Gato obeso - agora com figado gordo!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mathilde393
Membro Veterano
Registado: segunda jan 14, 2008 6:41 pm
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

quarta jun 25, 2008 10:16 am

Pois... :)
O que mais chama a atençao no Piny-Pon nao é o peso em si, mas a forma dele e a barriga enorme que tem... nao parece porporcinal... meu deus ou eu estou mt enganada e inocente... ou aquilo nao é normal... ha gatos gordos sim... mas ele é um exagero... alem de ser garnde tem uma pança :)! Na zona da barriga é mt largo e alem disso tem gordura acumulada tb, q se nota por ser mais mole do q o resto... a barroga dele em geral é dura... voces nao tem noçao... ou eu ainda estou em choque ou entao ele ultrapassa e mt a forma q deveria ter :(

Mas posso ser eu... por nunca ter visto um assim e nao ter conhecimento :( tratar disso... com 5 gatos todos a precisar de cuidados, agora o tempo é cada vez menos para os extras :(

Mas vou tratar disso quanto antes! ;)

Em relaçao ao exercicio... confesso q n tenho tido grande tempo para

Quando abri este topico, alem de querer o maximo de informaçoes, foi precisamente para q se falasse num tema q pudesse elucidar outras pessoas...

Logo vou ao vet, mas n sei se posso levar o Pniy-Pon... levo um cao par castrar e o meu gato para lhe retirarem o cateter... tres no memso dia talvez seja demais... :)

Obrigado pelas informaçoes... e podem continuar a partilhar aqui os vossos conhecimentos....
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>Teresa de Calcut&aacute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>http://aszezas.blogspot.com/</strong></p>
Twiguy
Membro Veterano
Registado: segunda mai 07, 2007 7:51 pm
Mikas (gata)
Marta (gata)

quarta jun 25, 2008 4:09 pm

jcmac Escreveu: ... com a ração de dieta noto que o pêlo cai mais e não fica tão sedoso e brilhante.
Pois, por acaso já tinha notado, uma queda excessiva de pêlo na Marta e não percebia porquê. Era uma das coisas que queria perguntar à Vet, mas agora o mistério está desvendado.

É que cai mesmo imenso pêlo e agora sabendo disto, realmente a queda de pêlo começou logo após ter inserido a nova alimentação. Tem de ser escovada todos os dias, (uso uma escova de cerdas de metal fino) é tanto o pêlo morto, retiro-o da escova e volto a escovar, tiro cerca de 3 mãos de pêlo por dia. Levo cerca de 15 minutos todos os dias só para escová-la, o que vale é que ela gosta.

Mais uma vez agradeço-lhe Jcmac,
Ps- como já tinha dito anteriormente, a minha Martinha já perdeu 80gr (isto a semana passada, esta semana ainda não a pesei). Estou contente com os resultados, pelo menos parece-me bem. Tanto eu, como ela temos esforçado. Eu também, porque custa-me vê-la a comer pouco de cada vez. Quando acaba de comer, ora olha para mim ora olha para a tigela, do género: “Então?!! Só isto???”
jcmac
Membro Veterano
Registado: domingo ago 19, 2007 6:28 pm
Localização: 3 gatas: Tusca Farrusca, Miona (Micas Peluda) e Cd Ervilha.

quarta jun 25, 2008 8:47 pm

Twiguy Escreveu:Pois, por acaso já tinha notado, uma queda excessiva de pêlo na Marta e não percebia porquê. Era uma das coisas que queria perguntar à Vet, mas agora o mistério está desvendado.

