Tenho 3 cães, com mais de 20kg, que estão vacinados, desparasitados, licenciados e segurados estando 2 deles treinados (estou em vias de treinar 3º). Passeio-os com trela e ando sempre munida de sacos de plástico para apanhar os seus dejectos, embora passe a vida a tropeçar nos dejectos dos outros. Sempre que os passeio tenho em consideração que nem todos apreciam cães, alguns têm medo deles, que existem crianças e se podem magoar devido às suas brincadeiras, enfim, uso de todas as cautelas para não incomodar ninguém, estar dentro da lei e evitar problemas. Confesso que por vezes o stress é grande...
Ora, ontem, e tendo em conta todo o acima exposto e que para mim é prática corrente, ao passeá-los, um deles, apesar de estar com a trela, cheirou ao de leve um senhor que ali passava e que prontamente começou a disparar impropérios. Eu, tentando manter a calma – o que nem sempre é fácil - pedi muitas desculpas, justifiquei que o cão estava com a trela, que nem faz mal a ninguém, etc. etc. o senhor retorquiu de imediato, invocou a lei e disparou:
_”Está com trela mas não tem açaimo, a lei obriga os cães a andarem com açaimo. Tem havido imensos problemas com cães desses que se atiram aos cães pequenos” - e aponta para a minha golden.
Acreditem, esta é a versão light da linguagem do tal senhor...
Resolvi que o melhor era dar-lhe razão (até porque a tinha, é verdade que a lei obriga os cães a andarem de açaime) e sair dali para fora para evitar mais vernáculo.
Açaime à parte, temos a questão dos cães pequenos. Os tais que como são pequenos, não fazem mal a ninguém e que até podem andar soltos e virem atazanar a vida de quem passeia cães “grandes” (potencialmente perigosos como o golden ) e que cumpre exaustivamente as leis dos homens e da consciência. para esses parece que a lei é omissa. Para esses, não é exigido o uso de açaime nem de trela porque, enfim, são pequenos e nada ameaçadores, apesar de serem na sua maioria, cães bastante agressivos e rebeldes.
Este é apenas um dos muitos episódios que tenho passado pelo facto de ter “cães grandes e potencialmente perigosos”(?). Já me aconteceu estar com o saquinho a apanhar os dejectos dos cães e ter transeuntes a vociferarem impropérios por causas dos dejectos dos outros, que os donos não apanham ou que apesar de terem donos andam por ai ao deus dará, mas como eu estou a apanhar e estou mesmo ali a jeito, sou eu que oiço por todos.
Desculpem-me o desabafo e a extensão do texto.
Vou já comprar os tais açaimes