Banho após parto

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
karrla
Membro Veterano
Registado: domingo mai 18, 2008 7:08 pm
2 cadela, 1 coelha, 5 hamsters sirios, 8 chinchilas e 6 porquinhos da india

quarta set 17, 2008 7:51 pm

Olá,
gostaria de saber se alguém me pode informar quando é que posso voltar a dar uma banhoca á minha porquinha da India, pois ela teve dois bébes no dia 30 de Agosto e está com o pêlo um bocado amarelado na parte inferior, só que não sei se tenho que aguardar mais algum tempo pois ela ainda amamenta.
monchichi
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2008 2:45 pm

quarta set 17, 2008 8:02 pm

espere mais um pouco até dar banho à sua porquinha... pelomenos até as crias completarem as 3 semanas, pois nunca se sabe o que pode acontecer... nao vá a porquinha constipar se...
Isso do amarelado é normal em porquinhas de pelo branco ou clarinho... pois no parto sai sangue... elas limpam ao maximo... mas essa cor nem sempre sai...
Se o banho nao for mesmo urgente aguarde mais um pouco... só para jogar do lado seguro...
E parabens pelos netinhos...
chinchilavis
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 11:13 pm

quarta set 17, 2008 10:39 pm

E parabens pelos netinhos...[/quote]

:lol: :D
karrla
Membro Veterano

quarta set 17, 2008 11:07 pm

Obrigada, são uns refeirozitos muito Lindos. Pois o pai é Rex e a mãe uma peruana ou angorá nem sei exactamente, mas eles têm o pelo da cor do pai.
Não sei se ficará encrespado ou não. De qualquer forma o pêlo dos rex não é muito encrespado quando nascem, mas eles tb não têm os bigodes encaracolados, são lisos... portanto, são rafeiros mas lindos ...
Afinal de contas os nossos bébés nunca são feios não é verdade?
LwFlashPt
Membro Veterano
Registado: terça out 02, 2007 6:28 pm

quinta set 18, 2008 1:02 am

Parabéns pela ninhada.
Banho só depois de as crias estarem completamente desmamadas. Porque senão há o risco do leite coalhar nos seios da progenitora e através disso levá-la há morte.
<p>1.1.0 Melopsittacus undulatus
1.1.0 Estrilda astrild
1.3.0 Cavia porcellus
1.2.0&nbsp; Mesocritetus auratus
0.0.1 Pantherophis guttattus guttattus
0.0.1 Lampropeltis getulus californiae
0.1.0 Phodopus Sungorus
0.1.0 Passer domesticus</p>
Di1975
Membro Veterano
Registado: terça fev 06, 2007 11:11 pm

quinta set 18, 2008 4:11 am

karrla Escreveu:gostaria de saber se alguém me pode informar quando é que posso voltar a dar uma banhoca á minha porquinha da India, pois ela teve dois bébes no dia 30 de Agosto e está com o pêlo um bocado amarelado na parte inferior, só que não sei se tenho que aguardar mais algum tempo pois ela ainda amamenta.
Primeiro que tudo parabéns pelos meninos! :)
Realmente, banho agora não. Nem pensar. Se ela está com o pêlo amarelado na parte inferior pode ter sido devido ao "chão" da gaiola onde ela anda não estar bem limpo. Convém usar carolo de milho ou prensado de madeira sem feno por cima para evitar que se deitem em cima dele, pois aquece, apodrece e outras coisas acabadas em "-ce" :twisted: Traduzido: não é bom. :wink:
Deixa que as crias mamem até às 4 semanas ou até atingirem um peso mínimo de 250 gr, que não vai ser muito longe das tais 4 semanas. Aí, podes dar depois a banhoca à tua porquinha, evitando - como decerto sabes - a zona da cabeça, focinho, orelhas... :roll: :wink:
P.S. - Uma boa e equilibrada alimentação é importante nesta fase de amamentação, acredito que até mais do que na gravidez, pois exige da fêmea um desgaste maior!...
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
Di1975
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 4:13 am

chinchilavis Escreveu:E parabens pelos netinhos...
:D :D :D :D :D Hahahahah :D
Eu também costumo dizer sempre "fui avó!" :lol:
É lindooooo! 8)
"A compaix&atilde;o pelos animais est&aacute; intimamente ligada &agrave; bondade de car&aacute;cter e pode seguramente afirmar-se que quem &eacute; cruel para com os animais n&atilde;o pode ser um bom homem."
karrla
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 9:44 am

