Assim não vale, está ganho à partida :pCindelP Escreveu: Querem uma aposta como o dono não tem pulso para "aguentar" a cadela no agility, e então quer experimentar outra raça ? Aposta-se ?
Como responder educadamente?!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
-
- Membro Veterano
- Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Permita-me comentar a sua intervenção em várias fases, restringindo-me aos cães:

O cão não é uma coisa, é um ser vivo com o seu lugar na sociedade (guia, guarda, companhia, trabalho) e como tal deve ser tratado. Devemos colocar os nossos interesses pessoais à frente de maneira a que o cão não venha a sofrer posteriormente se não o fizermos. Fiz-me entender aqui? Não quero mal entendidos..PauloC Escreveu: O animal é ou não é uma 'coisa'? Deve ser tratado como qualquer bem da nossa propriedade? Devemos em qualquer circunstância colocar os nossos interesses pessoais, económicos, sociais, etc. à frente dos do cão?

Sim, sem dúvidaPauloC Escreveu: Será como alguém da nossa familia?
Não, é diferente e como tal deve ser tratado, não devendo por isso faltar o carinho, amor e respeito que merecemPauloC Escreveu: Deve ser tratado como um filho, como um irmão, como um/a companheiro/a?
Nunca, deve condicionar a nossa vida na medida em que tem necessidades que têm que ser satisfeitas, nada mais.PauloC Escreveu: Tem vontade própria, a respeitar e que determine e condicione o nosso próprio comportamento ou a vida em geral?
existe um meio termo...não o consigo explicar em poucas por isso vou apenas dizer que sim..PauloC Escreveu: Existirá um meio termo? Em que moldes?
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo mai 25, 2003 3:10 pm
Quando vejo um assunto que anda à volta de uma pessoa e foge à intenção inicial apetece-me perguntar quem é que tem falta de protagonismo.
Apetece-me mas não pergunto porque já tenho a resposta e é afirmativa.
Apetece-me mas não pergunto porque já tenho a resposta e é afirmativa.
-
- Membro
- Registado: quarta abr 02, 2003 2:57 pm
- Localização: cão_ retriever labrador e yorkshire terrier, peixe beta
julguei que o forum era para partilhar experiencias, para flar dos nossos animais e expor duvidas sobre eles, mas enganei-me, este forum ao que tenho visto serve mais para lavar roupa suja.
se os vossos caes se conhecessem de certeza nao brigavam tanto.
por vezes vejo criticas desnecessarias e duelos inconvenientes.
Vamos tornar o forum num local agradavel.
se os vossos caes se conhecessem de certeza nao brigavam tanto.
por vezes vejo criticas desnecessarias e duelos inconvenientes.
Vamos tornar o forum num local agradavel.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
ouSerá como alguém da nossa familia
Nem uma coisa nem outra !Deve ser tratado como qualquer bem da nossa propriedade
Um animal de estimação não é um objecto nem é família, no sentido vulgar do termo.
Eu costumo dizer que é um elemento menor da família.
Não é família porque não é humano - não lhe dou o direito à autodeterminação e à tomada de decisões, que tenho a obrigação de dar a qualquer ser humano.
Mas é família porque sou responsável por ele, porque o amo, porque vivo com ele, porque quero que seja feliz !
Sim, em muitos casos mudo a minha vida para que ele seja feliz, como mudo por uma pessoa de família.
Não, não cedo à vontade dele (mas também não o faria por uma pessoa de família).
A relação homem-cão é diferente de qualquer outra (à excepção, talvez, da relação com uma criança muito pequena - 2, 3 anos - e, mesmo assim, só em alguns aspectos).
Penso que ainda não está inteiramente estudada, nem é inteiramente conhecida...
Até porque "cães há muitos" e não são todos iguais, nem o seu relacionamento com as pessoas (nomeadamente os donos) é "standard".
Penso que quem têm ou já teve vários cães (não é o meu caso) se pode pronunciar melhor sobre isto.
Os vossos cães têm uma relação convosco igual ?
Ou, com cada um , existe um relacionamento diferente ?
Gostava mesmo de saber.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
- Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!
Viva! Aisd, cada cão tem uma relação diferente com o dono, e numa questão de família, tem atitudes diferentes para cada membro. Isto muito simplesmente porque os cães são seres vivos e não meros robos ou coisas, e têm sentimentos. Dos muitos cães que eu tive, cada um me tratava de maneira diferente. Mas a única coisa que nunca mudou foi o respeito que eles sentiam por mim, e o amor mútuo. Acho que os cães acabam por ser um reflexo dos donos, e da família, do ambiente familiar que se vive. Não concordam? Um dono agressivo gera um cão agressivo. Talvez noutra altura eu acabe o meu raciocínio e complete o que acabei de dizer. Neste momento não posso...aisd Escreveu: Os vossos cães têm uma relação convosco igual ?
Ou, com cada um , existe um relacionamento diferente ?
Gostava mesmo de saber.