É que cai mesmo imenso pêlo e agora sabendo disto, realmente a queda de pêlo começou logo após ter inserido a nova alimentação. Tem de ser escovada todos os dias, (uso uma escova de cerdas de metal fino) é tanto o pêlo morto, retiro-o da escova e volto a escovar, tiro cerca de 3 mãos de pêlo por dia. Levo cerca de 15 minutos todos os dias só para escová-la, o que vale é que ela gosta.
Quando comecei a reparar que o pêlo delas caía mais do que era habitual pensei que fosse daquela altura do ano em que isso acontece. Só depois associei à ração, que é mais "pobre" do que as outras e por isso é natural que o pêlo se ressinta.
Na Tusca noto que o pêlo cai mais mas não é nada de especial. Agora na Cd é mesmo uma coisa por demais e também chego a tirar 2 a 3 mãos de pêlo morto. A verdade é que se continuasse a escovar continuava a tirar mãos de pêlo :roll:!
O mais irónico é que a Miona, das 3 três a que não tem problemas de obesidade, tem o pêlo semi-longo e por isso seria de supor que exigiria mais trabalho a escovar e a mantê-lo saudável. Pois bem pelo contrário, acabo por ter muito mais trabalho só com a Cd do que com a Miona e a Tusca juntas.
Twiguy Escreveu: Ps- como já tinha dito anteriormente, a minha Martinha já perdeu 80gr (isto a semana passada, esta semana ainda não a pesei). Estou contente com os resultados, pelo menos parece-me bem. Tanto eu, como ela temos esforçado. Eu também, porque custa-me vê-la a comer pouco de cada vez. Quando acaba de comer, ora olha para mim ora olha para a tigela, do género: “Então?!! Só isto???”
Eheheheheh, nem imagina Twiguy como a compreendo :wink:!
A Tusca é uma gatinha muito gulosa. Já está habituada aos horários e às doses, mas mesmo assim e depois de comer o que lhe é devido às vezes fica com uns olhinhos tristes a olhar para mim. Parece mesmo que está a dizer que ia mais um bocadinho :lol:!
Já com a Cd não há crise pois está bastante mais regrada e por norma até nem come toda a dose da refeição.
Cá em casa assinalo a hora da refeição com um sonoro "papinha". É a palavra mágica e muitas vezes elas até nem precisavam que a proferisse. Parece mesmo que têm um relógio pois quando se está a proximar a hora da refeição começo logo a reparar que ficam inquietas, a olhar fixamente para mim e a seguir todos os meus passos com os olhinhos. E então se eu for à cozinha temos miadeira na certa :lol:!

Twiguy, vai ver que vai correr tudo bem com a Marta :wink:!
Já sabe que ela pode perder peso mais significativamente no início e depois essa perda abrandar. O importante é manter o plano determinado pela veterinária e ter muita paciência, disciplina e rigor.
Boa sorte e muito sucesso com esse tratamento :wink:!
<p><a href="http://bichanosdoporto.blogspot.com/">< ... ng></a></p>
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mathilde393
Membro Veterano
Localização: Cães, gatos, coelhos, hamsters, canários... e se pudesse todos os outros também!

quinta jun 26, 2008 10:35 am

Ontem o Piny-Pon foi ao vet :)
Está bem de saude... nem colesterol nem diabetes... lol...
Pesa 8 kilos e deve fazer "dieta" ate alcançar os 6 kilos :) vai ser lindo vai :). A raçao vou dar a RC diet renal... e quando acabar, o vet vai me aconselhar uma outra :)
O Piny-Pon esta com bolas de gordura na barriga...
De resto encontra-se de boa saude e recomenda-se :)
Obrigada a todos
<p><strong>"A nossa miss&atilde;o n&atilde;o &eacute; julgar o que &eacute; justo ou injusto: &eacute; apenas ajudar."</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

sexta jun 27, 2008 8:29 pm

mathilde393, fico contente por o Piny-Pon estar bem :)!
Agora é seguir à risca o plano e esperar que ele atinja o peso estipulado. Não lhe vou dizer que vai ser pêra doce porque não vai, mas repito aquilo que disse à Twiguy, com muita paciência, disciplina, rigor e também persistência vai ver que consegue atingir os objectivos definidos :wink:!

