A Filosofia em Portugal e os Direitos dos Animais
O mais moderno e dinâmico sector da comunidade filosófica portuguesa tem tido o louvável papel de, ao estimular a reflexão e a discussão crítica, argumentativa e absolutamente rigorosa dos muitos problemas, teorias e argumentos da filosofia, estabelecer a ligação que a filosofia incontornavelmente tem e deve ter com o mundo a que se reporta e em que vivemos, e com os muitos problemas que, nos mais diversos domínios, se nos apresentam e que queremos e devemos resolver. A Ética, nomeadamente a Ética Aplicada, é um desses casos.
Uma geração nova de filósofos - na sua maioria, brilhantes estudantes de mestrado e de doutoramento em universidades portuguesas e estrangeiras - tem atribuído uma grande atenção aos problemas da ética aplicada, nomeadamente às questões relativas à ética do tratamento dos animais não-humanos e a questões como a importância moral destes e os direitos que estes possam ou não ter.
Dando continuidade a um trabalho científico admirável e de extrema importância para a afirmação e credibilização da até aqui pobre filosofia portuguesa, esta nova geração de filósofos, reunida no Centro para o Ensino da Filosofia da Sociedade Portuguesa de Filosofia, preparou um manual de filosofia para o 10.º ano, "A Arte de Pensar". Este manual é um trabalho de grande excelência e utilidade na abordagem e explicação dos diversos domínios da filosofia, sempre procurando estimular o pensamento crítico e visando preparar os estudantes do 10.º para uma argumentação filosófica séria e rigorosa mas clara e perfeitamente acessível, estando ainda incluídos capítulos referentes a dois dos maiores problemas de ética aplicada, nomeadamente os direitos dos animais e o problema da pobreza absoluta e da fome.
Com autores como Desidério Murcho, Pedro Galvão, Célia Teixeira, Aires Almeida, António Paulo Costa e Paula Mateus, "A Arte de Pensar" é um manual a todos os títulos recomendável, que, entre muitas outras vantagens, levará aos estudantes de filosofia do 10.º ano a ideia certa de que a filosofia se refere a problemas reais que precisam de respostas sérias e passíveis de serem convenientemente adoptadas. É também isso que é exposto e proposto no capítulo sobre Direitos dos Animais. Saiba mais sobre este manual em http://www.criticanarede.com/artedepensar/. Já agora, não deixe de visitar a Crítica: Revista de Ensino e Filosofia, em www.criticanarede.com e, em especial, a sua secção de Ética, em http://www.criticanarede.com/artedepens ... etica.html.
A Filosofia em Portugal e os Direitos dos Animais
Moderador: mcerqueira