Apologia do cão de raça.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Will
Membro Veterano
Registado: terça ago 20, 2002 11:49 pm
Localização: 5 Cães (Nina, Xuxu, Alice, Matilde e Baltazar), 2 Gatos (Brad Pitt e Ninja) e alguns penduras.

quarta jun 11, 2003 9:34 am

Will

Citando:
Bem, mas voltando ao assunto do tópico... Percebo a apologia do Cão de Raça, mas preferia uma Apologia do Cão!

Proponho a aclamação !!!!!!!!!

e clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap!

Beijinho

Dicas

:oops: :oops: :oops:

:lol: :lol: :lol:

;)
Bibocas
Membro Veterano
Registado: terça ago 27, 2002 9:35 pm

quarta jun 11, 2003 9:47 am

Will Escreveu:
Will

Citando:
Bem, mas voltando ao assunto do tópico... Percebo a apologia do Cão de Raça, mas preferia uma Apologia do Cão!

Proponho a aclamação !!!!!!!!!

e clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap! clap!

Beijinho

Dicas

:oops: :oops: :oops:

:lol: :lol: :lol:

;)
Olá,

Bom, eu diria mais, Apologia ao Cão de Raça, ao Cão como espécie e também, ao nosso livre arbítrio de podermos escolher o cão como espécie e como raça.

Vivas para todos
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quarta jun 11, 2003 10:29 am

Boas ppl!!

No meu caso, que tenho um Dogue Alemão e dois PRPs (Purrisimos Rafeiros Portugueses, O Mainof e o Piquinino) alias o Golias (Dogue Alemão) é o primeiro cão de dita raça que tenho, e que sempre tive PRPs devo dizer que nunca me arrependi de os tirar da rua ou de os criar, todos eles foram e são exelentes (PRPs claro), espero não ferir susceptilidades com o que vou escrever, mas essa coisa do temperamento dos cães de raça para mim não é nem pode ser válida, a verdade é que ter um cão é sempre uma surpresa e não é por ser ou não de raça que isso muda, depende sim do dono da educação e do carinho que se dá, um Dogue Alemão por exemplo e conatado por ser um Bonacheirão meigo etc (o caso do Golias), mas eu conheço um que é dominante que ninguem se pode aproximar dele, os PRPs que se devem referir são os que estão abandonados ou que foram criados por pessoas sem qualquer tipo educação ou respeito pela vida animal ou que foram criados na rua, esses sim são cães sem educação que tudo o que aprenderam foi o medo a rejeição a fome, é normal que não tenham temperamentos fixos, mas nenhum cão tem!! Ter um PRP é gratificante pois são por norma mais inteligentes mais fortes mais saudáveis mais tudo!! Pergunto a voçês se não gostariam de ter um cão com estas caracteristicas??? Pois... tenho a certeza que sim por isso disse em cima que para mim essas coisas do temperamento não podem ser válidas pois se assim fosse estariamos aqui só a falr de PRPs pois esses sim são aquilo que voçês desejariam no cão, agora se me falarem de aspecto fisico, aí concordo plenamente com o que disseram pois nós já sabemos com o que contar num cão de raça, mas também penso que se tivesssem um PRP desde bebe e se torna-se horrivel (coisa que duvido) tnho a certeza que não iriam deixar de gostar dele. Uma pessoa que gosta de cães simpllesmente gosta!!!! Quem gosta só de uma raça, perdoem-me mas dificilemente gostará de cães apenas quererá um para poder mostrar e dizer "Olhem o meu estatuto, até tenho um cão de raça"
Penso que me irão perguntar "se gostas de tanto de PRPs porque é que estás a fazer uma pagina do Dogue Alemão??" pois bem..realmente estou, mas tb estou a fazer outra só dedicada aos PRPs que em breve estará on line espero a vossa ajuda!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jun 11, 2003 11:04 am

Ora aqui não estamos de acordo !

O temperamento faz tanto parte da raça como a morfologia física.
Acontece que quase ninguém sabe quase nada sobre o temperamento de cada raça e, depois, têm grandes surpresas !
Como aquele "adestrador" que troca um pitbull por qualquer coisa - imagine-se que não sabia que o pit não se dá bem com outros cães !
Ou o outro que não imaginava ter tanto trabalho a submeter um dogue argentino (não sabia que era dominante) ou aquele que foi descarregado para a família na província (não sabia que ladrava tanto e era tão nervoso...).Ou ...
Muitos cães de raça que estão para adopção nasceram destas surpresas.
Mesmo que os donos dêem outras desculpas.

