Movimento de Legalização do Furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

thepapaia
Membro Júnior
Registado: quarta fev 21, 2007 11:35 pm

domingo fev 24, 2008 12:16 pm

Boa tarde.

Com a finalidade de promover a legalização do Furão foi criado o site Movimento de Legalização do Furão, pode encontrá-lo em www.mlf.pt.vu.

Este site conta com (mais uma) petição online, que em termos legais de nada serve para pedir a legalização pois nenhuma das petições online conseguem seguir as leis necessárias de um abaixo-assinado e um documento que se puderá fazer download e, esse sim, já se encontra dentro das regras e pode ser levado até mais longe.

Visitem o site, está tudo explicado nele.

www.mlf.pt.vu

Obrigado
CasadAnaval
Membro Veterano
Registado: segunda dez 10, 2007 10:03 pm

domingo fev 24, 2008 2:15 pm

thepapaia Escreveu:Boa tarde.

Com a finalidade de promover a legalização do Furão foi criado o site Movimento de Legalização do Furão, pode encontrá-lo em www.mlf.pt.vu.

Este site conta com (mais uma) petição online, que em termos legais de nada serve para pedir a legalização pois nenhuma das petições online conseguem seguir as leis necessárias de um abaixo-assinado e um documento que se puderá fazer download e, esse sim, já se encontra dentro das regras e pode ser levado até mais longe.

Visitem o site, está tudo explicado nele.

www.mlf.pt.vu

Obrigado
Bem haja...Bom trabalho, mas veja que a grande maioria dos "amigos dos furões" só querem petições online que não dêm trabalho e depois chateiam-se quando sabem que não prestam ;)
Fionafly
Registado: segunda abr 28, 2008 11:46 am

quinta mai 01, 2008 1:39 pm

Tinha criado um tópico, pois não sabaia que havia petições para tornar os furões legais.

Acho bem haver as petições que estejam dentro da Lei, porque se se quer tornar os furões legais, é melhor só fazer uma petição legal, do que várias que na finalidade não servem para nada.

XD

Mas o site vai dar a um site do Clube Jamba! Não deve estar correcto ou já mudou de localização.
ruyromao
Membro Veterano
Registado: domingo abr 01, 2007 7:48 pm

terça mai 06, 2008 11:15 am

a ver vamos se assim nos fazem a vontade, mas como este pais anda...

nº 76 ja la conta :)
metraonspeed
Membro
Registado: terça set 09, 2008 6:55 pm

quinta set 11, 2008 8:54 pm

Então, mas... não compreendo. Há quatro dias que não faço outra coisa se não ler sobre furões. Em português, espanhol, inglês, (havia um site francês com umas casinhas todas personalisadas que me fez arrepender nunca ter escolhido francês na escola), foruns, sites, webcams eu sei lá. Entretanto aqui no forum encontrei isto
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=9206
e não consigo encontrar o artigo lei que diz que "quem" "onde" "como" não pode ou pode ter furões (e pelo que diz o bom Dr., ele também não).
Há anos que assino petições goradas e não me parece que consigamos levar alguem à exaustão com petições. Nunca ninguem levou o caso à comunicação social? Quer dizer, a TVI tem espaço de antena de sobra para casos fascinantes como buracos nas estradas e a dona Alcinda que não tem sistema de esgotos mas que assiste à novela pelo LCD 32", etc. Eu tive um problema com uma empresa onde trabalhei, foi feito um despedimento colectivo e só depois de levarmos o caso aos meios de comunicação fomos escutados (e devidamente indmenizados) pla empresa. Eu tenho os contactos de todas as redacções para onde enviámos os emails, se alguem que soubesse a quem nos dirigirmos em concreto e contra o quê em concreto se disponibilizar para escrever o email eu comprometo-me a envia-lo e sempre é mais alguma coisa.
Alguem sabe quantas assinaturas e petições foram recolhidas até ao corrente?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quinta set 11, 2008 11:03 pm

Se "andar" uma ou duas páginas mais para a frente, irá encontrar um desmentido a essas afirmações. Se quer mais informações, leia no forum do clube, onde explicamos o porque não são legais em Portugal. http://furoes.servebbs.org/

Contudo, o clube já deu um grande passo: conseguimos que o ICNB aceitasse legalizá-lo. Para tal, é preciso que, primeiro, o Ministerio do Ambiente assine um documento (que já está na sua posse).
Depois desse documento assinado, é que poderemos dar andamento às normas para que ele possas ser legalizado como animal de companhia.

Mas atenção que essa legalização só diz respeito à sua posse como animal de companhia, ele continuará proibido para a caça.

