CRUELDADE EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

quinta mai 22, 2003 5:34 pm

Todos os anos, milhares de novos cosméticos, produtos de limpeza e de higiene pessoal são lançados no mercado. Potencialmente, muitos deles foram testados em animais em vários estágios do seu desenvolvimento. Antes de aparecerem nas estantes do seu supermercado, esses produtos passam por um longo e complexo processo de experiência que deixam milhões de animais mutilados, queimados, envenenados e expostos à ação de gases em testes ultrapassados e desnecessários.

Os fabricantes alegam que os testes garantem a segurança de seus produtos utilizados em circunstâncias normais ou em caso de algum acidente, como a ingestão dos mesmos. O verdadeiro interesse, no entanto, é limitar a responsabilidade da companhia perante um possível caso de ação judicial movida por um consumidor.

Produtos comprovadamente tóxicos que foram testados em animais são regularmente introduzidos no mercado. Não importa a quantidade de testes aplicados em animais; isso não altera o fato de que muitos desses produtos são danosos se ingeridos ou se utilizados inadequadamente. Além disso, muitos desses produtos não fornecem informações sobre os tratamentos efetivos em casos de danos de saúde. Eles se limitam a indicar a toxidade e é só.

Em 1998, a Inglaterra decretou a proibição de testes em animais no processo de fabricação de cosméticos. É um importante passo no caminho da libertação daqueles que nada fizeram para merecer tamanha crueldade.

"O que eu penso da vivissecção é que se as pessoas acham que têm o direito de tirar a vida ou arriscar a vida de seres viventes para o benefício da maioria, então não haverá limite para a sua crueldade."

Leo Tolstoi (Escritor)


TESTE DRAIZE

É utilizado para medir a ação nociva dos ingredientes químicos encontrados em produtos de limpeza e em cosméticos. São observadas as reações causadas à pele e aos olhos de animais.

Em testes para a irritação dos olhos, os produtos são aplicados diretamente nos olhos dos animais conscientes. Durante o período do teste que normalmente dura uma semana os animais podem sofrer de dor extrema e mutilação; geralmente ocorre a cegueira. Para prevenir que os bichos arranhem os olhos, são imobilizados em suportes, de onde somente as suas cabeças se projetam. É comum que seus olhos sejam mantidos abertos permanentemente através de clips de metal que seguram as suas pálpebras. O teste normalmente causa danos irreparáveis aos olhos dos animais, deixando-os ulcerados. No final do período eles são mortos para averiguar os efeitos internos das substâncias experimentadas.

O teste Draize para a irritação da pele consiste em imobilizar o animal enquanto substâncias são aplicadas em peles raspadas e feridas (fita adesiva é pressionada firmemente na pele do animal e arrancada violentamente; repete-se esse processo até que surjam camadas de carne viva).

Os coelhos são os animais mais utilizados nos testes Draize porque são baratos e fáceis de manusear. Seus olhos grandes facilitam a observação dos resultados.


No entanto, os olhos de coelho são um modelo pobre para os olhos humanos:


a espessura, estrutura de tecido e bioquímica das córneas do coelho e do humano são diferentes;
coelhos têm dutos lacrimais mínimos (quase não produzem lágrimas);
resultados de testes são sujeitos às interpretações ambíguas; o que aparenta ser um dano grave para um técnico pode parecer brando para um outro

"Pergunte para os vivisseccionistas por quê eles experimentam em animais e eles responderão: "Porque os animais são como nós". Pergunte aos vivissecccionistas por quê é moralmente 'OK' experimentar em animais e eles responderão: "Porque animais não são como nós". A Experimentação animal apoia-se em contradição de lógica."

Professor Charles R. Magel (1920)

TESTE LD 50

Abreviatura do termo em inglês Lethal Dose 50 Percent (dose letal de 50%). É o teste para detectar qual quantidade da substância que matará a metade do grupo de animais, num tempo pré-determinado, se ingerida ou inalada forçadamente ou, então, exposta de alguma maneira. Criado em 1920, o teste serve para medir a toxicidade de certos ingredientes.

Cada teste LD-50 é conduzido por alguns dias e utiliza 200 ou mais animais. Durante o período de teste, os animais normalmente sofrem de dores angustiantes, convulsões, diarréia, supuração e sangramento nos olhos e na boca. No fim do teste, os animais que sobreviem são sacrificados.

