Mudar a água toda
Olá tenho uma dúvida. Nós fazemos os tpa para que possa ficar uma parte da água para assim os peixes terem estilo um habitat né? Então e quando se limpa tudo e se tira a água toda eles não se recentem com o aqua limpo? Obrigada a quem me puder ajudar
-
- Membro Júnior
- Registado: sábado set 23, 2006 9:31 am
boas, eu não tenho nenhum aquario mas tenho seguido todos os tópicos daqui, e posso garantir-te que não podes trocar a água toda, os Tpa's ( Trocas PARCIAIS de Água) servem para controlar o valor de uma substancia qualquer (nitritos salvo erro, o mais provável é estar errado por isso espera pela resposta de outros users).
Ao tirares a água toda estas a dar cabo do ciclo penso eu.
PS: A menos que tenhas um aquário pequeno e tenhas chegado a uma situação tal que só mesmo retirando tudo e recomeçando é que voltará tudo ao normal.
Ao tirares a água toda estas a dar cabo do ciclo penso eu.
PS: A menos que tenhas um aquário pequeno e tenhas chegado a uma situação tal que só mesmo retirando tudo e recomeçando é que voltará tudo ao normal.
Bem, quando assim é o que há a fazer é retirar água do aqua para um recipiente e transferir os peixes para lá enquanto se faz a limpeza do aquário. Mas se se fizerem as TPA e a aspiração do areão regularmente bem como a poda das plantas e a limpeza dos vidros e filtro é difícil chegar-se ao ponto de ter que esvaziar o aqua para limpeza total. Quando as coisas chegam a esse ponto é porque não se fez manutenção e num aquario pequeno a exigência é maior, é difícil manter parâmetros correctos num volume pequeno de água.
Quanto aos peixes "ressentirem-se" é evidente que há stress. Há que ser rápido, adicionar água quente à água nova para dar um arranque ao termostato (atenção para não cozer os peixes...), colocar um produto na água para retirar o cloro (se a água sair directamente da torneira) e proteger a mucosa dos peixes, e recolocá-los no aquário o mais rápido possível. Convem lavar o filtro com a água "velha" senão estará a matar todas as bactérias úteis e essenciais à ciclagem da água.
Cumprimentos.
Quanto aos peixes "ressentirem-se" é evidente que há stress. Há que ser rápido, adicionar água quente à água nova para dar um arranque ao termostato (atenção para não cozer os peixes...), colocar um produto na água para retirar o cloro (se a água sair directamente da torneira) e proteger a mucosa dos peixes, e recolocá-los no aquário o mais rápido possível. Convem lavar o filtro com a água "velha" senão estará a matar todas as bactérias úteis e essenciais à ciclagem da água.
Cumprimentos.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Olá, eu tenho feito os tpa, mas já vi aqui e tenho um amigo que me disse que tirava tudinho uma vez por mês ou de mês e meio, dois. Que inclusive lavava o termostáto o filtro as pedras e o aquário com vinagre natural. Achei estranho e só lavo o meu com água e quanto ao filtro lavo-o na própria água como aprendi aqui. Mas depois pus-me a matutar em relação á limpeza. o meu aquário é o de 56 litros e a familia não está grande. Conclusão não preciso de tirar tudo, né
no fundo é fazer só os tpa e pronto não é? e mesmo quando comprar o aspirador para aspirar o fundo não tiro tudo , só tenho que ter cuidado para que os peixes não sejam aspirados, ou então tiro-os, o que será melhor aspirar com eles num alguidar? quanto á água quente, eu prefiro a da torneira á temp. ambiente obrigada, ainda fico com peixe cozido
Eu ponho as gotas para a água ficar logo boa para eles, sem cloro e outras tretas. só mais uma coisa, a água da torneira está quase sempre neutra. devo ver mais vezes durante a semana ou só quando faço os tpa? obrigada pela ajuda, dá para ver que sou mesmo leiga , mas á que ter a humildade de perguntar.