Se conhecerem alguma tv que queira fazer uma reportagem sobre este assunto, seria óptimo. Já tentámos mas nunca conseguimos...
metraonspeed
Membro

quinta set 11, 2008 11:36 pm

Vou ler a ver se fico melhor informada (e se começa a fazer sentido). Tenho o nome das pessoas das redacções que nos acompanharam (tanto na tv como nos jornais), não posso garantir um artigo, creio que depende do interesse da historia e da necessidade de se fazer uma reportagem/artigo sobre um animal. Por isso sugeri que alguem dotado de um ponto de vista interessante conseguisse fazer um resumo atraente (talvez pondo o dedo na ferida de Portugal no fundo ser atrasadinho em relação ao resto da Europa) e envia-lo aos contactos que tenho (e outros que se arranjam). MHZ não se quer prestar? Pelo que vejo estuda os nossos pequenitos há anos e com certeza saberá defende-los com a graça e argucia que merecem. Com um bocadinho de provocação também (que é disso que os media gostam lol). Que diz?
MHZ
Membro Veterano

sexta set 12, 2008 12:02 am

Se conseguir que alguma tv se interesse, não me importo de contribuir. Mas já escrevemos tantas cartas e artigos, quer para jornais, revistas, Ministérios, até ao Presidente da República...
metraonspeed
Membro

sexta set 12, 2008 12:16 am

MHZ Escreveu:Se conseguir que alguma tv se interesse, não me importo de contribuir. Mas já escrevemos tantas cartas e artigos, quer para jornais, revistas, Ministérios, até ao Presidente da República...
Eu sei e vejo-a muito envolvida aqui no forum, há muitos anos. É de admirar a persistencia e parece prepotente da minha parte chegar aqui e questionar o que foi ou não feito, espero não ter transmitido uma ideia errada e peço desculpa por parecer tão... inconveniente?! Ocorreu-me que ainda tenho aqueles contactos que me fizeram maravilhas. Aconteceu estar a trabalhar quase 2 anos numa empresa, a meio de uma tarde de Junho fazerem um despedimento colectivo e depois ignorarem-nos até ao final do mês, quer em relação ao ordenado que nos deviam quer em relação à indemnização devida. Até que... uma das colegas ligou a uma amiga que trabalha no Correio da Manhã, depois a TVI ligou e fez uma entrevista a um dos meus colegas, sei que quando dei por mim estava no Parlamento a convite do Bloco de Esquerda e pouco depois recebemos o esperado telefonema da empresa em questão... tentar não custa :) XOXO
MHZ
Membro Veterano

sexta set 12, 2008 12:55 am

Evidentemente que tentar não custa mas são duas situações completamente diferentes...

O que precisávamos actualmente, era de que o Secrtário de Estado do Ambiente assinasse esse documento. Quem lhe quer oferecer um furanito? :D
metraonspeed
Membro

sexta set 12, 2008 12:57 am

LOL A minha Fiona dava-lhe uma assinatura nova naqueles dedinhos hahaha
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

sexta set 12, 2008 9:21 am

MHZ Escreveu:Evidentemente que tentar não custa mas são duas situações completamente diferentes...

O que precisávamos actualmente, era de que o Secrtário de Estado do Ambiente assinasse esse documento. Quem lhe quer oferecer um furanito? :D
MHZ, ele não saberia como o tratar, visto que não se importa com os pequenos..
Se a metraonspeed consegui-se algo seria mesmo muito bem, e ninguém melhor que a MHZ para defende-los e dar todos os argumentos possiveis :D
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
metraonspeed
Membro

sexta set 12, 2008 12:58 pm

E alguém tem algum tipo de resposta do governo anterior? Ou uma resposta negativa ou que diga que a proposta está na agenda e que é só uma questão de tempo?
Ao trabalho que tem sido feito desde 2002 podiamos adicionar outras duas tentativas:
1 - Enviamos um comunicado à imprensa nacional e aguardamos;
2 - Publicamos o comunicado aqui no site juntamente com os emails dos canais de TV e periódicos com mais tiragem e insistimos através do numero de emails enviados.

Prós e contras da ideia, alguem? Ou outra ideia?
Entretanto após o envio do primeiro email posso pedir à rapariga que conseguiu a entrevista para contactar seja-lá-quem-for que ela contactou que nos deu a reportagem.
MHZ
Membro Veterano

sexta set 12, 2008 1:49 pm

Nunca nenhum governo nos deu resposta negativa. Todas as nossas cartas foram respondidas e em todas elas, remetiam-nos para o ICNB, como sendo o organismo encarregue deste assunto da legalização.

E foi este organismo que atacamos com força... :D e graças à boa vontade de uma determinada pessoa, que sempre nos mostrou muita abertura e a quem estamos, nós, clube, muito agradecidos por todas as atenções, conseguimos que o Presidente do ICNB nos desse uma resposta positiva.

Conseguido o consentimento do ICNB, este fez a proposta de alteração (notem que essa proposta não é só relativa à modificação do estatuto do furão, é muito mais vasta e os furanitos vão por acrescimo) e enviou-a para o Ministério-Secretário de Estado do Ambiente. Onde se encontra actualmente, à espera de ser assinada.
Como sabem, a não ser que seja um assunto muito urgente e de interesse primordial para a Nação, as coisas tardam o seu tempo...

A única coisa que se me afigura agora importante, é ir lembrando ao Secretário de Estado, que tem lá um documento muito importante (para os donos de furões) para assinar...
Mozzkito
Membro
Registado: quarta jan 23, 2008 3:44 am

sábado set 13, 2008 12:40 am

Seja! Já que estamos em pré-eleições não há nada como tentar fazer barulho na opinião pública. Apesar de eu achar que a opinião pública não será profundamente alterada com o problema dos furões. Também vou tentar mexer cordelinhos nos media e na DGV (barulho por todos os lados não custa). MHZ se me puder dar pormenores do documento... quando deu entrada? Neste ou noutro governo?... TV não é fácil nesta altura mas sempre se pode tentar jornais. Se for bom, é rastilho... se bem que não estou bem a ver o "gancho" da notícia (paixões à parte).
Responder

Voltar para “Furão”