Os cães e a conservação da natureza

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jun 10, 2003 12:06 pm

Boas,

Não vou falar aqui dos problemas nefastos dos cães vadios ou assilvestrados que ocorrem nos campos nalgumas zonas do país.
Vou apenas referir-me aos animais silvestres que os nossos cães capturam aquando dos seus passeios pelo campo.
Daquilo que me tenho apercebido e me tem sido relatado, para alem da captura de espécies cinegéticas (coelhos, pe) e espécies não protegidas (ratos, pe), tambem é frequente os nossos amigos capturarem espécies protegidas.
Enquanto os anfíbios, devido á sua secreção “urticante” ou “intragável” são poucas vezes vitimas dos cães, as outras classes ( répteis, aves e mamíferos) têm várias espécies que são capturadas frequentemente.
Daquilo que tenho apurado, segue-se uma pequena listagem de espécies protegidas mais frequentemente capturadas cujos exemplares são mortos devido ao instinto predador dos nossos cães:

Repteis:
Sardão (Lacerta lepida)
Lagartixas (Psammodromus algirus, Psammodromus hispanicus, Acantodactylus erytrurus, Podarcis hispanica)
Cobras (Coluber hipocreppis, Malpolon monspessulamus, Elaphe scalais, Natrix maura, Natrix natrix)

Aves:
Para alem dos vulgares Pardais – cujo interesse de conservação é pouco ou nada significativo, uma vasta lista de passeriformes (crias ou juvenis) tem sido relatada, para alem de predação de ninhos. Toutinegras, Chapins, Pintassilgos, Etc. etc.
Também Rolas-turcas Andorinhões e Poupas me foram relatados.

Mamíferos:
Lirão (Eliomys quercinus)
Doninha (Mustela nivalis)
Toirão ( Mustela putorius)
Musaranhos (Crossidura sp., Sorex sp.)
Toupeira (Talpa occidentalis)
Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus)
Geneto (Genetta genetta)

A captura de animais jovens (mesmo no caso de muitos répteis) parece ser muito mais comum, bem como as espécies predadas variam um pouco em relação á raça ou tamanho do cão.

Por esta razão, nalgumas zonas (reservas integrais, etc.) de várias Áreas Protegidas é interdita a circulação de cães.
No entanto, o território nacional não é todo área protegida, nem as espécies protegidas ocorrem apenas nessas parcelas de território.
A meu ver, só existe uma solução para minimizar esta incompatibilidade (pets versus conservação da natureza): Ser dono responsável.
- Educar o cão a não perseguir animais (muita gente acha graça e estimula este instinto).
- Ter controlo e supervisão no cão durante os passeios no campo.
- Ter o cão minimamente obediente para que possa ser controlado assim que detecte um animal silvestre e não o persiga até á morte.
- Ter civismo e não fomentar a predação de animais silvestres apenas para mostrar as habilidades do cão ou porque tem piada.

É que acidentes acontecem, mas se toda a gente fosse mais consciente talvez não houvesse tantas restrições á circulação de cães em Portugal e nos outros paises.

Já agora, confessem lá que animais é que os vossos canitos já capturaram?

Os meus já “limparam o sebo” (desculpem a expressão) a 3 gatos e um sem numero de ratos. Quanto aos ratos, quantos mais melhor, no caso dos gatos, confesso que houve negligencia.
Em relação a espécies protegidas, já foram "á vida" algumas lagartixas descritas em cima sem que eu conseguisse evitar. Mas lá que tentaram a façanha com outros animais, tentaram.
Toda a atenção é pouca. Por vezes parece que nos cegam. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Nanico
Membro Veterano
Mensagens: 1159
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm
Localização: 3 caes

terça jun 10, 2003 12:16 pm

O meu ja deu cabo de tres galinhas e um faisao.
Acho que o faisao so o apanhou porque devia estar doente e nao levantou voo para fugir. Em circunstancias normais nunca o apanharia.
Varias vezes saiu atras de lebres ou gansos, mas nunca apanhou nada. Normalmente, um cao nao consegue apanhar um animal adulto saudavel.
Quanto a animais bebes, a historia e outra.
Se sei que os gansos ou os cisnes andaram a nidificar, nao vou passear com o Oscar para o pe dos bebes. Nao so por defesa dos bebes, mas por defesa do Oscar.
Uma vez, num passeio numa floresta, o Oscar saiu disparado atras de uns javalis. Gracas a deus estava de trela. Senao, neste momento ja nao tinha cao.
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça jun 10, 2003 3:13 pm

