Todo cao macho levanta a perna p/ urinar?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Franky
Membro Veterano
Registado: quarta jun 04, 2003 10:53 am

terça jun 10, 2003 10:02 am

Olá

Claro que a Mariana é que dicide o que deve fazer da sua vida, e todos nós já lhe dissemos isso mesmo, só que, pelos menos a mim faz-me uma certa confusão, querer um animal e não saber que pelo menos nos primeiros tempos vai ter muito trabalho, vai ter que limpar e ensinar. Isto não vem nos livros é básico e é para evitar que se disiluda com ele.
Mas esta fase já estava ultrapassada na medida em que, a Mariana disse que já não nos ouvia mais.

Se me permitem vou contar rapidamente a história da Punky , da qual espero conseguir juntar uma fotos para poder imaginar como ela era e como ficou depois. Estava à venda numa loja no monte Abraão em Queluz, por 25 mil escudos, dinheiro da altura, cada um, era uma casal, isto há 15 anos. Os meus filhos todos os dias iam namorar os cãezinhos, mas eu não lhos podia comprar. Até que um dia passaram por lá e já não estavam, tinham sido vendidos.
Passado um ano vieram-me perguntar se eu queria uma cadela, claro que eu não a conheci como é lógico, mas era um daqueles bebés que nós tínhamos visto na montra estava neste estado, Além das pulga e das carraças estava desidratada e no estado que a foto demonstra, depois de vários banhos. A Punky era assim:

Imagem

A senhora que a tinha comprado tinha-se “desinteressado” dela, porque fazia muitos xixi em casa e era muito chata com os netos que entretanto tinham nascido. Foi difícil a recuperação e contra as opiniões dos Vet. que a acompanharam, só lhe davam no máximo uma semana de vida, nem vacinas lhe derem porque segundo a opinião deles não aguentava, passado pouco tempo estava como a foto mostra. È daquelas coisas que não se explicam, não quer dizer que ao princípio não gostasse-mos dela, gostava-mos claro, mas a teimosia e a persistência e a força de vontade dela, fizeram muito mais que só o amor que sentíamos por aquelas coisinha indefesa e triste, sobretudo muito triste. Possivelmente por ter sido abandonada, amarrada a uma corrente num quintal. Alguns meses depois já estava neste estado;

Imagem

Alguns anos depois e muitos tratamento de beleza muito amor, repartidos pelos dois lados a nossa Puky era esta beleza canina:

Imagem

E tão gratificante fazer este trabalho por alguém, neste caso um animal, que encontramos abandonado e que estava desesperado, não há dinheiro no mundo que pague uma coisa destas. È a primeira vez que falo neste assunto e acredite que o faço não por mim como é lógico mas por ela, entendam isto como uma homenagem à memória da PUNKY, e por todos os outros que lhes acontece o mesmo. Procura-se por vezes um animal imaginário quando ao nosso lado está um ser desejando um gesto e de um afago. Não vejo onde está realmente a diferença, as pessoas abandonam os animais sejam eles de compra ou dados. È aí que eu quero chegar e tenho as minhas razões.

Franc
Última edição por Franky em terça jun 10, 2003 1:07 pm, editado 2 vezes no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jun 10, 2003 10:05 am

Nanico Escreveu: Vao-me desculpar, mas este topico parece-me um bocadinho uma tempestade num copo de agua.
Eu vou mais longe. Quando li o texto de apresentação pensei que se tratasse de ironia. Como aqui aparece de tudo...
Mas depois fiquei na dúvida. De qualquer modo, se não foi no gozo que se colocou o tópico, a resposta é muito simples. Na eventualidade de o cão mijar na parede, há sempre uma alternativa fácil, imediata e óbvia: uma cadela.
Mas o tópico desenvolveu-se em textos infindáveis (com o devido respeito não tive paciência de ler...) e, sinceramente, não sei se se chegou a alguma conclusão.

