hamster sírio - e depois do parto - Roda?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

domingo ago 31, 2008 5:11 pm

Olá desculpem lá abrir este topico, mas andei por aqui á procura e não encontrei resposta para a informação que preciso, se alguém me souber responder agradeço. Tenho uma hamster síria que teve bebês á 4 dias (11 filhotes lindos) e uns dias antes dela os ter tirei a roda da gaiola, a minha duvida é quando é que a posso voltar a colocar, penso que ela anda de um lado ao outro na gaiola á procura da roda, apesar de ter tubos que dão volta á gaiola, acho que sente a falta da roda... :?
desde já obrigada.
Nazgul92
Membro
Registado: sexta ago 29, 2008 8:03 pm

domingo ago 31, 2008 6:08 pm

Porque tiras te a roda?
Sapos
Membro Veterano
Registado: domingo abr 15, 2007 8:05 pm

domingo ago 31, 2008 8:03 pm

Convem tirar a roda enquanto a "mae" esta a amamentar para supostamente nao se "distrair" da amamentaçao.
Foi o que algumas pessoas que criam me disseram, e acho que tambem li essa informaçao num livro.
Cumps
Nazgul92
Membro

domingo ago 31, 2008 11:08 pm

eu deixo sempre a minha,ela nao se distrai ;D
karrla
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 11:59 pm

olá obrigada pelas orientações, de facto tirei a roda com medo que lhe fizesse mal pois ela estava um bocadinho barriguda e pk li algures na net que deveria tirar, mas penso que ela sente falta dela, no 1º dia ela não saiu do ninho, mas agora tem saido, mas por breves minutos, vai comer, dá uma voltinha nos tubos e volta, mas antes corre o gradeamento da gaiola too, por isso me dá ideia que ela procura por algo, mas como é a 1ª vez que tenho um hamster(pra dizer a verdade já tive á bem uns 20 anos atras ou mais, mas quem cuidava deles era a minha mãe e não havia qualquer informação sobre eles, que acho que nem ração propria havia...pois lembro -me da minha mãe lhes dar legumes e pão - lol), e não sei se volto a por se continua assim... e por mais quanto tempo? até ao final de amamentação? penso que não deverá ser tanto não é?
Desde já agradeço as informações dadas
Nazgul92
Membro

segunda set 01, 2008 12:02 am

eu nunca tiro por experiencia propria,uma vez tirei,porque pensei que lhe pudesse fazer mal por estar tao barriguda,ela quando os teve,ao fim de 2 dias mato-os a todos e comeu os,nao sei se foi essa causa,mas que foi a unica alteraçao na gaiola foi,sebem que ela e viciada na gaiola.
karrla
Membro Veterano

segunda set 01, 2008 1:22 am

pois amanhã os meninos já fazem 5 dias, ela tem se portado muito bem, afinal de contas a primeira ninhada e 11 de uma vez, não deve ser fácil...ela tem dado conta do recado e é muito protectora, hoje mudei-a de gaiola pois a outra era muito pequena, mas fi-lo com luvas e meti as mão na ração dela primeiro antes de a tirar de lá e só depois foram os meninos todos com o ninho inicial, penso que correu tudo bem pois ela continua deitada com eles no ninho, agora amanhã vou por de novo a roda e ver o tempo que ela passa lá, se descuidar dos meninos vou tornar a tirar e esperar pelo menos até eles abrirem os olhinhos...
Bodom
Membro Veterano
Registado: segunda nov 12, 2007 6:25 pm
2gerbos da Mongólia
3Porquinhos da Índia
1Tartaruga Hieroglífica
1cão
1gato

segunda set 01, 2008 12:09 pm

Boas!
Eu nas minhas ninhadas costumo tirar a roda das gaiolas que as tem, por esse mesmo motivo, para a mãe dar mais atenção aos filhos e não se distrair muito na roda.
Quanto aos ter mudado de gaiola acho que fez mal, sempre soube que nunca se devia mudar de gaiola enquanto os filhos ainda são demasiado pequenos...
Só quando eles tiverem 2 ou 3 semanas é que já não há problemas.
Espero que as luvas não tenham um cheiro intenso, porque se não esse cheiro fica no ninho e ela depois pode não os reconhecer, mas se disse que ela está a dar atenção aos filhos deve ter corrido bem, mas é sempre arriscado.
Cumprimentos

Bodom
Nazgul92
Membro

segunda set 01, 2008 12:30 pm

pois eu tbm so mudo a gaiola antes de parir ou 2 semanas depois,de resto nem toco na gaiola,so agua e comida,para nao ela nao sentir o meu cheiro e nao haver a possibilidade de rejeitar alguma cria.
karrla
Membro Veterano

segunda set 01, 2008 12:47 pm

Pois eu sei que é arriscado, mas é que a gaiola era tão pequena que o ninho ocupava quase toda a base e depois já estava a deitar um cheirinho nada agradável, o que fiz foi forrar a base da gaiola nova depois meti lá comidinha nova e coloquei-a lá e enquanto ela estava entretida com a comida tirei todos um a um para cima de um bocadinho de papel do ninho, peguei no resto do ninho, meti na gaiola e depois coloquei-os todos lá. as luvas eram das descartáveis, mas antes eu esfreguei as mãos na ração , depois esfreguei num pouco de papel do ninho e só depois dei inicio á "operação" :lol: , até agora tudo bem ela continua lá com os meninos todos, estão todos em optimo estado, já começaram a ganhar pêlo, pois já se notam as diferentes cores deles . Ah já me esquecia de dizer , coloquei a roda mas parece que ela não está a ligar muito, ainda não foi lá dar nenhuma voltinha, passa, cheira, mas depois vai embora...para já não me parece que a esteja a distrair.
cump.
karrla
Membro Veterano

terça set 02, 2008 11:15 pm

Olá só para dizer que os meninos estão em grande forma e a mamã não se tem portado nada mal. Já começou a nascer a "penugem" e já se consegue ver que pelo menos 3 deles são pretos, tem dois ou três com machas pretas e o resto deve ser da cor dela ( dourado), gostava de colocar foto mas tb só os consigo ver pela base da gaiola que é transparente mas sempre que tento tirar fotos fica com muita luz por causa do flash, e ela não dá uma brechazinha no ninho, está completamente tapado.
Se Alguem aqui perto de albufeira quiser ainda deve ter aí uns 7 ou 8 para dar. :lol: :lol: :lol:
Mais uma vez obrigada a todos pelas informações e conselhos.
Responder

Voltar para “Exóticos”