Anualmente, cerca de 4 a 5 milhões de animais nos EUA são obrigados a inalar e a ingerir (por tubo que é inserido na garganta) loções para o corpo, pasta dental, amaciantes de roupa e outras substâncias potencialmente tóxicas. Mesmo quando o LD-50 é usado para testar substâncias claramente seguras, é praxe buscar a concentração que forçará a metade dos animais à morte. Assim os animais têm de ser expostos a exorbitantes quantidades da substância, proporcionalmente impossíveis de serem ingeridas acidentalmente por um ser humano.



Esse teste prova ser ineficaz porque os resultados variam muito dependendo da espécie de animal utilizado. Um prognóstico seguro da dose letal para os humanos é impossível de ser detectado. Por exemplo: a sacarina (adoçante artificial) provoca câncer na bexiga dos ratos, mas não na dos humanos por causa da diferença nas características urológicas. Ademais, estudos clínicos e epidemiológicos têm demonstrado que as reações a diferentes substâncias entre os humanos também podem variar entre os homens e as mulheres, adultos e crianças e entre os membros de diferentes grupos étnicos. Se essas variações podem ocorrer entre os próprios humanos, como é possível um modelo animal servir de base para qualquer comprovação científica?


Existem várias alternativas para o experimento animal:


simulações por computador


utilização de culturas de células (in vitro) para estudos de toxicidade e irritação


utilização de olhos humanos dos bancos de olhos ou das membranas de ovos de galinha


utilização de tecido humano: o laboratório Pharmagene, na Inglaterra, vem desenvolvendo a técnica de estoque de tecidos humanos retirados durante a biópsia ou algum tipo de tratamento de pacientes hospitalizados


voluntários humanos



Adicionalmente, os fabricantes podem simplesmente utilizar:


ingredientes sabidamente seguros
ingredientes orgânicos ou naturais
rótulos apropriados indicando a toxicidade

O que você pode fazer:
Ligue para o central de atendimento (número do telefone nos rótulos) dos fabricantes de produtos que você utiliza no seu dia-a-dia. Indague sobre o teste de animais em seus laboratórios. Caso positivo, faça-o saber da sua indignação e diga que você deixará de adquirir seus produtos. A opinião dos consumidores é vital para a mudança de política dos fabricantes.


Algumas imagens INRRACIONAIS

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... empele.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... atorio.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... raize1.gif

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... entina.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... ld50_1.gif

http://www.suipa.org.br/portal/crueldades/pigs2.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... atorio.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... rado_4.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... rado_3.jpg

http://www.suipa.org.br/portal/crueldad ... rado_2.jpg


VAI, BATAM PALMAS, TEMOS AQUI O SER MAIS INTELIGÊNTE DA TERRA !!

:evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

sábado jun 07, 2003 3:08 pm

olá, concordo perfeitamente contigo. é uma crueldade usarem animais para testar os produtos que são fabricados. aqui ha tempos saiu um artigo muito interessante na revista "jornal dos animais" que refere algumas das marcas que fazem testes em animais. Assim que encontrar a revista digo qual é o numero para que quem estiver interessado possa dar uma vista de olhos. bjokas 8)
SoniaWild
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

sábado jun 07, 2003 9:51 pm

Eu já começei a fazer algo há algum tempo, sempre que possível compro cosmeticos não testados em animais, alias é sempre dá mesma marca.

Agora se alguém podesse divulgar uma lista segura e actual de empresas/marcas conhecidas que não usam, nem trabalham com empresas que testam os seus produtos em animais era mais uma maneira de os ajudar.
Digo segura porque há empresas que dizem não testarem os seus produtos em animais, mas encomendam esses teste a outras empresas e porque tb por vezes há empresas que voltam aos testes e outras que vão deixando isso.
De lembrar se não estou em erro, que dentro de poucos anos essas torturas na UE já não seram permitidas, mas a importação de tais produtos continuára legal.