POis eu troco sempre a gaiola de 5 em 5 dias, mas os bébés fazem o chichizinho e parece que ela gosta de se deitar lá em cima, eu uso os rolinhos de madeira e por cima espalho umas aparas da Versalle, e quando vejo que está humido nos cantos tiro com a pá (daquelas de tirar os cocós dos gatos da areia) e coloco mais um pouco, mas ela já não toma banho á um bom tempo e depois não sei se é por eles passearem todos os dias na relva por umas boas 2/3 horas...
não sei se será disso... Os outros não se nota pois têm o pêlo escuro, mas ela como é branca e creme, o pêlo fica assim..." encardido" :lol:
karrla
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 9:54 am

O carolo de milho e a madeira prensada não aleija as patinhas deles? é que me faz uma confusão eles andarem em cima daquilo e parecem que estão sempre a escorregar, a minha gaiola é de 1 m X 50 cm e eu ponho os rolinhos de forma a tapar o fundo, mas é obvio eles andam e os rolinhos vão amontoando então para evitar que eles escorreguem, ou se aleijem ponho sempre as aparas. Cârolo comprei um vez, mas é muito caro e parece que não absorve nada.
Di1975
Membro Veterano

quinta set 18, 2008 6:09 pm

karrla Escreveu:O carolo de milho e a madeira prensada não aleija as patinhas deles?
Carolo comprei um vez, mas é muito caro e parece que não absorve nada.
Não aleija nada e é muito higiénico. Tanto Corn cobs como Cat´s Best (prensado madeira).
Sim, é um pouco mais caro mas compensa em termos de durabilidade, higiene, etc., e olha que absorve... :wink: :roll:
karrla
Membro Veterano

sexta set 26, 2008 11:23 pm

Bom... separei os meus PDI's bebés, pois já têm quase um mesinho e estão desmamados e como é um casal, ela ficou com a mãe e o menino ficou com o pai, mas descobri hoje que eles fazem mesmo o xixizinho e o cócozinho dentro da casota onde dorme e acontece que ficam todos sujos... tadinha da minha pipoca, ontem lavei a casota delas pois estava toda suja e eu tinha cortado uma daquela mantinhas polares e vários bocadinhos e meti lá para ficarem mais aconchegados, hoje de manhã ia morrendo quando vi a pipoca, que é branca e estava castanha, bem como o freddy que tb tem pêlo longo (mas é preto) e dorme com o bébé macho, e cheguei á conclusão que os bébés fazem o xixi e o cocó na casinha, em cima da manta e depois deitam-se todos lá... :oops: :cry: :oops:
Já o brownny que é o macho mais velho tb gosta de se deitar no canto onde fazem o xixi, com uma gaiola que eu construí tão grande (120X80cm) só está bem deitado em cima do xixi... epá que irritação... é que todos os dias tenho que andar a limpar as gaiolas para eles não cheirarem mal, e amanhã tenho que ir dar banho a todos... hoje tirei-lhes as casotas, e coloquei mantinhas novas só para eles se deitarem em cima, tou para ver como é amanhã... se fizeram xixi nas mantas e deitaram-se em cima...
o que eu faço com estes "porquinhos"?????
Di1975
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 12:47 am

