A irresponsabilidade pode ser maior??

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

terça ago 26, 2008 3:22 pm

Olá!!

Não sei se conhecem o programa Hospital dos Animais, que dá na sic mulher...
Eu sempre que posso vejo, adoro ver aquele programa!!

Enfim...
Hoje deu e eu estive a ver e uma das histórias era sobre uma gata com um problema na cauda!!

A dona chegou à clínica e começou por dizer:
-Acho que a minha gata tem a cauda partida!! Ela tem a cauda mole e não a levanta...

Quando o veterinário e o apresentador do programa lhe perguntaram à quanto tempo estava a gata assim com a cauda, a senhora responde qualquer coisa deste género:
-Não sei, ela costuma andar na rua, andou uns dias desaparecida e quando voltou vinha assim com a cauda... Eu penso que seja partida porque ela anda sempre metida em lutas com outros gatos e com as rapozas que andam nas trazeiras do meu quintal...

O veterinário perguntou-lhe se era frequente ela sair assim de casa e a dona respondeu, toda contente, que sim e voltou a frisar que a gata era uma rufia e que andava sempre metida em lutas com outros animais...

Enfim...
O veterinário resolveu anestesiar a gata para lhe fazer todos os exames necessários e para a poder tratar sem ela sentir dor...
Tiraram raio-x à cauda e viram que esta tinha sido puxada com tanta violência que dois ossos estavam completamente separados...
Raparam-lhe a cauda para a poder tratar e descobriram que a cauda tinha sido puxada por outro gato, numa luta, e que estava bastante infectada... O veterinário esteve a ver a zona da cauda que tinha sido separada e, através da temperatura e do cheiro, descobriu que estava morta, tinha cancrena!!
Conclusão... Tiveram de amputar metade da cauda à gata!!

Uns dias mais tarde o apresentador foi fazer uma visita à gata, já em casa, e perguntou, à dona, como estava ela a reagir... A senhora, toda orgulhosa, responde:
-Ela está normal, como se nada tivesse acontecido... A única diferença é que agora é uma gata com uma cauda mais curta!!
E continua...
-Ela envolve-se em muitas lutas e chegava várias vezes com o rabo ferido... Agora, com metade do rabo, já não é tão fácil, para os outros animais, agarrá-la... por isso, acredito que daqui para a frente ela será uma rufia ainda maior :!:

:o

E eu fico...
Alguma vez eu deixava que a minha gata saísse novamente à rua?? Ainda mais sabendo que é uma gata territorial e que se envolve fácilmente em lutas podendo ferir-se novamente :o

Digo...
Fiquei chocada... Não percebo estas pessoas, juro que não :roll:
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
cathypt
Membro Júnior
Registado: quarta jul 23, 2008 2:30 pm
Garfield - Europeu Comum (adopta-me?)
e mais uns tantos em co

terça ago 26, 2008 3:45 pm

Boa tarde.

Também costumo ver Hospital dos Animais (sempre me ajuda a saber mais umas coisitas sobre animais :)). Por acaso não vi esse programa mas choca-me a quantidade de animais maltratados e abandonados que passam por aqueles hospitais :cry: . Ainda ontem passou um episódio em que um dos casos eram duas pitons abandonadas e doentes :| .

Voltando ao tema (gatos é claro): já não é a 1ª nem 2ª vez que se vê passar nesse programa ( e em muitos outras situações) em que os doninhos deixam os gatos passear pela rua á vontade do freguês. Se ainda fosse num quintal ou com supervisão, mas assim? E depois queixam-se que os gatos têm ossos partidos, que têm feridas ou que não voltaram para casa depois da sua expedição. Enfim, o que fazer :roll:
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

terça ago 26, 2008 4:05 pm

Eu também vejo esse programa sempre que posso.
Para quem esteja interessado, o mesmo dá na Sic Mulher, creio que todos os dias, por volta das 18h.

Ontem à tarde vi esse episódio (provavelmente hoje deu em repetição) e fiquei petrificada com a normalidade com que aquela rapariga falava sobre o facto da sua gata andar sempre na rua e sempre envolvida em brigas que lhe causam sempre ferimentos e nesta última vez custou-lhe metade da cauda!!! :o

Tendo em conta que a cauda num gato, não é propriamente estética, implica o seu equilíbrio, é algo extremamente grave, já para não falar dos restantes perigos a que aquele animal está exposto.