Força.
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
Cat_Gold
Membro
Mensagens: 183
Registado: segunda mai 05, 2003 5:34 pm

domingo jun 08, 2003 5:19 pm

Está aqui uma lista que o Acab deu sobre empresas que fazem testes em animais:

http://www.lpda.pt/01campanhas/listagem_empresas.htm

A COLGATE (paste de dentes) também faz testes em animais :evil: ....
SoniaWild
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

domingo jun 08, 2003 8:31 pm

Cat_Gold Escreveu: Está aqui uma lista que o Acab deu sobre empresas que fazem testes em animais:

http://www.lpda.pt/01campanhas/listagem_empresas.htm

A COLGATE (paste de dentes) também faz testes em animais :evil: ....
Fluocaril!

Mas há aqui uma coisa que me esta a meter confusão: "Johnson & Johnson (Neutrogena, Clean & Clear, Renova, Aveeno)", a Johnson & Johnson além de ser uma empresa de cosmeticos também representa outras empresas na europa.
O caso da Renova foi o que mais me espantou, a Renova aqui ao meu lado (Torres Novas) tem recebido prémios relacionados com a conservação do ambiente, de lembrar que a renova usa a nascente do rio Almonda e há uns anos atrás o rio ficava da cor dos guardanapos!! Hoje em dia a Renova tem um plano de conservação e protecção ambiental dos melhores do nosso pais e da europa e mais, eles fazem papel! e tenho colegas a trabalhar lá e animais só se for algum animal de duas patas que fala!!
Em relação a Neutrogena, consultas outros sites (não portugueses) e aparece como uma das empresas a anti-teste em animais.

Mas claro aquele champom da Johnson & Johnson para crianças "que não pica nos olhos", para isso causou de certo a cegueira a muitos coelhos.
Desculpa-me mas esta lista não me parece muito corecta.
E será mais facil divulgar empresas que não fazem teste, pois a elas podemos recorrer.

E a Dove? encontrei uma vez um site a mostrar o que" 1/4 de leite hidratante" podia fazer aos animais...

Vou continuar a minha pesquisa.

Já volto
Última edição por SoniaWild em domingo jun 08, 2003 8:50 pm, editado 1 vez no total.
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
SoniaWild
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

domingo jun 08, 2003 8:42 pm

Já voltei!
e encontrei mais uma lista de empresas que usam animais.
é claro que não sabemos se é 100% correcta

http://pwp.netcabo.pt/0218166201/animais/index2.htm
http://pwp.netcabo.pt/0218166201/animais/lista.htm

Produtos para animais
Iams Eukanuba

Produtos de alimentação
Crisco, Eagle Snacks, Folgers, Hawaiian Punch, Jif, Millstone Coffee, Olean/Olestra, Pringles, Puritan Oil, Primex, Whirl, Frymax, Sunny Delight, Tender Leaf Tea

Águas de colónia
Giorgio, Hugo Boss, Laura Biagiotti-Roma, Old Spice, Red, Venezia, Wings

Produtos desodorizantes
Old Spice, Secret, Sure

Fraldas e higiéne de bebé
Baby Fresh, Kid Fresh, Luvs, Pampers, Wash-a-Bye Baby

Produtos para cuidado de cabelo
Head & Shoulders, Ivory, Pantene, Pert, Physique, Prell, Vidal Sassoon, Rejoy/Rejoice, Mediker

Produtos de higiéne feminina
Always, Attends, Tampax

Produtos para o cuidado da pele
Clearasil, Clearstick, Cover Girl, Max Factor, Noxzema, Oil of Olay, Camay, Coast, Ivory, Safeguard, Zest

Produtos de higiéne oral
Cloraseptic, Crest, Fasteeth, Fixodent, Gleem, Scope

Produtos de limpeza doméstica
ACE, Ariel, Biz, Bold, Bounce, Cascade, Cheer, Cinch, Comet, Dash, Dawn, Downy, Dreft, Dryel, Era, Fairy, Febreze, Gain, Ivory, Ivory Snow, Joy, Mr. Clean, Orvus, Oxydol, Solo, Spic & Span, Swiffer, Tide, Top Job, Viakal,

Medicamentos sem receita médica
DayQuil, Metamucil, NyQuil, Pepto-Bismol, Percogesic, Sinex, ThermaCare, VapoRub, Vicks

Medicamentos com receita médica
Actisite, Asacol, Brontex, Dantrium, Didronel, Macrodantin, Peridex, Ultradol, Zebeta, Ziac
Última edição por SoniaWild em domingo jun 08, 2003 8:59 pm, editado 2 vezes no total.
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
SoniaWild
Membro
Mensagens: 130
Registado: quarta jun 19, 2002 12:45 pm
Contacto:

domingo jun 08, 2003 8:45 pm

http://www.aila.org.br/Testes.htm

As empresas listadas abaixo, não testam seus produtos em animais! Na hora de consumir e comprar, vamos dar preferência à um produto digno e livre de sofrimentos:

