Pois...BigBrother Escreveu:Nesse caso, peçam também aos que dizem que "Um cão, não deverá ter contacto com nenhum outro cão, vacinado ou não, antes de ter o plano de vacinação completo" que assuma por escrito o risco do cão vir a ter problemas no futuro por falta de socialização
Dona de um cão pela primeirra vez: Dúvida
Moderador: mcerqueira
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
- Contacto:
Claro que os vou separar!jclarinos Escreveu:Eu entendi e mais uma vez digo que conheço três clinicas onde os vets afirmam o que eu disse, aliás nunca ouvi o contrário, sempre ouvi dizer que um cão só pode sair á rua com o plano de vacinação completo excepto no seu jardim de casa e só ter contacto com cães vacinados. Veja um exemplo, tem outro cão em casa vacinado e adopta um novo cachorrinho, vai separá-los?sitiodosanimais Escreveu:Infelizmente não entendeu o que eu quiz dizer.jclarinos Escreveu:Claro que li, estava somente a reforçar a minha opiniãoPauloC1 Escreveu:Leu mesmo o que o Sitiodosanimais escreveu?! Ora vá lá ver bem;)jclarinos Escreveu:Sim jardins de casa claro se não era o mesmo que ir á rua, o contacto com os animais que se conhece não o dos jardins públicos, isto concelhos dos meus vets, que pode ter contacto com cães vacinados. Concordo também que os cães sem vacinas podem transportar doenças, mas isso podem todos, se não ninguém saía á rua.
Um cão, não deverá ter contacto com nenhum outro cão, vacinado ou não, antes de ter o plano de vacinação completo.
Se um veterinário lhe disser o contrário, peça-lhe que assuma por escrito o risco inerente a esse facto
Mais uma vez afirmo, que um cão vacinado não é garantia de não ser portador de uma doença, apenas não apresentará os sintomas da mesma.
A vacina não "mata" a doença, apenas cria anticorpos no cão vacinado.
Pelo raciocínio que manifesta, não será necessário vacinar um cão que nunca saia de casa, pois ele não vai ter contacto com outros cães.
Mas se pensar bem, até nós podemos ser os transmissores, pois andamos na rua e temos contacto com inúmeras doenças.
A responsabilidade é de cada um.
<p>Cumprimentos, </p>
-
jclarinos
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Mas afirma com que bases? É sua opinião? Foi informação do seu vet? Claro que não é garantia, como também não é garantia ter um cão vacinado e este estar livre de apanhar uma doença na rua. Isso já é mariquice e exagero. Mas tudo bem 
-
mafaloureiro
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 22, 2007 5:45 pm
- Localização: Ara Nobilis, Aratinga Weddellii, Psittacula Eupatria
Riscos correm-se sempre. A verdade é que os cachorros de rua não têm vacinas e sobrevivem, não é? Por isso, vou levá-lo até ao jardim, contacto com outros cães, não vai ter, não por causa das vacinas, porque também acho que é um pouco exagerado, mas porque é mesmo uma miniatura e não quero acidentes. Segundo li, no intervalo das vacinas é quando os animais ficam mesmo muito susceptíveis, por isso, prefiro esperar pelo regresso e vacino-a depois.
Mas tenho outra questão
de principiante. É assim: na casa de onde veio, já fazia os xixis e os cocós no jornal, cá em casa (apesar de ter comprado uns tapetes e um "spray educativo"), ela faz os cocós no jornal mas os xixis não, isto é normal??
Eu sei que ela é muito nova, mas enfim... se faz lá os cocós, também podia fazer os xixis
Mas tenho outra questão
Eu sei que ela é muito nova, mas enfim... se faz lá os cocós, também podia fazer os xixis
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Contacto:
Jclarinos:
É uma opinião minha, tendo em conta alguns anos de experiência, bem como dos médicos veterinários que assistem, quer os meus cães, quer os cães das suas clínicas ou hospitais.
Julgo que não é "mariquice" desejar que um cão não morra por inconsciência do dono, mas cada cabeça sua sentença.
Artigo:
A vacinação- Para quê
Esta é sem dúvida a primeira barreira contra as doenças. Para manter o seu animal saudável é necessário antes de tudo tê-lo vacinado. È simples e pode poupar-lhe muitas visitas ao Veterinário e até mesmo a vida do seu amigo.
Em Portugal é obrigatória a vacina contra a Raiva. Apesar disso existem muitos animais que não estão vacinados, o que dificulta o trabalho do veterinário. Mesmo a vacinação efectuada muitas vezes não é seguida de forma sistemática invalidando a sua eficácia, ou é efectuada ilegalmente por não veterinários. Este facto em caso de agressão de um animal a outras pessoas pode causar sérios problemas. Todos os veterinários têm um número de carteira profissional que os credencia ao exercicio da sua profissão. Lembre-se que o veterinário não se limita a dar a injecção da vacina mas também faz um exame fisico geral do animal.
O que é uma vacina?
