papagaio cinzento com falta de calcio?

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

sexta ago 22, 2008 11:40 pm

Pois o meu papagaio arranca as penas do peito e não sei como resolver o problema...

Ora bem, ja procurei por este forum e chego sempre as mesmas conclusões relativamente a este assunto...

Normalmente quando um papagaio arranca as penas ou é porque está stressado e apanhou o vício de arrancar as penas ou ele sofre de falta de cálcio.

Penso que não seja um papagaio stressado, pois anda sempre solto e está sempre com companhia. Para além disto é um papagaio muito calmo e amigavel (para os homens, pois na verdade é uma papagaia).

Falta pois a segunda opção, falta de calcio. Já lhe coloquei ossos de choco, mas não lhes liga a minima...

O que mais posso fazer? Que outras fontes de calcio posso utilizar?

Obrigado
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

sábado ago 23, 2008 10:31 am

Caro forista nunomiguel1

Você pode migar o osso de choco, e com o osso de choco em pó pode misturar com a comida seca, ele irá acabar por ingerir algum cálcio.

Outro método que eu utilizava, era o de comprar calcigenol na farmácia e colocar na água do bebedouro mas onde eu moro, o calcigenol deixou de ser comercializado e pessoalmente não conheço substituto, mas poderá consultar o seu veterinário que ele lhe fornecerá um substituto.

Quanto ao seu amiguinho agora deixar de ter o "vício" de arrancar as penas, acredito que o deixará de o fazer só com um colar, que o seu veterinário o ajudará a colocar.

Atenção: a falta de cálcio nos papagaios cinzentos pode provocar convulções parecidas com ataques epilépticos.

boa sorte
lmgcardoso
nunomiguel1
Membro

sábado ago 23, 2008 1:19 pm

Pois, vou optar por moer o choco e misturar com a comida.

Uma coisa curiosa que este papagaio gosta de fazer é roer ossos de frango... Não nos pode ver a comer que começa logo a abanar o comedouro (tradução - pedir comida), não descansa enquanto não lhe dermos um osso para ele desfazer.

Por isso é que acho que não tem falta de calcio, cá para mim ele ficou foi viciado em arrancar as penas...

Não o estou é a ver a andar com o tal colar... Ele arrancava aquilo tudo..

Obrigado pelas dicas
lmgcardoso
Membro Veterano
Registado: sexta fev 15, 2008 8:17 pm

segunda ago 25, 2008 6:19 pm

Caro forista nunimiguel1

O colar é preparado para os papagaios não conseguirem destruir.
Se quiser que realmente ele deixe de arrancar penas, é uma boa opção

boa sorte
lmgcardoso
nunomiguel1
Membro

segunda ago 25, 2008 9:06 pm

Pois, tenho de passar no vet, o pior é que sempre que vou ao vet com ele, sou encaminhado para as lojas de animais...

Só percebem de cães e gatos...

é verdade...
Responder

Voltar para “Aves”