Apologia do cão de raça.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jun 10, 2003 10:31 pm

Porque gosto dos cães de raça.

Porque têm caracteristicas próprias, não são sempre um tiro no escuro sempre no que se refere a desenvolvimento físico e psiquico.

Porque tenho gosto em trabalhar e ver o fruto do meu trabalho quando os meus cães são apreciados por outros criadores e por leigos. Em treiná-los e vê-los reagir da forma esperada.

Em saber o que posso esperar deles.

em contribuir para a sua divulgação e o seu aperfeiçoamento no meu país e em fazer Portugal ser reconhecido como origem de belos, inteligentes e dedicados animais.

Tenho preferência por cães com determinadas caracteristicas e orgulho-me disso.

Isso quer dizer que não goste das outras raças nem de rafeiros ? não, de forma alguma.

Apenas tenho o direito como toda a gente de ter gosto. Assim como não tenho pachorra para certa gente.

Uma pessoa que tente estigmatizar quem aprecia os cães da raça X ou Y é doente.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

terça jun 10, 2003 11:24 pm

É claro que, também eu, gosto de cães no geral. Já tivemos alguns srd. que vieram para cá para casa naquela idade que ainda são novitos mas ainda não são adultos. Não sei se por pura sorte ou porque exigíamos deles a mesma "educação" dos nossos pastores alemães, nunca tivemos daqueles cães que tantas vezes vemos por aí (excessivamente mimados, medrosos, agressivos) e que eu detestaria ter. Muitas vezes pergunto-me a mim própria, o que faríamos se nos calhasse na rifa uma daquelas "beldades". Como não sou pessoa para me desfazer dos animais, acho que iria passar alguns anos insatisfeita com o cão. O que não seria bom para ele nem para nós. É por isso que quando decido adquirir um cachorro, escolho-o de raça porque sei quais as características que, à partida, ele vai ter.
Maria Jo&atilde;o
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

terça jun 10, 2003 11:47 pm

Bem, eu sempre gostei do Dogue Alemão, mas passaram pelas minhas mãos uns quantos rafeiros, pelo menos desde que me conheço. Nunca me tinha aprofundado muito no estudo da raça, apenas adorava aquele « pequeno ponei » porque achava que era um cão com uma pose 100%. Após a aquisição da Margot, começei a devorar livros, revistas, net, etc... conheci alguns exemplares, nomeadamente o Oscaar da Pakika, que não deixa por terra o « bom nome » da raça. Conheci tb alguns dos cães do Vasco, e cada vez mais gosto da raça e da Margot tb, no entanto seria incapaz de me « livrar » de um SRD so porque ía adquirir outro Dogue...por muito que me agrade a ideia de ter outro...mas não tenho espaço buááááááááááá

P.S: Quem sabe me aparece algum no motor do carro, ;) ;) ;) :lol:
Arakinha
Membro
Registado: segunda mai 12, 2003 11:56 pm

terça jun 10, 2003 11:54 pm

Snif snif....cheira-me a qualquer coisa....

Tema interessante

:lol: :lol: :lol: :lol:

Vera
Vera
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 12:11 am

Olá,
Eu não gosto de "Caes DE raça" nem de "SRD", e também não gosto 'de cães'. Gostos dos meus cães nao porque sejam DE raça, mas sim porque são cães DA raça que eu escolhi. Mas gosto sobretudo dos "meus cães"!
Confusos? :lol: Vou tentar explicar:
O serem DE raça não é determinante, como se isso fosse uma mais valia ou uma especie de atestado de superioridade! O que é determinante é que os meus cães são DA raça ( que encerra um conjunto de características que me agradam muito) que eu gosto.
Não tenho nada a apontar a quem gosta de raças diferentes da que eu gosto ou a quem gosta de SRD!

Vivam os Rottweilers!!!!
Paulo C.
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jun 11, 2003 12:20 am

PauloC Escreveu: Olá,
Eu não gosto de "Caes DE raça" nem de "SRD", e também não gosto 'de cães'. Gostos dos meus cães nao porque sejam DE raça, mas sim porque são cães DA raça que eu escolhi. Mas gosto sobretudo dos "meus cães"!
Confusos? :lol: Vou tentar explicar:
O serem DE raça não é determinante, como se isso fosse uma mais valia ou uma especie de atestado de superioridade! O que é determinante é que os meus cães são DA raça ( que encerra um conjunto de características que me agradam muito) que eu gosto.
Não tenho nada a apontar a quem gosta de raças diferentes da que eu gosto ou a quem gosta de SRD!