Fiquei foi com uma dúvida :?... porque é que o vet aconselhou a RC Renal em vez da RC Obesity por exemplo?
<p><strong><u></u></strong>&nbsp;"Be the change you wish to see in the world." (Gandhi)</p>
mathilde393
Membro Veterano

terça jul 01, 2008 11:01 am

Fiquei foi com uma dúvida :?... porque é que o vet aconselhou a RC Renal em vez da RC Obesity por exemplo?[/quote]

O vet nao aconselhou a RC Renal, essa raçao é a raçao que veio com o gato... adoptei-o e deram-me um saco de raçao de oferta ;)
Mas o gato esta com essa raçao porque parece q teve problemas renais... (vimos, eu e o vet, umas analises que vieram junto do boletim). Entao o vet disse para por enquanto manter essa raçao.... e para sr rigorosa na dosagem :).
Confesso que ainda nao estou a ser... Porque ele esta a conhecer uma nova casa e quero que ele esteja o mais a vontade possivel... que aproveite agora pq entretanto começa a dieta para a praia lol .
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

sexta jul 04, 2008 10:16 pm

Ok, já percebi :wink:!
Não se esqueça, siga com rigor as indicações do veterinário e quanto mais cedo começar melhor.
Espero que tudo corra bem e vá dando notícias acerca desse menino :wink:!
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sexta jul 04, 2008 11:52 pm

2 kg num gato? Boa sorte! :wink:
Realmente vi as fotos dele e o miudo precisa dum regime e de ginásio ;)
E que bom estar tudo ok com a saude dele. tenho tanto medo destes gordinhos...

Vai ficar um gatão ainda mais lindo :D
LenaPS
Membro
Registado: quinta fev 28, 2008 2:18 pm

quarta jul 09, 2008 3:26 pm

alguém me pode explica uma coisa...?
è k parece ser um problema só meu depois de ver as vossas resposta...devo ser uma dona galinha!
Entao é asim meu tommy só gosta dum tipo deração, akela pa gatinhos exigentes...ja tentei por outras mas ele é um verdadeiro chato! é tem la a comida, rebola-se todo no chão como kem " nao kero isto..sabes bem k kero a outra" e dp nao come...!
O k é k voces fazem? n cedo e ele acaba por comer? posso fazer isso?
mathilde393
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 3:52 pm

Mas o seu gato é gordo? é que este topico é para troca de informaçoes sobre gatos que tem excesso de peso... é o caso do seu?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

quarta jul 09, 2008 7:22 pm

LenaPS Escreveu:alguém me pode explica uma coisa...?
è k parece ser um problema só meu depois de ver as vossas resposta...devo ser uma dona galinha!
Entao é asim meu tommy só gosta dum tipo deração, akela pa gatinhos exigentes...ja tentei por outras mas ele é um verdadeiro chato! é tem la a comida, rebola-se todo no chão como kem " nao kero isto..sabes bem k kero a outra" e dp nao come...!
O k é k voces fazem? n cedo e ele acaba por comer? posso fazer isso?
LenaPS, já lhe respondi no outro tópico :wink:!

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=57448
mathilde393
Membro Veterano

quinta jul 10, 2008 12:15 pm

Coloquei uma foto nova do pinyPon... que mostra o que realmente ele é :)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mathilde393
Membro Veterano

domingo ago 31, 2008 10:00 pm

Boas :)
O meu Pimpas emagreceu 2 kilos ja, devido a raçao e aos exercicios q consegui q ele fizesse... mas infelizmente continua a perder peso :(
digo infelizmente pq ele esta com o figado gordo e volta e meia deixa de comer agora :(
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcmac
Membro Veterano

segunda set 01, 2008 9:00 pm

mathilde393, tem a certeza que ele emagreceu esses 2 kg devido à ração e aos exercícios? É que muito sinceramente parece-me muito peso a perder num espaço tão curto de tempo :?!
O facto de ele estar com "Fígado Gordo" justifica realmente essa perda e cá para mim deve-se sobretudo a isso...

Boa sorte para o Piny-Pon :wink:!
o21963071
Membro Veterano
Registado: quarta set 12, 2007 1:10 pm
+ todos aqueles q trato como se fossem meus

quarta set 03, 2008 5:19 pm

Olá.A minha Chica também era gordinha pesava 8 kg e ela é pequena.Já nem se conseguia lavar em condições.
Andou a comer Royal canin obesity e perdeu 2 kilos mas demorou um ano.
Depois ainda lhe dei esse comer durante mais 1 ano e meio e agora come Royal canin Sénior, para gatos idosos pois já tem 12 anos.
Acho que devia dar ao seu gato RC obesity e continuar, qd ele fizer os 10 anos comece-lhe a dar Sénior.
Responder

Voltar para “Gatos”