Aposto que quando chegam a casa os vossos cães saltam-vos para cima "muito contentes" de vos ver certo? Bem isto mostra que quem manda é o cão, e ele não está a saltar de alegria por o ver, mas sim porque tem uma energia acumulada frustrada que precisa de deitar cá para fora e para assumiar um papel domintante perante o dono.
A comida também é importante, quantas vezes alimentam o vosso cão antes de o próprio dono comer? E dão comida quando o cão está calmo ou quando ladra para pedir? Mais uma vez se assim for ele é o lider. Estes são pontos que contam muito, dêm comida somente quando o cão está de mente tranquila, ele tem de esperar pela sua vez.
As brincadeiras que já falámos aqui, nunca o deixem ganhar ou acabar o jogo quando ele quer, muito menos quando ele trouxer muito amoroso a sua bola preferida e a deixe caida aos seus pés, é irresistivel não é? Mas tem de se controlar, os jogos as brincadeiras começam quando o lider quiser.
Como é que acorda?? Por si próprio ou quando o cão o vai chamar ou lhe dá com a pata e beijinhos? Quando se levanta vai logo cumprimentar o cão? Uma vez mais ele é o lider nesta situação.
A passear, isto é muito importante, passear é onde eles gastam mais energias no qual é mais facil exegir-lhes uma papel calmo submisso, quantos donos deixam os vossos cães passarem a porta á vossa frente? e levam os vossos yorkies á frente ou numa trela extensivel ou numa simples trela de 3 cm á qual puxam que nem uns loucos, pensam que é por ele estar excitado, ou ser muito eléctrico e está contente por sair á rua? Não é mesmo porque ele é que lidera o vosso passeio, ele vai á frente para liderar a sua matilha(neste caso o dono)
Estes são alguns dos pontos que achei importantes, como disse isto ajudou-me muito a mostrar á minha cadela quem é que manda, EU. Hoje em dia quando saiu á rua ela espera por mim e vai sempre ao meu lado, não me ultrapassa, ela sabe quem lidera o passeio. Isto por outro lado é muito bom, pois se acontencer alguma coisa ela vem ter comigo para resolver, não vai ficar em panico ou fazer algum disparate. O acordar também é pois eu acordo quando me apetece não é ela o meu despertador, eu cumprimento-a quando me apetece não quando ela quer..igualmente para a comida e vice versa.
Li muitos livros, vi muitos filmes para aprender a lidar com estas e outras situações, espero ter ajudado