Esterilização das gatas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado jun 07, 2003 12:12 pm

a única vez que uma operação correu mal, a gata morreu. mas nem foi por causa da esterelização. foi uma cesariana a que se seguiu a esterelização. eu não consegui encontrar o meu vet e fui à que me abriu a porta à 1 da manhã. mas azares acontecem. esta de esterelizar gatas em casa é a melhor que já ouvi. sei de um senhor que capava gatos como quem capa porcos. depois choram quando os animais morrem com hemmoregias :o :o
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

segunda jun 09, 2003 2:31 am

Olá a todos
Gostaria de saber se a esterilização das gatas pode ser feita antes de terem qualquer ninhada ?
Uma amiga contou-me que teve uma gata e que era muito agressiva por ter sido operada ainda em pequena.
O meu obrigado desde já a quem me possa ajudar.
A ceca do Sr. que torturava assim os gatos, eu infelizmente também tive conhecimento de um. Pobres gatos!
Pela conhecida frase que "os gatos têm sete vidas" ainda existe muitas pessoas a maltratá-los.

Anjaazul li a sua mensagem e fui visitar o seu álbum.Têm uns animais fantásticos. ;)

Beijos
Beja
Beta
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda jun 09, 2003 9:49 am

betha Escreveu: Olá a todos
Gostaria de saber se a esterilização das gatas pode ser feita antes de terem qualquer ninhada ?
Uma amiga contou-me que teve uma gata e que era muito agressiva por ter sido operada ainda em pequena.
Olá

A esterilização é mais eficaz se for feita cedo. Normalmente é feita antes do primeiro cio ou depois do primeiro cio. Há veterinários que defendem que deve ser feita depois do primeiro cio pois caso contrário podem surgir alguns problemas de incontinência (são casos raros mas acontecem). A minha gata vai ser esterilizada este mês, está com quase 8 meses e ainda não teve nenhum cio, mas o veterinário diz que é preferivel ser agora e que a questão da incontinência já pode ser praticamente eliminada dos riscos. Como confio bastante nele ela vai ser operada já.
Nunca ouvi falar que uma gata fosse agressiva por ser esterilizada demasiado cedo, mas não sei..

Beijokas
Kathleen
betha
Membro
Registado: sexta jun 06, 2003 8:45 pm

segunda jun 09, 2003 2:54 pm

Olá kathleen
M. obrigado pela sua resposta. A qual me veio ajudar muito. Pois estava indecisa (tinha a opinião da vet. mas ouve-se tanta coisa, que acabei por ficar baralhada) e nós queremos sempre o melhor para os nossos bichanos. Eu gostei muito da sua ajuda e das suas participações no Fórum. Acho que está sempre pronta ajudar e partilhar as suas ideias. A sua Amélia jà vai ser operada este mês, espero que corra tudo bem e que tenha uma boa recuperação.Vá dando nóticias.

Beijos
Beja
Beta

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

segunda jun 09, 2003 3:18 pm

betha Escreveu: a esterilização das gatas pode ser feita antes de terem qualquer ninhada ?
Sim, pode. Há veterinários que defendem a teoria de que a fêmea deve ter pelo menos uma ninhada antes de ser submetida à esterilização, para que o seu sistema hormonal se desenvolva completamente. No entanto, há outros que afirmam que as gatas atingem a maturidade hormonal por volta dos 6 meses (conforme as raças), refutando assim aquela tese.
Como não sou veterinária, não tenho opinião sobre isso. O que sei é só que a esterilização pode ser praticada com relativa segurança em qualquer idade a partir dos 6 meses, altura em que a gata já tem resistência física para enfrentar a anestesia e o pós-operatório. Antes disso, as probabilidades de desenvolvimento de alergias e infecções são maiores. Porém, não significa que não surjam complicações depois dessa idade! O factor de risco é apenas menor, mas não é nulo!
Jolie602
Membro Júnior
Registado: quarta mai 07, 2003 10:48 am

segunda jun 09, 2003 3:32 pm

A esterilização é uma operação rotineira hoje em dia.
Escolha um vet de confiança e vai ver que corre tudo bem.
A minha foi operada antes do 1º cio, aos 6 meses e hoje já tem 1 ano e três meses e está optima. Não engordou nada e recuperou lindamente ao fim de 2 dias.
igualdade
Membro Veterano
Registado: terça abr 08, 2003 11:23 am
Contacto:

segunda jun 09, 2003 8:26 pm

Olá,

Que pena que a Amélia vai ser esterializada, é tão linda ia ter uns bébés tão lindos :(

espero que corra tudo bem.

O meu sunny manda um abraço e diz que não doi nada, força Amélia :)

Miau
Sunny e Guida
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 09, 2003 9:30 pm

igualdade Escreveu: Que pena que a Amélia vai ser esterializada, é tão linda ia ter uns bébés tão lindos (
São todos lindos. O problema é que não se sabe como são tratados por quem ficar com eles. Mais uma razão para castrar.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jun 11, 2003 9:00 am

Olá

Eu também acho que a Amélia ia ter uns gatinhos lindos. E até tinha um macho para a cruzar.
A minha mãe não queria muito que ela tivesse filhotes, mas talvez eu a conseguisse convencer.
Só que andei a pesquisar muito sobre a gravides dos persas, ouvi vários conselhos e decidi que era preferível ela não ter filhotes e se mais tarde quisermos outro gatinho compramos outro ou adoptamos um.

A Amélia manda dizer ao Sunny que não sabe bem o que lhe vai acontecer, mas que gosta muito do Veterinário dela e sabe que ela não he vai fazer mal. Ela manda muitos ronrons para o Sunny.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”