Ajuda - Papagaio do Senegal - Massarongo

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
Influ
Membro Júnior
Registado: terça set 09, 2008 10:47 am

terça set 09, 2008 10:51 am

Boas,

Recentemente herdei um papagaio do Senegal, massarongo, devido à "partida eterna do meu avó". Agora e a verdade é que não sei nada sobre ele, apesar de já muito ter lido e pesquisado na net.

As coisas básicas penso que já sei, nomeadamente sobre a alimentação e pequenos tratamentos e cuidados a ter com ele, sei também que não é muito falador, uma ou 2 palavras no máximo, e algo barulhento, quando bem disposto

O "Tuka", o nome do meu "menino" tem cerca de 11 anos, e esteve sempre dentro de uma gaiola tradicional para papagaios, sempre foi um pouco nervoso e tenta picar tudo e todos que se aproximem da sua casa.

Neste momento, ele faz 2 meses que está comigo e pelo menos a comida à boca ou a mão dentro da gaiola já consigo por, claro está, com alguns cuidados, mas em questões de festas é que nada, ele não deixa e morde com alguma violência ferindo os meus dedos.

Gostaria de perguntar se esta éspecie por norma é agressiva e se é melhor continuar a mante-lo na gaiola ou muda-lo para um poleiro e que posso eu fazer para ele ficar mais amigo.

Uma dúvida que tenho também, é que ele não está anilhado, se a verdade, é que nem sei muito bem o que isso quer dizer, e o facto de ele não estar registado e agora me pertencer obriga-me a algum registo.

Obrigado por todas as informações que eventualmente me possam dar.

Abraços,
Influ
Influ
Membro Júnior

terça set 09, 2008 2:09 pm

Boas,

Gostava mesmo muito que alguém me ajudasse :roll: :roll:

Precisso de ajuda dos mais entendidos :wink:

Uma vez mais o meu obrigado.

Influ
pedrolm
Membro Veterano
Registado: sexta out 05, 2007 11:57 am

terça set 09, 2008 11:13 pm

primeiro seria mudar para uma gaiola maior e existem umas gaiolas que da para abrir a parte em cima..tente assim!poleiro se ele nao esta habituado nao convem
Influ
Membro Júnior

quarta set 10, 2008 8:27 am

Boas,

Muito obrigado pela dica, é isso mesmo que vou fazer.

Vou então comprar uma nova gaiola maior e que abra por cima.

O meu muito obrigado,

Influ
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

sexta set 19, 2008 1:19 pm

Olá caro forista,

eu tive um casal de papagaios do Senegal desde pequena, primeiro comprei uma femea e só alguns anos mais tarde lhe dei um companheiro e um ninho apropriado que os dois obstinadamente detruiram, cada um roia do seu lado, cheguei á conclusão que o ninho não passava de um entretenimento para os dois e que não iam procriar;). Ofereci-lhe um companheiro pq comecei a ter menos tempo livre para ela. A minha opinião acerca desta espécie que posso dar com conhecimento práctico é que são excelentes animais de estimação, a partir do momento em que lhes arranjamos companhia distanciam-se mais. Mas o meu 1º exemplar que adquiri já ela tinha um ano foi dificil de domesticar m mt gratificante pq a seu tempo resultou mt bem, estes animais têm acções de extrema inteligência,a minha quando estava sozinha sobia para cima do movel e ligava a televisão(aprendeu sozinha) entre muitas outras coisas. Só se mantinha nas diferentes divisões da casa enquanto eu lá estivesse, mal me vinha embora ela voava para o meu ombro,não me abandonava e ficava delirante quando eu chegava da escola pq era hora do recreio e da paparoca, também se dava bem com os meus amigos e interagia com eles, mas a dona (Eu) era o amor da vida dela,hihi, o ideal p o domesticares é utilizares goluseimas como fruta, nozes, amendoins,1 pouco de mel numa colher de chá p eles lamberem,etc; espero ter-te deixado entusiasmado, boa sorte com o teu animal que já tem uma certa idade mas pelo que tenho lido estes animais podem viver 40 anos, outros livros dizem que são 20 anos.
claudiamendes
Membro
Registado: quinta nov 16, 2006 10:49 pm

sexta set 19, 2008 1:20 pm

Olá caro forista,

eu tive um casal de papagaios do Senegal desde pequena, primeiro comprei uma femea e só alguns anos mais tarde lhe dei um companheiro e um ninho apropriado que os dois obstinadamente detruiram, cada um roia do seu lado, cheguei á conclusão que o ninho não passava de um entretenimento para os dois e que não iam procriar;). Ofereci-lhe um companheiro pq comecei a ter menos tempo livre para ela. A minha opinião acerca desta espécie que posso dar com conhecimento práctico é que são excelentes animais de estimação, a partir do momento em que lhes arranjamos companhia distanciam-se mais. Mas o meu 1º exemplar que adquiri já ela tinha um ano foi dificil de domesticar m mt gratificante pq a seu tempo resultou mt bem, estes animais têm acções de extrema inteligência,a minha quando estava sozinha sobia para cima do movel e ligava a televisão(aprendeu sozinha) entre muitas outras coisas. Só se mantinha nas diferentes divisões da casa enquanto eu lá estivesse, mal me vinha embora ela voava para o meu ombro,não me abandonava e ficava delirante quando eu chegava da escola pq era hora do recreio e da paparoca, também se dava bem com os meus amigos e interagia com eles, mas a dona (Eu) era o amor da vida dela,hihi, o ideal p o domesticares é utilizares goluseimas como fruta, nozes, amendoins,1 pouco de mel numa colher de chá p eles lamberem,etc; espero ter-te deixado entusiasmado, boa sorte com o teu animal que já tem uma certa idade mas pelo que tenho lido estes animais podem viver 40 anos, outros livros dizem que são 20 anos. :wink:
TMGutter
Membro
Registado: quarta set 10, 2008 1:00 pm

sábado out 04, 2008 12:57 pm

Também gostava de mais informaç~eos sobre está especie, estou curioso .

Infelizmente, nao se encontra nada .
Responder

Voltar para “Aves”