Olá Nanico,
Não entenda isto como um ataque pessoal, porque você até costuma ser uma pessoa congruente e sincera, e eu aprecio isso.
Mas, isto é um forum, e como tal é feito de opiniões contrárias. Eu devo confessar que não concordo com esta sua opinião 'pró-SRD" ( desculpe-me a expressão algo exagerada).
Eu nao quero defender uma posicao ou a outra, mas parece-me haver aqui no forum duas mentalidades vigentes acerca dos caes: ha aqueles que apreciam os caes numa perspectiva cinofila, e ha aqueles que gostam de caes porque sao caes e "mai nada".
Já aqui foi dito diversas vezes que a decisão de ter um cão ( seja adoptado ou comprado) é uma decisão para a vida. Pode até ser feita por impulso e dar certo, mas concerteza que terá mais probabilidades se for uma decisão planeada e bem ponderada.
Mal comparado (

) ter um cão é um compromisso como o casamento, pode até dar certo se não se conhecer a noiva, mas se a escolha for consciente e BEM PONDERADA as hipoteses são maiores ( embora nunca haja 100% de certezas).
Há alguns que gostam de Homens/Mulheres apenas porque são homens ou mulheres, mas quando se decide tornar outro ser parte da nossa vida é bom que seja especial, único, e que nos diga muito enquanto individuo e não apenas enquanto membro de uma especie.
Por isso, o importante é escolher AQUELE cão ( de raça ou SRD) porque é AQUELE cão que queremos e desejamos ter.
Prespectiva, só mesmo aquela de que as pessoas gostam do SEU cão, do cão da sua escolha, seja de raça ou SRD.
Eu não faço as minhas escolhas simplesmente porque gosto "de cães", sejam eles de raça ou SRD. Gosto dos MEUS cães, daqueles que escolhi entre muitos, pelas suas caracteristicas. Se parti para essa escolha com base numa raça, é porque essa raça encerra desde logo algumas das características que eu procuro.
Para quem isso é irrelevante, se o que importa é apenas ser um cão ( porque em si mesmo o cão enquanto animal já encerra boas caracteristicas suficientes), então avancem para um SRD!
Uma pessoa até pode não perceber nada de cinofilia, e pode até nem saber o nome da raça, mas gostar de determinado cão que viu um dia e apaixonar-se por aquela raça! Sabe o que eu pensei, há muitos anos, quando vi um Rottweiler pela primeira vez? Pensava que era um cruzamento de Pastor Alemão com Doberman....hehehehhe! Mas achei lindissimo e quis saber mais!
Volto a dizer o que disse lá atrás:
Eu não acho louvável ou digno de elogios adoptar um SRD!! É uma opção que alguém faz e nada mais! Eu não tenho os meus cães por piedade, para fazer bem ou para acabar com os males do mundo!! Tenho os meus cães porque um dia decidi ter cães e gosto de determinada raça! Fiz a minha escolha, e agora só tenho é de assumi-la responsavelmente até ao fim da vida deles (ou da minha)! Não me sinto culpado por ter comprado os meus cães, nem pelos dois cães SRD que poderia ter 'salvo' de um canil em seu lugar!
Abraços
Paulo C.