Mas o motivo por que respondo a este tópico (tinha jurado não o fazer) vem no seguimento de se ter referido que o cão urina em casa.
Bem, ou os meus cães são muito especiais (não são só especiais de corrida :lol: ) ou há algo aqui que não faz sentido.
Enquanto cachorro com poucos meses, tanto o cão como a cadela fazem as necessidades em casa, quanto mais não seja pelo facto de não se sair com eles à rua...
A partir do momento em que são habituados a fazer no exterior (rua, jardim, quintal) enquanto cachorros os cães não alçam a perna. Só o fazem quando se aproximam da idade adulta e isso varia de cão para cão.
A partir do momento em que se habituaram a fazer as necessidades na rua, só muito mas mesmo muito raramente eles fazem em casa.
E em que circunstâncias acontece isso? É quando tem diarreia e não conseguem aguentar mais. Coitados, não é? Quem não passou já por esses apertos absolutamente desesperantes? Muito aguentam eles!
Mas em relação ao urinar já conseguem reter com alguma facilidade.
Agora há aqui um aspecto muito importante. Os cães nunca fazem as necessidades perto do local onde geralmente estacionam mais. Para eles não deve ser fácil arranjar um sítio "recatado" ou distante dentro de casa, porque o território é todo mais ou menos "asseado" e próximo.

Durante o dia, quando um deles anda atrapalhado, pede-me. Cada um tem a sua forma de se expressar a pedir. Só lhes falta falar. Aliás, eles falam, eu é que não percebo a sua fonética :lol: . Durante a noite já é mais complicado porque eu proibi-os de me irem bater à porta do quarto :lol: .
Então, como o quarto deles dá para uma varanda relativamente espaçosa, deixo-lhes a porta ligeiramente aberta e eles lá vão (como disse, muito raramente, só quando andam com diarreia). Mas confirma-se o que disse antes. Escolhem o local da varanda mais afastado do quarto deles.

Tudo isto para dizer o seguinte. Os cães não fazem as necessidades dentro de casa. Urinar só quando estão sem ir à rua durante muitas horas seguidas. Mas ter um cão nestas circunstâncias é não o respeitar, é uma violência.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jun 10, 2003 10:54 am

Ola Nel,

Apesar de me ter precavido, o Oscar nunca usou a "casa de banho" dentro de casa. Esta la prontinha, no caso de ser necessario!
Teve uma fase (quando andavamos em obras) de marcar territorio dentro de casa, (umas pinguinhas contra as ombreiras das portas novas, mas so as novas!) mas isso ja lhe passou, assim que se voltou a rotina.
Franky
Membro Veterano

terça jun 10, 2003 2:45 pm

Olá Nel e Nanico

Tem toda a razão quando diz que o tópico se desviou do seu interesse principal, alongando-se se calhar, demasiado nas exposições. Mas tudo bem, os dois temas são do maior interesse e devem ser discutidos.

Todo o animal marca o território, quando o gato da minha filha vinha cá a casa, andávamos numa roda-viva a tentar evitar que a marcação se fizesse, pelo menos em sítios que não era possível limpar.

Mas ainda voltando à escolha a cadela e não o cão, por causa de alçar a perna, não nos podemos esquecer que elas marcar a casa de outra maneira. Quando estão com cio, é terrível a questão do sangue, e não me venham com ideias extravagantes de usarem pensos, como já vi, alias, porque a melhor maneira das cadelas terem hemorragias, na medida em que, como não se conseguem limpar o fluxo é ou parece, muito maior. Isto no caso delas não estarem esterilizadas, claro.

