O que fazer???

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda jun 09, 2003 10:33 pm

Hoje vinha eu na A8, e começo a olhar para a estrada e a pensar, « porra grande saco plástico anda ali a voar », mas a medida que me aproximo vejo que não é um saco mas sim um cão de média estatura que ía a atravessar a estrada, consegui abrandar para não lhe acertar. Certo é que na minha faixa ele não foi apanhado por nenhum carro, mas dirigia-se para a outra...Pensei em parar, mas para fazer o que?? sujeitar-me a ser atropelada numa Auto Estrada? Sujeitar-me a ver algo que nunca vi, que foi um cão a ser atropelado..chegaria a tempo, não chegaria?? Pesou-me um pouco na consciencia, certo é que comecei a acelerar e so abrandei quando já estava longe dali...não sei o que aconteceu, se ele chegou ao outro lado são e salvo, se não chegou, se algum carro se despistou para se desviar dele...Não sei, mas também não sei o que voces faziam numa situação destas...
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda jun 09, 2003 10:47 pm

Acho que o melhor a fazer seria telefonar para a concessionária da auto-estrada, e dizer-lhes que tinha visto o cão e a que km, pois se alguém atropelar um cão na autoestrada a concesionária tem de pagar os danos, (e já sabemos como eles detestam ter de pagar) e acho que iriam retirar de lá o animal.
Rosinha2000
Membro Veterano
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

segunda jun 09, 2003 10:53 pm

Gostava de ter esse optimismo...

Sabe que é necessário fazer prova que realmente se despistou ou teve um acidente provocado por um animal solto na auto estrada...ou seja era necessário alguem atropelar mesmo o animal para que a concessionaria pagasse os danos.
ziggy
Membro Veterano

segunda jun 09, 2003 11:01 pm

Se atropelar o animal a concessionária paga e cala-se, se se despistar por causa de um animal na auto-estrada, terá provavelmente de os levar a tribunal; e surpreendentemente os casos têm sido favoráveis aos condutores (se tiver testemunhas não é difícil).
De qualquer modo, acho que, se tivesse telefonado, a concessionária teria tomado medidas para retirar o animal.
Rosinha2000
Membro Veterano

segunda jun 09, 2003 11:04 pm

Exactamente...mas eu não queria que o animal fosse atropelado...e aliás...eu não ando com o n.º da concessionária atrás.

Eu não pedi opiniões sobre o modo como agi, mas sim o perguntei o que teriam feito...
ziggy
Membro Veterano

segunda jun 09, 2003 11:17 pm

Os números de telefone das concessionárias estão em placas na auto-estrada, espaçadas por alguns kms (e acho que também estão no ticket da portagem). Em relação ao que fez, eu provavelmente também teria ficado tão aparvalhada que não me teria lembrado de nada... não faço quaisquer julgamentos em relação a isso.
Rosinha2000
Membro Veterano

segunda jun 09, 2003 11:42 pm

Pois, naquele caso com concreto acho que era uma questão de minutos, se eu não agisse, acho que não haveria tempo para muito mais. E além disso eu uso Via Verde....
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 10, 2003 8:10 am

Olá Rosinha

Esta situação é mesmo um nó cego do carago, isto para falar à moda do Porto.
Em primeiro lugar, parabéns pela forma frontal e sincera de colocares a questão.
Não vou dizer o que faria por dois motivos. Primeiro porque me é difícil imaginar uma situação a frio. Só mesmo na hora, minuto e segundo. Mas não ponho de parte a hipótese de proceder tal e qual como tu. Por outro lado, não quero cair na tentação de dar respostas "politicamente correctas", muito moralistas e muito boazinhas. Não tenho feitio para isso.
Só mais uma coisa. Se isso se tivesse passado comigo e eu tivesse socorrido o cão ou tivesse tomado qualquer outra atitude, não divulgaria essa acção.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jun 10, 2003 4:42 pm

Olá Rosinha,

Efectivamente é comum andarem cães a vaguear na A8, principalmente de noite e principalmente na zona entre Torre Vedras Sul e Torre Vedras, ou então na subida antes da saída para Peniche e A-da-Gorda. Eu já sei o nº de cor por ter telefonado tantas vezes para lá mas, antes disso (tenho também a via verde) saía no acesso mais próximo, estacionava no parque que há sempre depois da portagem e avisava ou na casinha da concessão ou na cabina da portagem dependendo do sentido em que seguia. As pessoas que me atendiam chamavam depois um carro que patrulhava a estrada e recolhiam o cão. Nem sei como é que não se vêem mais cães atropelados ou acidentes pois às vezes os cães são bem grandes.
Maria Jo&atilde;o
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça jun 10, 2003 11:53 pm

Olá,
se por acaso tivermos o azar de atropelar qualquer que seja o animal numa auto-estrada, o que temos a fazer é parar logo o carro na berma e ligar para a assistência (Brisa ou qq que seja), porque a minha mãe já teve o azar de atropelar 2 canitos, um deles era bem grande :? e em vez de parar logo o carro seguiu para a casinhota da Brisa, resultado: ninguém pagou o arranjo do carro pq a minha mãe devia ter ficado no local onde tudo aconteceu. E a resposta da Brisa é que "a carrinha anda a patrulhar e qdo encontrar algum animal apanha-o". No momento em que isso acontece ficamos sem saber o que fazer, mas o que se deve fazer é ficar no local à espera da Brisa (o que pode levar horas :|) e esperar que tudo se resolva, porque muitas das vezes eles nem levam os animais mortos, encostam-nos só à berma. Não percebem que antes de ali existir uma auto-estrada já os bicharocos lá andavam há muito tempo...
Rosinha2000
Membro Veterano

terça jun 10, 2003 11:58 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá Rosinha,

