Chip para quê?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda jun 09, 2003 3:30 pm

Ponho aqui uma questão. Imaginem que perdemos o nosso animal ( não me refiro ao abandono) ou então que ele é roubado. A pessoa que o acha não se dá ao trabalho de se dirigir a um veterinário para ver se tem chip para encontrar o verdadeiro dono, aparecem 30 donos para o mesmo animal mas nenhum é o verdadeiro( isto para os cães da moda ) e ela entrega o cão a um qualquer.Andamos nós feitos malucos á procura do bicho e ele já esta em casa de outra pessoa ( bem tratado ou não ). Será que se paga a um veterinário para ver se um cão tem chip? Quem fica com ele conserteza terá que leva-lo a um veterinário. Não estará o veterinário obrigado a confirmar se aquele cão pertence áquela pessoa?
( Isto para uma pessoa que nunca foi a esse veterinário e derrepente aparece lá com um cão que já não seja cachorro ).
Gostava das vossas opniões sobre este assunto
Obrigada
yakov
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jun 09, 2003 3:36 pm

Este assunto já foi abordado aqui várias vezes. Sugiro-lhe que consulte os tópicos mais antigos, um deles com o nome semelhante a este, outro com o nome "Bull Terrier roubado".

Mas, em conclusão, o que lhe posso dizer, é que, ou quem encontra o cão está mesmo interessado em encontrar o legitimo dono e sabe que existem microchips, pelo que pede ao Vet para fazer a busca do mesmo e a exaustiva consulta dos comunicados do SIRA, ou não está para aí virado, e o microchip não serve para nada.

Caso você veja alguém com o seu cão, aí o microchip já serve para provar que o animal é seu, mas vai ter de contar com a ajuda da policia, ou com a colaboração de quem tem a posse do cão... :?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 09, 2003 3:38 pm

Olá,
Eu sou de opinião que, sem ser de forma inquisitória, deve fazer parte da primeira consulta a qualquer veterinários fazerem-se perguntas sobre a origem do cão. Caso o cão tenha sido encontrado, deve proceder de imediato à tentativa de leitura de um eventual chip. Se não tiver sido encontrado ( ou pelo menos não o digam), entre outras questões, deve perguntar-se se o cão tem chip e sugerir a aplicação de um. Depois, num gesto de demostração, "simula-se" como se faz uma leitura ( e faz-se mesmo ;) ).
Há sempre maneiras de fazer isto, sem melindar ninguém. Mas também devo dizer que quem ficar melindrado por lhe lerem o Chip do Cão só pode é ter mesmo algo a esconder.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 09, 2003 3:46 pm

Olá

Muito recentemente este assunto foi tratado aqui no fórum. Deve estar umas três ou quatro páginas atrás. Há bastantes mais tópicos mas são muito mais atrasados.

De qualquer modo, e respondendo ao essencial da questão, o micro chip contém também os dados do dono. Se o cão se perdeu e se o levarem a um veterinário, aí é possível comprovar a autenticidade do dono. Se o cão foi roubado, aí não há nada a fazer porque o ladrão não vai submeter o cão à leitura do chip num veterinário.

Este sistema funcionaria em pleno se os veterinários fossem obrigados a efectuar a leitura do chip a todos os cães que fossem à consulta. Mas mesmo assim...

Eu enviei este post e só depois vi as intervenções do Yakov e do PauloC.
Em relação à obrigatoriedade de o veterinário efectuar a leitura do chip creio que não será fácil legislar sobre o assunto. Por outro lado, isso teria sempre aquele ar inqisitório. Nem o veterinário se sentiria à vontade nem muitos donos de cães gostariam que estivessem a duvidar da sua legitimidade como proprietários.
Mas há um estratagema que poderia disfarçar esse acto, que seria efectuar a leitura fazendo de conta que era para verificar se o chip estava a funcionar nas devidas condições. É claro que isto é aquilo que se costuma chamar de "esperteza saloia", mas, pensando bem, não será que esta verificação faz mesmo sentido?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 09, 2003 4:35 pm

Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.