Franc
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

terça jun 10, 2003 2:56 pm

Franky Escreveu: Quando estão com cio, é terrível a questão do sangue, e não me venham com ideias extravagantes de usarem pensos, como já vi, alias, porque a melhor maneira das cadelas terem hemorragias, na medida em que, como não se conseguem limpar o fluxo é ou parece, muito maior. Isto no caso delas não estarem esterilizadas, claro.
E isto quando nao comem as cuequinhas, com penso e tudo... :p :p
Franky
Membro Veterano

terça jun 10, 2003 2:59 pm

Sim no minimo :lol: :lol: :lol: :lol:
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça jun 10, 2003 3:37 pm

Franky Escreveu: Olá Nel e Nanico

Todo o animal marca o território

e não me venham com ideias extravagantes de usarem pensos, como já vi

Franc
Viva! Bem, penso que existe aqui alguma coisa que não está bem. Ou os meus gatos têm algum problema, ou o território deles não é cá em casa! :lol: :lol: :lol: :lol: Tou a brincar, mas a verdade é que os meus dois gatos nunca na vida me andaram a marcar a casa, nunca urinaram sem ser na sua casa de banho. Tenho um compartimento da casa especial para eles, e lá está a sua casa de banho, e fora disso nem pensar! Quanto à questão dos pensos para as cadelas, haja santa paciência! Realmente existe gente para tudo... :? :? Pensos para as cadelas... deixem-me rir! :lol: :lol: A verdade é que todos os animais acabam por sujar a casa de uma maneira ou de outra. Apesar de eu achar os gatos mais asseados (as gatas, quero eu dizer). Uma pessoa que compra um cão tem que estar previamente preparada para badalhoquice a dar com pau! Há algum tempo atrás, eu deixava a minha labradora, enquanto pequena dentro de casa, juntamente com os gatos. Assim que chegava a casa já sabia que primeiro que tudo tinha que limpar os cócós esborrachados, sim, porque a cadela fazia e os gatos chafurdavam....xixis, enfim, fosse o que fosse. Mas eu sabia que ia ser assim e não me importava. Quando ela cresceu e foi educada, passou a fazer as necessidades só na terra.
Fiquem bem
Franky
Membro Veterano

terça jun 10, 2003 4:06 pm

Olá Arcanus

Afinal estamos todos de acordo, porque animais é sinónimo de trabalho. Quantas vezes de manhã quando chego à cozinha, tenho vontade de fugir, ou porque descobriram os sacos de plástico ou é o areão que está fora do caixote, os jornais e os papeis que eles tanto adoram destruí, etc… etc…etc…
Não estou a falar de detritos, porque neste caso os gatos mesmo pequeninos, são extremamente asseados.
Mas como diz e bem o problema reside só enquanto eles, os cães, são pequenos. .

Franc
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jun 10, 2003 10:33 pm

Franky Escreveu:
Mas ainda voltando à escolha a cadela e não o cão, por causa de alçar a perna, não nos podemos esquecer que elas marcar a casa de outra maneira. Quando estão com cio, é terrível a questão do sangue, e não me venham com ideias extravagantes de usarem pensos ...
Olá Franky

Eu nunca tive cadelas e, portanto, não sabia desses problemas de "higiene íntima" das cadelas:lol:
De qualquer forma, os cães adultos não fazem o xixi dentro de casa, nem sequer para marcar território (estou a referir-me aos meus).
A Nanico mencionou uma circunstância muito especial, que foi quando esteve em obras lá em casa. Bem, eu não sei justificar a motivação do cão para fazer isso, mas provavelmente notou que o seu território se tinha alterado e vá de lhe pôr o seu "cunho pessoal", ou melhor, o seu cunho canino. :lol:

Já agora, vale a pena contar uma situação que vem a propósito.
Quando o pai dos meus cães (o Fausto) cá vem a casa, tenho que ter cuidado porque ele normalmente vai alçar a perna num canto da casa. Já por duas vezes que me mija no computador (deve ser a fazer troça daquilo que escrevo :lol: ).
Como o acesso aos meus vizinhos é muito fácil (o patamar das escadas é comum), e também como praticamente é tudo família, quando calha abrimos as portas de entrada ao mesmo tempo, é uma confusão. Os meus vão alçar a perna aos vizinhos e lá vem o Fausto mijar-me no computador :lol: :lol: :lol:
Estou a exagerar um pouco, mas ficamos sempre à espera que isso aconteça. Até porque já aconteceu mais do que uma vez.
Moral da história: marcam o território sim, mas em casa alheia. Amigos amigos, território à parte.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jun 10, 2003 10:48 pm

