SIEGERCHAU 2008 ALEMANHA

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
Vallpaco
Membro
Registado: segunda jul 02, 2007 8:30 pm

quinta set 18, 2008 7:47 am

A SV estabelece o Padrão da Raça e os regulamentos e ha que cumpri-los , mas na questão do tamanho, tenho uma opinião um quanto diferente, penso que as medidas já possuem alguns anos, agora com uma alimentação muito melhor, penso que se nota em muitos aspectos do Pastor Alemão, coloração, um pelo mt mais brilhante e tb no tamanho. e mesmo uma melhor qualidade de vida. Alterando as medidas para mais não acho que venha mal ao mundo, não vejo como va alterar a funcionalidade do Pastor, mas mantedo-as pelo minimo, vai-se deixar de utilizar cães que têm muito para dar, caso do Tyson vom Köttersbusch , salvo erro tem 67 cm, com um fenotipo e genotipo do melhor que ha, digo mesmo na questão de genotipo mt superior ao actual Sieger, não digo que seja melhor, penso que o Pastor para se comparar temos que considerar as linhas de sangue de onde provem, e as duas são mt diferentes. Isto tudo para dizer que um aumento do tamanho entre os 65 e 68 cm, seria o ideal para o pastor moderno.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta set 18, 2008 9:34 am

Olá Bom Dia....

Na minha opinião ganhou o melhor!!!
Temi por não ser alemão..... mas, a verdade veio ao cimo!
A ausência de outros cães de topo, se não foi por doença, foi por outros motivos.... politiquices dos donos, chuva, sol, etc..... até "medo" de perder, e como só contam os que lá estão......

Quanto a medidas, até à sieger as regras eram, e suponho que ainda se mantenham, aquelas..... logo...... nada a dizer!
Se quiserem alterar, alterem mas com tempo!
RM limitou-se a fazer o que na minha opinião já devia ter sido feito. Fazer cumprir as regras! Aliás, como todos sabemos já há mais países a fazer as importantes verificações.....olhem para o que se passa em Espanha!
Também na minha opinião só errou em atribuir VA aos dois cães que verificou!

Toda a gente sabe que os criadores e expositores, "deixaram que os cães crescessem", pelo simples motivo de que em ring "davam mais nas vistas", e não porque "o frango tem hormonas de crescimento".
Aliás falei nisso em posts anteriores e também chamei à atenção para os testes à cor dos cães...... vamos ver o que dá no futuro.
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
mike1985
Membro
Registado: sexta abr 06, 2007 8:18 pm

quinta set 18, 2008 11:25 am

fontedasbicas Escreveu:Olá Bom Dia....

Na minha opinião ganhou o melhor!!!
Temi por não ser alemão..... mas, a verdade veio ao cimo!
A ausência de outros cães de topo, se não foi por doença, foi por outros motivos.... politiquices dos donos, chuva, sol, etc..... até "medo" de perder, e como só contam os que lá estão......
Lá isso é verdade só contam os que lá estão!!!!
Confesso que o Vegas não seria a minha primeira opcção para Sieger, sinseramente pensava que ia ser VA1 o Quenn, mas visto que ele não participou, acho que as pessoas só têm que tirar o chapeu ao Vegas pois polémicas à parte ele apareceu competiu, e é competindo que se obtém resultados, PARABENS VEGAS.....
Em relação ao estalão da raça penso que se ele existe é para ser seguido, se o estalão nos diz que a altura de um macho deve situar-se entre os 60 e os 65 cm, deve ser respeitado, e nunca se deveria penalizar um cão por ter 60cm( demasiado pequeno), ou por ter 65cm(demasiado grande), pois ambos estão dentro do padrão da raça.
Agora o Vegas pelo que ouvi comentar é um cão de excelente caracter sendo um factor muito importante para o desenvolvimento da raça pois existem cães de topo que o caracter fica um pouco atrás da sua qualidade morfologica.

Cumprimentos
Miguel Pereira
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta set 18, 2008 11:38 am

Compreendo as preferências do sr. Valpaço, no entanto penso que a questão do standard não pode dar lugar a preferências pessoais que justifiquem o seu incumprimento - o estalão é para cumprir em TODOS os seus pontos.

Permitir desvios ao standard de acordo com as preferências do criador ou as modas de momento seria abrir um precedente muito perigoso em relação a outras características nele estabelecidas, e, uma vez que desde há anos que tem havido displicência na SV quanto a este factor, acho muito bem que se corrija a situação, embora também ponha as minhas dúvidas quanto à intransigência da SV, como já aqui foi referido.