Vivam os Rottweilers!!!!
Paulo C.
Completamente de acordo!!
Só não concordo com a última frase!!

Vivam os Malamutes!!!!! ;) :lol: :lol: :lol:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta jun 11, 2003 12:37 am

Desculpem, estão enganados. Porque os cães de raça toda a gente sabe que só podem ser os pastores alemães. ;)
VIVAM ELES :D :D :D
Maria Jo&atilde;o
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta jun 11, 2003 2:05 am

Nem mais!

Qual é o cão rafeiro que é pequeno, irrequieto, barulhento, pouco sociável, nervoso, come pouco, suja pouco, dá pouco trabalho e não pesa mais de 5 kg? Nunca se sabe...

Eu gosto de cães no geral, no particular, destesto por exemplo o galgo afegão, e outros, assim como também destesto um ou outro rafeiro que acho horrivel (mas pior que o galgo afegão, para mim não deve haver).

Mas o que gosto mesmo, são as caracteristicas que quero num cão. Por muito que gostasse de tirar um srd da rua, nenhum me garante o que eu procuro. Tenho um pinscher miniatura, e é exactamento o que eu esperava.
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jun 11, 2003 8:01 am

KROZ Escreveu: Qual é o cão rafeiro que é pequeno, irrequieto, barulhento, pouco sociável, nervoso, come pouco, suja pouco, dá pouco trabalho e não pesa mais de 5 kg? Nunca se sabe...
O cão do meu namorado, o Billy! Filho de mãe Pincher e pai de raça indeterminada! ;) É giro o raio do cão, mas tem cá um daqules feitios!!!
Está no meu album, na 2ª página!

Ah, e raça que é raça já se sabe..BOXER rules (de preferência pessoal tigradinhos) !!!! 8)
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 11, 2003 8:12 am

Como toda a gente sabe (que anda aqui no fórum há algum tempo) para mim o importante é o temperamento !

Se eu encontrasse um SRD com o temperamento que eu gosto (teria de ser adulto, não é ?), não hesitaria em ter um SRD !

Mas assim, tive de procurar nas diversas raças uma que obedecesse ao temperamento (prevísivel) da minha preferência - obediente, sociável, silencioso, brincalhão - e com algumas características físicas da minha preferência (estrutura forte, cabeça quadrada, aspecto sólido).
Deu o labrador.

Outros que considerei - o grand danois, o rott, o staffor, o corgi, o buldog francês e mais, que agora não me lembro.
Raças que pûs logo de parte - caniche, york, galgos diversos e similares.

Escolhi bem ?
O Calvin decidiu-me, mas devo dizer que a Zorra é 5 (ou mais) estrelas !
Até o meu marido, que se chateia com todo e qualquer disparate que ela faça, está conquistado !
5 + 5 + n estrelinhas !
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta jun 11, 2003 8:25 am

Eu gosto dos caes todos.

Para mim, gostar de caes e respeitar os caes e compreende-los.

Contacto diariamente com muitos caes, de muitas racas.

Por "defeito pessoal" nao olho para a raca, mas olho para outras caracteristicas: o cao e de confianca?, e brincalhao?, e dominante?, ate que ponto posso chegar com este cao? posso sentar-me no chao e brincar com ele? ou tenho que manter-me de pe e manter uma atitude o mais neutral possivel, chamando o cao a mim em vez de caminhar ate ele?

Que um cao tenha uma determinada raca nao quer dizer que se saiba a partida como vai reagir. No domingo passado, no asilo, havia dois caes, um ao lado do outro. Um cao de Pastor Alemao e um Golden Retriever. Faz parte do nosso trabalho (ate porque temos poucos caes), passar o maximo tempo possivel com os caes, interagir com eles e depois fazemos um relatorio que estara disponivel a familia que quer adoptar o animal.

O cao de pastor Alemao tem um aspecto temivel e e maior do que eu. No entanto, sem hesitar, entrei na area dele e fartamo-nos de brincar, mesmo comigo deitada no chao. Quanto ao Golden... bastou-me olhar para os olhos dele... So lhe coloquei uma trela sem o olhar nos olhos e fomos passear. Nao me atrevi a jogar a bola com ele ou a colocar-me numa posicao de submissao.