Agora a questão.Quantas das pessoas estariam dispostas a pagar ainda mais caro pelo chip que já não é barato ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

segunda jun 09, 2003 5:29 pm

[quote=CasadeAnaval]
Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.

Agora a questão.Quantas das pessoas estariam dispostas a pagar ainda mais caro pelo chip que já não é barato ?
[/quote]

É claro que não se podia fazer a confirmação de todos os animais, mas com certeza há casos mais suspeitos do que outros, por ex. se alguem vai com um cão ao veterinário sem levar o boletim de vacinas, não pode lavar a mal o facto do veterinário ter de confirmar se é o dono. Nós temos que perceber que é para o nosso bem, pq se fossemos nós a os lesados gostavamos de saber que o sistema funcionava nesse capitulo.
Eu não fasso ideia de quanto é que custa o chip pq ainda não o pus na Juma mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada :roll:
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

segunda jun 09, 2003 5:58 pm

susanasaraiva Escreveu: ... mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada roll
Quando nós pagamos um seguro, provavelmente nunca vamos usá-lo e o nosso desejo é nunca nos socorrermos dele. O chip é uma espécie de seguro que cobre determinadas situações atrás descritas. Não funciona a cem por cento, mas pode vir a ser útil.

Os meus dois primeiros cães não estão "chipados". Na altura, há quatro anos, não se falava nisso como hoje. Mas o meu último cão tem chip. Foi colocado em cachorro há dois anos.
A hipótese de roubo e muito menos de se perderem, no meu caso, é muito remota, por isso não chipei os dois primeiros. Mas quando são cachorros eles são muito mais vulneráveis tanto a perderem-se como a serem roubados. Por isso é que pus o chip no Kiko quando era cachorro.

Enquanto o chip não for obrigatório, cada qual resolve como entender. Eu aconselho a sua aplicação. Quanto mais não seja pela dor de consciência numa eventual circunstância de o cão desaparecer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jun 09, 2003 8:36 pm

Olá Vasco,
Quanto à capacidade de resposta da SIRA não me posso pronunciar, porque desconheço totalmente o volume de pedidos diários que recebem, mas quanto às clinicas colocarem uma pessoa só para fazer confirmações...ena pá!! Essa seria uma clinica altamente lucrativa e com donos muito felizes!! Bolas...um tal volume de cães novos diariamente(porque só estes é que necessitariam de confirmação do chip, e isto se não pertencessem a alguém cuja clinica até conhecesse bem) seria uma benção!!! Onde é essa Clinica, onde é?!?! ;)

Abraços
Paulo C.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

segunda jun 09, 2003 8:37 pm

Susana. As pessoas vão correntemente sem boletim de vacina aos veterinários. Isso não serve como detector. Os veterinários verificam os casos suspeitos.

Quem lhe diz que o chip não serve para nada agora ? Serve e bem mas algumas coisas têm que ser tomadas em conta.

Ainda me lembro que há meses uma pessoa colocou aqui na net, morada, nome e telefone de um alegado dono de um cão que não estaria interessado em o ver de volta.

As leis de protecção de dados têm que ser respeitadas.
susanasaraiva Escreveu:
CasadeAnaval Escreveu: Como eu já disse concordo com vocês, só há o problema de o SIRA não aguentar a quantidade de pedidos de confirmação... nem as clinicas que teriam de colocar uma pessoa só para fazer confirmações.

É claro que não se podia fazer a confirmação de todos os animais, mas com certeza há casos mais suspeitos do que outros, por ex. se alguem vai com um cão ao veterinário sem levar o boletim de vacinas, não pode lavar a mal o facto do veterinário ter de confirmar se é o dono. Nós temos que perceber que é para o nosso bem, pq se fossemos nós a os lesados gostavamos de saber que o sistema funcionava nesse capitulo.
Eu não fasso ideia de quanto é que custa o chip pq ainda não o pus na Juma mas conserteza que não me importava de pagar um pouco mais e saber que funcionava ( pelo menos em caso de perca, pq de roubo já é mais dificil) do que estar a pagar agora e saber que não serve de nada roll
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”