Olá, os gerbos durante o primeiro ano de idade em princípio dão-se bem e sem problemas. No entanto, os gerbos com mais de um ano podem tornar-se agressivos e de um dia para o outro brigarem a sério com outro companheiro. Nestas brigas a sério, eles sobem paredes e voam, literalmente. Se forem da mesma idade, possivelmente ficarão apenas com marcas de dentadas no início da cauda, ou mesmo sem parte da cauda. Se forem gerbos de idades consideravelmente diferentes, o gerbo mais velho tem um poder de ferrar superior e o mais provável é eliminar o outro.
Em suma, quando eles "brigam" apenas com as patas dianteiras, não há crise, é semelhante às "brigas" de cães e outros animais. Mas se quando eles brigam há marcas na cauda com sangue, aí é muito preocupante e deve-se separá-los quanto antes. Nessa altura, a reconciliação entre os dois será muito difícil ou mesmo impossível.
Neste momento, por acaso, tenho quatro machos separados das colónias principais, tipo em solitárias, pois tornaram-se agressivos para os companheiros. Só para terem uma ideia do poder de ferradela, outro dia estava a limpar as gaiolas de dois deles, que estão lado a lado e por minha distracção um deles saltou para a gaiola do outro. Quando olhei já estavam os dois pegados e então meti a mão direita para os separar. O mais agressivo deu-me uma dentada num dedo que até o levitou quando recolhi o braço em dor e o dente dele cravado no dedo... Acho que me atingiu uma veia pois o dedo começou a deitar sangue e só parou quando apliquei um garrote... hehe. Basicamente, quando meti a mão para os separar, um deles estava tão agressivo que confundiu o meu dedo com o outro gerbo. De resto, são calminhos e pacíficos.