terça set 02, 2008 9:29 pm
Boa Noite
Hoje pelas 18 horas fizemos a primeira consulta de oftalmologia do Artie.
O Artie está totalmente cego e têm uma doença degenerativa que se chama Atrofia Progressiva da Retina, frequentemente consequência de muitas linhas de criação que usaram a consaguiniedade e em cruzamentos repetidos - vulgarmente denominado inbreeding! (raios os partam!!!!)
Esta história é muito estranha!
Por mim o Artie estava no canil porque era, e seria sempre, cego!!! Enfim.... a historia do dono coitadinho pobrezinho a mim cheira-me a arroz queimado... mas... sou eu q. tenho mau feitio!
pena nao ter mesmo podido encontrar o irmão/puky? sempre era uma boa maneira de confirmar esta história do dono coitadinho pobrezinho - mas quis o acaso que não acontecesse!
Um cão com PRA vai ficando cego progressivamente, o que para o cão e do do ponto de vista anatomico e funcional é muito bom pois permite um tempo de habituação à cegueira, contrariamente a outros cães que cegam repentinamente e se tornam-individuos muito medrosos, nervosos e dificeis de manipular ou de eles proprios consguirem manipular o ambiente.
O Artie nao tem a minima chance de ser operado nem de recuperar a visão. Terá de fazer tratamentos o resto da vida para que mantenha a saude do orgão - pois caso contrário, e está com uma enorme inflamação (só é visivel em exame), poderá gerar complicações, piorar a saude do orgão e este ter de ser retirado na totalidade!!!
Logo assim q. recebi o Artie falei para o irish setter rescue inglês- em inglaterra é vulgar q as pessoas q gostam muito de uma raça se associem, quotizem e se organizem em associaçoes q. velam para que os azares q aconteçam possam ser minimizados. A Maureen, directora, avisou-me imediatamente - q que eu deveria por à cabeça de lista a hipotese de ser PRA e q no caso de serem só cataratas poderia contar com a comparticipaçao do clube para a operação. já lhe telf a dizer.
Entretanto a maureen falou com uma amiga a Gill B. que vive em Marbelha, com duas setter I., e se ofereceu para que o Artie pudesse ir morar com ela. a Gill tem uma situaçao financeira mto estavel e não trabalha e por isso teria a possibilidade de poder estar com o Artie durante o dia inteiro - a casa é uma enorme vivenda com jardim- q é importante para ele e será uma excelente situaçao.
(depois da prespectiva do eutasil acabar a ter uma vida de príncipe teria a sua graça!!! )
Acho que para nós dois o pior vão ser aqueles dias a seguir... depois passa de certeza!!!!
Enfim isto hoje foi um dia a doer!!!!
Cps
E e Artie
p.s.
não sei postar fotos mas podem ver no Blog dogsports.blogspot.com