Furcifer Pardalis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

segunda set 01, 2008 3:19 pm

texuga Escreveu:
Thorgarth Escreveu:Texuga olha que não é bem assim... :twisted: Neste caso, e mal comparado, são um pouco como as m.viridis. Dependendo da região de onde são oriundos (todos de Madagascar) têm variações não só ao nivel da cor como também da forma.

Aqui fica um link exemplificativo: http://www.adcham.com/html/taxonomy/spe ... dalis.html

PS: tive a ler um pouco sobre eles que a minha mulher anda com desejos de ter um camaleão e desde que viu estes no site da terraristika já me deu a dica umas 3 ou 4 vezes.... :twisted:
Mas não são "fases", são mutações morfológicas. Nos pardalis, pelo que percebi, varia o nome pela região de onde vêm ou por quem os descobriu... Pelo menos do que eu li...
Pois voltamos ao velho problema do termo "fase"... Neste caso utilizam o termo "morph" para descrever as diferenças entre os exemplares das várias regiões (embora pense que não sejam ainda reconhecidas qualquer sub-espécie) mas mesmo assim, e pelo meio se referem a fases " Diego Suarez: Found on the northern tip of Madagascar this morph is considered a red phase panther."

O problema é que para agravar a situação muitas vezes se utilizam diferentes termos para répteis diferentes, desde o "morph", "regional variants", "Phase", "Locality", etc....
Última edição por Thorgarth em segunda set 01, 2008 4:41 pm, editado 1 vez no total.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda set 01, 2008 4:39 pm

Tudo bem, mas neste caso em particular, como os camaleões são "mutantes" falando em termos de cores, acho ainda mais incorrecto falarem em "fases"... Mas isto sou eu que tenho um ódiozinho de estimação à palavra "fase" 8)
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
KevinP
Membro
Registado: quarta ago 20, 2008 11:07 pm

segunda set 01, 2008 8:11 pm

Disse fase porque e como chamam em franca... muito gostam de voces de brincar com as palavras... chama-lhe o que quizeres... e usamos entao todos esse termo e prosseguimos com o topico...!!!
<strong>Cumps, Kevin Pereira</strong>
foker
Membro Veterano
Registado: sexta mar 14, 2008 8:37 am

segunda set 01, 2008 8:30 pm

... e vos pedir 250€, vocês acham que é uma fase rara e acham o preço justo, é isso? :roll:

fazesme lembrar o outro que comprou um dragão barbudo com 2 meses numa loja de animais por 100€ porque la no nome dizia pogona vitticeps, e ele pensava que pogona era de ser DB e vitticeps da morph, então deduziu que era muito raro :twisted:
&nbsp;&nbsp;
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

segunda set 01, 2008 8:33 pm

lolol e o problema das "lojas " eles querem e vender..provavelmente mm q essa pessoa tivesse perguntado se era uma especie rara a resposta seria SIM . N tou a generalizar mas ha muitos q sao assim...ao menos q tenha aprendido e n volte a cair no erro essa pessoa ..
KevinP
Membro

segunda set 01, 2008 9:42 pm

Mas ninguem aqui falou em lojas... Existem mesmo essas "fases, mutacoes"... o que lhes quizerem chamar!!!!
deadman
Membro Veterano
Registado: domingo mar 02, 2008 4:06 pm

segunda set 01, 2008 9:50 pm

sinceramente nao sabia que os camaleões tambem tinham morphs e nem nunca tinha lido algo do genero
<p>1.0.0&nbsp; carcharodon carcharias</p>
<p>0.2.0 crocodylus porosus</p>
<p>0.0.1 physalia physalis</p>
<p>2.3.0 apis mellifera</p>
Liedson
Membro Veterano
Registado: terça abr 17, 2007 12:23 pm

segunda set 01, 2008 10:09 pm

m falou em lojas ?entao le a resposta do foker...
KevinP
Membro

segunda set 01, 2008 10:22 pm

Liedson Escreveu:m falou em lojas ?entao le a resposta do foker...
Que nada tinha haver com o topico...

E dead... eu tambem soube ha pouco... Ha LINDOS... Ambanja... Blue Diamond... Ambilobe... ect...
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

segunda set 01, 2008 10:45 pm

pessoal.. nos camaleões não há fases!

há diferentes espécies de camaleões (ou sub-espécies ou lá como se fala taxonomicamente) em que diferentes espécies produzem cores diferentes, assim como têm obivamente morfologias diferentes, formas de actuar diferentes..

nos camaleões as colorações nao variam consoante o lugar onde está, mas pelo seu bem estar ou estado de epírito. é natural que fiqem mais verdinhos no meu das folhas verdes porque se sentem seguros, mas isso nao significa que no meio do chao amarelo eles fiquem amarelos, até como ai esta provado, os pardalis ficam azuis..verdes..vermelhos..brancos..pretos.. tudo depende se pretendem acasalar, se estao agressivos, se sao colorações de ameaça ou defesa..

esqueçam as fases dentro das espécies de camaleões, mas de facto nenhum camaleão produz as mesmas cores integralmente que outro de especies diferentes.

quano a alimentação, os pardalis podem sir comer aves ou pequenos mamiferos, eles comem praticamente tudo o que meche porque têm um sistema digestivo bem adaptado, assim como os do yemen.. se lhes passar um rato a beira, se tiverem fome, marcha! desde que se mexa e esteja vivo..
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
KevinP
Membro

segunda set 01, 2008 10:50 pm

Mais uma vez digo... disse fase porque e o nome que dao em franca... mas sao sim "sub-especies" de Pardalis!!!!

Sao comercializados em Portugal?
johnnyodc
Membro Veterano
Registado: terça out 09, 2007 1:38 pm

segunda set 01, 2008 11:07 pm

sim kevin .P,mas nao te aconselho a comprares numa loja.... :lol:
<p>Johnny</p>
<p>Nao sou ginecologista, mas posso dar uma vista de olhos. . .xD</p>
Taelife
Membro Veterano
Registado: sexta dez 14, 2007 12:08 pm

terça set 02, 2008 2:12 am

KevinP Escreveu:Mais uma vez digo... disse fase porque e o nome que dao em franca... mas sao sim "sub-especies" de Pardalis!!!!

Sao comercializados em Portugal?
tens a certeza dessas sub-especies que falas?

tanto quanto eu sei, as unicas diferenças de coloração sao entre machos e femeas.. e não há sub-espécies com cores X e outras Y, há sim condições em que eles pões cores X e outras Y...
0.1.0 Chamaeleo Calyptratus
Nazgul92
Membro
Registado: sexta ago 29, 2008 8:03 pm

terça set 02, 2008 2:22 am

foker Escreveu:... e vos pedir 250€, vocês acham que é uma fase rara e acham o preço justo, é isso? :roll:

fazesme lembrar o outro que comprou um dragão barbudo com 2 meses numa loja de animais por 100€ porque la no nome dizia pogona vitticeps, e ele pensava que pogona era de ser DB e vitticeps da morph, então deduziu que era muito raro :twisted:
LOOOOOOL ,comedia xD!

tambem nao sabia da exestencia de fases no camaleos :O
KevinP
Membro

terça set 02, 2008 8:26 am

Tenho Taelife...

A especie Furcifer Pardalis tem (se lhe quizerem chamar sub-especies) consoante o local de onde se encontram no Madagascar... nao e brincadeira nenhuma... nem nenhuma mentira...

Imagem

Aqui tens tambem galerias...

http://forum.tanalahy.com/gallery/album ... 900e650e6f

Ja agora... conhecem ca criadores...???
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”