A palavra vacina foi usada a primeira vez em honra do médico Edward Jenner. O conceito de usar uma pequena infecção para protecção causada por um organismo relacionado, foi desenvolvido por cientista francês, Louis Pasteur.
Que vacinas são necessárias nos cães e nos gatos?
Dependendo da localidade onde mora, algumas infecções podem ser mais ou menos frequentes. O seu veterinário pode analisar os riscos nas suas circunstâncias e aconselhá-lo sobre o programa de vacinação. O leque de vacinas disponível para cães inclui Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Laringotraqueíte, Raiva e Piroplasmose.
Os cachorros e gatos precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a dose de preparação e a segunda dose, o chamado reforço faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.
A vacina cura a doença?
Não, a vacina tem um efeito preventivo.que demora cerca de 12 dias a atingir um nível adequado e deve-se manter os animais isolados de outros até acabar a administração do reforço. O animal não deve ser vacinado se estiver doente. Alguns animais podem ter rações ao excipiente das vacinas. Caso note inchaços iou dificuldade sem respirar deve entrar em contacto imediato com o seu veterinário.
A revacinação anual (rappel) é essencial.
Tome nota que qualquer animal que encontre na rua pode não estar vacinado, e o facto de o seu animal não sair de casa não impede que ele contraia uma doença. As pessoas também podem inadvertidamente ser portadoras de doenças transmissíveis aos animais.
Fonte:
http://www.hospvetprincipal.pt/vacinar.htm
É uma opinião minha, tendo em conta alguns anos de experiência, bem como dos médicos veterinários que assistem, quer os meus cães, quer os cães das suas clínicas ou hospitais.
Julgo que não é "mariquice" desejar que um cão não morra por inconsciência do dono, mas cada cabeça sua sentença.
Artigo:
A vacinação- Para quê
Esta é sem dúvida a primeira barreira contra as doenças. Para manter o seu animal saudável é necessário antes de tudo tê-lo vacinado. È simples e pode poupar-lhe muitas visitas ao Veterinário e até mesmo a vida do seu amigo.
Em Portugal é obrigatória a vacina contra a Raiva. Apesar disso existem muitos animais que não estão vacinados, o que dificulta o trabalho do veterinário. Mesmo a vacinação efectuada muitas vezes não é seguida de forma sistemática invalidando a sua eficácia, ou é efectuada ilegalmente por não veterinários. Este facto em caso de agressão de um animal a outras pessoas pode causar sérios problemas. Todos os veterinários têm um número de carteira profissional que os credencia ao exercicio da sua profissão. Lembre-se que o veterinário não se limita a dar a injecção da vacina mas também faz um exame fisico geral do animal.
O que é uma vacina?
A palavra vacina foi usada a primeira vez em honra do médico Edward Jenner. O conceito de usar uma pequena infecção para protecção causada por um organismo relacionado, foi desenvolvido por cientista francês, Louis Pasteur.
Que vacinas são necessárias nos cães e nos gatos?
Dependendo da localidade onde mora, algumas infecções podem ser mais ou menos frequentes. O seu veterinário pode analisar os riscos nas suas circunstâncias e aconselhá-lo sobre o programa de vacinação. O leque de vacinas disponível para cães inclui Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Laringotraqueíte, Raiva e Piroplasmose.
Os cachorros e gatos precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a dose de preparação e a segunda dose, o chamado reforço faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.
A vacina cura a doença?
Não, a vacina tem um efeito preventivo.que demora cerca de 12 dias a atingir um nível adequado e deve-se manter os animais isolados de outros até acabar a administração do reforço. O animal não deve ser vacinado se estiver doente. Alguns animais podem ter rações ao excipiente das vacinas. Caso note inchaços iou dificuldade sem respirar deve entrar em contacto imediato com o seu veterinário.
A revacinação anual (rappel) é essencial.
Tome nota que qualquer animal que encontre na rua pode não estar vacinado, e o facto de o seu animal não sair de casa não impede que ele contraia uma doença. As pessoas também podem inadvertidamente ser portadoras de doenças transmissíveis aos animais.
Fonte:
http://www.hospvetprincipal.pt/vacinar.htm
<p>Cumprimentos, </p>
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Contacto:
Um pouco de paciência e verá que as coisas tomam o rumo certomafaloureiro Escreveu:Riscos correm-se sempre. A verdade é que os cachorros de rua não têm vacinas e sobrevivem, não é? Por isso, vou levá-lo até ao jardim, contacto com outros cães, não vai ter, não por causa das vacinas, porque também acho que é um pouco exagerado, mas porque é mesmo uma miniatura e não quero acidentes. Segundo li, no intervalo das vacinas é quando os animais ficam mesmo muito susceptíveis, por isso, prefiro esperar pelo regresso e vacino-a depois.
Mas tenho outra questãode principiante. É assim: na casa de onde veio, já fazia os xixis e os cocós no jornal, cá em casa (apesar de ter comprado uns tapetes e um "spray educativo"), ela faz os cocós no jornal mas os xixis não, isto é normal??
