Boas,
Em primeiro lugar bem vindo á arca, e em segundo, concordo contigo quando dizes que a iguanaé o animal mais bonito de sempre
Vou falar na minha experiencia pessoal. É assim, na minha opinião, a manutenção duma iguana não sai cara... o que sai caro é o inicio, pois tens de adquirir tudo o necessário, desde terrário a lampadas e decoração.
Inicialmente tens de adquirir ou construir um terrário, comprar a lampada de UVB, a lampada de ceramica, o termostato, uma lampada Spot (caso queiras), comedouros, vitaminas, termometro, higrometro etc... e finalmente o animal
Depois do inicial, as despesas vão vindo às mijinhas...

Tipo, uma UVB de 6 em 6 meses, a alimentação, umas visitas ao vet de vez em quando (rotina) e sempre que necessário e caso alguma coisa se estrague (lampada de Spot e ceramica estragarem)...
Ou seja, podes aos poucos ir preparando o terrário para não custar tanto (em termos financeiros), e depois de tudo pronto podes adquirir o animal. Depois os gastos ao longo do ano, se não tiver problemas de saude, não são muito... falo por mim, que nem sinto o que gasto ao longo do ano... só custou mesmo a preparação para a sua chegada.
MAS atenção que tens de ter em conta que são animais que vivem muitos anos (MUITOS MESMO) e que atingem grandes dimensões (GRANDES MESMO), e por isso deves estar preparado para lhe proporcionar o espaço necessário, ou seja muda-la para um terrário maior conforma esta vai cerscendo.
Aconselho-te a ler muito sobre a iguana e todas as suas necessidades para veres se consegues realmente dar-lhe o melhor.
Quanto ao teres mencionado PEDRA AQUECIDA no teu post, digo-te que estas são
PROIBIDISSIMAS. E quanto ao tapete é desnecessário, uma vez que a iguana é um animal harboricola o calor deve vir de cima
Qualquer duvida apita, e mais uma vez digo, que quanto a este assunto do custos, ESTA È APENAS A MINHA OPINIÃO, e não quer dizer que seja igual a toda a gente

<p><strong>Está a pensar comprar um cão/gato? Vá a um canil e adopte um...</strong></p>
<p><strong>Detesto testes em animais..são estúpidos..pois fazem com eles que fiquem nervosos e depois eles dão as respostas todas erradas.</strong></p>