Pedido de sugestões

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
Miyu
Membro Júnior
Registado: quarta jul 23, 2008 9:47 pm

sexta set 12, 2008 6:07 am

Crio peixes desde que me entendo por gente, quando pequena tive um Oscar que viveu cerca de 10 anos e apesar de sempre controlar o básico de PH e temperatura eu nunca me aprofundei no assunto (até por ser uma criança/adolescente, na epoca).

Estou querendo reformar um dos meus antigos aquários mas dessa vez queria fazer as coisas mais certas e por isso vim pedir opinião aqui.

Será meu primeiro aquário plantado, é um aquário de 72 litros. Gostaria de sugestões pra flora e fauna, tenho dúvidas especialmente quanto à flora.

Como já tenho um cascudo (infelizmente não sei a espécie) que me acompanha há uns 8 anos, estava pensando em algo com Ph em torno de 6.5 e temperatura em torno de 27ºC:

Fauna: Neons(Cardinal), matogrosso, tetras diversos, colisas, borboleta, corydora, cascudo
Flora: Echinodorus tenelus, Nymphea lotus rubra, anubias, rotala, musgo de java

Não que eu vá colocar todas as espécies mas quero fazer uma lista com coisas a mais do que eu posso colocar junto porque não sei o que eu vou e o que não vou encontrar... se me deparar com tudo eu escolho.

O que acham das combinações? Alguma coisa errada? Sugestões?

Posso colocar coisas como caramujos e aqueles camarões de água doce?

Desculpa o monte de perguntas, hehe.
lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

sexta set 12, 2008 10:44 am

boas
le isto: http://www.aquariofilia.net/forum/index ... opic=36380 para tirares qualquer duvida...
Os peixes dependem do pH pois se tiveres um pH alto vai ser dificil baixa-lo o melhor é medires o pH da tua água quando sai da torneira e quando ta no aquário (um dia depois) , mas tambem podes neter um tubarao bala so que quando crescer vais precisar de um aquario maior
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 12, 2008 11:52 am

mas tambem podes neter um tubarao bala so que quando crescer vais precisar de um aquario maior
Porquê? Qual o interesse dessa sugestão? Para quê adquirir um peixe que se sabe de antemão que vai crescer demasiado para o aqua que temos? :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

lprm
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2008 10:09 pm

sexta set 12, 2008 3:35 pm

o peixe ainda demora a crescer e nao fica bem ver um aquario de 100 litros com um peixe de 5 cm...

PS: para de implicar com tudo o que eu digo...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 12, 2008 5:31 pm

Não implico contigo em particular, "implico" com aquilo que me parece incorrecto... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Miyu
Membro Júnior

sexta set 12, 2008 5:32 pm

Obrigado pela sugestão mas não pretendo ter peixes grandes nem comprar outro aquário depois, prefiro os pequeninos.

Quanto ao PH da água, creio que consigo abaixar sim, como disse, tenho aqui um cascudo que vive muito bem há muitos anos, se fizer um aquário de PH alcalino terei de me desfazer dele.

Injeções de CO2 também aumentam a acidez, não? Creio que seja mais difícil mantêr um plantado alcalino que um ácido, ou estou falando besteira?

Alguém que entende de plantas pode me dizer se essas opções são boas? Ou há algo muito difícil de cultivar nelas pra um iniciante em plantados?
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta set 12, 2008 7:40 pm

Boas

Como disses ser inicado, aconselho-te um aquário com algumas plantas simples de manter e não um plantado.

Um plantado requere substracto fertil e o substracto fertil vai te alterar muitos parametros da água, como nitratos, fosfatos etc. Um plantado requere também um boa iluminação adequada e a regra anda nos 1watt/1litro de água, e não se pode pensar só na factura da electrecidade ao fim do mês nem nas lampadas que é necessário mudar de 6 em 6 meses, é precisso também pensar no preço dos balastros electrónicos e numa boa iluminária. Outra coisa também necessária é o CO2, nem sempre é fácil encontrar onde recarregar a garrafa, porque os sistemas caseiros ás vezes deixam muito a desejar. E há também as fertillizações que têm de ser muito bem estudadas ao mililitro.

Um verdadeiro plantado requer anos de expreriência, muito tempo disponivel e é dispendioso.
Miyu
Membro Júnior

sexta set 12, 2008 8:33 pm

Não percebo porque as pessoas tiram tanto o incentivo de plantados. Sei que precisarei de boa iluminação, sei que terei que trocar as lâmpadas e ando estudando bastante sobre substratos. Não sei o que considera como "verdadeiro plantado" mas pelo que andei pesquisando não é esse bicho de sete cabeças que dizem, existem plantas menos exigentes inclusive quanto ao CO2. Também sei que o aquário por não ser grande vai me dar mais trabalho.

Apenas queria informações sobre a flora e fauna que estava planejando para então correr atrás do que é necessário, pretendo usar CO2 caseiro mas caso se faça necessário as máquinas, com certeza não é difícil achar onde regarregar aqui onde vivo.

Há de se começar de alguma forma, e o único jeito de conseguir experiência com os plantados é começando com um pois ninguém nasce já com experiência (e por isso perguntei sobre as plantas, gostaria de saber se elas são boas para quem está começando)

De qualquer forma, obrigado por todas as respostas, caso os moderadores desejem podem dar este tópico por encerrado, creio que consegui as respostas em outro local.
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta set 12, 2008 9:15 pm

Não é desencorajar, é apenas alertar com uma opinião/sugestão, afinal foi isso que pediste..
Aquapet
Membro Veterano
Registado: domingo mar 19, 2006 5:46 am

quinta set 18, 2008 8:25 am

lprm Escreveu:...PS: para de implicar com tudo o que eu digo...
Só hoje voltei ao forum e tenho vontade de colocar topicos em todas as suas mensagens, pois diz muita coisa incompleta.
E passa muitas vezes a resposta para outros foruns quando não sabe responder ou não se quer dar ao trabalho do fazer.

Nas plantas tem especies com necessidades muito diferentes e crescimento também.

Echinodorus tenelus vai necessitar de ajuda na fase inicial e de muita luz
Nymphea lotus rubra de fertilização com Fe+ e ocupa um bom espaço
anubias e musgo de java crescem devagar e querem pouca luz quando comparadas com as anteriores
rotala CO2 e fertilização de macros, e podas constantes
Trabalho em Alvalade - Lisboa e em casa tenho: AquaPet 80x30x40 http://arcadenoe.sapo.pt/petsite.php?id=15063
Responder

Voltar para “Peixes”