O que quero dizer com este discurso:

Caes sao caes. Pertencem todos a mesma especie. Agem como caes, sejam eles "cockers", "SRD's", "Rott's", "Pits" etc. Nao discuto que certas racas reajam de uma maneira mais uniforme a certas situacoes, o que as tornara mais adaptaveis a certo tipo de funcoes: um tipo de cao podera "parar" quando ve um coelho, outro sai disparado atras dele e outro ainda nao lhe liga nenhuma. Mas todos os caes detectaram o coelho e reagiram a ele na sua "logica de cao", que e fascinante tentar compreender. O que esta la no fundinho de cada cao e uma essencia de que eu gosto muito e me esforco o mais possivel por tentar entender.

Por isso digo que gosto de caes. Nao tenho preferencia por nenhuma raca. Todos os caes que me aparecem gosto deles por igual. Gosto um bocadinho menos daqueles em que nao confio... confesso... mas quando nao confio num cao nao e pela raca. E pelos olhos, pela linguagem corporal.

E ja que estamos numa de apologias, eu gostaria de fazer uma apologia aos caes que sao so cao e mais nada. Nao gosto que lhes chamem SRD, como se lhes faltasse alguma coisa. A partir de agora passarei a chamar-lhes MRD (Muitas Racas Definidas)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 8:31 am

KROZ Escreveu: (mas pior que o galgo afegão, para mim não deve haver).
Puxa... ó Pedro, mas que ódio!!! Foi algum galgo afegão que te meteu o dente?
:lol:
Conheço outra pessoa que adora o whippet e detesta o afegão... Enfim, gostos.
Eu não gosto nem deixo de gostar, nunca vi nenhum ao natural. E têm-me sugerido para alargar o meu site a todos os galgos. Realmente prefiro reduzir-me à minha ignorância e deixar as coisas como estão.

Bem, mas do que se trata aqui é de raças. Do gostar ou não e de eleger determinadas raças.
Admitindo a hipótese de que existem outras raças com características semelhantes no aspecto de comportamento e de carácter à raça whippet, não me fixaria exclusivamente nesta e não reduziria a escolha tal como o PauloC enunciou. De facto, gosto de um cão DE raça, desde que satisfaça aquelas condições.

Um aspecto que ainda não foi referido, é que a preferência por um cão de raça não tem a ver com quaisquer atitudes elitistas. No entanto, infelizmente, muita gentinha (designo as pessoas entatuadas e fúteis de "gentinha", porque geralmente é gente muito baixinha) muita gentinha só pode ter cães de raça porque um rafeiro não iria bem com o status social, não é?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta jun 11, 2003 8:45 am

Nanico Escreveu: Eu gosto dos caes todos.

Para mim, gostar de caes e respeitar os caes e compreende-los.

Contacto diariamente com muitos caes, de muitas racas.

Por "defeito pessoal" nao olho para a raca, mas olho para outras caracteristicas: o cao e de confianca?, e brincalhao?, e dominante?, ate que ponto posso chegar com este cao? posso sentar-me no chao e brincar com ele? ou tenho que manter-me de pe e manter uma atitude o mais neutral possivel, chamando o cao a mim em vez de caminhar ate ele?

Que um cao tenha uma determinada raca nao quer dizer que se saiba a partida como vai reagir. No domingo passado, no asilo, havia dois caes, um ao lado do outro. Um cao de Pastor Alemao e um Golden Retriever. Faz parte do nosso trabalho (ate porque temos poucos caes), passar o maximo tempo possivel com os caes, interagir com eles e depois fazemos um relatorio que estara disponivel a familia que quer adoptar o animal.

O cao de pastor Alemao tem um aspecto temivel e e maior do que eu. No entanto, sem hesitar, entrei na area dele e fartamo-nos de brincar, mesmo comigo deitada no chao. Quanto ao Golden... bastou-me olhar para os olhos dele... So lhe coloquei uma trela sem o olhar nos olhos e fomos passear. Nao me atrevi a jogar a bola com ele ou a colocar-me numa posicao de submissao.

O que quero dizer com este discurso:

Caes sao caes. Pertencem todos a mesma especie. Agem como caes, sejam eles "cockers", "SRD's", "Rott's", "Pits" etc. Nao discuto que certas racas reajam de uma maneira mais uniforme a certas situacoes, o que as tornara mais adaptaveis a certo tipo de funcoes: um tipo de cao podera "parar" quando ve um coelho, outro sai disparado atras dele e outro ainda nao lhe liga nenhuma. Mas todos os caes detectaram o coelho e reagiram a ele na sua "logica de cao", que e fascinante tentar compreender. O que esta la no fundinho de cada cao e uma essencia de que eu gosto muito e me esforco o mais possivel por tentar entender.