Parece-me óbvio que a vulgarização de exemplares claramente acima dos 65 cm os torna excessivamente pesados e menos ágeis para as tarefas de um trotador que é, ao fim e ao cabo, aquilo para que o PA foi "desenhado".

A beleza de um exemplar não se pode compadecer com modas que esquecem a essência do PA e na minha opinião o lobby dos criadores de linhas de estrutura tem implementado modas que nada trazem de benéfico à raça, por muito atractivos que tornem os exemplares. Foi a questão do tamanho como já tinha sido a da sobreangulação traseira ou a das cifoses dorsais e inclinações da garupa, e quanto a mim a SV tem sido muito complacente quanto a estes excessos, reagindo tarde de mais, deixando crescer o problema que assim se torna mais difícil e moroso solucionar.

Mas mais vale tarde do que nunca...

José Carlos
Vallpaco
Membro

quinta set 18, 2008 12:51 pm

Nunca esteve em causa as qualidade do Vegas, em questao de beleza (fenotipo) apenas o comparei com o Tyson em relação ao tamanho e genetica. Reproduz que é uma maravilha, mas não tera algo a ver com a bateria de femeas de topo com que o mesmo acasalou, não sera importante a femea??? A questão do tamanho ja é bastante antiga, aconteceu com o Gorbi Bad Boll, nunca chegou a VA devido ao tamanho. O que dizia sobre a alimentação, como acontece nos seres humanos e no cão, condiciona a saude, não alterou a esperança media de vida a altura dos Portugueses de uns anos a esta parte, penso que sim.
E continuo sem ver, onde o tamanho (tem de existir um limite) possa prejudicar o desempenho e a funcionalidade, bem pelo contrario, deixo um report sobre o Tyson "Um cão firme nos ligamentos, nos impressionou no movimento, o tempo todo manteve a cernelha alta, passadas muito amplas. Tyson é mais forte que o pai Quenn, Tyson resgata de forma explendida o tipo Ursus e com o forte fator positivo de ser um grande trotador" em 2007 foi chamado em sexto e avançou três posições durante o movimento da classe.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 18, 2008 1:40 pm

A questão do tamanho excessivo, a meu ver, retira realmente alguma funcionalidade ao cão, explico porquê:

- um cão grande é normalmente mais pesado; dada a sua função de trotador, o peso é uma sobrecarga que dificultará o seu desempenho - diga-me o amigo quantos maratonistas conhece com mais de 80 Kg, e pergunte-se porque é que não os encontra... evidentemente que os mais leves são favorecidos ao percorrer largas distâncias.

- os elogios ao trote que o amigo Valpaço refere dizem apenas respeito ao trote observado em monográficas... ponha o amigo um cão desses a fazer 20 km por dia ou mais, no desempenho, por exemplo, de funções de pastoreio real, e aí sim, poderá avaliar da consistência desse trote. Eu não deixo de reconhecer que os cães grandes são imponentes a trotar em ring, a questão será saber se em trabalho real teriam a mesma consistência.

- por outro lado também me parece evidente que quanto maior fôr o tamanho e o peso de um cão, maiores serão as suas limitações em termos de agilidade e eficiência. Veja por exemplo que no agility os mais rápidos não são os maiores, daí até a subdivisão das provas por classes com pesos diferentes. Comparando com o Homem, verifique por exemplo o tamanho dos atletas de Ginástica desportiva, desporto onde a agilidade é fundamental, e diga-me quantos atletas altos encontra nessa modalidade.

É evidente que como em tudo haverá excepções, mas o que nos dizem as regras da biomecânica apontam para que a partir de um certo limite o peso e o tamanho vão na razão inversa da resistência e da agilidade...

Na minha opinião, face aos exageros em que se caíu nos últimos anos quanto à altura dos exemplares, é correcto o que parece ser um esforço da SV no sentido de voltar a implementar o tamanho típico do standard. Outra coisa é dizer que bastará meter dez tostões e começam a aparecer cães mais pequenos... será um trabalho demorado e paciente e que encontrará resistências por parte de muitos criadores, como a posição do amigo Valpaço exemplifica.

