Porquê evitar a compra de cães via net ou intermediários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BigBrother
Membro Veterano
Registado: sexta mai 16, 2008 6:31 am

terça jun 24, 2008 8:05 am

hamsterazul Escreveu:Caro BigBrother, como é obvio e penso que facilmente entendível, quem aparece nas exposições e tem os seus animais premiados, valoriza os mesmos e futura descendência, nas vendas e cruzas subsequentes.
Cara hamsterazul, era bom que as coisas fossem assim tão lineares. Não o são. Não é por um cão ser premiado (e há vários graus de "premiação" ...) que os seus descendentes passam a vender-se que nem pãezinhos quentes nem que o pessoal cai em catadupa em casa do criador para cruzar as suas cadelas. Continuemos ...
hamsterazul Escreveu:Mas devolvo-lhe o repto, como autoridade na matéria demonstre-me como a generalidade dos criadores de topo perdem imenso dinheiro com a criação.
Eu pessoalmente já deixei de fazer contas, por isso não lhe posso dar valores certos. Mas uma exposição em Portugal não ficará certamente por menos de 100 euros (isto se não for preciso dormir fora), uma exposição em Espanha não fica por menos de 500 euros, e para lá dos Pirinéus é melhor ter uma boa conta bancária. Partindo do princípio que se fazem pelo menos umas 10 exposições em Portugal conte com desde 10^3 euros até 10^n euros por ano para a rubrica exposições. Sabendo que um cachorro que custe x-200 euros, criado por um criadeiro ou vão de escada, se vende muito melhor que um cachorro que custe x, criado por um criador com os tais cães premiados, acha mesmo que quem participa em exposições ganha muito com isso?
hamsterazul Escreveu:Considera que o facto de se poder ganhar dinheiro com a criação responsável (ou o assumir do mesmo) de algum modo desvirtua a actividade?
Não, não considero que desvirtua a actividade. Simplesmente acho que 1º é muito difícil ganhar rios de dinheiro com a criação responsável e 2º que o dinheiro que se faz com a venda dos cachorros não é, nem de longe nem de perto, a motivação para a actividade.
hamsterazul Escreveu:Já agora explique-me também, já que não existe qualquer interesse material, e os preços pedidos apenas reflectem tão somente os custos, porque existem tantas disparidades de preços de umas raças para outras (até de fenotipos semelhantes), porque numas raças os preços sobem, noutras descem e, estranhamente, dentro da mesma raça os valores sobem e descem do forma tão uniforme...
Bom, não percebo muito bem este seu parágrafo. É óbvio que o preço dos cães não reflecte só os custos, e posso-lhe dizer que muitos criadores de raças menos "vendáveis" vendem-nos de facto abaixo do preço de custo. O que significa que, se a criação de cães se baseasse na óptica do simples lucro, como a que a hamsterazul tem, o melhor era estar sossegado, ou então estava tudo a criar Chihuahuas e Yorkies.
hamsterazul Escreveu:Só nos EUA, em 2001, segundo estudo da Business Communications Company, Inc. (BCC), a industria dos produtos para animais de estimação gerou qualquer coisa como US$ 28,7 bilhões de lucro, pelo que me parece que é óbvio que há interesses económicos que permeiam o meio,
Em que é que isto vem a propósito? :roll: A indústria dos produtos para animais diz respeito a alimentação, suplementos, trelas, acessórios, champôs, hotéis, etc, etc. E já que sabe tanto de economia, concerteza saberá que não é no sector primário que se obtêm os maiores lucros mas sim nos sectores secundário e terciário (e com menos trabalho e risco...). Já agora, também a indústria dos produtos de higiene íntima feminina é bilionária. O malandro que projectou as mulheres só pensava mesmo em dinheiro ...
hamsterazul Escreveu:mas se me garante que não, óptimo, encontrou-se uma area de actividade onde os humanos que a desenvolvem estão acima das necessidades materiais e são imunes às leis universais da oferta e da procura, diria mesmo acima das falhas proprias da espécie (Humana).
Acho que também pode ir, por exemplo, falar com a Vanessa Fernandes, ela seguramente lhe demonstrará por a+b que todos os sacrifícios e horas de treino que ela faz têm como único objectivo aumentar a sua facturação
hamsterazul Escreveu:Só não percebo um ponto, por uma lado há a percepção que a maioria das pessoas, até as com algum grau de diferenciação (que consultam a net, que frequentam foruns como este) estão desinformadas ou que não percebem a mais valia concreta de comprar um animal a um criador, sendo que é esse mesmo fenómeno que favorece a criação vulgo "de vão de escada", mas por outro acham que não deve partir dos amantes da canicultura, cinófilos em geral e dos orgãos que os representam qualquer acção em sentido contrario, e as pessoas que "se mexam por si"?
Acha mesmo que os amantes da canicultura etc e tal não fazem nada? Não andam de facto a distribuir panfletos pelas caixas do correio ou a fazer comícios ...
hamsterazul Escreveu:Sendo assim acham que este estado de coisas vai mudar quando e porquê?
Sinceramente, penso que nunca vai mudar, bem pelo contrário. Simplesmente porque as novas gerações são cada vez mais burras, acríticas e preguiçosas.

Cumprimentos
Big Brother is (still) watching you ... And laughing like hell with all the nonsense you say.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça jun 24, 2008 8:12 am

hamsterazul Escreveu:
demonstre-me como a generalidade dos criadores de topo perdem imenso dinheiro com a criação. Considera que o facto de se poder ganhar dinheiro com a criação responsável (ou o assumir do mesmo) de algum modo desvirtua a actividade?
Embora seja esta para a bigbrother gostava tão somente de mencionar uma coisa. A criação responsável por prazer geralmente não deixa dinheiro para se viver à conta nem para fazer umas compritas. Dei-me ao trabalho de desenterra uns papéis, desculpem não traduzir para euros.