Fiquem bem
-
- Membro Veterano
Viva! Deixem-me aproveitar este intervalinho...
Neste momento tenho algumas cadelas comigo, e cada uma é diferente. Cada uma é tratada individualmente, como diferentes umas das outras que são. Por exemplo, a minha Rott mais velha tem uma atitude completamente diferente para comigo do que para com a minha filha, os meus pais, e o resto da família. Ela sabe que tem que me respeitar, e obedecer. Brincar quando eu quiser, etc. Mas com a minha filha é ramboia total! No entanto é também muito cuidadosa, e está sempre de olho, como se fosse uma babysitter.
Desviando-me um pouco da relação cão-humano, eis uma pequena história, que eu vi no outro dia na televisão.
Só para verem a lealdade que os cães têm para os donos, um pitt foi treinado toda a sua vida para ser mau, para matar, para atacar, para lutar. Os donos fizeram-lhes imensas atrocidades, trataram-nos mal, etc. Mas até mesmo assim, este pitt, nas suas lutas, uma das coisas que o move é saber que faz aquilo para agradar ao dono, e lutam abanando a cauda, felizes por agradarem ao dono. Na sua derradeira luta, este pitt não parou por um momento de lutar, até à morte, somente por causa do dono... inrível, não?

Neste momento tenho algumas cadelas comigo, e cada uma é diferente. Cada uma é tratada individualmente, como diferentes umas das outras que são. Por exemplo, a minha Rott mais velha tem uma atitude completamente diferente para comigo do que para com a minha filha, os meus pais, e o resto da família. Ela sabe que tem que me respeitar, e obedecer. Brincar quando eu quiser, etc. Mas com a minha filha é ramboia total! No entanto é também muito cuidadosa, e está sempre de olho, como se fosse uma babysitter.
Desviando-me um pouco da relação cão-humano, eis uma pequena história, que eu vi no outro dia na televisão.
Só para verem a lealdade que os cães têm para os donos, um pitt foi treinado toda a sua vida para ser mau, para matar, para atacar, para lutar. Os donos fizeram-lhes imensas atrocidades, trataram-nos mal, etc. Mas até mesmo assim, este pitt, nas suas lutas, uma das coisas que o move é saber que faz aquilo para agradar ao dono, e lutam abanando a cauda, felizes por agradarem ao dono. Na sua derradeira luta, este pitt não parou por um momento de lutar, até à morte, somente por causa do dono... inrível, não?

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Neste momento, (quem me conhece sabe perfeitamente do que falo), agarrei-me um pouco mais aos cães, e como dizem os LIFEHOUSE com a Música Everything: "they´re the light, that´s leading me to the place where I find peace again".
Este lugar é obviamente a praia e são eles que me "obrigam" a lá estar.
Não são familia, nem amigos, mas são companhia, dedicação, fieldade e um infinito dar.
O "verme" deste tópico não passa disso mesmo.
E nós Foristas tendo a sensibilidade e inteligencia para usufruir de tudo o que eles podem dar, devemos todos continuar aqui, nunca desistir (mostrar que existimos)...... mesmo com algumas guerrinhas (mas saudáveis, nunca destrutivas)
Bye
Este lugar é obviamente a praia e são eles que me "obrigam" a lá estar.
Não são familia, nem amigos, mas são companhia, dedicação, fieldade e um infinito dar.
O "verme" deste tópico não passa disso mesmo.
E nós Foristas tendo a sensibilidade e inteligencia para usufruir de tudo o que eles podem dar, devemos todos continuar aqui, nunca desistir (mostrar que existimos)...... mesmo com algumas guerrinhas (mas saudáveis, nunca destrutivas)