Muito me admirou o veterinário não ter alertado aquela rapariga, dos perigos de ter um gato a vaguear pelas ruas! Ainda que seja um programa de TV e por isso ter de haver um maior cuidado com o que se diz, é precisamente por ser na TV que se devia alertar as pessoas para estes perigos, ainda para mais com um exemplo como aquele...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 26, 2008 6:14 pm

Em Inglaterra os gatos andam a vaguear nas ruas. Aliás, não é propriamente nas ruas, é entre quintais. A filosofia de vida é bem diferente da nossa. É lógico que no centro de Londres os gatos não vagueiam, mas levam uma vida perfeitamente feliz nas zonas de moradias. Se um Inglês lesse este tópico ía pensar que os doidos são vocês.
A gata dos meus pais tem a vida de qualquer gato Inglês. E se morasse lá, os meus também seríam britânicos, certamente.

Não me parece ter nada a ver com irresponsabilidade, parece-me mais respeitar o gato por aquilo que ele é. Já sei, os acidentes, as lutas, as mil e uma possibilidades de desastres, opiniões.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça ago 26, 2008 7:33 pm

Também já vi esse mesmo episódio e pensei o mesmo, Moreirinha.

Lumaria, eu compreendo o seu ponto de vista, mas neste caso a gatinha é uma rufia, a dona tem essa consciência e continua a deixar a gata sair para a rua, sabendo de antemão que a sua gata irá voltar a envolver-se e brigar com outros gatos.
LuMaria Escreveu: Não me parece ter nada a ver com irresponsabilidade, parece-me mais respeitar o gato por aquilo que ele é. Já sei, os acidentes, as lutas, as mil e uma possibilidades de desastres, opiniões.
Eu respeito as minhas miúdas, mas esse respeito também engloba protegê-las e garantir que nada lhes aconteça.
Respeito a sua opinião, mas se fosse comigo eu não permitia que ela voltasse a sair.
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

terça ago 26, 2008 7:33 pm

Também já vi esse mesmo episódio e pensei o mesmo, Moreirinha.

Lumaria, eu compreendo o seu ponto de vista, mas neste caso a gatinha é uma rufia, a dona tem essa consciência e continua a deixar a gata sair para a rua, sabendo de antemão que a sua gata irá voltar a envolver-se e brigar com outros gatos.
LuMaria Escreveu: Não me parece ter nada a ver com irresponsabilidade, parece-me mais respeitar o gato por aquilo que ele é. Já sei, os acidentes, as lutas, as mil e uma possibilidades de desastres, opiniões.
Eu respeito as minhas miúdas, mas esse respeito também engloba protegê-las e garantir que nada lhes aconteça.
Respeito a sua opinião, mas se fosse comigo eu não permitia que ela voltasse a sair.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça ago 26, 2008 9:43 pm

E alem de os deixarem sair tambem lhes dao leitinho de vaca :P como se ve em filmes... mas o facto de ser a filosofia deles, com tanta informacao que existe de como se pode dar uma vida de liberdade condicionada, nao ha necessidade de os deixar a ponto de se "embrulharem em lutas" e continuarem na mesma vida... como se nada se tivesse passado ate ao dia em que e de vez!!!

As minhas gatas, mesmo antes de eu as ter confinadas so ao meu jardim desde a colocacao da cerca electrica, eu ja anteriormente, apesar de as deixar andar de quintal em quintal (3 contiguos) tinha-as sob vigilancia apertada e treinadas a virem para casa a mesmo hora de todos os dias e na eventualidade de me acontecer algo do genero como a moreirinha relatou, entao nunca mais saiam...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
frias77
Membro Veterano
Registado: segunda set 10, 2007 3:25 pm

quarta ago 27, 2008 8:44 am

As filosofias de vida são diferentes, mas se fosse comigo só deixaria esta gata ir à rua com a minha supervisão... o que aconteceu foi grave e sabendo-se se antemão que a gata é rufia os cuidados deveriam ser maiores. Esta é só a minha opinião, de uma pessoa que actualmente não tem gatos mas que cresceu rodeada deles....
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta ago 27, 2008 12:56 pm

leonildecarvalho Escreveu:E alem de os deixarem sair tambem lhes dao leitinho de vaca :P como se ve em filmes... mas o facto de ser a filosofia deles, com tanta informacao que existe de como se pode dar uma vida de liberdade condicionada, nao ha necessidade de os deixar a ponto de se "embrulharem em lutas" e continuarem na mesma vida... como se nada se tivesse passado ate ao dia em que e de vez!!!
Leitinho de vaca só faz mal aos animais intolerantes. Remember? Não é um niquinho aqui ou ali que vai prejudicar os bichanos.

