Desabafo - Gostar de Caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo jun 08, 2003 10:26 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Nanico Escreveu: Ola aids,

As vezes ha raciocinio que se faz aqui no forum de que se alguem nao quer dar dinheiro para comprar um animal, logo nao tem condicoes para o manter e logo sera um mau dono e logo nao merece ter um cao.
Ninguém aqui faz esse raciocinio, a não ser a quem pede um cão DE RAÇA de graça...

Leu mal.
Vasco,

O meu objectivo era contrapor o raciocinio acima com o raciocinio que eu faco inconcientemente (para chegar a mesma conclusao):
Nanico Escreveu: Quando ouco alguem pedinchar um cao de raca de graca ou com desconto, a mim o que me revolta e que o "pedinchao" nao quer um cao, quer uma raca, um simbolo de status, um bocadinho como quem vai comprar as suas calcas Levis aos ciganos. Outras pessoas revoltar-se-ao porque tal atitude e um insulto a vocacao e trabalho do Criador.
O objectivo deste post nao e criticar as pessoas que pensam duma maneira diferente que eu. E dizer que ha uma diferenca na maneira de pensar. Evidentemente, temos que nos aceitar uns aos outros, tais como somos. E este forum serve, a meu ver, para aprendermos (todos) a nos entre-compreendermos.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo jun 08, 2003 10:28 pm

:o

Ou seja usa-se um raciocinio que ninguém teve mas diz-se que se teve para se chegar a outro ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo jun 08, 2003 11:50 pm

Olá Nanico,
Não entenda isto como um ataque pessoal, porque você até costuma ser uma pessoa congruente e sincera, e eu aprecio isso.
Mas, isto é um forum, e como tal é feito de opiniões contrárias. Eu devo confessar que não concordo com esta sua opinião 'pró-SRD" ( desculpe-me a expressão algo exagerada).
Eu nao quero defender uma posicao ou a outra, mas parece-me haver aqui no forum duas mentalidades vigentes acerca dos caes: ha aqueles que apreciam os caes numa perspectiva cinofila, e ha aqueles que gostam de caes porque sao caes e "mai nada".
Já aqui foi dito diversas vezes que a decisão de ter um cão ( seja adoptado ou comprado) é uma decisão para a vida. Pode até ser feita por impulso e dar certo, mas concerteza que terá mais probabilidades se for uma decisão planeada e bem ponderada.

Mal comparado ( ;) ) ter um cão é um compromisso como o casamento, pode até dar certo se não se conhecer a noiva, mas se a escolha for consciente e BEM PONDERADA as hipoteses são maiores ( embora nunca haja 100% de certezas).
Há alguns que gostam de Homens/Mulheres apenas porque são homens ou mulheres, mas quando se decide tornar outro ser parte da nossa vida é bom que seja especial, único, e que nos diga muito enquanto individuo e não apenas enquanto membro de uma especie.
Por isso, o importante é escolher AQUELE cão ( de raça ou SRD) porque é AQUELE cão que queremos e desejamos ter.
Prespectiva, só mesmo aquela de que as pessoas gostam do SEU cão, do cão da sua escolha, seja de raça ou SRD.
Eu não faço as minhas escolhas simplesmente porque gosto "de cães", sejam eles de raça ou SRD. Gosto dos MEUS cães, daqueles que escolhi entre muitos, pelas suas caracteristicas. Se parti para essa escolha com base numa raça, é porque essa raça encerra desde logo algumas das características que eu procuro.
Para quem isso é irrelevante, se o que importa é apenas ser um cão ( porque em si mesmo o cão enquanto animal já encerra boas caracteristicas suficientes), então avancem para um SRD!
Uma pessoa até pode não perceber nada de cinofilia, e pode até nem saber o nome da raça, mas gostar de determinado cão que viu um dia e apaixonar-se por aquela raça! Sabe o que eu pensei, há muitos anos, quando vi um Rottweiler pela primeira vez? Pensava que era um cruzamento de Pastor Alemão com Doberman....hehehehhe! Mas achei lindissimo e quis saber mais!