No meu caso, não são os cães que fazem "estragos" à fauna silvestre mas sim os gatos. A Nina, que eu me lembre, gosta de caçar toupeiras mas é raro conseguir apanhar alguma. Trás-me para casa montes de ouriços mas nunca lhes faz mal. Gosta simplesmente de os trazer presos pelos picos e largar-mos à porta de casa. Como ela costuma fazer isto de noite, nem sempre dou por isso e, nessas ocasiões, lá temos que nos levantar a meio do sono porque o ouriço anda numa correria pelo quintal a tentar escapar-se, fazendo montes de barulho porque se atira a vasos, casotas de cão, tigelas de água, etc.
Com os gatos a história é outra. Eles caçam quer em grupos, exactamente como vemos os leões nos documentários, ou sózinhos, por emboscada. Deram-me cabo dos répteis. Sapos, relas, cágados, cobras (uma delas era uma pequena víbora) há muito tempo que não vejo. Lagartixas só as encontro no muro que dá para a estrada onde não é costume eles irem. Com as aves passa-se o mesmo. Andorinhas, melros, gaios, chapins vários (embora os azuis sejam os preferidos), pintassilgos, arvelas, ... e até um corvo enorme já trouxeram para casa. Aliás, tenho três gatos especialistas na caça de passarinhos. Já andaram com coleiras com vários guizos e sininhos mas não serve de nada. Curiosamente não têm tendência para tentar chegar à capoeira onde tenho os pintaínhos e patinhos. Já com coelhos bebés a história é outra. O Papuça, nesta altura, é raro o dia que não me traga coelhos para casa. Bravos e mansos. :evil:
Já comentei isto com a veterinária (porque tenho que lhes fazer a desparasitação de dois em dois meses em vez dos três habituais) mas ela diz-me que os gatos só conseguem apanhar as aves adultas e coelhos que já estão doentes e isso consola-me um pouco.
Maria Jo&atilde;o
RMarques
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

terça jun 10, 2003 3:43 pm

Olá,

eu não tenho cão, mas a minha namorada tem um, no que respeita ao respeito pela fauna e flora nunca tivemos problemas, isto porque desde pequeno ele foi habituado a fazer percursos pedestres em AP`s, posso dizer que já fez quase todos os percursos do PNSAC. De qualquer maneira só o vi reagir e não foi nada de especial a umas cabras que por ali pastavam, mas ele ainda era cachorro nessa altura.
De qualquer maneira acho que tudo passa por uma questão de educação do cão.
Aliás há que ter cuidado também com os sítios por onde se passa não vá haver por ali veneno, laços etc...
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jun 10, 2003 4:01 pm

RMarques Escreveu: Olá,

... isto porque desde pequeno ele foi habituado a fazer percursos pedestres em AP`s, posso dizer que já fez quase todos os percursos do PNSAC. ...
Olá,

Então já somos dois ;)

Ainda por cima várias vezes, pois quase todos foram marcados (tambem) por mim. ;)

Boas caminhadas ;) É sempre bom saber de mais alguem interessado em conhecer o PNSAC "passo a passo" com cães educados. :D
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Mensagens: 1190
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos + 1 cão emprestadado

terça jun 10, 2003 4:58 pm

Olá Fang,

Poderia explicar-me o que é PNSAC e o que são os percursos em AP's?
Maria Jo&atilde;o
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Mensagens: 3111
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça jun 10, 2003 5:03 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá Fang,

Poderia explicar-me o que é PNSAC e o que são os percursos em AP's?

Faço minhas as palavras da mjoaomarques, também gostava de saber o que significa... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
RMarques
Membro Veterano
Mensagens: 420
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

terça jun 10, 2003 5:38 pm

Olá, AP`S = Áreas Protegidas, PNSAC= Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

www.icn.pt
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
CindelP
Membro Veterano
Mensagens: 2892
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça jun 10, 2003 6:09 pm

Já agora, confessem lá que animais é que os vossos canitos já capturaram?
Quer se queira quer não os cães são animais com instinto de presa, por isso é normal que mais cedo mais tarde usem os dentos para trincar algo mais que a ração. Falando no meu caso :

Dentro de casa :

Que eram meus :
-» patos, galinhas, ratos, hamesters, perus, pombas ....
Isto ou pq os cães conseguiram entrar no recinto reservado aos outros (portas mal fechadas, saltaram a rade) ou porque os outros bixarocos foram estupidos o suficiente para se chegarem aos cães. Às vezes durante uns "testes de caça" lá se perdem ou codornizes ou coelhos.

Cuja propriedade eu desconhecia ou "silvestres":
Alguns passarecos (tipo pardal), pombas, lagartixas, ratos, ratazanas (tenho uma cadela viciada em ratos :) ), gatos (ja lá vao uns 5) e dois cães que conseguiram entrar cá em casa.

