Preciso de ajuda! Coelho recém nascido achado no jardim.

Fórum para trocar ideias e discutir tópicos relacionados com os animais em geral.
Responder
Deesa
Registado: domingo set 07, 2008 12:28 pm
Localização: 10 Coelhos, 1 Iguana, 6 Cães, 1 Cobra e muitos peixinhos.

domingo set 07, 2008 12:44 pm

Bom tarde.
O que se passa é o seguinte:
Eu tenho 9 coelhos à solta no jardim. De inicio era um casal, mas entretanto fizeram uma toca no jardim de trás, e eles(os outros coelhos) foram simplesmente aparecendo no jardim. Até aí tudo bem, venham eles.. Mas desta vez, eu tinha acabado de abrir a porta de casa aos meus pinschers(que sao mais pequenos q os coelhos adultos, e inofensivos aos mesmos), quando a dar a volta pelo jardim me deparo com um coelho recém nascido abandonado no meio do mesmo! :o

Não sei muito bem o que fazer.
De momento ele encontra se numa caixinha, em cima de algodao e palha, e com um pouquinho de palha a tapa lo. A caixa está por baixo de uma luz que costuma aquecer um pouco, de modo a mante lo mais ou menos quentinho.

Tenho receio de o pôr no jardim, ao pé da toca e ver se a suposta mãe o aceita, pois tenho medo que ela o rejeite porque eu peguei nele com as minhas mãos, e não sei se os coelhos não são como os ratos.

Não tenho conhecimento de leite para coelhos, mas tenho cá em casa leite para cães bebes, não sei até que ponto o ajuda..

Alguém sabe o quê que eu devo fazer?

Imagem

Imagem

Grata pela atenção *
hanjos
Membro
Registado: domingo jun 12, 2005 6:48 pm

domingo set 07, 2008 2:37 pm

Boa tarde Deesa,
Tenho conhecimento que as mães rejeitam os filhotes quando andamos muito com eles (a minha avó dizia que ficavam com o nosso cheiro). Relativamente à alimentação, a minha avó dava leite de cabra num biberon improvisado, mas isso eram outros tempos!!
Acho melhor ir ao Vet clarificar as suas dúvidas!!
Felicidades
Lambidelas do Pluto
RP
Deesa

domingo set 07, 2008 2:57 pm

Obrigada pelo reply hanjos.
Bem.. Eu tentei mete lo ao pé da toca, os coelhos foram todos lá.. Comeram lhe a palha toda, fazendo o rebolar fora da mesma e tudo, mas não lhe ligaram nenhuma. Liguei ao veterinario dos meus cães e ele disse que fiz bem em o meter no quentinho etc..
Acho q agora resta me ir tentando alimenta lo de 'x' em 'x' horas, e ver se ele sobrevive.
Estou a usar o biberon dos meus caes de qdo eram bebes.. E de momento estou lhe a dar o leite para cão. :|

Se mais alguém souber que mais posso fazer para o ajudar.. Be my guest.

Obrigada *
diabolika
Membro
Registado: domingo out 08, 2006 10:52 am

domingo set 07, 2008 3:09 pm

Olá,

Consulte este tópico:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Tem muitas informações sobre como criar coelhos bebés.

Boa sorte! :wink:
Deesa

domingo set 07, 2008 3:22 pm

Ah! Muito obrigada!

Mas mesmo assim tenho uma dúvida..
Quando o tento alimentar, ele não abre a boquita para sugar o leite.. Vou lhe metendo gotas de leite na entrada da boca e com tempo ele vai se lambendo.. Mas nao sei que quantidade dar, ou se está a correr bem assim.. :s
Pretzz
Membro
Registado: terça jan 22, 2008 8:32 pm

domingo set 07, 2008 11:16 pm

Eu acho que você devia ir ao vet para se informar e tirar todas as suas duvidas, por vezes a internet não é suficiente :)

Já agora os coelhos são lindos

cump.
Deesa

segunda set 08, 2008 3:46 am

Bem, como ele não parecia estar a comer uma quantidade suficiente.. Fui lhe dando cerca de 0,5ml de leite para cachorros (usando uma seringa de 2ml) em intervalos de mais ou menos 4 horas. De inicio ele mal mexia a lingua.. Apresentava alguma dificuldade em se lamber e isso.. Mas na 'mama' de à 2 hrs atrás ele já se lambia razoavelmente, e já abria a boca de modo a tentar 'mamar' na seringa.
Quanto a urinar e defecar.. Passei durante uns minutos um algodao embebido em agua quentinha (como li no tópico que me indicaram) nos genitais do coelhinho. Se urinou ou não, não tenho muito a certeza, mas defecou.. O que me diz que deve estar a correr tudo bem.

Caso não concordem com alguma coisa, por favor alertem me. Não sou mesmo nada experiente nisto.

E Pretzz, eu contactei o veterinario dos meus cães. Ele disse para o meter ao pé da toca, mas como já mencionei, eles ignoraram totalmente o pequenote.. De modo que estou a dar o meu melhor para o manter vivo como posso. E pelo menos ao primeiro dia ele já resistiu. :wink:

Tem força nas patinhas, já não tem as patinhas de tras roxas.. E até se movimenta de um lado para o outro da caixa de sapatos cheia de palha. Penso que seja sinal de que está a ser razoavelmente alimentado pois à partida não apresenta fraqueza.. Mas também posso estar totalmente enganada. :|

Grata pela vossa atenção e ajuda.
Continuarei a dar noticias.
diabolika
Membro
Registado: domingo out 08, 2006 10:52 am

segunda set 08, 2008 3:52 am

Ainda bem que está tudo a correr bem, mas acredite que é muito dificil criar um coelhinho, ainda por cima um tão pequenino.

Pelo que percebi está-lhe a dar comida de 4 em 4 horas. Só lhe deve dar leite duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Boa sorte para o pequenito! :wink:
Deesa

segunda set 08, 2008 4:04 am

Pois.. Mas como ele apresentava dificuldades para beber o leite, bebendo muito pouco (cerca de 0,5ml se tanto), achei que para primeiro dia, e até que o conseguisse fazer normalmente, o podia alimentar mais umas vezes durante o dia.

Sendo assim, amanhã só lhe dou biberon pela manhã e ao entardecer. Obrigada *
Juja
Membro
Registado: quarta jul 16, 2008 8:51 pm

terça set 23, 2008 6:39 pm

novidades dessa coisinha fofa? ;D
Joana, Niky,  e Bugs
amoanimal
Registado: quarta mai 14, 2008 3:46 pm

domingo out 26, 2008 10:38 pm

tinha uma coelha no brasil,teve 9 bebes,e veio a falecer logo a pos ao nascimento dos bebes.
cuidei dos 9,nao foi facil,mais todos creserao e ganharao novas mamaes e papais.
bem eu dava leite de vaca com um pouco de agua misturado.
pingava gota a gota na boquinha,mais ou menos 3 vezes por dia depois de um tempo ja mamao no biberao,mais lembrando tende de ser uma tetinha pequena a menor que encontrar
espero ter ajudado.
Responder

Voltar para “Animais de Estimação”