Gecko Ajuda por favor =D

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

vssf
Membro Júnior
Registado: quinta ago 14, 2008 7:25 pm

sábado ago 23, 2008 4:04 pm

:arrow: Costuma-se dar pinkies às fêmeas apenas quando estas estão gravidas. De qualquer maneira o ratos que tu crias não são muito usados como alimento devido a ter bastante pêlo, o que dificulta muito a digestão. Para além disso o rato é dado de longe a longe!

:arrow: Quanto ao preço dos exemplares, varia mesmo muito. há desde 25/30 euros até às largas centenas (já vi geckos a uns milhares de euros) :twisted:

:arrow: Quanto ao terrario 120, da para fazeres 2 terrarios de 60, e já podes ter o teu casal, visto que não convêm manter o casal junto. Só é aconselhável juntar para reprodução e claro quando os animais já estiverem em condições disso (por volta dos 2 anos)

:arrow: Substrato, o papel é realmente o mais fácil de limpar e seguro. Mas há muitas alternativas, podes fazer um fundo em pedras de xisto, coladas com silicone próprio e não tóxico. Podes também fazer em argila. Podes fazer um chão em cerâmica. Existem tijoleiras com padrões bastante naturais e fáceis de limpar.

:arrow: o aquecimento depende também de como vais fazer com o substrato, mas podes usar lâmpada, tapete ou cabo. Como colocar é simples, tem de ficar num dos cantos, para criar um lado mais quente e outro mais frio.

No tópico que aqui colocaram têm um link para o caresheet que o pedro fez. Trata de o ler também.
Romba
Membro Veterano
Registado: quarta ago 06, 2008 10:07 pm

sábado ago 23, 2008 4:19 pm

é só malucos limão! :lol:
Nazgul90
Membro
Registado: sábado ago 23, 2008 11:43 am

sábado ago 23, 2008 4:48 pm

Claro que é em adulto,nao daria um pinky a um jovem,e dava recem-nascidos,sem pelo,nao daria um rato adulto a um gecko,ate porque nao tem boca pa tamanho bicho :P.
obrigadao pelas dicas a serio ;D,so nao percebi uma cena que dissest,so posso ter os dois a viver junto acima dos 2 anos?nao podem viver juntos desde que nascem(macho e femea)?
Romba
Membro Veterano

sábado ago 23, 2008 4:53 pm

nao sei se ja leste um topico que é sexo precoce Dbs. Nao sei se com os geckos tambem á assim . Mas imagina que o macho a "monta " antes de ela estar preparada fisicamente. Imagina uma miuda de 15 anos gravida pronto. É o que quero dizer. lol
Nazgul90
Membro

sábado ago 23, 2008 5:01 pm

LOL,ah ok xD,ja percebi,mas ha problema nisso?o exemplo da miuda nao e grande exemplo :P fisiologicamente tamos aptos para ter filhos,desde os 12 +/-...socialmente nos dias de hj e que nao e muito agradavel xD!mas ha milhoes de anos era normal.mas em relaçao a isto nao sei sepode provocar outros problemas secundarios :S,mas gostava de saber mais acerca disso,se nao podem realmente viver juntos desde a nascença,como tbm ja vi videos na net de geckos bebes aos molhos em cativeiro
vssf
Membro Júnior

sábado ago 23, 2008 5:04 pm

há quem os junte, mas isso já parte de cada um. há quem tenha areia, e não se preocupe de problemas de impactação.

Uma fêmea só vai estar preparada para acasalar a partir dos 2 anos. Se a juntares desde pequena ela vai passar a vida a "levar com o macho" e isso não é muito bom para ela.

Para além disso corre o risco de reproduzir mais cedo do que deveria, e isso pode provocar lhe graves problemas, inclusive a morte. Tens alias aqui no fórum um exemplo a quem infelizmente aconteceu isso.

Quanto ao juntar após 2 anos, na minha opinião deveria ser apenas para reprodução, isto é: Juntar o macho e a fêmea por um período de tempo e depois voltar a separa-los. Isto porque a o macho vai andar sempre atrás das fêmea, e como já disse é muito desgastante para ela.