Fora de casa, os acidentes sao quase nulos por duas razões. Em geral estão quase sempre à trela (especialmente em caminhadas ou em lugares desconhecidos), logo estão condicionados e tais tentativas de predação são logo anuladas. Isto não tanto para protecção dos outros animais, mas sim porque nao me apetece andar a correr atras dos au-aus so enquanto estes detectaram uma formiga.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

terça jun 10, 2003 6:24 pm

Eu li não sei onde que o maior prejuízo às espécies silvestres é feito pelos gatos.

Isto, penso eu , porque são excelentes caçadores e porque andam à solta.
Além disso, são noctívagos.

A minha Zorra já me apareceu por 2 vezes com pássaros mortos na boca.
Mas fiquei na dúvida que fosse ela, isto porque eles estavam secos (espalmados e secos).

Ela não gosta é de gatos.
Os pássaros não os apanha !(acho eu...)
E mantêm os gatos fora do quintal (até protege os pássaros, não é ?)
Agora, imaginem (nós damos comida - sementes - aos pássaros da rua),
come as sementes dos pássaros !

Nunca vi nada assim para comer !
Só visto.
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jun 10, 2003 7:32 pm

RMarques Escreveu: Olá, AP`S = Áreas Protegidas, PNSAC= Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

www.icn.pt
Obrigado RMarques.

Estão todos convidados a percorrer este lindo ambiente cársico "passo a passo". Com as coisas bem combinadas poderei ser vosso anfitrião. ;)
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça jun 10, 2003 9:13 pm

Olá Fang

Parabéns por este tópico. Para além do seu interesse é um tema "novinho em folha".

Os meus cães mataram uma vez uma gaivota. Não me lembro de mais destruições. Não foi por terem sido treinados para não perseguir. Nunca se justificou. Normalmente levo-os para a praia e lá pousam gaivotas e pombas, mas fogem logo que aparecemos.
Num outro local onde costumo ir com eles, que fica junto ao Parque da Cidade, por vezes sobrevoam ali patos a pouca altura. Eles ficam excitadíssimos e dão uma corrida a segui-los, mas claro, sem qualquer perigo.

Ratos já caçaram muitos, mas sabendo dos perigos de contaminação, tenho evitado sair à noite com eles para esses locais.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Mensagens: 5519
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jun 10, 2003 11:57 pm

aisd Escreveu: Eu li não sei onde que o maior prejuízo às espécies silvestres é feito pelos gatos.

Isto, penso eu , porque são excelentes caçadores e porque andam à solta.
Além disso, são noctívagos.
Pois aisd,

Mas se eu fosse relatar o real problema dos gatos á solta para a fauna selvagem, muitos donos de gatos ainda começavam a odiar a espécie e com problemas de consciencia. ;) São de facto mais incompatíveis que os cães em relação á fauna silvestre...!!

E... de facto em ambientes exóticos (para eles) como o caso da Austrália e Nova Zelandia, causaram danos erreversíveis e colaboraram na extinção de algumas espécies. :?
Mas não são eles que têm a culpa, mas sim as mentes inconscientes dos humanos, seus donos. :?
Mas é um problema sobretudo humano e não cultural. Se formos a ver quantas espécies autóctones ajudaram a extinguir os dingos levados pelos arborigenes para esse continente...
Mesmo com a consciencia das coisas que temos hoje, muita coisa INCONSCIENTEMENTE nos passa ao lado :!:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Rosinha2000
Membro Veterano
Mensagens: 1274
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quarta jun 11, 2003 12:02 am

Bem a Daisy se eu a deixasse delirava se eu a soltasse no meio dos pombos que habitualmente andam por Lisboa. Quanto a Margot, tudo serve para brincar, não há modo de explicar a reação dela quando viu pela primeira vez galinhas e ovelhas. Inclusivamente a minha caturra, belisca-lhe a ponta do nariz e ela não « diz » nada.
MMPA
Membro Veterano
Mensagens: 866
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm
Localização: Beagle

quarta jun 11, 2003 12:13 am

Olá!:D
os meus costumam "apanhar" coelhos bravos, os teckel matam-nos e deixam-nos ficar, os outros é que gostam muito de trazer presentes aos donos, ou seja, de vez em quando lá temos um coelho praticamente desfeito à porta de casa :o .
Também já apanharam uma galinha que entrou lá no jardim, e o dono não achou grande piada ao ver aquele festival de penas :|
Quando os levo para um açude para nadarem gostam de perseguir cágados ou qualquer outro animal que apareça perto da água, mas acho que nunca mataram nenhum, pelo menos que eu visse ;) . Também é uma zona protegida (Natura 2000), mas como é propriedade privada, nunca tive problemas com as autoridades ;)
Responder

Voltar para “Cães”