Eu ponho as gotas para a água ficar logo boa para eles, sem cloro e outras tretas. só mais uma coisa, a água da torneira está quase sempre neutra. devo ver mais vezes durante a semana ou só quando faço os tpa? obrigada pela ajuda, dá para ver que sou mesmo leiga , mas á que ter a humildade de perguntar.
É a perguntar que se esclarecem as dúvidas, se bem que muitas já tivessem sido esclarecidas noutros tópicos que abriu.
Não deve limpar o aqua todo. O seu amigo que faz isso todos os meses "desfaz" o ecossistema, todos os meses sujeita os peixes a um stress desnecessário e que deverá ter as suas consequências na esperança de vida deles.
Se tirar todas as semanas 1/4 da água do aqua, aspirar o areão, podar o crescimento excessivo das plantas, remover folhas mortas, fazer a manutenção do filtro e raspar as algas do vidro com um limpador magnético certamente nunca vai chegar ao ponto de ter que esvaziar o aqua e começar tudo de novo.
Não precisa de retirar os peixes nem para aspirar nem para mudar parte da água.
Respondi noutro tópico seu:
Não deve limpar o aqua todo. O seu amigo que faz isso todos os meses "desfaz" o ecossistema, todos os meses sujeita os peixes a um stress desnecessário e que deverá ter as suas consequências na esperança de vida deles.
Se tirar todas as semanas 1/4 da água do aqua, aspirar o areão, podar o crescimento excessivo das plantas, remover folhas mortas, fazer a manutenção do filtro e raspar as algas do vidro com um limpador magnético certamente nunca vai chegar ao ponto de ter que esvaziar o aqua e começar tudo de novo.
Não precisa de retirar os peixes nem para aspirar nem para mudar parte da água.
Respondi noutro tópico seu:
Cumprimentos.pH: Atenção, 7.5 não é neutro, é alcalino. pH 7 é neutro. A não ser que te vás dedicar a peixes muito exigentes a parte do pH até nem é muito importante. ...
TPA: Não precisas nem deves retirar os peixes do aquário! Como o nome indica estamos a falar de trocas PARCIAIS de água, logo só vais retirar e substituir a cada semana 1/3 ou 1/4 do volume total de água e uma vez por semana é perfeitamente suficiente. Deves adquirir um sifão numa loja que também tenha aspirador de areão, é a maneira mais fácil de retirar a água do aqua. Atenção, nunca deixes o termostato ligado fora de água, vai avariar-se, desliga enquanto estiveres a fazer a operação. Quanto ao conforto dos peixes, se retirares 1/4 da água e tiveres peixes de espécies resistentes, não vai acontecer nada de mais pela diferença de temperatura. É muito mais stressante retirá-los do água ou mantê-los dentro de um saco...
Limpeza do aqua. nunca uses detergentes, nunca uses daqueles esfregões verdes para limpar os vidros, vais riscá-los. Usa uma esponja que só sirva para esse fim e compra um daqueles limpadores magnéticos que há nas lojas compostos por duas partes, uma que fica dentro do aqua e outra fora, são uma grande ajuda.
Limpeza do filtro: lava a esponja do filtro na água que retiraste do aquário na TPA. se lavares o filtro demasiado e em água da torneira estarás a matar bactérias importantes que fazem parte do ciclo.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 15, 2008 3:15 pm
Massarongo do Senegal |||
Papagaio de Asa Laranja |||
Peixes|||Tarentola m
tu nao podes trocar a agua toda do aqua porque esta nao ta ciclada e nao contem as bacterias beneficas ao aqua e os teus peixes iriam morrer todos
cumps
boa aquariofilia
cumps
boa aquariofilia
Não é assim tão taxativo. Simplesmente, como já foi explicado aqui, desequilibra-se um ecossistema que supostamente estaria a ser formado, estivesse este em equilíbrio ou não. Os peixes naturalmente ressentem-se e poderão, ou não, sofrer com isso.nazgull Escreveu:tu nao podes trocar a agua toda do aqua porque esta nao ta ciclada e nao contem as bacterias beneficas ao aqua e os teus peixes iriam morrer todos
cumps
boa aquariofilia