karrla Escreveu:Bom... separei os meus PDI's bebés, pois já têm quase um mesinho e estão desmamados
Desmamados... portanto, ou têm 4 semanas ou já têm 250gr de peso, certo?... Espero que tenhas isso em consideração visto que os tiraste da mãe antes de atingirem 1 mês...
karrla Escreveu:e coloquei mantinhas novas só para eles se deitarem em cima
Porquê mantas?... Não é higiénico :roll:
Eles devem ter o produto para fundo de gaiola (corn cobs, cat´s best ou mesmo aparas) e chega. Embora tb não seja aconselhável deitarem-se no feno, podem ter agora lá um pouco; não sei se dás feno directamente na gaiola (e aí acabam por se deitar em cima dele) ou se colocas num suporte próprio para o efeito, mas de qualquer das maneiras eles acabam por puxar um pouco de feno e deitarem-se. Nada de panos nem mantas.
Para estarem assim sujos algo de errado se passa aí, desculpa. Eu tenho imensos cavia e isso não acontece assim!
Mais uma vez aviso: cuidado com os banhos. A cabeça não é para molhar, muito menos orelhas! Vais dar banho a crias com menos de 1 mês? :roll: Te garanto que se estiverem numa gaiola limpa, com bom litter, etc., eles e a mãe se encarregam da higiene.
karrla
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 10:10 am

Sim os bébés já têm 4 semanas, o feno é colocado no suporte, eles não se deitam em cima. o litter é os rolinhos de madeira prensada e aparas e não vou dar banho aos bébés ia dar banho á mãe e ao freddy (o outro macho, pois são os de pêlo longo) mas não vou dar hoje pk tá de chuva e eles moram no jardim, ( mas estão abrigados, além da casota deles estão abrigados de chuva e vento na garagem) por mais que os seque nunca vão ficar mesmo secos e o hambiente lá fora está demasiado humido. mas não sei de facto o que lhe diga, mas é certo que eles têm umas casotas dentro da gaiola que é onde costumam dormir e fazem xixi lá dentro e depois deitam-se lá isso é verdade, e o Brownny ( o mais velho) volta e meia está estendido no canto onde fazem o xixi tb, quando o resto da gaiola está limpinha e ele deita-se lá.
Eu todos os dias, mas todos os dias limpo os cantos das gaiolas, retiro os rolinhos molhados que se desfazem e coloco novos e de 5 em 5 dias retiro o tabuleiro, lavo e troco todo o litter.
Pronto se calhar as mantinhas não foram boa ideia, mas era pra eles se aconchegarem mais de noite... mas pronto... acabaram-se , agora o resto não sei, eu até comprei umas daquelas caminhas redondas do genero das dos gatos mas para os porquinhos e ninguém se deita lá, coloquei um wc num dos cantos onde havia xixi e fui dar com o freddy a dormir lá dentro.
Acho que eles são mesmo indisciplinados :lol: ,
eles moravam numas gaiolas de 90cm X50, e eu resolvi construir outra maior em dois pisos para os por lá mais á vontade e terem mais espaço, mas eles vão é chafurdar onde não devem :( :? :) :D , já não sei o que faça.
karrla
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 10:15 am

Ah esqueci-me de dizer, que o desmame, a mãe encarregou-se disso mesmo, pois já havia uns dias que reparava que ela não deixava eles se colocarem por baixo dela, cada vez que eles queriam mamar ela zangava-se mesmo com eles e eles acabavam por se deitar ao lado dela e ali ficavam, agora o peso sinceramente não pesei, mas eles estão enormes, quase do mesmo tamanho do feddy que tem quase 3 meses.
Di1975
Membro Veterano

sábado set 27, 2008 11:19 am

karrla Escreveu:Ah esqueci-me de dizer, que o desmame, a mãe encarregou-se disso mesmo, pois já havia uns dias que reparava que ela não deixava eles se colocarem por baixo dela, cada vez que eles queriam mamar ela zangava-se mesmo com eles
Certo. A progenitora cavia começa a rejeitar os filhotes por volta do mês de idade, é normal; mas o desame deve ser feito às 4 semanas ou então se as crias já tiverem 250gr, nunca antes dessas 2 situações. Quanto ao resto, algo não bate certo porque eles tb não se sujam assim... Talvez o facto de estarem no exterior (e não sei como, onde está a gaiola) os faça irem sempre para o mesmo cantinho e fazer lá as necessidades mantendo-se depois em cima delas porque não saiam muito cá fora... Eles saem?... Estão activos? Brincam cá fora e fazem "pop-corning"?...
Responder

Voltar para “Exóticos”