Por isso se realmente queres um casal eu aconselho mesmo a teres 2 terrarios, e junta-los apenas um dia mais tarde se quiseres fazer criação. Acho que não tem lógica arriscar.
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sábado ago 23, 2008 5:05 pm

Nazgul90 Escreveu:LOL,ah ok xD,ja percebi,mas ha problema nisso?o exemplo da miuda nao e grande exemplo :P fisiologicamente tamos aptos para ter filhos,desde os 12 +/-...socialmente nos dias de hj e que nao e muito agradavel xD!mas ha milhoes de anos era normal.mas em relaçao a isto nao sei sepode provocar outros problemas secundarios :S,mas gostava de saber mais acerca disso,se nao podem realmente viver juntos desde a nascença,como tbm ja vi videos na net de geckos bebes aos molhos em cativeiro
se uma femea engravidar automaticamente o seu crescimento é interrompido, pode nao aguentar as posturas pois o seu corpo nao está preparado.
vssf
Membro Júnior

sábado ago 23, 2008 5:10 pm

Nazgul90 Escreveu:LOL,ah ok xD,ja percebi,mas ha problema nisso?o exemplo da miuda nao e grande exemplo :P fisiologicamente tamos aptos para ter filhos,desde os 12 +/-...socialmente nos dias de hj e que nao e muito agradavel xD!mas ha milhoes de anos era normal.mas em relaçao a isto nao sei sepode provocar outros problemas secundarios :S,mas gostava de saber mais acerca disso,se nao podem realmente viver juntos desde a nascença,como tbm ja vi videos na net de geckos bebes aos molhos em cativeiro
Se uma miúda de 12 anos tiver um filho nessa idade acredita que isso também não é bom para ela, e pode afectar o sistema reprodutor. Para além disso é uma comparação estranha.

Quanto ao estar em cativeiro juntos em bébés, isso é normal, para além de serem pequenos, estão num estado provisório. Isto é, estão juntos até serem vendidos. Mas quando crescem tornam se territoriais, e querem o seu espaço e lutam.

- Os machos não é aconselhável que se junte pois lutam.
- Fêmeas com machos existe o problemas de ele a desgastar. Muitas começam a deixar de comer, e ficam muito magras e subnutridas.
- Fêmeas juntas toleram-se mais, e existe bastante gente a possuir 2 ou 3 fêmeas juntas, e os machos separados.
Nazgul90
Membro

sábado ago 23, 2008 5:42 pm

Woww...vcs sao experts nisto ;D!ok,que acham de ter 2 femeas entao?
seria melhor?ou mesmo assim elas podem stressar-se?
limao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 24, 2005 2:00 pm

sábado ago 23, 2008 5:49 pm

Nazgul90 Escreveu:Woww...vcs sao experts nisto ;D!ok,que acham de ter 2 femeas entao?
seria melhor?ou mesmo assim elas podem stressar-se?
desde que tenha o espaço necessario... mas em bebes penso ser muito dificil distinguir o sexo de um gecko, acho melhor começar com dois exemplares separados e se mais tarde vir que sao duas femeas junteas, para que nao haja risco separe os exemplares ate ter certezas.
vssf
Membro Júnior

sábado ago 23, 2008 5:54 pm

A não ser que compres a um criador de confiança, e que as tenha incubado para fêmea. Apesar da probabilidade não ser 100%, é um método bastante viável.

Já agora, porquê começar com 2? (só por curiosidade)
Nazgul90
Membro

sábado ago 23, 2008 5:58 pm

porque nao gosto que os animais fiquem solitarios.convivio.e porque tenho um mede de principiante que é:
-Se começar com um e depois uns tempos mais tarde ter outro,sera que se atacam?visto que um esta a invadir o territorio do outro?
Romba
Membro Veterano

sábado ago 23, 2008 6:04 pm

eu ao dar o exemplo da adolescente quis dizer exactamente o que já referiram aqui com os geckos. Uma miuda de 12 anos fica toda deformada, mamas maiores e etc, nao interessa agora...é uma gravidez de risco e o mesmo se passa com um gecko antes dos 2 anos.
vssf
Membro Júnior

sábado ago 23, 2008 6:06 pm

Eles são territoriais de qualquer das formas, daí ter de os separar na mesma. Grande parte dos répteis são de facto animais solitários que dispensam companhia.

Eu perguntei por curiosidade, pois de inicio pensei que o teu objectivo fosse a criação, mas como depois falaste nas duas fêmeas fiquei com curiosidade. A partida não há problema de juntar as fêmeas, tens é de ter atenção a pormenores como por exemplo não juntar dois geckos de proporções diferentes, isto é uma feia bastante maior que a outra. Isso pode provocar stress na outra, e fazer como que não coma.
Nazgul90
Membro

sábado ago 23, 2008 6:20 pm

oh claro nao ha stress em matares a coriusidade :P,eu ate irei fazer criaçao mas daqui a uns anos ;D,entao voces desaconcelham de todo ter um e depois adicionar outro?ou aconcelham comprar 2 femeas de uma so vez?
sabem onde posso adquirilos,alguem que use a tecnica da temperatura para obter femeas?
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”