Eu gosto de rafeiros - aqueles que conheço são super !
Mas sei de um (que não sai de casa) que está em maus lençois.
O cão não pára de ladrar (como é pequenino têm voz aguda e muito irritante).
Os vizinhos estão fartos de se queixarem, dizendo os donos que não sabem o que fazer (parece que já tentaram açaime, calmantes, etc).
Agora os vizinhos ameaçam meter queixa porque ele ladra a desoras !
Eu aconselhei (não sei se bem) que à noite ficasse dentro de casa (normalmente fica na varanda).
Enfim, vamos lá a ver.
Os donos não se querem ver livres dele (valha-nos isso).
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta jun 11, 2003 11:07 am

Olá

Os SRDs não têm sentido. Existem logo temos o dever de zelar pelo seu bem estar, mas devíamos caminhar para a sua extinção.

A raça do qual sou pedrado é a Boxer, de momento não tenho nenhum. Por acidente fiquei com 2 Rottys e estes são os melhores Rottys do mundo e arredores, faço criação de Pastores Alemães, que como sabemos são os melhores cães da Galáxia. E tenho um Doberman e um Leão da Rodésia .

Para concluir , os meus 14 canitos são e correspondem exactamente às razões pelos quais os tenho ! Tá tudo nos livrinhos.
Um abraço
DoraSeixas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 23, 2003 12:05 pm

quarta jun 11, 2003 11:40 am

acsp Escreveu: E, às vezes, por mais que custe a aceitar, eu gosto dos cães, apenas porque são cães e é assim que os vejo. Só depois é que "vejo" a raça.

Pois o cão não tem a culpa de ter nascido com a raça X e dessa raça ter estado na moda e depois ter deixado de estar...

Não me considero pró-SRD (como alguns têm falado) e muito menos anti-Raça, considero-me pró-CÃO e aí sim, podem ver-me com as garras de fora se vejo alguém a maltratar um cão, qualquer que seja!
Nada mais a acrescentar pois está tudo dito , e muito bem dito ......
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 11:40 am

Os SRDs não têm sentido. Existem logo temos o dever de zelar pelo seu bem estar, mas devíamos caminhar para a sua extinção.
Hehehehehe!!! Isso é impossível!! É que enquanto houverem cães de raça, podem sempre gerar-se SRD...o contrário é que é impossivel!
Se uma raça se extingue, não há volta a dar, mas SRD?!Nunca faltarão!

Ó Arcanjo essa do comporamento não ter ligação com a raça está gira! A educação dos donos é importante, e eu diria até DETERMINANTE, mas que cada raça tem comportamentos característicos lá isso tem! Como é óbvio, tal como no plano fisico, há cães que fogem ao estalão! ( e há outros que, em função da educação que tiveram, fogem também a esse estalão).

Abraços
Paulo C.

P.S. - Este tópico é sobre o que o seu autor quis que fosse! Se alguém acha que deve fazer um para 'Os cães' ou para 'Os SRD'. o forum está aberto ;)
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta jun 11, 2003 11:46 am

PauloC Escreveu: A educação dos donos é importante, e eu diria até DETERMINANTE, mas que cada raça tem comportamentos característicos lá isso tem! Como é óbvio, tal como no plano fisico, há cães que fogem ao estalão! ( e há outros que, em função da educação que tiveram, fogem também a esse estalão).
E agora, para lancar umas achazitas a fogueira: um cao de raca que fuja ao estalao o que e?
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jun 11, 2003 11:48 am

Nanico Escreveu:
PauloC Escreveu: A educação dos donos é importante, e eu diria até DETERMINANTE, mas que cada raça tem comportamentos característicos lá isso tem! Como é óbvio, tal como no plano fisico, há cães que fogem ao estalão! ( e há outros que, em função da educação que tiveram, fogem também a esse estalão).
E agora, para lancar umas achazitas a fogueira: um cao de raca que fuja ao estalao o que e?
É um cão de raça "com defeito" ;)
Nanico
Membro Veterano

quarta jun 11, 2003 11:55 am

Siiiimmmm...... E tera tanto direito a existencia como caes de raca "sem" defeito, ou deveremos condena-los a exincao, assim como os SRD's?
cgtorres
Membro Veterano
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am

quarta jun 11, 2003 11:57 am

Nanico Escreveu: Siiiimmmm...... E tera tanto direito a existencia como caes de raca "sem" defeito, ou deveremos condena-los a exincao, assim como os SRD's?
hummmmmmmmmmmmmmm............eu sou pró-vida, seja lá do que for, de raça, srd, com defeito, perfeito... por um lado, condenar os SRD à extinção acabava com algumas misturas que por vezes saiem explosivas (eu que o diga :roll: ) o que não era de todo mau....por outro, há pessoas com verdadeira paixão por srd....não têm o mesmo direito que os que gostam dela ou daquela raça???
mais....há pessoas eu nascem "com defeito", ou "fora do estalão" que se considera normal...têm direito à vida como as outras? Acho que sim, se cá andam (ou andamos, porque ninguém me garante que sou normal, "dentro do estalão da raça humana") têm o mesmo direito que os outros a tentar...
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jun 11, 2003 12:14 pm

Olá

Pois eu não estou totalmente de acordo. O que gera esta divisão (se é que se lhe posso cahmar assim) entre os que dizem gostar do cão independentemente da raça e os que gostam de determinadas raças, é uma grande confusão. Já é hábito, aliás.

