Native Escreveu:Se a vantagem são só os níveis de humidade, existem sistemas que mantêm o nível de humidade desejado sem correr risco de colónias de fungos e bactérias, se vamos fazer natural de acordo com a espécie, temos então de escolher as plantas e o tipo de solo da zona onde são originarias e não estou a ver alguém a preocupar-se com isso, o importante é fazer um pequeno ecossistema mesmo que esse só respeite as temperaturas e as humidades do original e nisso não estou a ver vantagens. Tanto que as perguntas que se fazem quando querem fazer um terrario plantado, nunca são que tipo de plantas são naturais no habitat de determinada espécie, mas sim que plantas consigo fazer crescer no terrario ;. Eu não tenho nenhuma cobra em papel de cozinha, todas por lá passaram em idade de berço, mas desde que tenham as humidades, temperaturas e alimento correcto, elas estão-se borrifando, se os esconderijos são com aspecto de rocha natural como é o caso, ou tubo de papel higiénico como era no faunario se os troncos são naturais como é o caso ou tubos de pvc, se a folhagem é verdadeira ou artificial, desde que se sintam em segurança nesse ambiente, principalmente falando de animais de fraca visão e instinto tão básico;)
Agora eu prefiro vê-las nos terrários mais elaborados mas é uma questão de estética e gosto pessoal, e não pela felicidade delas ou porque desde que estão nos terrarios com aspecto mais natural, andam a saltar á corda de contentes.
Native repara que eu não estou a dizer que não se conseguem manter ofídios e saurios em condições mais simplistas... aliás isso seria contraria as evidências e a lógica. O que estou a dizer é que mante-las num ambiente "natural" e mais elaborado por um lado estimula a sua actividade, por outro da-lhe mais segurança.
Como no meu post anterior disse, é possivel criar um terrário "natural" exclusivamente com material sintético, embora isso, convenhamos, vai sair MUITO caro e requer muita técnica.
Óbviamente que só com muita pesquisa, trabalho e possibilidade de importação de determinados elementos é que se consegue criar um terrário com elementos oriundos do habitat natural de cada espécie, o que não quer dizer que com outras espécies de flora compatíveis não se consiga um ambiente idêntico.
Bem sei que a maioria dos repteis têm instintos muito básicos, mas isso não significa que a sua actividade não seja condicionada por elementos exteriores. É comum vermos referências à inactividade ou semi-turpor de algumas espécies em cativeiro dever-se à falta de espaço E estimulação causada por um ambiente demasiado estéril e básico. De facto as cobras conseguem sobreviver dentro de um faunário com poucos elementos... mas quando colocadas em espaçõs mais elaborados consegue-se perceber um alteraração no seu comportamento. Por outro lado existem espécies que exigem mais do que outras, mas principalmente para aquelas espécies que tenham uma tendência para a letargia torna-se ainda mais útil dar-lhes elementos que estimulem a sua "curiosidade".
Como disseste de facto para elas não deverá haver uma grande diferença entre uma rocha natural e uma artificial pintada de azul choque, o que mais lhes interessa é que esse elemento lá esteja, e quem diz isso diz um tronco artificial ou um tronco real, desde que o seu território seja estimulante. Agora se conseguir-mos criar esse ambiente e ao mesmo tempo dar-lhe algo natural, E estéticamente bonito para nós então acho que é a melhor solucção, desde que se tenha disponibilidade, nomeadamente em termos de tempo, para garantir os cuidados necessários à sua higiéne e saude.
Mas não se esqueçam que nem todos os répteis são "dotados" de inteligências tão reduzidas, movidos por instintos básicos de comer, reproduzir e sobreviver...Alguns têm uma esperteza acima da média, que convêm estimular.
Acima de tudo acho que se reduz a:
-É simples e não dá trabalho utilizar determinados elementos, que fácilmente se substituem, e que apresentam algumas vantagens em termos de contolo da de detrminados factores, e as cobras sobrevivem bem, desde que sejam respeitados os seus requisitos e necessidades básicas.
- Dá trabalho e exige um maior empenho e disponibilidade manter um pequeno ecosistema, proporcionando ao animal uma envolvência mais natural e estimulando a sua actividade. Exige um maior rigor e atenção a um maior número de factores, por questões de garatia do seu bem estar, o que não quer dizer que necessáriamente represente um perigo para a sua saúde. E este ponto é para mim fundamental. E lá está, para uns o aspecto estético, aqui como noutros pontos, pode não interessar, para outros é importante.
Também num outro aspecto concordo contigo. Mantê-las em condições mais controladas enquanto novas não lhe fará mal nenhum e oferece maiores garantias de segurança.