aquario de 15 litros

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

terça set 09, 2008 5:06 pm

guppies so podes meter se forem do mesmo sexo... neons nao, pois sao peixes de cardume (no minimo 5-6 unidades) e ficarias com o aquario sobrepovoado, arranja um aquario maior e barato e aí podias meter guppies e usavas o de 15 como matrenidade...
Influ
Membro Júnior
Registado: terça set 09, 2008 10:47 am

terça set 09, 2008 5:30 pm

lprm Escreveu:guppies so podes meter se forem do mesmo sexo... neons nao, -
Completamente de acordo, esqueci de te focar este aspecto :roll:
pois sao peixes de cardume (no minimo 5-6 unidades) e ficarias com o aquario sobrepovoado, arranja um aquario maior e barato e aí podias meter guppies e usavas o de 15 como matrenidade...
- Aqui já são opiniões, penso que 5/6 não sobrepovoava o aqua.
Abraços,
André
lprm
Membro Veterano

terça set 09, 2008 6:13 pm

depende..... se meteres so os neons + uma cory ate ficava bem, mas depois tens de resistir ao desejo de comprar outro peixe... :D
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta set 10, 2008 7:42 am

Foi o que eu fiz: o meu aqua também é mini, pus umas plantas e um caracol e pus um trio de molinésias. claro que quando as molis criarem tenho que arranjar outro aquario. mas uns peixnhos que criem menos talvez se possa pôr.
Penso que os néons também criam n?
Um betta era capaz de também ficar engraçado.
Dão-se gerbos da Mongólia. lilases, siameses...
Influ
Membro Júnior

quarta set 10, 2008 8:35 am

sahara Escreveu: Penso que os néons também criam n?
Um betta era capaz de também ficar engraçado.
Néons não criam, e betta com guppys está fora de questão.

Os neons são peixes de água muito escura e turba, por isso as riscas fortes para se poderem identificar e o grupo andar sempre junto para se defender dos prededores, em aquas os neons n~unca se conseguem reproduzir.

Influ
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta set 10, 2008 11:54 am

Os neons reproduzem-se em aquário mas é muito complicado conseguir a eclosão e manter os alevins.
Nino1
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)

quarta set 10, 2008 12:35 pm

Pode acrescentar algumas plantas, rochas (para agua doce nunca calcarias) e 1 ou 2 trocos pequenos (de forma a que o aquario nao fique tao cheio que nao caibam peixes).

Em media deve-se ter um peixe para cada 8/9l de agua, mas tambem depende do tamanho dos peixes.

Se o aquario é alto aconselhava a por um Escalar e um cardume pequeno de neons (entre 3 e 5 no maximo). O aquario tem de ser alto porque se o escalar nao tiver altura para esticar a barbatana dorsal pode acabar por estraga-la.

Nao aconse-lho peixes que se reprodusão facilmente pois rapidamente e ter o aquario cheio de peixinhos indesejados.

Boa sorte para o seu aquario :wink:
<p>Os animais s&atilde;o nossos verdadeiros amigos, n&atilde;o s&atilde;o c&iacute;nicos nem falsos, s&atilde;o leais e para sempre.</p>
sahara
Membro Veterano
Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes

quarta set 10, 2008 1:47 pm

Um escalar em 15 litros?
...

Eu sei que os Bettas têm k estar sozinhos... 8) Seria Um Betta a solo.
D&atilde;o-se gerbos da Mong&oacute;lia. lilases, siameses...
Nino1
Membro
Registado: domingo out 02, 2005 12:50 pm
Localização: COOKIE-Yorkshire terrier, BICA-Cocker spaniel, NINO-Periquito, Aquario Comunitário 90l (Água doce)

quarta set 10, 2008 1:52 pm

Desque o aquario tenha a altura suficiente nao vejo o problema. Os escalares adaptam-se muito bem ao sitio onde estao, desde que o aquario permaneça limpo e que haja os cuidados basicos no aquario.
<p>Os animais s&atilde;o nossos verdadeiros amigos, n&atilde;o s&atilde;o c&iacute;nicos nem falsos, s&atilde;o leais e para sempre.</p>
lprm
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 2:23 pm

nao me parece.... um escalar em 15 litros e para matar o peixe...
n é impossivel reproduzir neon é muito dificil... li em qualquer lado que houve um chines que conseguiu , ate usou regadores para simular chuva...
Se queres mesmo ficar com esse aquario aconselho-te um betta...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 10, 2008 2:48 pm

Desculpem... mas colocar escalares num aqua de 15 litros é erradíssimo. Um escalar precisa de no mínimo 40 cm de altura de água para se desnvolver correctamente. A não ser que comprem um escalar mínimo, passado um mês ou isso ele morre e compra-se outro e assim sucessivamente...

