

Rhacodactylus auriculatus
Esta espécie de Gecko tem hábitos nocturnos e tem predilecção por ambientes arborícolas e arbustivas. São oriundos da região sul das ilhas da Nova Caledónia. O habitat natural destes geckos está ameaçado devido ao desbaste das florestas onde habita.
Informação Herpetológica
Padrão de Actividade: Nocturno
Zonas de Movimentação: Árvores e Arbustos
Temperatura diurna: 25ºC-28ºC
Temperatura nocturna: 20ºC
Humidade do ar diurna: 60%-80%
Humidade do ar nocturna: 90%
Distribuição: Sul da Nova Caledónia
Morfologia
No seu habitat natural, o Rhacodactylus auriculatus desenvolveu uma grande diversidade de cores e características distintivas. Podem encontrar-se espécimes listados ou com manchas. As listas podem variar de cor e vão desde o preto, castanho, laranja ao vermelho brilhante. A característica mais comum é o beje com listas castanhas ondulantes. Os juvenis assemelham-se muito aos adultos apesar da pigmentação se ir intensificando com a idade. Na mesma postura, que normalmente não passa dos 2 ovos, podem ocorrer diferenças nos padrões morfológicos e das cores. Isto torna a sua reprodução ainda mais cativante, porque é claro, não podemos prever como será a próxima ninhada. Os machos podem ser reconhecidos logo desde muito cedo pelas suas bases da cauda fortemente alargadas (hemipénis). As cores e tamanhos não diferem entre machos e fêmeas.
Habitat
Optam essencialmente por zonas arbustivas do Sul da Nova Caledónia. No seu habitat predominam essencialmente pequenas árvores e arbustos sclerophyllous.
O Rhacodactylus auriculatus passa a maior parte do seu tempo a 3-5 m do chão, apesar de se encontrarem muitas vezes em postes, vedações e mesmo no chão entre as plantas e sob as folhas, cascas de árvore e pedras. Em contraste com outras espécies de Rhacodactylus, nunca passam o dia nos buracos das árvores.
Temperatura
Nos meses mais quentes, de meados de Novembro a Abril, as temperaturas podem subir acima dos 35º C, arrefecendo durante a noite para os 20-22ºC. A estação quente é acompanhada de baixas pressões tropicais. A maior parte da pluviosidade também se dá nesta época do ano. As temperaturas mais baixas surgem nos meses de Julho e Agosto. Durante este período variam entre os 22-24º C e á noite descem para os 17º C
Humidade do Ar
Dependendo da estação, a humidade oscila entre os 60% e os 80% e pode subir até aos 90% durante a noite.
Hábitos Alimentares
No seu habitat natural o gecko alimenta-se de insectos, frutas doces e pequenos répteis. Existem relatos de que o Rhacodactylus auriculatus tem hábitos canibalisticos e por vezes alimentam-se dos bebés da sua espécie. Por vezes apreciam também as caudas dos seus congéneres.
Reprodução
Normalmente ocorre após um período mais fresco de vários meses. Por regra, os acasalamentos surgem nos finais de Março. Os ovos são colocados 4 semanas após a fecundação em solo solto. Durante o período reprodutivo podem chegar a fazer 5 posturas com intervalos de 40 dias. As crias eclodem dos ovos após um período de 45 a 60 dias a uma temperatura de incubação de cerca 26º-28º C e dura entre 60-80 min.
Recomenda-se que sejam depois mantidos individualmente em pequenos terrários. As crias devem ser alimentadas cada 48h com pequenos insectos e fruta triturada. E é claro, a água deverá ser regularmente suplementada com vitaminas e cálcio.
Cuidados em Cativeiro
Estes geckos devem ser mantidos aos pares ou em grupos consistindo num macho e 2-3 fêmeas. Nunca se devem juntar vários machos no mesmo terrário.
O Terrário deverá ter pelo menos 60cm de altura e conter o máximo de estruturas possíveis para subir, como por exemplo troncos de sobreiro. As “Jungle Vines “ e as plantas artificiais são particularmente indicadas para enriquecimento ambiental. A utilização destas plantas poderá criar nichos fascinantes. Como substrato é aconselhável utilizar “Forest Bark” e/ou “Jungle Earth”.
Assegure-se que dispõe de pratos para água contendo água fresca sempre. Tratar a água da torneira com “Aquatize”e adicionar cálcio extra com “Calcimize” Uma fonte de reserva de água poreá ser sempre muito útil ,“Waterwell”. Um prato para alimentação pequeno deverá sempre existir para colocar por exemplo frutas doces esmagadas.
Para incrementar a humidade, a instalação da “waterfall” combinado com o “mister” é sempre recomendado. Este nebulizador ou produtor de nevoeiro, tem a particularidade de poder ser controlado através de um timer. A humidade do ar deve ser incrementada durante a noite.
Apesar do Rhacodactylus auriculatus ser uma criatura nocturna, requer luz UV. A combinação de Repti Glo 2.0 e a 5.0 é a mais apropriada. A Sun Glo spotlight de halogéneo assegura que a fonte de calor local esteja sempre disponível aquecendo uma região do terrário a um máximo de 35ºC. O novo balastro Dual Top Terrarium foi concebido para acomodar estas lâmpadas. O aumento da Temperatura pode também ser conseguido com a ajuda do tapete de aquecimento . Contudo, a temperaturas elevada durante longos períodos, deve ser evitada. Durante os meses de Inverno não deverão exceder os 24ºC e durante a noite os 16ºC.
A alimentação dos adultos deverá ser 2-3 vezes por semana e consistirá em grilos, tenébrios, larvas de barata e frutas doces como a banana, maçãs, pêssegos, maracujá e alperces. Nunca esquecer de dar banhos de cálcio e vitaminas aos insectos e frutas, para prevenir doenças ósseas metabólicas.
Podem viver até 20 anos num terrário com boas condições!
Espero que tenham gostado...
cumprimentos.