A minha opinião sempre foi a mesma. Gatos gostam de rua, caça, brigas. Isso é a vida correcta de um gato. A nossa sociedade transformou-os em meros peluches de casa. Lamento, mas não é para mim o correcto. Os gatos nunca serão domesticáveis como o cão, a não ser os fabricados que de gato pouco têm. Um gato não é a famosa bolinha de pelo, é um caçador nato construído para caçar. A Natureza foi muitissimo generosa com esta sua criatura.
Esta é apenas a minha opinião. E a esta altura do campeonato não vejo modos de a mudar :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta ago 27, 2008 10:19 pm

LuMaria Escreveu:
Leitinho de vaca só faz mal aos animais intolerantes. Remember? Não é um niquinho aqui ou ali que vai prejudicar os bichanos.
E quem disse o contrario :? :?:
LuMaria Escreveu: A minha opinião sempre foi a mesma. Gatos gostam de rua, caça, brigas. Isso é a vida correcta de um gato. A nossa sociedade transformou-os em meros peluches de casa. Lamento, mas não é para mim o correcto. Os gatos nunca serão domesticáveis como o cão, a não ser os fabricados que de gato pouco têm. Um gato não é a famosa bolinha de pelo, é um caçador nato construído para caçar. A Natureza foi muitissimo generosa com esta sua criatura.
Esta é apenas a minha opinião. E a esta altura do campeonato não vejo modos de a mudar :wink:
E uma verdade que se aplica de igual modo aos canideos que gostam da liberdade, cacar e lutar e no entanto quem os tem, por ser um dono responsavel nao os deixa vadear...nem lutar :arrow: mesmo lutar, e cacar, so mesmo os dos cacadores. Logo, e realmente uma utopia alguem falar em liberdade total para cada uma destas especies :wink: mantidas por quem os tem domesticados e em zonas urbanas.

Em contra partida os Ingleses e nao so, deixam o minhau em liberdade total e depois humaniza'o deixando.o ir para a caminha do dono :P :lol: :D e comendo a mesa.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta ago 27, 2008 11:08 pm

LuMaria Escreveu:Em Inglaterra os gatos andam a vaguear nas ruas. Aliás, não é propriamente nas ruas, é entre quintais. A filosofia de vida é bem diferente da nossa. É lógico que no centro de Londres os gatos não vagueiam, mas levam uma vida perfeitamente feliz nas zonas de moradias. Se um Inglês lesse este tópico ía pensar que os doidos são vocês.
A gata dos meus pais tem a vida de qualquer gato Inglês. E se morasse lá, os meus também seríam britânicos, certamente.

Não me parece ter nada a ver com irresponsabilidade, parece-me mais respeitar o gato por aquilo que ele é. Já sei, os acidentes, as lutas, as mil e uma possibilidades de desastres, opiniões.
Olha.... concordo plenamente com a Lu!
Não tenho nem um bocadinho da experiência que outros foristas têm com gatos , mas vou aprendendo com o que leio e essencialmente com o dia a dia com as minhas gatas .
E tenho 2. Uma com 1 ano e pouco e a outra fez agora 1 ano. A mais velha está esterelizada. A mais nova ainda não. A mais velha adora poder sair, claro que aqui em Lisboa não lho permito, mas no Alentejo tem toda a liberdade. E ela fica com uma tristeza tão grande quando volta de estar lá.....Tem vezes que nem come. Fica ali deitada , triste , triste que dá dó.
A mais nova não tem liberdade nenhuma ( nem ela se aborrece com isso, nem da janela se aproxima).Não lhe faz diferença nenhuma.
Penso que faça parte da natureza do gato, a sua independência é muito importante e deve ser respeitada.
Às vezes tanto os protegemos que os podemos sufocar.
Suzana1
Membro Veterano
Registado: sábado fev 09, 2008 6:56 pm

quinta ago 28, 2008 10:27 am

Também vi esse episodio e fiquei de boca aberta com tamanha irresponsabilidade. Vejo o programa sempre que posso e em todos existem animais negligenciados em que os donos só vão ao vet quando o caso já é grave, depois ficam a dizer que não sabem o que fazer se o animal morrer e bla bla, bla bla ..... O que é certo é que não se leva um animal ferido ou doente dias depois....E se sabem de antemão que é perigoso deixa-los andar nas ruas o melhor era não deixarem.

É tudo muito bonito deixa-los andar onde querem e tal porque é da natureza deles mas o que interessa é que eu prefiro ter a minha gata em casa do que ela perder metade da cauda ou pior.....
sanxeri
Membro Veterano
Registado: terça out 04, 2005 12:39 pm
Contacto:

quinta ago 28, 2008 3:58 pm

Admito que os meus gatos saem à rua de vez em quando. Quer dizer, não é á rua... Nas traseiras do meu predio temos quintais e eles lá andam, a dar uma voltinha. Sempre perto de casa. É uma zona fechada, sem carros.

São castrados. O mais velho é mais territorial, os outros são mais calminhos e só querem mesmo apanhar sol. Mas deixo-os sair porque sei que são gatos fortes. O Tobias viveu dois anos nas traseiras do meu predio, era um dos gatos que eu alimentava. Resolvemos adopta-lo mas, como se calcula, continua a gostar de andar na rua.

O meu quarto gato, o Sam, não sai à rua. É castrado mas é um gatinho de apartamento. Muito medroso. Não sai.