Na minha opinião, admitindo que o tamanho tem a ver com a funcionalidade, nem vale a pena argumentar com a questão da alimentação e outros factores ambientais. O que é importante é saber se queremos criar mastins ou ágeis trotadores polivalentes.
Vallpaco
Membro

quinta set 18, 2008 2:24 pm

Sr. Sousa, quantos Pastores alemães conhece em funções de pastoreio real? Quanto a comparar a um Mastin que atinge pesos superiores a 100Kg, não vejo comparação possivel, pois o tanhanho que eu estava a dizer para o Pastor Alemão, era mais dois ou tres cm, do actual o mastim pode atingir cerca de um metro ao garrote, nesse campo não ha comparação, entendo o seu ponto de vista e opinião e respeito-a, mas para ser apresentado em monograficas ou Siegerchau, têm que se estar muito bem preparado, acredito que o Tyson faça 20Km como outro Pastor de menor tamanho, pois o Tysom é seco, eu falo em altura não em largura.
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

quinta set 18, 2008 4:12 pm

É um ponto que não vai ser fácil corrigir, vejamos quantos cães existem fora do estalão, certamente muitos.
E não será fácil reduzir, pelo seguinte, os cães considerados por nós fora do estalão como por o exemplo o cão que o Jc referiu o Nando, agora que ele foi VA vai deixar de criar?
Lógico que não, agora quem tem de ter muito cuidado são os criadores que o utilizam nas suas cadelas, mas não será fácil. Porque a cadela pode ser "pequena" mas os seus progenitores podem ser grandes, certamente em alguns cachorros isso vai passar.
Tem de se trabalhar e escolher bem.
Agora o que vão fazer os criadores que tem cães a exceder o estalão?
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 18, 2008 5:02 pm

Sr. Valpaço, penso que levou demasiado a sério a minha alusão aos mastins, foi como é óbvio uma caricatura.

Sobre o trote qualquer dos cães de topo com tamanho acima do estalão dá meia dúzia de voltas ao ring com um trote vistoso e elegante, abarcando muito terreno. Isso não está em questão. O que está em questão é que, pelas razões que lhe apontei, esses cães são prejudicados pelo seu peso em trotes longos, onde não conseguirão a fluidez e constância do movimento que outros mais leves conseguem.

Eu não digo que não consigam fazer os tais 20 km, uma vez que todos têm o AD feito (pelo menos no papel está feito...), o que eu ponha em causa é que os consigam fazer com a mesma eficiência, e como sabe a eficiência deve ser a primeira qualidade de um cão de trabalho.

Eu também entendo o seu ponto de vista e não pretendo impôr o meu, mas se se aumentasse 3 cm o limite máximo da altura, os cães seriam sem dúvida mais imponentes no aspecto, e logo haveria quem resolvesse aumentar mais outros 3 cm para incrementar tal imponência, e já iríamos nos 71...

Quanto aos cães de pastoreio, há ainda bastantes afixos sobretudo alemães, que o praticam, mas a questão não é essa: é saber se o PA deve ser um trotador e quais as características que favorecem essa qualidade.
ricardoliveira
Membro Veterano
Registado: segunda jan 28, 2002 4:17 pm

quinta set 18, 2008 5:43 pm

"Eu também entendo o seu ponto de vista e não pretendo impôr o meu, mas se se aumentasse 3 cm o limite máximo da altura, os cães seriam sem dúvida mais imponentes no aspecto, e logo haveria quem resolvesse aumentar mais outros 3 cm para incrementar tal imponência, e já iríamos nos 71... "

Exactamente o que estava a pensar quando escrevi que as dimensões são para respeitar.
bazi
Membro Júnior
Registado: terça ago 26, 2008 10:30 am

quinta set 18, 2008 8:21 pm

casadorei Escreveu:Viva,
Esperemos que não se confirme a história da propriedade do Vegas, pois caso contrário será o "crime perfeito", só que descarado, irá criar fracturas
entre os criadores e na SV.
"Ninguem é perfeito,mas quando á interesses pelo meio!!!

"Quanto mais conheço o homem mais gosto dos Animais"
Última edição por bazi em sexta set 19, 2008 6:30 am, editado 2 vezes no total.
fontedasbicas
Membro Veterano
Registado: terça set 20, 2005 10:08 am

quinta set 18, 2008 9:46 pm

Boa Noite a todos os foristas.....

Depois daquilo que é aqui dito por dois foristas, casadorei e bazi, e no que respeita à suspeita sobre a propriedade do Vegas, estou com curiosidade de ver a ctuação de HEINZ SCHEERER no julgamento de Orbit na Sieger espanhola. Isto se ele participar... claro.
<p>Cumprimentos </p>
<p><strong>Ant&oacute;nio Pato</strong></p>
PASTORDAGALA
Membro Veterano
Registado: sábado jun 19, 2004 9:52 am
Contacto:

sexta set 19, 2008 10:05 am

fontedasbicas Escreveu:Boa Noite a todos os foristas.....

