lampadas!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta ago 15, 2008 9:16 pm
Em tratamento de fisioterapia usam-se (agora cada vez menos) lâmpadas de infra-vermelhos com o objectivo de aquecer uma zona corporal, o que produz efeitos analgésicos e relaxantes. A luz é visível!!!
Boas pessoal... foi me dito que seria melhor luz IV porque me disseram que para um camaleao a luz significava calor... e nao havendo luz... como e o caso das ceramica... o camaleao poderia-se queimar sem se dar conta disso... que acham disso?
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
Anedota! LOOOLKevinP Escreveu:Boas pessoal... foi me dito que seria melhor luz IV porque me disseram que para um camaleao a luz significava calor... e nao havendo luz... como e o caso das ceramica... o camaleao poderia-se queimar sem se dar conta disso... que acham disso?
P_R Escreveu:Anedota! LOOOLKevinP Escreveu:Boas pessoal... foi me dito que seria melhor luz IV porque me disseram que para um camaleao a luz significava calor... e nao havendo luz... como e o caso das ceramica... o camaleao poderia-se queimar sem se dar conta disso... que acham disso?
E o que os franceses acham... :S
Em primeiro lugar, tudo o que é fonte de aquecimento queima, e por isso, seja lampada de cerâmica, lampada IV ou lampada normal SPOT deve ser protegida com rede para impossibilitar que animais trepadores entrem em contacto, portanto não é por aí.
Depois, nao é por a lampada IV emitir luz que o camaleao nao se vai chegar suficientemente perto para se queimar, até porque ja os vi varias vezes em cima de lampadas UV que emitem luz, e eles nem por isso se afastam!
Acho que isso é desculpa para gastar menos dinheiro numa IV!
Os avecs a mim nao me dizem grande coisa...
Hade-lhes mostrar que, pelo menos em Portugal se vende disto:

Depois, nao é por a lampada IV emitir luz que o camaleao nao se vai chegar suficientemente perto para se queimar, até porque ja os vi varias vezes em cima de lampadas UV que emitem luz, e eles nem por isso se afastam!
Acho que isso é desculpa para gastar menos dinheiro numa IV!
Os avecs a mim nao me dizem grande coisa...

Hade-lhes mostrar que, pelo menos em Portugal se vende disto:

se te precoupares em manter as temperaturas certas, nunca tems problemas devido á exposiçaoKevinP Escreveu:Quando falam em queimar... e relativamente ao tempo de exposicao...E ja agora... essa dos "avec's"... acho que um pouco falta de respeito... mas tudo bem...!
Brake
pois... tambem era essa a minha opiniao... fiquei confuso foi a ler aquela informacao... Mas parece me mais certo assim...
Ja agora... gostava de saber uma coisinha... as lampadas UVA/UVB tem de ficar directamente a apontar para o terrario ou podem estar de certa "escondido"... afinal vou posta-la porque se nao torna-se dificil explicar... neste caso a imagem e do terrario visto de cima...

entao e assim... a vermelho seria entao a porte superior do terrario e mesmo por baixo entao disto... teria um suporte (tracejado laranja) onde ficariam alojadas as lampadas (tracejado roxo)... que acham...??? Convem ter a luz a apontar directamente? foi uma ideia que tive...
Ja agora... neste caso o suporte acabava em relacao ao interior no mesmo sitio onde ta recortado a parte superior para ficar em rede.... e nas laterais do suporte entre o suporte e a parte superior para nao poder de forma nenhuma haver contacto tambem teria rede a toda a volta do suporte... Espero ter me feito entendido...
Ja agora... gostava de saber uma coisinha... as lampadas UVA/UVB tem de ficar directamente a apontar para o terrario ou podem estar de certa "escondido"... afinal vou posta-la porque se nao torna-se dificil explicar... neste caso a imagem e do terrario visto de cima...

entao e assim... a vermelho seria entao a porte superior do terrario e mesmo por baixo entao disto... teria um suporte (tracejado laranja) onde ficariam alojadas as lampadas (tracejado roxo)... que acham...??? Convem ter a luz a apontar directamente? foi uma ideia que tive...
Ja agora... neste caso o suporte acabava em relacao ao interior no mesmo sitio onde ta recortado a parte superior para ficar em rede.... e nas laterais do suporte entre o suporte e a parte superior para nao poder de forma nenhuma haver contacto tambem teria rede a toda a volta do suporte... Espero ter me feito entendido...

As lampadas UV tem de emitir directamente a luz, nao podendo ser "tapadas" por nada opaco e inclusivamente por objectos translucidos como o vidro!
Não obstante, tem tambem de se encontrar a menos de 30cm do SPOT onde o animal custuma posar.
Não obstante, tem tambem de se encontrar a menos de 30cm do SPOT onde o animal custuma posar.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jul 30, 2006 6:53 pm
Eu pessoalmente não gosto muito de apostas pois incorro sempre no risco de perder.k901 Escreveu:eu apostava num heat glo para a noite e numa sun glo halogen para de dia!!!
Mas em relação ás lampadas que escolhes-te, o que ganhavas com isso?
Tipo tinhas de ter uma Heat Glo (Infra Vermelhos) para a noite, uma Sun Glo Halogen (Spot / UVA) e terias de ter a UVB...
Ora bem, em relação à lampada de ceramica, a Heat Glo não só tem um tempo de vida muito menor como ainda corres o risco de stressar o animal com is IV, já para não falar da fragilidade duma relativamente à outra. Relativamente à Sun Glo Halogen mais não é que uma simples lampada de spot. Lampada essa que podes comprar de marca branca por 1/3 do preço e faz exactamente o mesmo.
Ora bem, na minha perspectiva, metia uma lampada de ceramica, que dá para o dia e para a noite, tem maior duração de vida, não tem efeitos negativos no animal (desde que protegida claro) e é mais resistente a possiveis incidentes e metia a lampada de UVB no local onde o animal passasse mais tempo... a Spot apenas teria de meter se achasse deveras necessário... ou seja, sair-me-ia bem mais barato, principalmente se tivermos em conta a longo prazo...

<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
O problema seria mesmo a falta de uma lâmpada tipo "full spectrum" para uma luminosidade natural, que para a observação de um animal como o camaleão até que é importante...
Imaginem estarem a observar um pardalis todo colorido sobre apenas uma lâmpada de UVB?!?!

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>