Por isso digo que gosto de caes. Nao tenho preferencia por nenhuma raca. Todos os caes que me aparecem gosto deles por igual. Gosto um bocadinho menos daqueles em que nao confio... confesso... mas quando nao confio num cao nao e pela raca. E pelos olhos, pela linguagem corporal.

E ja que estamos numa de apologias, eu gostaria de fazer uma apologia aos caes que sao so cao e mais nada. Nao gosto que lhes chamem SRD, como se lhes faltasse alguma coisa. A partir de agora passarei a chamar-lhes MRD (Muitas Racas Definidas)

Tiraste-me as palavras dos dedos!

:lol:

Só mais uma coisa: acho que ninguém (pelo menos ninguém equilibrado) é contra alguém que goste e se dedique a determinada raça! Eu, pessoalmente gosto de cães (e de gatos ;)) e, sinceramente sou uma nulidade nas expos a que fui, que, ou ando com alguém ao lado a dizer-me quais as raças, ou com um manual da raça! :p

É evidente que conheço as mais fáceis de distinguir e tenho aprendido bastante aqui, mas para mim, o mais importante é gostar de Cães... posso até não gostar da Raça X, mas encontrar um cão dessa raça que é um espectáculo... Olho mais para o Cão do que para a Raça! É o meu ponto de vista, mas percebo o ponto de vista do Paulo, por exemplo!

E por termos pontos de vista diferentes pode nascer uma discussão salutar, e não o que se tem visto noutros tópicos... :?

Somos pessoas tão diferentes que é impossível todos termos as mesmas opiniões, e é dessa diferença que saem as melhores discussões e partilha de opiniões, não da intolerância... daí só perseguições sem sentido e discussões odiosas!!!

Bem, mas voltando ao assunto do tópico... Percebo a apologia do Cão de Raça, mas preferia uma Apologia do Cão! :D

;)
acsp
Membro
Registado: sexta out 25, 2002 10:22 pm
Localização: Ally (a minha rafeirinha linda) e Blacky (o meu cachorrão)

quarta jun 11, 2003 9:03 am

Eu estou com a Nanico. E, às vezes, por mais que custe a aceitar, eu gosto dos cães, apenas porque são cães e é assim que os vejo. Só depois é que "vejo" a raça. Acho muito bem que haja pessoas que escolham o seu cão em função das suas características e temperamento se esse for o seu caminho para uma decisão feliz e ponderada. Ainda ontem a caminho do canil, vi 3 lindíssimos Rottweilers, dois sentados e um deitado e a minha vontade foi ir a correr até eles e ficar ali na brincadeira! ;) Confesso que a euforia do PauloC é contagiante...

O que me custa a mim são as pessoas que escolhem um cão apenas porque agarrado a ele vem a "marca da moda". Essas são as únicas pessoas que condeno, pois sei, que o destino do cão vai ser triste, ou atirado de um carro em andamento numa estrada vazia, ou acorrentado todo o dia, ou num canil. Enfim, triste e só... e isso é que doi. Pois o cão não tem a culpa de ter nascido com a raça X e dessa raça ter estado na moda e depois ter deixado de estar...

Para mim, e volto a frisar, para mim, tudo o resto são cantigas e cão é cão! Uns mais dados, outros mais tímidos, uns mais brincalhões, outros mais calmos, mas isso é que acho fantástico, o facto de serem todos diferentes e de cada um ter um bocadinho para nos ensinar.

Não me considero pró-SRD (como alguns têm falado) e muito menos anti-Raça, considero-me pró-CÃO e aí sim, podem ver-me com as garras de fora se vejo alguém a maltratar um cão, qualquer que seja!

Ana
dicas
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:30 am
Localização: Caniche muito anão (Hortelã), farrusco tricolor quatro olhos (Patolas)

quarta jun 11, 2003 9:12 am

Will
Bem, mas voltando ao assunto do tópico... Percebo a apologia do Cão de Raça, mas preferia uma Apologia do Cão!

Proponho a aclamação !!!!!!!!!

e clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap!

Beijinho

Dicas
Responder

Voltar para “Cães”