Depois daquilo que é aqui dito por dois foristas, casadorei e bazi, e no que respeita à suspeita sobre a propriedade do Vegas, estou com curiosidade de ver a ctuação de HEINZ SCHEERER no julgamento de Orbit na Sieger espanhola. Isto se ele participar... claro.
Senhor Pato o problema não está em o Vegas ser de um Juiz, ou algo do género, o problema está no critério de escolha dos VA's, O Vegas está dentro do Estalão e o VA 2?
Vejamos a tabela que o Miguel apresentou:

Código: Selecionar todos

HD2 VA1 Vegas du Haut Mansard 

&#91;b&#93;HD2 VA2 Odin vom Holtkämper Hof - Too Big &#91;/b&#93;

HD1 VA3 Negus vom Holtkämper See 

HD1 VA4 Ilbo vom Holtkämper See 

HD6 VA5 Ingodds Agassi 

HD2 VA6 Yerom vom Haus Salihin 

HD2 VA7 Yukon von der Bastillie 

HD1 VA8 Quantum vom Fiemereck 

HD1 VA9 Furbo degli Achei 

&#91;b&#93;HD1 VA10 Godalis Tino 5.11.2005 Too Big &#91;/b&#93;

&#91;b&#93;HD2 VA11 Nando vom Gollerweiher Too Big&#91;/b&#93; 
Acha normal o VA1 ser o exemplo da criação e o VA2 já não o ser?
Para que foi seleccionado VA?
O amigo quando se rege nas suas escolhas não toma como referência os VA's da Alemanha?

Eu tomo e 90% ou mais também o faz, tal como o nome indica isto é uma exposição de cria, logo é uma forma de demonstrar os exemplares mais recomendados para isso.
<p>Cumprimentos Caninos</p>
<p><strong>Do Pastor Dagala</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
jp0
Membro
Registado: terça nov 07, 2006 10:36 pm

sexta set 19, 2008 11:18 am

Bom dia a todos

Será assim tão linear que quando fazemos as nossas escolhas ter como referência os VA Alemanha.ou neste momento são uma montra de vendas.
Pergunto isto porque como se tem estado a ver pelos vários post colocados, muitos são os problemas neles relatados, tamanho, HD, Provas de coragem, faltas de apresentação de grupo de reprodutores ….pelo menos estes são os que já aqui vi algumas vezes relatados.
Assim sendo será coerente continuar a efectuar deslocações á Alemanha par efectuar montas com estes exemplares, só porque fomos montar com um VA, ou devemos ponderar e optar por um macho com provas dadas, ainda que nunca tenha estado no lugar de VA sendo ele Alemão ou não?
Deixo como exemplo o Pai dos VA2 e VA4 Yak vom Franken Gold, não é VA e coloca 2 VA na prova, terá sido sorte ou será também politica?
Todos sabemos que a politica vai sempre existir, o juiz é soberano e na minha opinião qualquer um de nós se for juiz e tiver de julgar um dos seu exemplares em prova, o mais lógico é ser bem classificado, afinal é o tipo de PA que criou e a linha que gosta, não faria sentido ser mal avaliado só por ser de sua propriedade (para não parecer mal)
Para finalizar julgo que podemos mudar esta lógica em Portugal e começar por procurar exemplares compatíveis com as nossa fêmeas e que muitas vezes até passam bem aqui ao lado (Espanha)não quero com isto dizer para não cruzar com VA Alemanha, mas neste momento julgo que não existem condições para tal pelo menos para 90% dos criadores em Portugal pelo menos pelo que tenho acompanhado.
João Lopes
poker
Membro Júnior
Registado: sábado set 09, 2006 5:19 pm

sexta set 19, 2008 12:11 pm

Olá todos

Quantos cães sieger espanhóis participaram na sieger alemã???? Siger Francesa??? Sieger Italiana???? refiro-me as siegers de maior qualidade mas eles não estão porquê???
Porque não ficar na alemanha dentro dos V20 primeiros seria muito mau para a criação espanhola, e não ser VA em frança ou Italia seria a mesma coisa.
Em espanha existem bons cães mas na minha opinião teem de dar provas competindo com os melhores. Por esse motivo quando temos que pagar e pagar é preferivel que acasalar as nossas fêmeas com os melhores e esses são VA, que para se conseguir uma monta dá muito trabalho pois estamos na cauda da europa, ter linhas de sangue recentes e fortes com afixo português não é nada simples.

Cumprimentos
José Ferreira
Festa da Hera
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”