Bye
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
O facto de muita gente tratar os cães como pessoas é a causa de muitos problemas. A confusão impede o cão de se situar na matilha humana.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm
Mas CasadeAnaval, os cães são "humanizados", foi uma espécie criada pelo Homem e está dependente dele para ser feliz! Há cães que são auto-suficientes ( abandonados), mas quase sempre, quando vêm uma pessoa...derretem-se por uns miminhos!
Não devemos por os cães a comer à mesa connosco, mas não devemos tratá-los como gado.
Concordam ou não?
Fiquem bem
Não devemos por os cães a comer à mesa connosco, mas não devemos tratá-los como gado.
Concordam ou não?
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Não falei em gado. falei em tratar os cães COMO CÃES, respeitando as caracteristicas da espécie e não os humanizando a extremos patéticos como seja comer á mesa, vestir com roupas, dar banho todos os dias, deixar o cão ser o alfa da familia humana e achar piada a isso, etc, etc.teresadonat Escreveu: Mas CasadeAnaval, os cães são "humanizados", foi uma espécie criada pelo Homem e está dependente dele para ser feliz! Há cães que são auto-suficientes ( abandonados), mas quase sempre, quando vêm uma pessoa...derretem-se por uns miminhos!
Concordam ou não?
Fiquem bem
Os cães não são mais felizes por serem tratados como pessoas, antes pelo contrário
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
Viva! Nem é preciso ir a esses extremos que refere, CasadeAnaval. Quando se diz que os cães não devem ser humanizados significa educá-lo, não o deixar fazer o que quiser, não estar constantemente a mimá-lo, fazê-lo sentir quem realmente é o chefe da "matilha", e coisas do género que muitas pessoas adoram fazer... depois admiram-se dos resultados...CasadeAnaval Escreveu:Não falei em gado. falei em tratar os cães COMO CÃES, respeitando as caracteristicas da espécie e não os humanizando a extremos patéticos como seja comer á mesa, vestir com roupas, dar banho todos os dias, deixar o cão ser o alfa da familia humana e achar piada a isso, etc, etc.teresadonat Escreveu: Mas CasadeAnaval, os cães são "humanizados", foi uma espécie criada pelo Homem e está dependente dele para ser feliz! Há cães que são auto-suficientes ( abandonados), mas quase sempre, quando vêm uma pessoa...derretem-se por uns miminhos!
Concordam ou não?
Fiquem bem
Os cães não são mais felizes por serem tratados como pessoas, antes pelo contrário
Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mai 07, 2003 2:45 pm
CasadeAnaval Escreveu:Não falei em gado. falei em tratar os cães COMO CÃES, respeitando as caracteristicas da espécie e não os humanizando a extremos patéticos como seja comer á mesa, vestir com roupas, dar banho todos os dias, deixar o cão ser o alfa da familia humana e achar piada a isso, etc, etc.teresadonat Escreveu: Mas CasadeAnaval, os cães são "humanizados", foi uma espécie criada pelo Homem e está dependente dele para ser feliz! Há cães que são auto-suficientes ( abandonados), mas quase sempre, quando vêm uma pessoa...derretem-se por uns miminhos!
Concordam ou não?
Fiquem bem
Nem me passaria pela cabeça afirmar que o CasadeAnaval tinha dito que se devia tratar cães como gado (para além de ser mentira...)!!!!

É claro que os cães não são felizes a ser tratados como pessoas, eles não o são... Qual seria o cão feliz que tivesse de passar o dia sentado, muito quietinho, a uma secretária?

Agora a sério, cão é cão e tem de ser tratado como tal. Isso implica ter de lhes fazer algumas concessões. Não deixá-los mandar, mas sim adaptarmos o nosso estilo de vida ao membro da família que é "diferente", em todos os aspectos.
Sinceramente acho que todos temos mais ou menos a mesma opinião, com algumas nuances, mas sempre bastante semelhante.
Fiquem bem