- Almay ( Revlon )
- Amitée Cosmetics, Inc.
- Aramis, Inc. ( Estée Lauder )
- Avon · Carlson Laboratories
- Chanel, Inc.
- Christian Dior
- Clarins of Paris
- Clinique Labs.
- Donna Karan Beauty Co. (Estée Lauder) - Garnier (L'Oreal)
- Gucci Parfums (Wella)
- Lancôme
- L'Oreal (Cosmair,Maybelline*,Lancôme)
- Nivea ( Beiersdorf )
- Norelco
- Ralph Lauren Fragances
- Revlon
-Victoria Secrets
- Lady Mitchum
- Mitchum
- Tom's of Maine

Perfumes
Aramis, Avon, Bath & Body Works, Beautiful, Chanel, Charlie, Crabtree & Evelyn, Garden Botanika, Liz Claiborne, Tommy, Tommy Girl, Victoria's Secret, White Linen

Para Cabelos
Agree, Aveda, Bath & Body Works, Body Shop, Citré Shine, Flex, Freeman, Hälsa, Jheri Redding, John Paul Mitchell Systems, Revlon

Higiene
Natracare, Seventh Generation

Cuidados Orais
Care Lavoris, Tom's of Maine, Topol Tooth Polish

Cuidados com a Pele
Almay, Aubrey Organics, Avon, Basis, Bobbi Brown, Body Shop, Clinique, Estée Lauder, Jane, M.A.C., Origins, Revlon, Ultima II

Sabonete
Basis, Bath & Body Works, Body Shop, Garden Botanika, San Francisco Soap Com
Mostra-me o teu cão e saberei quem és. (Henri de Montherlant.)
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

domingo jun 22, 2003 1:56 pm

oi pessoal. eu sei que disse que ia procurar a revista com o artigo sobre as marcas que fazem testes em animais, mas fartei me de procurar e não encontrei a revista. esta semana vou escrever para o "jornal dos animais" a pedir se podiam fazer outra reportagem como aquela e até mais completa. Vão comprando a revista afinal nunca é demais aquilo que fazemos pelos nossos animais. :roll: :roll: :roll: :roll:
RuteMartins
Membro Veterano
Mensagens: 325
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm
Localização: Lady(indefenida),bianca basset hound

domingo jun 22, 2003 3:10 pm

oi,
Gostava de saber o que se pode fazer contra aos testes de produtos feitos em animais, Acho isso uma tortura :( :evil: :evil: , será que baixos assinados resultam??
:oops:
Bigado

Ass:Rute
CasadeAnaval
Membro Veterano
Mensagens: 8292
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 22, 2003 11:05 pm

hmmm....

Notem que a Iams por ex, que está nessa lista faz testes em animais porque é.... uma marca de rações para cão...

Vamos com calma. Nao protestem por protestar...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Dreedze
Membro Júnior
Mensagens: 36
Registado: quarta mar 12, 2003 12:18 am

domingo jun 22, 2003 11:53 pm

Ola...

-Infelizmente estas situaçoes sao o tipo de realidades que nos assombram todos os dias.........
ma muito felizmente esta realidade parece estar a mudar aos poucos e com muita paciencia iremos conseguir que os nossos amigos animais deixem de ser vitimasd da vaidade e do bem estar de muitas pessoa....

*-*-*-*-*-*-*-**-*-*-*-*- Lutaremos pelos amnimais-*-*-*- :evil:
omega2
Membro Veterano
Mensagens: 1207
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

terça jun 24, 2003 2:50 pm

oi amantes dos animais. Estive aqui a ver as mensagens e concorod com o casadeanaval. temos que ter calma pois com acçôes precipitadas perdemos a razao. Outra coisa, acho que a melhor maneira de protestar contra o uso de animais em testes quimicos, é deixar de comprar produtos dessa mesma marca. Há uma empresa que faz os testes em computadores em vez de utilizarem animais. è uma empresa de produtos para higiene pessoal e de produtos para a casa. Chama se Amway. fikem bem. jokas
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”