Poderei estar muito enganado, mas estou plenamente convencido de que aqui no fórum não há ninguém que não goste de cães no seu todo.
Mais ainda. Quando se opta por uma determinada raça, esse gosto fica plenamente ofuscado pelo gosto (amor, afecto, chamem-lhe o que quiserem) que se vai desenvolvendo pelo cão, independentemente da sua raça. E isto é que dá uma enorme confusão. Se por acaso me tivessem oferecido um SRD em vez de um whippet, que sabe, às tantas até gostava mais dele.

A questão só se coloca no acto da aquisição. Se eu puder escolher, tendo determinadas referências e garantias, claro que não vou escolher um rott ou um pastor alemão, mas sim um cão com o qual estou convencido, repito, com o qual estou convencido que lidarei melhor.
Agora, como diz a Nanico, "tudo o que vem à rede é peixe" (não foi com estas palavras mas o sentido foi o mesmo), é muito bonito de dizer, mas, por favor, desculpa Nanico mas há aí alguma dose de demagogia.

Por outro lado, um cão de raça também não é um produto acabado, com garantia e pronto a usar. Claro que o cão tem que ser educado, claro que tem que percorrer o mesmo trajecto de aprendizagem do que qualquer outro. O que há, isso é inegável, e dentro de certos limites, um comportamento mais previsível nos cães de raça.

Sabem que mais? No fundo estamos todos de acordo. O que estamos é a discutir coisas diferentes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano

quarta jun 11, 2003 12:24 pm

nel Escreveu: Agora, como diz a Nanico, "tudo o que vem à rede é peixe" (não foi com estas palavras mas o sentido foi o mesmo), é muito bonito de dizer, mas, por favor, desculpa Nanico mas há aí alguma dose de demagogia.
Peixe, não, Nel! Cão! :lol: :lol:

Mas estamos a fugir ao amago da questao: Existem alguns foristas que veem primeiro o cao e depois a raca (onde eu me incluo). Existem outros foristas que apreciam primeiro e raca e depois o cao. Isto nao quer dizer, evidentemente, que gostemos menos de caes ou que nos menoprezemos uns aos outros. A maneira como pensamos deriva da nossa educacao e das nossas vivencias passadas. Nao tivesse eu o Oscar, mas tivesse uma "Mina" (a cadela serra da estrela que eu idealizei durante anos) e andasse com ela em exposicoes, talvez a minha opiniao fosse diferente, nao sei.
Última edição por Nanico em quarta jun 11, 2003 12:39 pm, editado 1 vez no total.
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

quarta jun 11, 2003 12:35 pm

eu adoro animais em geral, mas adoro c~~aes e adoro os meus.

vivam os yorkshire e os srd
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jun 11, 2003 12:36 pm

Porque gosto dos cães de raça.

Porque têm caracteristicas próprias, não são sempre um tiro no escuro sempre no que se refere a desenvolvimento físico e psiquico.

Porque tenho gosto em trabalhar e ver o fruto do meu trabalho quando os meus cães são apreciados por outros criadores e por leigos. Em treiná-los e vê-los reagir da forma esperada.

Em saber o que posso esperar deles.

em contribuir para a sua divulgação e o seu aperfeiçoamento no meu país e em fazer Portugal ser reconhecido como origem de belos, inteligentes e dedicados animais.

Tenho preferência por cães com determinadas caracteristicas e orgulho-me disso.

Isso quer dizer que não goste das outras raças nem de rafeiros ? não, de forma alguma.

Apenas tenho o direito como toda a gente de ter gosto. Assim como não tenho pachorra para certa gente.

Uma pessoa que tente estigmatizar quem aprecia os cães da raça X ou Y é doente.
eu como sou muito aventureira, "gosto" de apostar no desconhecido. :evil: :evil: mas não foi por isso que tenho cães. aliás, acho que nunca os teria se não fossem as razões que se sabem. relativamente ao orgulho... eu costumo dizer que o max é a minha "obra prima".
ter um cão da raça tal, não significa, na minha leiga opinião, que se possam ter certezas. existe sempre o imprevisto. seria o mesmo que esperar que do casal x nascesse necessariamente uma criança com as características y.
também chamar doente a quem critica o facto de se ter um cão de raça, ou um srd ou não ter cão nenhum, é um pouco abusivo. doente, será aquele que tem um animal e que conscientemente lhe inflige sofrimento.
Responder

Voltar para “Cães”