Volto a dizer o que disse lá atrás:
Eu não acho louvável ou digno de elogios adoptar um SRD!! É uma opção que alguém faz e nada mais! Eu não tenho os meus cães por piedade, para fazer bem ou para acabar com os males do mundo!! Tenho os meus cães porque um dia decidi ter cães e gosto de determinada raça! Fiz a minha escolha, e agora só tenho é de assumi-la responsavelmente até ao fim da vida deles (ou da minha)! Não me sinto culpado por ter comprado os meus cães, nem pelos dois cães SRD que poderia ter 'salvo' de um canil em seu lugar!

Abraços
Paulo C.
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

segunda jun 09, 2003 3:05 am

Amar os animais e respeitá-los é algo que me fascina nas pessoas. Sejam de raça ou SRD, adoptados ou comprados. Interessa-me o amor que têm por eles.

Custa-me a aceitar que haja quem apenas goste de uma raça e que possa sacrificar animais saudáveis por fugirem ao estalão, etc., mas dá para perceber que nem sempre ser amante de uma raça é sinónimo de ser amante dos animais. É duro mas é assim. Aceito as pessoas frontais, mesmo que não aceite nem compreenda alguns dos seus pontos de vista. Mas ficar-me-á sempre a doer.

Quanto aos abandonados, há associações de protecção que funcionam, nomeadamente noutros países. E por cá, mal ou bem, vai-se tentando. Também ninguém está a pedir que se salve o mundo. Mas se todos cruzarmos os braços, achando que não podemos salvar o mundo, nunca os descruzaremos nem por uma só causa. E se assim fosse, a Maria, a Tripé, o Rex, etc., não teriam hoje um lar.

Bjs,
Carla
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jun 09, 2003 8:55 am

Eu, pessoalmente, aprecio as pessoas que adoptam cães !
Mas confesso que, para mim, é um risco demasiado grande !

E se depois eu não gostar dele ? E se ele ladrar muito (complica-me com os nervos), fôr agressivo ou muito dominante (é esta a principal razão para eu não ter optado por um rott ou dogue argentino - acho que não tenho unhas para eles, essa é que é a verdade !), etc.

Mesmo o Calvin só o adoptei porque me asseguraram (e, por acaso, tinham razão) que era labrador puro !
É que é uma decisão sem "voltar atrás" - é assim que eu vejo o assunto.

Era incapaz de devolver um animal que tivesse adoptado.
O erro teria sido meu, teria de o assumir !
O animal não deve pagar por erros meus !

É claro que é diferente se a gente começa a conhecer o cão e se afeiçoa a ele (como foi o caso da ctorres e da Maria ou o bark e do Bark (cão))!

Mas ter um cão (comprado ou não) sem saber o que dali vai sair ?
Eu não !
Tenho medo.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 09, 2003 9:03 am

Olá

Eu já uma vez a este propósito disse que pertenço ao clube da aisd. Quando decidi ficar com os meus cães primeiro foi à experiência, com o à vontade de os poder devolver sem quaisquer problemas. Mas eu já conhecia muito bem o temperamento deles através dos seus progenitores. Portanto, o risco foi muito relativo.
Mas não teria preparação, paciência e determinação para lidar com uma raça mais dominante ou mais difícil de educar.
Feitios...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 09, 2003 9:08 am

Olá Papoila,
Sei que há criadores que sacrificam animais que fogem ao estalão. Mas,o mais comum é esse cães serem doados ou ficarem mesmo com o criador.
Nestas coisas, como em tudo, há bons e maus exemplos. Temos efectivamente pessoas que dizem 'gostar de determinada raça' e que depois fazem coisas abomináveis aos cães e sujeitam-nos ao impensável. Eu diria que essas pessoas não gostam de cães nem de raças, apenas usam os cães para se valorizar e promover: "Sou o maior Criador da raça X", "Eu ganho as exposições todas..."
Mas do outro lado ( já que se fez esta divisão), entre os que não se importam com raças também há muitos maus exemplos. Se assim não fosse, não haveria tantos SRD abandonados e maltratados....se assim não fosse, não haveria quem adoptasse cães dos canis e depois os abandonasse porque fazem barulho e xixi! "Deste lado" também existem muitos "amigos dos animais" que os usam para se valorizar e promover: " Sou o maior a ajudar Animais". "Eu ajudo os cães todos...".
O que eu queria frizar é que ninguém que goste de uma raça e tenha a frontalidade de dizer que só terá um cão de for da raça X, e que o quer comprar, não deve ser considerado um "criminoso insensível" que condena à morte o SRD que poderia adoptar no lugar do Cão de raça que vai adquirir.
Ter um SRD ou um cão de raça são meras opções, mas devem ser tomadas consciente e responsavelmente. Não posso criticar quem adopta um cão 'para o salvar' em vez de ser porque "é aquele" que escolheu para a vida! Cada um sabe de si. Mas eu não funciono assim. Não digo que se cruze os braços, mas para mim seria suficiente que cada um os descruzasse para cuidar das coisas pelas quais são responsáveis!

