apenas sentiamos o calor, como alias esta escrito na citação que coloquei -.-'
Mas no site da philips tambem existem lampadas IV. Vou tentar arranjar o grafico do espectro luminoso...
NAo consegui arranjar o espectro, mas no site da philips, como lampadas Infra VErmelho so tem estas/deste tipo:

Defenitivamente, luzes "IV" da exoterra nao é uma coisa que compraria para os meus animais!

Lâmpada halógena infravermelha de terminal duplo com revestimento Helen Gold para uso industrial. O revestimento Helen Gold faz com que se reduza a emissão de luz visível.

Lâmpada halógena infravermelha com terminal duplo para usos industriais. Calor instantâneo, limpo e seguro. Totalmente dimerizável, longa vida útil (aprox. 5000h). O calor pode ser focado através de um refletor.

Friso o facto de nenhuma delas ser no formato convencional que as que estamos habituados da exoterra, todas elas tem revestimentos especiais, que devem ser bastante caros e por isso nao sao lampadas para se comercializarem a 7 euros como estamos habituados a ver, e o pior é que nenhuma delas nao emite luz visivel. Todas tem menções aos seus materiais protectores que, dizem, REDUZ a emissão de luz visivel...Lâmpada halógena infravermelha de terminal duplo com filtro rubi para uso industrial. O filtro rubi faz com que se reduza a emissão de luz visível.
Defenitivamente, luzes "IV" da exoterra nao é uma coisa que compraria para os meus animais!