piriquita dúvida comportamento

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
angelsc
Membro
Registado: quarta jan 09, 2008 5:43 pm
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

quinta ago 28, 2008 8:32 pm

Olá!
Vim aqui porque estou com uma dúvida sobre o comportamento da minha piriquita Kika. É o seguinte: à cerca de uma semana notei que os comedouros ficavam vazios em horas. Ao princípio pensei que fossem os piriquitos (são dois) que estivessem com fome, mas estranhei porque sempre lhes ponho comida. Até que depois de dois dias seguidos com o mesmo problema decidi "espiá-los" para ver o que fazia o comer desaparecer tão depressa! Pois bem, descobri que a piriquita chega ao comedouro, come um pouco e depois parece uma retroescavadora a tirar comida cá para fora. :lol: É automático, mal se põe comida ela vai lá esvaziar e deposita tudo no fundo da gaiola. O Kito come normalmente e com o comportamento da Kika ele tem que andar no fundo da gaiola a comer.
Pois bem, o que eu gostava de saber é se este comportamento é derivado por exemplo, da procriação ou outro factor, ou se é mesmo um problema comportamental, porque ela nunca tinha feito isto antes.

Desde já agradeço as respostas que mandarem. :wink:
Bjs
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

quinta ago 28, 2008 9:00 pm

nao des comida eles que a comam do chao. que mistura usas? eles as vezes tornam se esquesitos e so comem uma semente e espalham as outras
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
NinaChampa
Membro
Registado: quarta jul 30, 2008 9:42 am

quinta ago 28, 2008 9:20 pm

Uma das minhas periquitas qd veio para minha casa tirava as sementes dos comedouros e atirava para o chão.
Mas não era como a tua (suponho que a tua se coloca lá dentro e atira td para fora com as patas, certo?), tirava um a um e atirava para o chão.

Está ctg há mt tempo? Mudaste d marca no q toca a alimentação?
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

quinta ago 28, 2008 9:51 pm

Ora cá está uma coisa que a minha papagaia tambem faz!!!

Apoia-se com o bico no comedouro e depois com uma pata manda a comida toda para fora. Mas é só as vezes... Normalmente come do comedouro, mas quando lhe dá a panca deita tudo para fora. Mas depois não vai comer do chao, simplesmente pede mais comida...

Penso que seja só para brincarem...
angelsc
Membro
Localização: 2 piriquitos; 1 caturra; 1 cão que infelizmente já partiu (Putchy).

quinta ago 28, 2008 10:21 pm

Eu tenho a Kika desde Janeiro. A mistura que utilizo é a que normalmente se compra nas lojas dos animais. Compro na loja onde comprei os piriquitos. Se não me engano chama-se Activbird. A Kika tanto se põe lá dentro como tira com o bico. Uma coisa que eu reparei é que ela mal põe as sementes no chão vai logo come-las. Eu tiro, volto a por comida nova no comedouro e é sempre a mesma história. E depois quem paga é o Kito. Quando ela se pôe assim, ele mete-se atrás dela a resmungar até ela sair para ele ir comer. :wink:
Ontem a minha mãe reparou que ela come aqueles bocadinhos que vêm na comida que são verdes e vermelhos e o resto vai para o chão!
NinaChampa
Membro

sexta ago 29, 2008 12:29 pm

Não isso não é brincadeira.

Esclarecida que estou, o meu conselho aos dois users é igual ao do dead :wink:
angelsc
Membro

sexta ago 29, 2008 12:31 pm

Obrigada aos users que me esclareceram! :wink:
Bjs
NinaChampa
Membro

sexta ago 29, 2008 12:38 pm

A, esqueci-me de acrescentar q, no meu caso, isso passou-se nos primeiros dias.

Passado uns dias isso passou.

Aconselho-te a introduzires na alimentação dos teus periquitos algumas verduras e frutas ( não sei s já o fazes).

Alimentos como maçã, couve portuguesa e salsa são dos mais apreciados pelos meus tolos :wink:
angelsc
Membro

sexta ago 29, 2008 1:14 pm

Bem, com a maçã não funciona, ficam o dia inteiro a olhar para ela! :wink:
Mas nunca me tinha lembrado da salsa ou couve portuguesa, vou experimentar!
Obrigado :wink:
nunomiguel1
Membro
Registado: domingo jun 22, 2008 8:48 pm

sexta ago 29, 2008 5:27 pm

NinaChampa Escreveu:Não isso não é brincadeira.
Quando eu disse que deveria ser para brincarem, estava-me a referir aos periquitos :D :D

Pois, no meu caso dou frutas ao papagaio que ele como bem, assim como as sementes de girassol, mas quando se lembra deita as sementes de girassol todas fora...

Como sao todos psitacideos penso que o comportamento que os periquitos têm deve ser motivado pelo mesmo que do meu papagaio.
Romena8
Membro Veterano
Registado: sexta jun 27, 2008 7:59 pm
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sexta ago 29, 2008 8:31 pm

Ela tem ninho??Já procriou alguma vez?
Eu acho que esse comportamento pode a ver com a procriação, ela pode estar a querer procriar. porque a minha piriquita quando pus o ninho ela ia la para dentro e esgravatava muito com as patas.
Penso que seja o mesmo comportamento pelo que percebi.

Mas sem certezas nenhumas, é apenas uma opinião =).
Última edição por Romena8 em sexta ago 29, 2008 8:36 pm, editado 1 vez no total.
<strong>K&aacute;tia</strong>
Romena8
Membro Veterano
Localização: "Os animais são os nossos melhores amigos" (definitivamente verdade)

sexta ago 29, 2008 8:34 pm

angelsc Escreveu:Bem, com a maçã não funciona, ficam o dia inteiro a olhar para ela! :wink:
Mas nunca me tinha lembrado da salsa ou couve portuguesa, vou experimentar!
Obrigado :wink:

Eles adoram alface também e cenoura ;).
NinaChampa
Membro

sexta ago 29, 2008 9:36 pm

Cuidado com a alface.

A dar q seja em quantidades mínimas, pois pode provocar diarreia e consequentemente desidratar o animal :wink:
angelsc
Membro

sexta ago 29, 2008 9:37 pm

Já pus ninho várias vezes. O Kito parece um tolinho todo contente. Agora a Kika? Não liga nenhuma, vai uma vez lá dentro espreita e depois vai para cima do puleiro. Ainda por cima ela não deve gostar muito do piriquito. Os carinhos ainda vai, ma quando ele tenta ir mais longe é pancadaria na certa. :wink: Se os separam quase que morrem um sem o outro. Gostam de estar juntos, mas a Kika não é de intimidades!!! :D
Romena8
Membro Veterano

sábado ago 30, 2008 12:20 am

NinaChampa Escreveu:Cuidado com a alface.

A dar q seja em quantidades mínimas, pois pode provocar diarreia e consequentemente desidratar o animal :wink:

Desculpe, mas eu já tenho piriquitos há muito tempo e sempre lhes dei alface, inclusive dou quase todos os dias, pois eles adoram mesmo.
E nunca tiveram diarreia, têm sempre os cocos sólidos (pois sou eu que limpo as gaiolas e reparo nisso).

Por acaso não sabia disso, estive a pesquisar agora e realmente fala nesse assunto, mas lá está, de todos os piriquitos que já tive (e já foram mesmo muitos) nunca tiveram qualquer tipo de problema :S...

Vou falar com a veterinária para saber a sua opinião ;).
Última edição por Romena8 em sábado ago 30, 2008 12:29 am, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Aves”