Nunca pensaste NUMA whippet ? :)
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 11, 2003 7:52 am

Mas ainda voltando à escolha a cadela e não o cão, por causa de alçar a perna, não nos podemos esquecer que elas marcar a casa de outra maneira. Quando estão com cio, é terrível a questão do sangue, e não me venham com ideias extravagantes de usarem pensos, como já vi, alias, porque a melhor maneira das cadelas terem hemorragias, na medida em que, como não se conseguem limpar o fluxo é ou parece, muito maior
Bom, eu tenho uma cadela que só teve 1 cio.
O sangue que largou não foi nada de especial (de tal maneira - umas pinguitas - que, apesar de eu ter as tais cuequinhas, não as cheguei a usar).
Claro que foi o 1º cio.Vamos ver agora o 2º, como será !
As cuequinhas e os pensos (são pequeninos) são necessários para quem têm as cadelas em casa livremente (a minha, no cio, fica restrita à cozinha) e para quando andam de carro (já viram como ficariam os estofos ?).
Sujou a sua caminha (máquina de lavar, olha lá que sacrifício) e o chão da cozinha (esfregona).
De resto são só 3+3 semanas por ano !
Preocupa-me mais o cuidado de a isolar de eventuais pretendentes (que são muito criativos !).

De resto ela suja mais é com o pêlo (gosta de se esfregar na alcatifa) e com as coisas (ramos, folhas, etc) que trás para dentro de casa.

Todos os cachorros sujam dentro de casa !
Aqui e ali, mesmo mais crescidinhos, baldam-se !
Enfim, quem não quer ter trabalho não tenha cães !
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jun 11, 2003 8:38 am

CasadeAnaval Escreveu: Nunca pensaste NUMA whippet ? :)
Não percebi o sentido da pergunta. Se foi irónica no sentido de vir a fazer criação... Bem, com três machos latinos, aquilo era sempre a aviar. Até seria caso para dizer: quem tem uma whippet tem duas, três ou mais... :lol:

Agora a sério. Quando resolvi ficar com um cão, tanto me fazia ser macho como fêmea. A partir do momento que resolvi ficar com dois, já tinha que ser um segundo cão e assim sucessivamente.
Criação, nunca. Isso é muito complicado.
Prefiro criar outras coisas.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xandinho
Membro
Registado: sexta jan 31, 2003 1:25 pm

quarta jun 11, 2003 12:04 pm

Olá a todos,

Realmente "ele há com cada um"....

Dos cães tudo se pode esperar...tal como nos filhos...podem ser "assim como ser assado"... :lol: :lol: :lol:

Eu digo isto porque o meu Baltazar não só levanta a pata para urinar como para defecar...é verdade!!! :o :o :o O "raio" do cão não sabe fazer cócó sem ser de pata alçada encostado a uma árvore, arbusto ou mesmo parede!!! :roll: :roll: :roll:

Depois, pode ser que optando por uma cadela lhe aconteça "encontrar" uma que seja como a do meu pai....só faz xi-xi de pata alçada!!!! :roll: :roll: :roll:

O melhor mesmo é, das duas uma, ou opta por um cão de peluche que não alça a pata de certeza absoluta....ou pensa que para ter cão tem que ter tempo para o levar a passear e...ter muita paciência para andar a limpra xi-xis...sejam eles na parede ou fora dela!!!! :roll: :roll: :roll:

Boa sorte!!!!! 8) 8) 8) Nada que uma boa esfregona não resolva! :p :p
Responder

Voltar para “Cães”