Dou um exemplo. No tempo em que eu decidi criar( quem cria agora são familiares meus) meti-me a contruir um canil segundo as minhas especificações que me custou 11.00 contos. Já tinha a quinta senão ter-me-ia custado mais cerca de 35000 contos. Decidi fazer uma renovação de linhas que me levou cerca de 3500 contos de investimento inicial fora as viagens à Alemanha que me deve ter ficado À volta de 1000 e picos contos. Os custos em veterinária, incluindo cesarianas, uma torção de estômago ficavam-me á volta de 2000 contos por ano, Alimentação, documentação, expos e outros em cerca de 3800 contos ano.

A partir daqui, com uma a duas ninhadas por ano somente com 10 animais por ninhada, com 14 cães que tinha, senão nem eram duas no máximo era uma e nem todos os anos...faça as contas ao que gastei, sendo 10 cães ou 20 cães( 1 a 2 ninhadas) ano, excepto primeiro ano a 150 contos dá 1500 a 3000 contos no máximo brutos. Só fixos tinha custos de 5800 contos fora amortizações de canil e despesas extraordinárias... então tive lucro ou prejuízo ?

A certa altura deixei de fazer contas, mas de facto é um hobby muito caro...negócio não era de certeza e a maior parte dos criadores com quem está a discutir tem situações destas.Dái a dificuldade de entender.

Percebo ser dificil a um leigo entender isto por ver pessoas a vender cães da mesma raça a 25 contos, mas de facto quando se vê que esses baratuchos muitas vezes são fraquinhos e doentes, talvez haja quem abra a pestana..basta ver a intervenção do revendedor de cães mais atrás que se queixa dos "produtos que os criadores lhe fornecem"
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 24, 2008 12:32 pm

TheGreatDane Escreveu:
Anaga Escreveu:não percebo qual é o problema de ser revendedor, é tudo uma questão de ver a diferença entre um bem como uma casa ou um carro e um animal e ter os respectivos cuidados.
ou um revendedor de cães é menos do que um de carros ou de casas? francamente não consigo perceber porque como revendedor quantas vezes comprei cães a criadores cheios de nome e os tive de andar a tratar de parasitas tais como giardiase, cocciodiose, tinha, sarna e para não falar de algum ou outro que me venderam doente e morreu e nunca se responsabilizaram e eu como revendedor se há coisa que não faço é vender cães em más condições ou doentes.
não sei, serei eu que quero ganhar dinheiro (como toda a gente) mas não á pala de andar a enganar o proximo.
È fácil, teve esses problemas todos porque compra a multiplicadores ocasionais ou profissionais, não a criadores. E como isto veio dar mais um reforço à ideía que criadores que vendem para revendedores são o fundo do barril.

Obrigado por esse testemunho. :lol:
Realmente... Mais um post elucidador desta realidade. 8)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

gaacr
Membro
Registado: quarta jun 27, 2007 2:05 pm

quinta set 18, 2008 12:12 pm

dinodane Escreveu:
Por favor este topico na minha opiniao e uma perfeita perda de tempo.
ó MiggFigg, obrigadinha pela parte que me toca! :mrgreen:

De facto, concordo consigo, cada vez mais penso que, não só este tópico é uma perda de tempo, como toda a Arca de Noé! :lol:

Muito humildemente acho que não pode haver sequer comparação entre comprar um animal directamente a um criador, ver com os nossos olhos uma ninhada e escolher um cachorro, e comprar a um qualquer site ou loja, vulgo qualquercoisalândia e quejandos, mas lá está, cada um sabe de si! :lol: Queiram desculpar a perda de tempo, sim? 8)
Eu não vou comentar mais nada para além disto, pois fartei-me de ler barbaridades. E digo isto por sempre fui contra generalizações, que é o que está acontecer aqui e acontece em muito lado.

Aceito as críticas de comprar cães/gatos que estão NA LOJA, mas não entendo por que é que não se pode comprar um animal através de um intermediário??!! Se se referem a comprar um cão sem nunca ter visto a ninhada ou sequer ter falado com o criador, ok, também critico.

Agora, há diferentes tipos de intermediários! Também existem aqueles que vão com o cliente directamente ao criador! Foi um intermediário, não foi?

É que eu já fui por diversas vezes intermediário e nunca enganei ninguém! Todos os cães tinham LOP, todos os criadores falaram com o cliente... simplesmente fui intermediário! O cliente preferiu deixar o trabalho à loja, para que esta entrasse em contacto com o criador.

Se eu o faria ou não, se alguém o faria ou não, isso cabe a cada um decidir. Agora, não coloquem toda a gente no mesmo saco pois a partir desse momento perdem a razão toda e, estes tópicos, que poderiam ter um cariz bastante pedagógico, perdem completamente o sentido, visto que são tendenciosos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta set 18, 2008 12:30 pm

Também existem aqueles que vão com o cliente directamente ao criador!
acho que não pode haver sequer comparação entre comprar um animal directamente a um criador, ver com os nossos olhos uma ninhada e escolher um cachorro, e comprar a um qualquer site ou loja, vulgo qualquercoisalândia e quejandos,
Não estamos claramente a falar da mesma coisa. Do que falamos é:
Se se referem a comprar um cão sem nunca ter visto a ninhada ou sequer ter falado com o criador, ok, também critico.
É isso mesmo.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”