Num volume de água desses o que vai bem é um betta solitário. Com um bom arranjo de plantas consegue-se um aqua de belo aspecto.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lprm
Membro Veterano

quarta set 10, 2008 2:50 pm

como ja foi dito, esquece o escalar, mete um betta e depois se quiseres mais arranjas um aquario maior... eu ate sou capaz de arranjar um......
Influ
Membro Júnior

quarta set 10, 2008 3:16 pm

element Escreveu:Os neons reproduzem-se em aquário mas é muito complicado conseguir a eclosão e manter os alevins.

Boas,

Não quero que me entendas mal, mal pago para ver :wink:

e gostava de conhecer alguém que já o tivesse conseguido

Abraços,
Influ
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quarta set 10, 2008 4:41 pm

Boas

Influ, com uma pequena pesquisa encontrasse muita informação sobre reprodução de neons e de quem já os reproduziu.

Um escalar em 15 litros :o
Para escalares o minimo dos minimos são 80 litros, é precisso não esquecer que eles crescem, chegando ao 15cms e são uma espécie que não deve ser mantida com individuos sozinhos.
Influ
Membro Júnior

quarta set 10, 2008 6:55 pm

element Escreveu:Boas

Influ, com uma pequena pesquisa encontrasse muita informação sobre reprodução de neons e de quem já os reproduziu.
Ok, vamos lá por partes, até porque este é um tema que me interessa bastante.

Vou corrigir a palavra anteriormente impossivel para practicamente impossivel.

Efectivamente existem relatos, nenhum de Portugal e os relatos que dizem existir nenhum tem fotos. Outro aspecto curioso é que todos os neons vendidos em Portugal e no resto do mundo vêm directamente da natureza. Porque será??? Se existisse alguém a reproduzir também os vendia, certo??? não existe reprodutores de neons.

Não vamos confundir posturas com criação. Posturas há muita gente que as consegue obter, mas não vingam.

Outra coisa, a teoria de os reproduzir também eu a sei e posso explicar, pois em saudaveis discuções em vários Forum fui adquirindo informação.

Para quem estiver na disposição de tentar imitar trovões, escuridão e relampagos aqui vai:

Arranja um aquário de 80 cm (90 litros). Fundo nu, com um papel castanho escuro por baixo. MUITO musgo de java. Faz o ciclo durante mês e meio.
Insere um cardume de 15 néons e uma rede plástica a cerca de 10 cm do fundo, com cerca de 3 mm de quadricula. Coloca uma fita adesiva negra, por fora do aquário, em volta desses 10 cm de altura. Deves dividir o aquário e colocar os peixes só num terço do aquário - a outra parte fica sem peixes. A luz deve ser uma lâmpada flurescente fraca.

A água deve estar com pH a rondar os 6.8, dureza deve ser de uns 6 DH e o KH de 2-3. A temperatura deve estar nos 28.5.

Alimenta MUITO bem os néons, de preferencia com comida viva ou congelada, até estarem roliços e as fêmeas inchadas.

Então, à noite, muda uns 70% da água com água de osmose inversa, o pH vai cair bastante, assim como KH e DH, Convem verificar se o pH não desce abaixo dos 5 e se o GH não desce baixo dos 2-3. O KH pode ser zero. A temperatura deve descer para os 26-27 C.

Na mesma altura mantens a luz apagada e retiras a divisão prendendo os néons num terço do aquário. Há quem passe cassetes na aparelhagem com gravações de trovões ou mesmo quem vede a tampa superior do aquário e coloque um mecanismo de circulação do ar que mantenha o interior a baixa pressão (a bomba de ar passa a funcionar com input do ar a partir do aquário mas este tem apresentará um entrada de ar muito estreita, originando a baixa pressão). Porém, penso que estes estimulos adicionais não serão necessários. Mas em último caso... já sabes o que tentar.

Se no dia seguinte, à noite, as fêmeas estiverem claramente mais magras (nunca acendas a luz), retira os neons para outro aquário e tapa o aquário original com uma toalha (deixando espaço para a oxigenação). Se as fêmeas não estiverem mais magras volta a mudar 70% da água e espera mais um dia.

Mesmo que as femeas não pareçam estar mais magras ao fim do terceiro dia retira os peixes e tapa o aquário. Deixa-o tranquilo e escuro. Ao fim de uma semana podes dar uma espreitadela, com luz fraca a ver se já existem alevins a nadar. Se ao fim de 15 dias não avistares nenhum a reprodução não teve sucesso. Volta a condicionar os peixes e tenta de novo.

Se avistares os pequenos alevins então é altura de começares a pensar em alimentá-los.

Senão os vires é altura de recomeçar tudo de novo :| :wink:

Como nota final, deves usar neons ADULTOS e não jovens em crescimento.

Não sei quanto tempo os neons demoram a atingir a maturidade sexual mas pode até ser que cheguem a demorar um ano, afinal é um peixe que pode viver até 12 anos, com boas condições de manutenção.

Eu passoalmente nunca tentei, mas pela amostra deve ser quase impossivel.

Abraços,
Influ
Responder

Voltar para “Peixes”