Certamente que esta nao é a melhor vida para eles. Mas se algum dia sentisse que eles correm perigo seria a primeira a nao permitir que saissem.
&nbsp;&nbsp; <strong>Amo animais.</strong>
Kyaraa
Membro Veterano
Registado: quinta jul 19, 2007 8:04 pm

quinta ago 28, 2008 4:24 pm

nicasxi Escreveu:Olha.... concordo plenamente com a Lu!
Não tenho nem um bocadinho da experiência que outros foristas têm com gatos , mas vou aprendendo com o que leio e essencialmente com o dia a dia com as minhas gatas .
E tenho 2. Uma com 1 ano e pouco e a outra fez agora 1 ano. A mais velha está esterelizada. A mais nova ainda não. A mais velha adora poder sair, claro que aqui em Lisboa não lho permito, mas no Alentejo tem toda a liberdade. E ela fica com uma tristeza tão grande quando volta de estar lá.....Tem vezes que nem come. Fica ali deitada , triste , triste que dá dó.
A mais nova não tem liberdade nenhuma ( nem ela se aborrece com isso, nem da janela se aproxima).Não lhe faz diferença nenhuma.
Penso que faça parte da natureza do gato, a sua independência é muito importante e deve ser respeitada.
Às vezes tanto os protegemos que os podemos sufocar.
Na realidade não concorda plenamente com a LuMaria, pois se concordasse, não teria noção que em Lisboa não é possível permitir à sua gata sair à rua...

Na realidade, não se está a por em questão o gosto de um animal em ir à rua! Seja ele qual for! Qualquer animal gosta da sua liberdade, no entanto, para seu bem, sabemos que isso não é possível, por todas as razões conhecidas...

Claro que também eu gostaria de deixar a minha Klara andar a brincar e passear na rua, mas tenho perfeita noção que se isso acontecer, ela ou desaparece porque ma roubam, ou é atropelada, ou magoa-se seriamente devido a confrontos com outros animais, doenças etc, etc...
Sim, não quer dizer que isto aconteça, mas também não podemos contar que não vão acontecer e por isso temos de nos precaver nesse sentido...

Na realidade não me custa nada pensar em mantê-la em casa e dar-lhe todo o conforto possível, quando me confronto com a ideia de que posso perdê-la por qualquer uma das razões acima descritas!
Um dia vou perder a minha Klara, mas seja por que motivo for, na minha consciência é-me muito mais fácil pensar que a vou perder porque chegou a hora dela (quando já for mais velhinha, se possível), do que porque a deixei "em liberdade" e foi por minha culpa... :|

Não condeno quem deixa os seus animais na chamada "liberdade" e respeito, mas não me peçam para concordar, pois não poderei achar que é normal um animal estar exposto a todos os perigos, em nome de uma liberdade que eles já perderam quando se tornaram animais domésticos...
Uma coisa é domesticar, sim não acontece com um gato, no verdadeiro sentido da palavra, mas ao fim ao cabo são domésticos e a minha Klara, é um bom exemplo.

Aquela doida tem nela o instinto de caça, sem sombra de dúvida! Avista o alvo, abanica-se a preparar o ataque, atira-se e depois vai com a patinha bem devagarinho fazer festinhas para não magoar!!! :lol:
A minha Klara na rua havia de ser giro... :lol:
Sim, há gatos e gatos, mas o que estou a tentar dizer é que um gato doméstico já tem de antemão o seu comportamento alterado e compete-nos a nós, como donos e responsáveis por eles zelar para que nada lhes aconteça e se isso tiver de pôr em causa a sua liberdade de ir à rua (porque em casa é livre de fazer o que quiser), que assim seja...
<strong>Eu n&atilde;o sou do tamanho da minha altura, mas sim do tamanho do que os meus olhos conseguem alcan&ccedil;ar...</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta ago 28, 2008 4:32 pm

sanxeri Escreveu:
(...)Certamente que esta nao é a melhor vida para eles. Mas se algum dia sentisse que eles correm perigo seria a primeira a nao permitir que saissem.
Ora nem mais... que vai de acordo a dar-se uma opiniao sobre o animal do topico e sobre a irresponsabilidade da dona do mesmo... :wink:

Claro que existem extremismos proteccionais em relacao aos animais domesticos mas tambem existem pessoas que nao sendo extremistas os controlam de forma a protege-los de perigos do genero... sem ser 8 ou 80... ha que saber equlibrar, como responsaveis que somos pelos nossos animais, a melhor forma de lhes dar uma vida decente com alguma qualidade na possivel liberdade que se lhes ofereca. Nao numa de deixa andar e depois logo se ve!!! :roll: Para isso deixem-nos de vez na rua que eles la vao sobrevivendo ate o dia "D".

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”