<p>Cumprimentos, </p>
-
jclarinos
- Membro Veterano
Por isso mesmo corremos sempre riscos. Se eu levar o cão á rua, se o cão ficar em casa e assim sucessivamente. Como disse anteriormente e repito, é mariquice, ainda por cima pelo que percebi do que disse, o perigo aqui é o cão que está vacinado apanhar alguma doença do cachorro que pode ter algo mas não sentir sintomas desta, certo? Isso pode acontecer SEMPRE que levar o cão á rua, com cães vacinados ou não vacinados. E não me leve a mal que eu percebo perfeitamente o seu ponto de vista, aliás eu também tive uma situação parecida, mas se pensar bem no final de contas vai tudo dar ao mesmo.
-
sitiodosanimais
- Membro Veterano
- Contacto:
Peço-lhe imensa desculpa, mas lamento que não tenha capacidade de interpretação, para entender o que escrevo.jclarinos Escreveu:Por isso mesmo corremos sempre riscos. Se eu levar o cão á rua, se o cão ficar em casa e assim sucessivamente. Como disse anteriormente e repito, é mariquice, ainda por cima pelo que percebi do que disse, o perigo aqui é o cão que está vacinado apanhar alguma doença do cachorro que pode ter algo mas não sentir sintomas desta, certo? Isso pode acontecer SEMPRE que levar o cão á rua, com cães vacinados ou não vacinados. E não me leve a mal que eu percebo perfeitamente o seu ponto de vista, aliás eu também tive uma situação parecida, mas se pensar bem no final de contas vai tudo dar ao mesmo.
Quanto à "mariquice" penso que é de extremo mau gosto utilizar adjectivos deste tipo, mas cada um sabe de si.
<p>Cumprimentos, </p>
-
mafaloureiro
- Membro Veterano
Eu lá vou tendo paciência. Ainda há pouco fez um xixi no sítio certo e foi uma festa
. Quando faz fora do sítio, ignoro-a, não há festas, pego nela, ponho-a no jornal e depois vai para a sua cama 5 minutos. Não sei se foi isso ou não, porque sou inexperiente, mas a verdade é que o xixi seguinte foi no jornal
Não sou adepta do esfregar o focinho e do bater com o jornal ou o que seja, não acho que resulte muito bem, só isso. Por isso se faz bem é uma festa e leva um biscoitinho, se faz fora do sítio, não há festa nenhuma e 5 minutos na sua caminha.
Quanto às vacinas, não ponho em causa a sua importância, atenção. Claro que vai ser vacinada e microchipada, etc, etc.
A verdade é que eu convivo com o cocker dos meus pais, por exemplo, se calhar até eu posso trazer, sem saber, doenças para o meu cão, não da cocker, mas talvez, da rua, não?
Quanto às vacinas, não ponho em causa a sua importância, atenção. Claro que vai ser vacinada e microchipada, etc, etc.
A verdade é que eu convivo com o cocker dos meus pais, por exemplo, se calhar até eu posso trazer, sem saber, doenças para o meu cão, não da cocker, mas talvez, da rua, não?
-
jclarinos
- Membro Veterano
Sim, sim enganei-me desculpe já estava baralhada, um cão vacinado pode transmitir na mesma a doença sem ter os sintomas, sim tudo bem. E então? Muda alguma coisa? Pode haver contaminação sempre. Não precisa de ficar recentida, pois percebeu onde eu quis chegar com a palavra "mariquice" e não era para a ofender. Bem como não se vai chegar a lado nenhum, dou por aqui a minha participação encerrada 
-
jclarinos
- Membro Veterano
mafaloureiro Escreveu:Eu lá vou tendo paciência. Ainda há pouco fez um xixi no sítio certo e foi uma festa. Quando faz fora do sítio, ignoro-a, não há festas, pego nela, ponho-a no jornal e depois vai para a sua cama 5 minutos. Não sei se foi isso ou não, porque sou inexperiente, mas a verdade é que o xixi seguinte foi no jornal
Não sou adepta do esfregar o focinho e do bater com o jornal ou o que seja, não acho que resulte muito bem, só isso. Por isso se faz bem é uma festa e leva um biscoitinho, se faz fora do sítio, não há festa nenhuma e 5 minutos na sua caminha.
Sim, isso pode acontecer. Ter atenção aos sapatos que tras da rua, tire-os á entrada.
-
mafaloureiro
- Membro Veterano
Quanto ao resto, não se chateiem, foram de uma grande ajuda. Cada veterinário tem a sua opinião, seja com cães, gatos ou periquitos. É natural, já tive essa experiência "n" vezes. E não só os veterinários, os pediatras, os clínicos gerais, também discordam em muita coisa.
Cabe-nos a nós o bom senso de escolher, qualquer uma das opiniões tem o seu fundo de verdade. E também há aqueles que se lixam para isto tudo e têm cães saudáveis na mesma, agradeço, uma vez mais, as vossas respostas.
-
mafaloureiro
- Membro Veterano
É menina
. Obrigado.