Abraços
Paulo C.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

segunda jun 09, 2003 9:09 am

aisd Escreveu: Mas ter um cão (comprado ou não) sem saber o que dali vai sair ?
Eu não !
Tenho medo.
Mesmo tendo o cão desde pequeno, nunca se sabe. Já contei aqui a história do rafeiro (RAF de seu nome) que tivemos desde pequeno e que correu muito mal porque o cão tinha problemas.
Como disse o Paulo, às vezes escolhemos porque vemos na rua, outras pelo temperamento da raça.
No meu caso, a escolha da raça boxer e especificamente de cadela foi no seguimento do caso do RAF. Queria uma raça que soubesse ser meiga e ao mesmo tempo guarda e cadela por ser mais meiga e paciente. Com um rafeiro nunca teria pontos de partida. Mais uma vez, saiu o tiro pela culatra, porque não sei se foi só devido aos mimos que teve a Riskas só apurou os seus sentidos de guarda depois do pequenos incidente a que esteve sujeita. No entanto, pesquisei, procurei e veio para mim das mãos do criador (que se dizia ser bom) e veio com "defeito" :o ;)
O caso da Maria, não estava nos planos mas foi pensado, repensado, e foi muito bem vinda. ;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

segunda jun 09, 2003 9:16 am

Paulo,

De maneira absolutamente nenhuma considero a sua mensagem um ataque pessoal! Estou mesmo muito feliz que finalmente este topico tenha levado o rumo que lhe quiz dar.
Todos nos temos as nossas conviccoes pessoais e vivemos de acordo com elas. O que a experiencia de vida me ensinou e que e impossivel ser feliz se vivermos em desacordo com os nossos valores e conviccoes pessoais.
E por ser quem sou e o que sou que seria incapaz de ir comprar um cao, havendo tantos abandonados. Nao e por isso que vou criticar quem prefere adquirir um certa raca, e o melhor exemplar possivel dessa raca. Sao opcoes, e e bom falarmos de que existem diversos tipos de opcoes! O Paulo podera as vezes nao estar de acordo com uma opcao que eu tomar e vice versa, mas o importante e que a opcao tomada por cada um de nos seja a opcao que se coaduna com aquilo que nos somos. Ah! E que seja tomada SEMPRE no melhor interesse do animal!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 09, 2003 9:57 am

....o importante e que a opção tomada por cada um de nós seja a opção que se coaduna com aquilo que nós somos.
Ora aqui estamos de acordo a 100% ;)
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

segunda jun 09, 2003 10:07 am

Olá

Em relação ao adquirir de um animal, neste caso mais concreto do cão, na minha opinião pessoal, não tenho nem como nem porquê, discutir ou opinar sobre quem adopta ou os compra. Graças a Deus, somos livres e racionais (ás vezes muito pouco ;) ) para podermos dicidir o que fazer e a quem fazer. Eu, como muitos dos que aqui andam, comprei os meus dois cães e adoptei o meu gato. Ainda não adoptei nenhum cão porque, se tenho a minha vida condicionada, tenho que fazer escolhas e opções para que mais tarde não me venha a arrpender. Antes de adquirir o meu último cão, tive opção de ficar com um abandonado. Não fiquei porque, dei comigo a pensar que além daquele, iria querer sempre ter o fila e tive que optar. Embora tenha uma casa grande com espaço, os cães precisam de muita atenção, carinho e dedicação. Quantos mais eu tiver, menos tempo estou com eles e menor qualidade de vida lhes poderei dar. Esta é a minha maneira de pensar mas admito que haja quem pense e actue de maneira diferente, quem consiga ter mais "elascticidade" para tudo e todos. Já uma vez aqui, alguém referiu que, pela ordem de pensar que havendo tantos cães abandonados e o porquê das pessoas os compram, no caso dos filhos (humanos), também havendo tantos abandonados e ao Deus dará, porque é que continuavam a nascer mais crianças e não se adoptavam as que existiam!?