Efectivamente é comum andarem cães a vaguear na A8, principalmente de noite e principalmente na zona entre Torre Vedras Sul e Torre Vedras, ou então na subida antes da saída para Peniche e A-da-Gorda. Eu já sei o nº de cor por ter telefonado tantas vezes para lá mas, antes disso (tenho também a via verde) saía no acesso mais próximo, estacionava no parque que há sempre depois da portagem e avisava ou na casinha da concessão ou na cabina da portagem dependendo do sentido em que seguia. As pessoas que me atendiam chamavam depois um carro que patrulhava a estrada e recolhiam o cão. Nem sei como é que não se vêem mais cães atropelados ou acidentes pois às vezes os cães são bem grandes.
Eu tenho um amigo que mora na zona de Torres que há poucos meses destruiu o carro para se desviar de um cão que atravessava a estrada também na A8, para que a « Autoestradas do Atlantico » pagassem o arranjo do carro, era necessário que ele fizesse prova, visto que ele não atropelou o cão, nada feito. Acho que esta situação seria evitavel se as redes de protecção fossem mais altas por exº... Neste caso concreto ninguem se aleijou, mas poderia ter acontecido.

Quanto á minha localização na altura que vi o cão, era complicado, pois eu vinha em sentido Norte/Sul, cerca de 1 km depois da estação de serviço de Obidos, ou seja nessa zona não há as ditas cazinhas. Acho que neste caso em concreto a minha solução seria mesmo parar para o tentar apanhar, mas e depois?? que fazia eu com ele? com 4 animais num T1...sujeitando-me a ser atropelada...so um doido para andar a pé numa auto estrada, pelo menos no meio dos carros
Rosinha2000
Membro Veterano

terça jun 10, 2003 11:59 pm

MMPA Escreveu: Olá,
se por acaso tivermos o azar de atropelar qualquer que seja o animal numa auto-estrada, o que temos a fazer é parar logo o carro na berma e ligar para a assistência (Brisa ou qq que seja), porque a minha mãe já teve o azar de atropelar 2 canitos, um deles era bem grande :? e em vez de parar logo o carro seguiu para a casinhota da Brisa, resultado: ninguém pagou o arranjo do carro pq a minha mãe devia ter ficado no local onde tudo aconteceu. E a resposta da Brisa é que "a carrinha anda a patrulhar e qdo encontrar algum animal apanha-o". No momento em que isso acontece ficamos sem saber o que fazer, mas o que se deve fazer é ficar no local à espera da Brisa (o que pode levar horas :|) e esperar que tudo se resolva, porque muitas das vezes eles nem levam os animais mortos, encostam-nos só à berma. Não percebem que antes de ali existir uma auto-estrada já os bicharocos lá andavam há muito tempo...
E se o animal estiver apenas ferido e a necessitar de tratamento vetetinário??
ziggy
Membro Veterano

quarta jun 11, 2003 12:45 am

MMPA Escreveu: Olá,
se por acaso tivermos o azar de atropelar qualquer que seja o animal numa auto-estrada, o que temos a fazer é parar logo o carro na berma e ligar para a assistência
sem ser o local mais indicado para faze prevenção rodoviária, se parar o carro na berma, saia do carro e afaste-se o mais possivel da estrada, para o outro lado do rail.
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

quarta jun 11, 2003 1:14 am

Se o animal precisar apenas de assistência veterinári, não sei o que a Brisa faz! :o sei que o 2º cão que a minha mãe atropelou morreu (ficou irreconhecível) e o empregado da Brisa empurrou-o para a berma :o :o :o
mas duvido muito que um animal atropelado na auto-estrada fique em estado de receber tratamento veterinário... é que mesmo que uma pessoa conduza a 100km/h, o animal não sobrevive ao impacto... :| :| :|
sandrape
Membro Veterano
Registado: quinta dez 20, 2001 2:35 pm

quarta jun 11, 2003 1:25 pm

olá :)

É muito perigoso parar na auto estrada ou outra estrada qualquer, embora em certas situações não seja impossivel. Quando posso parar paro, principalmente se o animal estiver ferido. No seu caso acho que era impossivel uma vez que o cão passou para o sentido contrario. Já passei por cães na berma em que não pude parar, ainda hoje encostei à berma porque estava um gato bebé encolhido no separador central, já parei e os cães que estavam deitados na berma fugiram assim que me viram, já apanhei feridos, por outro lado já vi cães e gatos à espera que os carros passem para atravessar e atravessam sem problemas...
parece que cada caso é um caso, e só sabemos o que fazer na propria altura, até pode ser que o cão tenha conseguido atravessar a estrada toda sem problemas...nunca se sabe

sandra p
Responder

Voltar para “Cães”