Basta existir bom senso e maturidade suficientes, os números de abandonos de animais baixarão de certeza. Enquanto houver pessoas a olhar para os animais, como meros objectos, como "sustento" para a suas vidas pessoais e continuarem a criar sem qualquer lógica a não ser a do dinheiro fácil, os abandonos não acabarão porque, em 10 que compram, haverão se calhar, somente 2 ou 3 que saberão o que estão a fazer.

É um tema bastante complexo e que nos deparamos por vezes com realidades bastante mais cruéis do que possamos imaginar. Eu sou sócia da UZ e voluntária quando a minha disponibilidade o permite. Também já limpei caca, tratei e ajudei a tratar e nem por isso me faz sentir mais culpada pelos probes animais abandonados. Faz-me é pensar que, antes de adquirir o meu terceiro cão, tenho que ponderar muito bem e saber se realmente terei tempo para ele também.

Fiquem bem,
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

segunda jun 09, 2003 11:44 am

Olá bom dia ,

Bom em minha opinião o que a Nanico quer é tentar sensibilizar um pouco as pessoas para a adopção e para o facto de por se adoptar um animal não quer dizer que se goste + ou - do animal.

Eu PESSOALMENTE não sou a favor da compra de animais, mas isto é a minha opinião PESSOAL, sem querer ferir susceptibilidades e outras opiniões.

Mas acho que também toda a gente tem a noção que comprar cão de raça a criador, a loja ou apanhar na rua ou ir a um canil , só mostra amor por els, independentemente do local onde se adquire. (obviamente há exepções , :evil: :evil: , mas essas não vêm ao caso....)

Enfim a ideia da nanico não era errada , talvez tenha sido é mal interpretada, mas eu também não sou advogda de defesa de ninguém e estou aqui para dar a minha opinião sobre o assunto.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

segunda jun 09, 2003 12:12 pm

Bom dia!

Na minha curta experiência com cães, (tenho actualmente o 2º cão), devo dizer que quase não os escolhi, nem foram comprados... Ambos foram oferecidos, embora em circunstâncias diferentes. O 1º cão não foi escolhido por mim, pois nem sequer tinha idade para tal e o 2º, embora o pudesse ter feito, não se proporcionou, pois foi tudo muito repentino. E aqui podem surgir várias questões.... Não pensei se o podia ter?; Não pensei que o facto de ser um SRD me poderia pôr dúvidas relativamente ao seu temperamento,etc... É verdade. No entanto, o facto de ter tido o primeiro cão ( que nada tinha a ver com este), fez com que a vontade de ter outro fosse ainda maior e se tinha conseguido dar ao outro uma vida digna, também o faria para este. Se me perguntarem se ele se ajusta à minha forma ser ser, a minha resposta imediata é não. Aliás, penso que de uma certa forma tenho vindo a aprender muito com ele pelas diferenças de temperamento que existem entre si e o cão que eu consideraria ideal, mas uma coisa é certa: Assumi a responsabilidade de o ter, de o tratar, de brincar com ele, de o tentar educar e de o tentar perceber até ao fim da sua vida. É o meu cão neste momento e é com ele que me preocupo. Não sou nada contra quem compra um cão e penso que isso nada tem a ver com o gostar mais ou menos do animal. Aliás, continuo com a ideia fixa e antiga, que um dia, quando tiver condições para tal, comprarei um cão que me parece adequar-se mais ao meu feitio e à minha forma de estar...: um Golden Retriever.
Apesar de tudo isto, pelo menos do meu ponto de vista, tem sido enriquecedor para mim, ter tido estes cães tão diferentes um do outro. Tenho aprendido inclusivé, que muitas coisas que tenho lido em livros, podem não se adaptar tão facilmente aos casos que temos em casa e isso obriga-me de certa forma a uma procura mais extensa e mais profunda das soluções para alguns desses problemas.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Responder

Voltar para “Cães”